Redes Social

domingo, 30 de março de 2008

Quantos são?? Quantos são??

Os adeptos são sem dúvida o verdadeiro e principal activo de qualquer clube de futebol. Eles são a maior potência geradora de receitas, directa ou indirectamente e sem eles nenhum clube poderá crescer, quer desportiva, quer financeiramente . Um estudo recente divulgada por uma revista Brasileira, revelou o número de adeptos dos maiores clubes mundiais. O estudo foi baseado em investigações realizadas em 11 países, por entidades ligadas ao futebol, ou por institutos de estatística. Os dados apresentados mostram também a % do número de adeptos de cada clube em relação à população de cada país, de acordo com projecções populacionais do US Census Bureau 2008.

NOTA: Nestes estudos não foram considerados o número de adeptos de cada clube, fora do seus país de origem.

BRASIL - Pesquisa Datafolha, 2007
1. Flamengo - 32,6 milhões (17%)
2. Corinthians - 23 milhões (13%)
3. São Paulo - 15,3 milhões (8%)

ARGENTINA - Equis Investigación Social, 2006
1. Boca Juniors - 16,4 milhões (40,4%)
2. River Plate - 13,2 milhões (32,6%)
3. Independiente - 2,2 milhões (5,5%)

ESPANHA - Centro de Investigaciones Sociológicas, 2007
1. Real Madrid - 13,2 milhões (32,7%)
2. Barcelona - 10,4 milhões (25,7%)
3. Valencia - 2,1 milhões (5,3%)

ALEMANHA - Sportfive (Agência de Marketing Esportivo), 2007
1. Bayern de Munique - 10,5 milhões (12,8%)
2. Werder Bremen - 5,7 milhões (6,9%)
3. Schalke 04 - 4,3 milhões (5,2%)

ITÁLIA - Instituto Demos-Eurisko, 2007
1. Juventus - 16,3 milhões (28%)
2. Milan - 13,4 milhões (23%)
3. Internazionale - 9,3 milhões (16%)

JAPÃO - Video Research Ltd., 2006
1. Kashima Antlers - 12,3 milhões (9,7%)
2. Gamba Osaka - 11,9 milhões (9,4%)
3. Jubilo Iwata - 11,7 milhões (9,2%)

MÉXICO - Grupo Reforma, 2007
1. Chivas - 30,8 milhões (28%)
2. América - 26,4 milhões (24%)
3. Cruz Azul e Pumas - 13,2 milhões (12%)

INGLATERRA - Roy Morgan International, 2006
1. Manchester United - 4,2 milhões (6,9%)
2.
Liverpool - 3,1 milhões (5,1%)
3. Arsenal - 2,6 milhões (4,35%)

PORTUGAL - Liga Portuguesa de Futebol Profissional, 2003
1. Benfica - 4,1 milhões (38,8%)
2. Porto - 2,6 milhões (24,4%)
3. Sporting - 2,1 milhões (20,2%)

FRANÇA - Institut National de la Statistique et des Études Économiques (Insee), 2006
1. Olympique - 10,2 milhões (16%)
2. Lyon - 9,6 milhões (15%)
3. Paris Saint-Germain - 3,2 milhões (5%)

HOLANDA - TNS-NIPO, 2007
1. Ajax - 4,3 milhões (26%)
2. Feyenoord - 3,8 milhões (23%)
3. PSV - 2,1 milhões (13%)


Fonte: FutebolFinance

sábado, 29 de março de 2008

Recordar Alen Boksic

No seguimento do post sobre o mais flatulento presidente da Primeira Liga lembrei-me do Marselha de Bernard Tapie. E, nessa excelente e magnifica equipa, brilhantemente treinada pelo mago belga Raymond Goethals, jogava um jovem ponta de lança dotado de excelente técnica de nome Alen Boksic. É triste quando uma grande equipa é esquecida devido a actos corruptos de um chafardão sem escrúpulos, mas é ainda mais triste quando esses actos são branqueados. Enfim, andamos urgentemente a necessitar de uma tomada da Bastilha no futebol português! Que rolem rapidamente todas as cabeças é o que todos os adeptos da pureza do futebol desejam e suspiram.

Mas falando de futebol, sem gases, voltemos a Boksic, jugoslavo de nascença, croata de coração. Nesse fatídico ano de 1992/93 Boksic fez parte da equipa marselhesa que ergueu a Liga dos Campeões em Munique, frente ao então Rei e Senhor da Europa, o AC Milan! Alan Boksic, melhor marcador dessa edição da prova pelo Olympique tinha a seu lado no ataque os lendários Rudi Voeller e Abedi Pele. Mais uma vez repito, como uma equipa desta valia soberba caiu no rídiculo de subornar adversários! Terão sido más línguas invejosas do sucesso marselhês que deitou por terra o clube? Ou terá sido a soberba, a ganância, a constatação que errar é humano e como tal evitar que, quando o erro surgisse (interpretar a palavra "erro" como mau jogo, abaixamento de forma, lesões, etc), a vitória ainda assim não estivesse comprometida!

Sim, só pode ser isso, um campeão europeu justíssimo e com jogadores de qualidade inegável não precisaria de subornar Valenciennes (para os mais distraídos tem a valia de um Beira-Mar por exemplo...) para ser penta campeão francês. Ou necessitaria? Bem, em caso de dúvida, como diria o Malato... compre!

Mas o post é dedicado a Alen Boksic e assim sendo aqui fica um video com alguns dos melhores momentos desse jogador que deixou saudades.



sexta-feira, 28 de março de 2008

Eles é que sabem...

A revista Mundial trouxe até nós à 10 anos atrás uma reportagem inquérito muito curiosa "os melhores GR para os GR portugueses".

Nestas ultimas semanas veio de novo a ponta da língua dos adeptos de futebol - Qual o GR para a selecção? - Neste caso a duvida é entre o Quim e o Ricardo, anteriormente era entre o Ricardo e o Baia. Mas para tirar todas as duvidas vamos então ver o que eles dizem, ou disseram!!!

Clicar para aumentar

Pois é, eles lá sabem quem é realmente o melhor!!!!!

Save the Ozone Layer!

Esta é uma prova irrefutável do aquecimento global do Planeta! Se dúvidas houvessem basta olhar para a selecção francesa de 1959 e para a sua congénere de 2008!



PS:

«Espero que Deus mostre a sua justiça divina e que as pessoas que inventaram esta história do envelope nunca mais durmam descansadas e que sejam atormentadas por toda a vida.»

terça-feira, 25 de março de 2008

É um bocadinho ridículo....se for verdade!!!!!

Isto foi o que aconteceu depois do jogo tão badalado que o Porto teve em Aveiro que até empatou e até foi prejudicado....pois bem esse jogo pelos vistos foi "comprado" pelo FCPorto, e isto cheira-me a ridículo, primeiro porque o FCPorto não o ganhou, e depois porque com uma diferença pontual de 6 pontos para o 2º classificado e este com o calendário que ia ter, acho sinceramente ridículo ou ainda mais do que ridículo!!!!

Não tenho mais palavras para isto, portanto deixo só um conselho, se querem tramar o FCPorto ou mais provavelmente o Pinto da Costa, utilizem outros meios, porque este é muito fraco!! Imaginação rapazes, imaginação!!!!

segunda-feira, 24 de março de 2008

Liga Tribunal no Euro2008

Façam o favor de se inscreverem no Fantasy Football UEFA EURO2008! A primeira jornada começa já na quarta com os amigáveis a serem considerados para pontuação.

Aqui Vai:
http://en.fantasy.euro2008.uefa.com
Liga Tribunal — Code to join this league: 17278-2236

domingo, 23 de março de 2008

VITÓRIA JUSTO VENCEDOR



Ontem no estádio do Algarve, ou será Allgarve!!!, o Vitória de Setúbal deu uma lição de humildade, rigor, profissionalismo e transparência. Ganhou com todo o mérito, mesmo com uma arbitragem algo tendencioso.

Foi um jogo sem grandes oportunidades, muito táctico, mas com muita alma e coração. O SCP não nunca consegui tomar conta do jogo, limitava-se a deixar que alguma das suas estrelas consegui-se resolver o jogo. Pensavam eles que as camisolas ganham jogos. O Setúbal tentou sempre desde do primeiro ao ultimo minuto, dar uma alegria aos adeptos, jogando em contra ataque. Por fim, nas grandes penalidades, o Setúbal foi mais feliz.

Gostaria de deixar aqui um destaque para o Cláudio Pitbull, grande jogador, grande profissional e acima de tudo sua a camisola.

Mais uma vez, o SCP irá dizer no futuro, que esteve perto de ganhar quase tudo, mas acabou perder tudo.......

quinta-feira, 13 de março de 2008

A cerveja cristal e a jornada europeia!!!!


Cristal é a cerveja mais antiga do mercado nacional - desde 1890, contando já com 113 anos de existência. Actualmente é a terceira marca mais vendida no mercado. É uma cerveja de qualidade, com uma cor clara, espuma abundante, estável e branca. A levedura utilizada no seu fabrico atribui-lhe uma leveza particular, ligeiramente mais leve que as cervejas correntes do mercado, com um aroma e gosto muito próprios. A participação no concurso "Monde Selection de la Qualité" permitiu-lhe alcançar, ao longo dos últimos anos, lugares de destaque, incluindo várias medalhas de ouro. Com um teor alcoólico de 5,1%, Cristal é uma cerveja do tipo Pilsener, fabricada com maltes pálidos e muito aromatizada através de lúpulos específicos. Cristal é a única cerveja nacional que tem um sistema de abertura fácil - "twist off" - na garrafa de tara perdida, dispensando assim o tradicional abre cápsulas.


Espantados por estas palavras???


Não! Não andei a beber umas jolas...


O presidente do clube da Figueira da Foz, Aprígio Santos, já disse na Rádio Renascença que «no melhor pano cai a nódoa» e que «há muita gente que fala, mas devia estar calada». As palavras do dirigente têm por alvo Luís Filipe Vieira, o presidente da Luz que tem falado insistentemente do "Apito Dourado" e da necessidade de punir os culpados em nome da transparência no futebol português. Em causa está o jogo do dia 15 de Setembro de 2007 que o benfica ganhou à Naval. Estávamos na jornada 4 do campeonato e o árbitro Rui Silva, que apitou o jogo, disse na quarta-feira no Tribunal de Gondomar que recebeu do benfica uma peça de cristal e que esta foi uma das prendas mais valiosas que lhe foram entregues durante a sua actividade de homem do apito...


Hummmm....
E eu que pensava que...
Getafe 1 benfica 0
O benfica caiu, sem estrondo, da Taça UFA perante um Getafe banal, que, no somatório dos dois jogos, deveria ter sido uma presa fácil para as águias, mas a verdade é que os encarnados ficaram pelo caminho devido ao jogo da… primeira mão, na capital portuguesa, tendo ontem voltado a perder pela margem mínima - 1-2 na Luz e 1-0. Chalana, que perdeu o estatuto de treinador imbatível no banco dos encarnados, tinha pedido dedicação e brio aos atletas, mas não foi só pelas palavras que limitou a sua intervenção na partida.
Sporting 1 Bolton 0
Pereirinha não foi na conversa de Gary Megson - que disse antes do jogo que estava mais preocupado com a Premier League do que com a Taça UEFA - e culminou uma magnífica exibição esta noite em Alvalade com um golo estupendo, afastando o Bolton da prova...

quarta-feira, 12 de março de 2008

Afinal os de madrid tambem são enganados!!!

Presidente do Real Madrid enganado por falso Nicolas Cage

Um actor italiano fez-se passar por Nicolas Cage, famoso actor do cinema norte-americano, e foi recebido com todas as honras, no passado dia 5 de Março, no Estádio Santiago Bernabéu, durante o encontro do Real Madrid com a Roma, pelo presidente Ramón Calderón. A brincadeira, patrocinada pela cadeia de televisão La 7, foi registada em vídeo que está a fazer furor em Espanha e Itália.O falso Nicolas Cage era afinal Paolo Calabrese que anunciou a sua presença, através de um mail de um improvisado agente.




O impostor foi recebido com todas as honas no camarote presidencial, tirou fotografias ao lado do presidente, recebeu uma camisola merengue com o seu nome nas costas e até um cartão de sócio. Mas o dirigente não foi a única vítima do embuste. A polícia, seguranças, empregados do Real Madrid e até Robinho tiraram fotografias com a imitação do famoso actor.

Só no final da partida, é que Paolo Calabrese foi desmascarado por Totti, avançado da Roma, que já conhecia as brincadeiras do actor italiano que já tinha, inclusive, protagonizado um episódio similar no decorrer de um Milan-Roma, em que a vítima, dessa vez, foi Galliani. Mas o objectivo já tinha sido conseguido e Calabrese abandonou o Santiago Bernabéu triunfante.


Pelos vistos não é só o figo que engana presindentes em espanha!!!

Dá Deus nozes...


Vi o confronto entre o Inter e o Liverpool com expectativa redobrada, já que os italianos tinham uma desvantagem de 2 golos, perfeitamente recuperável! Tanto mais que, assumamos, este Liverpool não mete medo a ninguém, para além da habitual triste figura na Premier League, nem nas Taças internas se safou este ano e, se ainda está em prova na CL, a muito deve ter tido um grupo de caca na fase inicial!

Mas a verdade é que os ingleses, ainda sem saber bem como, passam a eliminatória! E, mais escandaloso ainda, passam a eliminatória vencendo os 2 jogos! Sem sofrer golos, logo o Liverpool que sofre golos em boa dose a nível interno e que na fase inicial da prova sofreu golos em 4 dos 6 jogos que disputou! E tendo um eslovaco a central! Onde falhou o Inter então?

Falhou em 2 aspectos. O primeiro, mais facilmente detectável, foi na disciplina e na falta de "poder" na Uefa. Sim, sejamos coerentes, nem AC Milan nem Juventus veriam os seus jogadores expulsos como o foram Materazzi à meia hora de jogo da primeira mão em Liverpool, muito menos em situações como a de Burdisso onde, como se viu perfeitamente nas repetições, falhou o corte na bola e foi ele que levou com o adversário em cima! Contas feitas foram 90 minutos em inferioridade numérica, num total de 180 minutos! E, não por acaso, o Liverpool cria e marca os seus golos nesse período de tempo! Assim, sem meias tretas, ao contrário do que afirmaram os comentadores encartados da SportTv, em nada o Liverpool foi superior a não ser na superioridade numérica! Que, repito, não teria sucedido se as camisolas fossem vermelhas ou pretas! É a evidência, constatem quantas vezes o AC Milan jogou em inferioridade numérica, assim como a Juventus nos seus tempos aúreos de banditismo. E, mesmo com estas contraridades, o Inter teria lutado arduamente pela eliminatória se a sua primma-donna, Ibrahimovic, tivesse escolhido o par de ferraduras adequadas, aquele jumento...

Mas, apesar de tudo, o aspecto principal que actuou com factor decisivo para a eliminação interista, deste ano e dos anteriores, dá pelo nome de Roberto Mancini, il corno manso! Se em Portugal temos um fenómeno parecido, com um sujeito cor de tijolo a tomar conta de uma equipa com categoria a mais para as suas poucas capacidades (é verdade, o tal Manelito alemão não pode ficar com a glória toda, pois não?...), em Itália o escândalo é ainda de maior proporção! O Internazionale caminha a passos largos para o tri-campeonato mas o mérito de Mancini é pouco mais que zero, a dar crédito que se dê a Moratti que depois de enterrar milhões atrás de milhões (ao seu lado o Abramovich mais parece um pobre professor numa qualquer manif a pedir esmola...) viu recompensado o seu esforço, muito embora só este ano o Inter tenha na luta "igual para igual" todos os seus adversários... muito embora em nada tenha culpa que os mesmos sejam trafulhas à moda do Porto...


Resumindo e concluindo, está na hora de Jose Mourinho assumir, finalmente, uma equipa da minha preferência. Depois de menores como Benfica e Porto, ignorados como Chelsea só falta ao pequeno mouro, para me contrariar, escolher algo insignificante e desprezível como Barcelona. Ele mau gosto já se sabe que tem, espero que não tanto. Arruma mas é com esse palerma do Mancini que se deu ao luxo de ter 2 craques como Luis Figo e Hernan Crespo no banco de suplentes e não os utilizou! Meteu o Pelé, santa ignorância...

terça-feira, 11 de março de 2008

O livro do Paulo...!

«A sua ideia era ir mais longe no dissecar pessoas, ideias, trajectos, relações, desfechos, sabendo que os interlocutores só iriam alinhar no desafio por pensarem que dele poderiam retirar alguma vantagem. No mundo do futebol destes dias não há almoços gratuitos. Isto é, não há depoimentos ocasionais, distraídos ou desinteressados. Mesmo assim, penso que o exercício valeu a pena. Com todas as suas contingências e limitações. Os leitores que ajuízem, e vejam se tenho ou não razão.»
Marcelo Rebelo de Sousa, in Prefácio

Entretanto...
Pinto da Costa ao ataque. O presidente dos dragões comentou, ontem, a saída de Camacho do benfica, considerando-a positiva, na perspectiva do F. C. Porto. O líder da SAD azul e branca aproveitou para enviar uma alfinetada ao rival da Luz, ao afirmar que o espanhol "era a trave que estava a suportar as deficiências que se passavam na equipa e no clube". Pinto da Costa falou sobre a demissão de Camacho na apresentação do livro do jornalista Paulo Catarro, na cidade do Porto, e deixou elogios ao ex-técnico encarnado. "Faz falta ao futebol português", disse, admitindo as qualidades de Camacho, com quem tinha "um bom relacionamento". "A demissão estava a ser preparada, mas não por ele", acrescentou, em registo enigmático, concluindo tratar-se de uma situação "boa" para o F. C. Porto. A posição confortável dos azuis e brancos na tabela da Liga também mereceu a atenção de Pinto da Costa "Só quem quiser atirar poeira para os olhos das pessoas duvida que se trata do reflexo da qualidade e do rigor de quem trabalha no F. C. Porto", concluiu.

Pois é... 14 pontos... rumo ao tri-campeonato!

domingo, 9 de março de 2008

Em mais uma jornada...

benfica 2 União de Leiria 2

O Leiria último classificado da Bwin Liga foi esta noite arrancar um empate (2-2) ao Estádio da Luz, frente ao benfica, acentuando ainda mais a crise de resultados da equipa “encarnada”. Na realidade, os leirienses, alicerçados em mais uma excelente exibição do seu guarda-redes Fernando jogaram sem complexos e mereceram o resultado. Paulo César abriu o activo para o Leiria, aos 42 minutos, e foi só no segundo tempo com o benfica todo balanceado para o ataque que a equipa de Camacho fez dois golos praticamente seguidos. Aos 52 minutos, por Zoro, após cruzamento de Rui Costa, e aos 56, por Cardozo, na marcação de um livre directo em posição frontal, excelentemente executado. Porfiou o Leiria e num contra-ataque bem finalizado N´Gal, esgueirando-se pelo meio dos centrais do benfica ladeou Quim e fez o 2-2 final.


No final José António Camacho demitiu-se do cargo de treinador, alegando falta de motivação dos jogadores e admitindo a sua impotência para contrariar a situação. O presidente do clube, Luís Filipe Vieira, acompanhou o treinador na conferência de imprensa que se seguiu ao empate (2-2) com o Leiria, anunciando que a decisão de Camacho é "irreversível", apesar de a Direcção o ter "tentado demover"...

FC PORTO 1 Académica 0



O FC Porto venceu esta noite a Académica, por 1-0, em encontro da 22ª. jornada da Bwin Liga disputado no Estádio do Dragão. Foi um jogo de sentido único por parte dos portistas que tiveram nos seus adversários uma equipa bem arrumada, estóica até, no capítulo defensivo, mas que pouco preocupou as linhas recuadas dos “azuis e brancos”. Superioridade incontestada e incontestável do FC Porto, que dispôs naturalmente de mais oportunidades para marcar, esbanjou umas e outras defendeu Pedro Roma, e acabou por ser feliz no golo que obteve, da autoria de Quaresma.

Vitória de Guimarães 2 Sporting 0

O treinador do Sporting, Paulo Bento, considerou justo o triunfo do Vitória de Guimarães na partida disputada no Minho, nomeadamente tendo em conta o que os pupilos de Manuel Cajuda fizeram na segunda parte."Entrámos bem, tínhamos o jogo bem controlado. O Vitória não estava a pressionar, esperava apenas pelo nosso erro. Só que a partir do primeiro deslize, ficámos algo receosos. Perdemos concentração e tudo se complicou. O Vitória foi melhor nos últimos 25 minutos da primeira parte e passaram a construir mais perigo, conseguindo mesmo marcar", recordou."Na segunda parte tivemos mais dificuldades. Até revelámos uma boa reacção inicial, mas o mérito do opositor e o cansação acumulado tornaram a missão mais complicada. Depois, com menos um elemento e balanceados no ataque, sofremos o 2-0. É um resultado algo exagerado, mas não questiono o triunfo do Vitória. Foi justo", afirmou Paulo Bento.

Notícia de ùltima Hora - Camacho demítiu-se


Como é normal, o tribunal de futebol, adianta em primeira mão que Camacho apresentou a demissão.
Disse ele, que já não tem motivação para continuar a treinar o SLBenfica e que os jogadores já não conseguiam ouvir as suas palavras......
Luís Filipe Vieira, disse que Camacho deixa o Benfica com grande dignidade! Não sei aonde!!!!
E assim vai o maior clube do mundo? Ou da segunda circular?

sábado, 8 de março de 2008

Semelhanças e Diferenças

Como hoje é fim de semana vamos fazer um joguito a que dei o nome que está em destaque no título do post. Começamos num nível fácil e depois avançamos para um nível um pouco superior. Basicamente é para permitir que os amigos benfiquistas também possam jogar, não quero deixar ninguém de fora.
.
Nível Fácil:
As duas imagens abaixo apresentam dois sujeitos, um de nome Paulo Paraty e outro cujo nome é Grzegorz Gilewski.


Alguém consegue ver alguma semelhança que os una? E diferenças? Vamos lá a despertar as mentes, esta é tremendamente fácil!


Nível puxadinho
As imagens abaixo referem-se a Deco e Pepe e à fascinante Sara Kostov. Assim que pararem de fixar somente a menina dêem corda aos neurónios e procurem, pelo menos, uma semelhança. Diferenças, essas, são muitas, mas há uma que faz toda a importância. Um rebuçadinho de fruta para quem se aproximar da resposta e finalidade do jogo.


As respostas ao joguinho serão aqui colocadas no término do fim de semana. Divirtam-se!


PS:
Se a participação for de bom nível e se revelar astuta, ainda haverá tempo para um verdadeiro quebra-cabeças.

sexta-feira, 7 de março de 2008

O meu post poderia ser assim...

Poderia estar para aqui a atacar tudo e todos, poderia até fazer um post assim...

"Os jogadores do benfica foram claros na resposta que deram em campo a esta capa do jornal...Eles claramente não estão com camacho, e ofereceram-lhe uma derrota que poderia ser estrondosa, só nao foi porque os madrilenos do Getafe não quiseram, ou não souberam. Provavelmente os jogadores do Getafe tem mais respeito por camacho do que os do benfica!"

Como poderam ver, eu poderia fazer um post assim, mas não o fiz. E só não o fiz porque sou Português!!!!!

quinta-feira, 6 de março de 2008

Fim da caminhada!!!!


Quem esteve no estádio do Dragão sabe que foi imerecido!!!!! O adeus foi também fingido e particularmente indiferente aos mais elementares princípios de justiça!!!! O F.C. Porto foi superior até em inferioridade numérica e apenas batido da marca de grande penalidade, pequena porção de relvado para onde o Schalke procurou conduzir o desenlace na incapacidade de se distinguir e distanciar em toda a extensão do terreno. Talvez por isso e por muito mais, o adeus não represente propriamente uma despedida, mas um simples até já...


Foram precisos 86 minutos de tentativas e espera paciente para o golo acontecer, já para lá da expulsão de Fucile, que acrescentou a inferioridade numérica à desvantagem no marcador. E porque falar em golo é o mesmo que falar em Lisandro, fica fácil de atribuir a autoria do remate indefensável, desferido à meia-volta e ainda de fora da área.
Ao prolongamento foram dadas oportunidades mais do que suficientes para não acontecer e a decisão na marca de grandes penalidades poderia ter sido evitada ainda na primeira metade do tempo extra, quando Quaresma adivinhou o que ia na cabeça do adversário e se antecipou à defesa adversária.
Nos penáltis, Bruno Alves e Lisandro não conseguiram converter, enquanto os alemães marcaram os quatro que necessitavam. Ficou provado que o FC Porto foi a melhor equipa na eliminatória, mas a falta de eficácia deitou tudo a perder...

segunda-feira, 3 de março de 2008

Agora até para o 2º lugar se rouba!

O derby de Portugal teve de tudo: bons e maus momentos de futebol, golos, um péssimo árbitro, dois bandeirolas que nem para porteiros de casa de putas tinham competência, estádio cheio e vibrante, dois treinadores com prisão de ventre, um banco de suplentes verde e branco sem categoria sequer para pisar a relva no intervalo do jogo, comentadores encartados na SportTv que se prestam ao rídiculo por meia dúzia de moedas; enfim, teve animação suficiente para me dar vontade de escrever sobre ele.

Começemos pelos ausentes. E para isso tenho de mencionar Rui Santos, o da trunfa sebosa que pelos vistos não apanhou o suficiente para rever os seus comentários facciosos. Para a próxima experimentem levar uma tesoura e ameaçar aquela rica cabeleira a ver se ele tem mais tento na língua. Diz esse palerma que só faltou Liedson ao Sporting. Como se Romagnoli fosse insignificante na manobra atacante dos leões (o treinador do Basileia não pensou assim, e viu-se como tinha razão!...) e, sobretudo, como se viu nos primeiros 15 minutos, não terá faltado um Vukcevic acima dos 50%! Não, não viu nada disso, se calhar mais importante foi a ausência de Nuno Gomes! Mas, mesmo com esses condicionantes, o Sporting entrou no jogo como os leões entravam no circo romano, esfomeado, pronto a devorar as míseras e paupérrimas galinhas, pobre festim para tão imponente Rei da Selva, mas era o que se arranjava. Logo aos 3 minutos o golo cheirou a baliza, um Vukcevic em normais condições não perdoaria! Mas não tardou o golo, tão certo como o PC ser um ladrão (sim, cá está a minha referência ao FCP, já satisfiz 80% da audiência do blog)! O mais díficil, em teoria, estava alcançado. Mas, sobretudo porque o gatuno do apito dava pelo nome de Paraty, o Calabote do século XXI, não podia o leão repousar, era necessário partir na busca do 2º, do 3º e do 4º golo! Só com 4-0 tinha total garantia que aquele belzebu de cabeça rapada estaria condenado a acabar a carreira (oh happy days!) sem beneficiar o seu benfiquinha em prejuízo do Sporting.

Mas, estranhamente, Paulo Bento, talvez por influência do seu corte de cabelo estilo ordem dos franciscanos, acreditando na redenção humana de Paraty, resolveu abrandar o fabuloso ritmo que a sua equipa imponha ao jogo, deixando o adversário, já mais morto-vivo que outra coisa, 11 cadáveres em estado de decomposição, regressarem do Além! E com a ajuda do Joseph Mengele do apito, aquela carcaça sem pêlo, foi sem surpresa que se assistiu aos primeiros coices do preto de carapinha loira, intimidando os adversários com a complacência do jumento de negro vestido! E é aqui que Paulo Bento e Miguel Veloso se revelam mais lampiões que competentes. Não se admite que o reformado Rui Costa, que às nove da noite deveria era estar a comer caldo e enfiado na caminha para não se constipar, andasse a receber passes sem marcação, com todo o tempo do mundo para receber, virar, olhar e passar, com o estafermo das botas cor de rosa, que pensa ter ainda 8 anos de idade, a observar o seu mestre, babado, sem colhões para lhe pregar uma rasteira, um pontapé nos gémeos, ou calcanhares, ou tornozelo, o suficiente para eu, como sportinguista, acreditar que o trinco da minha equipa, apesar de não ser tão fanhoso como o Petit ou tão cão sarnoso como o Bynia, era capaz de executar a função, à qual está associada, obviamente, a marcação cerrada! Miguel Veloso tem talento mas precisa urgentemente de um guia que lhe cuspa uns perdigotos nas trombas enquanto o insulta, que pontapei umas chuteiras na sua direcção no balneário, em suma, de um Alex Ferguson! Está na altura de Miguel Veloso deixar o seu ar mariconço de acompanhante da Fátima Lopes e assumir-se como jogador talentoso que aparenta ser, caso contrário que pendure já as chuteiras e calce umas sandálias, ponha uns tótós no cabelo e vá fazer concorrência à Marisa Cruz nas passerelles!
.
De volta ao jogo, por volta dos 30 minutos, já o Benfica jogava a seu bel-prazer no meio campo leonino, sem sobressaltos, sem sofrer faltas. Faltas fazia, e à fartazana, Cardoso, sempre de costas para Rui Patrício, usando e abusando do jogo de braços e cotovelos, preparando a bola para os seus colegas. Engraçado como o ponta de lança que mais faltas comete, em teoria, Liedson, ser um peso pluma, enquanto gigantones como o Cardoso usam e abusam do físico e tudo lhes é permitido! Critérios… numa jogada à matraquilhos a bola sobra para Rodriguez e, finalmente, o Benfica cria uma ocasião de golo! Que, a fazer crer no entusiasmo do comentador (?) da SportTv entrou, já que até gritou golo!

O golo, real, aconteceu minutos depois. E, verdade seja dita, não era preciso nenhum charlatão, perdão, mestre Alves para o adivinhar! Só que, como seria de esperar, teve dedo da águia careca Paraty! Quem acredita piamente que houve canto então faça o favor de se deslocar à Multiópticas e, se mesmo assim manter a convicção, aproveite e passe por cima de qualquer ponte ou viaduto e atire-se por lá abaixo!

Intervalo de uma primeira parte que poderia ter resultado épico para os leões mas por cobardia táctica de Paulo Bento, juntando o facto de Vuckevic jogar de braço ao peito e de Tiui ser Tiui. Mas o melhor pedaço estava reservado para a segunda metade, quando se viu o lado mais selvagem de benfiquismo primário do sujeito que permitiu o benfica não andar, neste momento, a 14 anos a xuxar no dedo! Mantenho a convicção que aquele lance entre Luisão e Ricardo, se tem sido entre Liedson e Quim, era falta. Sempre! E com Paraty até dava amarelo para o Liedson por protestar! O que temia era que o vigário calvo, estando a 2 meses da reforma dourada (investiga Morgado, investiga), tivesse tomates para repetir uma exibição vergonhosa mas em pleno antro leonino! E não é que a teve? Patada de Katsouranis no estômago de João Moutinho, propositadamente, para impedir a fuga do médio leonino. Que faz Paraty? Cartão amarelo!!! Cotovelada de Cardoso a Tonel, Que fez o árbitro? Assobiou pro lado, aquele travesti! Penalty do fingido do Leo sobre Vukcevic, do tamanho da conta bancária do Paraty, que o sacana finge não ver! E, para fim de festa, Katsouranis, que já nem devia estar em campo, agarra pela cintura Purovic, e com uma perna enrola a dele na sua, provocando a sua queda! E, por incrível que pareça, os comentadores dizem que não há nada! Não, não há nada, um jogador a metro e meio da linha de golo, com a bola à frente dos seus pés, opta por atirar-se pro chão, logo ele que nem é o marcador de penalties! Mas estão a confundi-lo com o anão simulão, não?

Contas feitas e foi mais uma arbitragem asquerosa, piorando ainda a da primeira volta, onde já dois penalties tinham ficado por marcar. Contas feitas, só nestes dois jogos, teria o Sporting mais 4 pontos e o Benfica menos 2! Contas feitas, era o Sporting que estaria, mesmo a jogar muito pouco, em segundo lugar isolado! Contas feitas, não há pachorra para este campeonato viciado. Contas feitas, o Getafe vai vingar a minha azia, ah se vai!


PS:

Os benfiquistas têm a mania que os sportinguistas andam sempre a olhar para eles, e que só lhes querem ganhar. Pois ontem, ao ver a meia dúzia de comedores de couratos nas bancadas a festejar o 1-1, todos contentes e felizes, a bater palmas a um Rui Costa que foi substituido aos 95 minutos(!!!) para queimar tempo, só posso sorrir! Tanta grandeza mas tão pobres de espírito. Mas que esperar de adeptos que falam da Uefa como Segunda Divisão Europeia mas depois dão pulos em Nuremberga? Coerência é o que é preciso, isso e mais água e menos tinto.

sábado, 1 de março de 2008

O PRIMEIRO CLÁSSICO EM LISBOA.

Como a imprensa portuguesa quando o Sporting jogou com o FCPorto deu destaque ao famoso derby que se vai disputar hoje, deu-me vontade de fazer algo semelhante e vou falar-vos da primeira vez que o FCPorto jogou em lisboa contra o benfica...

Foi a 24 de Março de 1935 que Benfica e FC Porto se encontraram pela primeira vez em Lisboa para disputar um jogo da Liga, no velho Campo das Amoreiras, com arbitragem do lisboeta Manuel Marques.


A partida, a contar para a 10ª jornada da prova, a apenas cinco jogos do final do Campeonato, levava um FC Porto extremamente moralizado a Lisboa, fruto de cinco vitórias consecutivas, que lhe garantiam a liderança da Liga, com 3 pontos de vantagem sobre Belenenses e 4 sobre Sporting e Benfica. O jogo, que criou enorme expectativa no País, levou 20.000 pessoas a encherem por completo o Campo das Amoreiras, sendo que do Porto viajaram dois comboios especiais repletos de adeptos.

A recepção à equipa do FC Porto, quando os jogadores azuis e brancos entraram em campo, não foi a melhor: adeptos do Sporting e Belenenses juntaram-se à falange encarnada e criaram um ambiente de enorme agressividade, com gritos hostis de "fora, fora, fora". O Benfica venceu por 3-0, com o médio Gaspar Pinto, beneficiando de um desvio do defesa portista Jerónimo, e o avançado Rogério Sousa a garantirem no último quarto de hora da primeira parte uma vantagem de 2-0 ao intervalo. Vítor Silva, avançado, concretizaria o 3-0 final, a 12 minutos do fim, relançando a luta pelo título, já que o Sporting, com uma vitória no Estádio do Lima, diante da Académica do Porto, por 3-2, e o Belenenses, que derrotou a Académica, nas Salésias, por 4-0, também aproveitaram o deslize do líder. Joseph Szabo, o luso-húngaro que orientava tecnicamente o FC Porto, queixou-se no final do jogo do ambiente hostil criado pelos adeptos dos três grandes clubes lisboetas, mas garantiu que o título não escaparia ao FC Porto, o que se concretizaria, na última jornada, com um empate em Lisboa, no Campo Grande, diante do Sporting, que necessitava de uma vitória para se sagrar Campeão Nacional.


FICHA DO JOGO:

BENFICA: Augusto Amaro - Gatinho, Gustavo Teixeira - Francisco Albino, Lucas, Gaspar Pinto - Torres, Fernando Cardoso, Vítor Silva, Rogério Sousa, Alfredo Valadas.
Treinador: Vítor Gonçalves.

FC PORTO: Soares dos Reis - Carlos Pereira, Jerónimo Faria - João Nova, Álvaro Pereira, Raul Castro - Waldemar Mota, António Santos, Lopes Carneiro, Pinga, Carlos Nunes.
Treinador: Joseph Szabo.

GOLOS: 32' Gaspar Pinto (1-0) ; 40' Rogério Sousa (2-0) ; 78' Vítor Silva (3-0).


Se calhar hoje no bessa ainda estarão esses adeptos do sporting e do belenenses a torçer pelo benfica, para o FCPorto perder...