Redes Social

sábado, 29 de outubro de 2011

Chapeus há muitos...

Existem certos pormenores que associamos invariavelmente a determinados personagens. No caso dos treinadores há memórias que perduram para sempre. Exemplos? Bobby Robson a questionar o adjunto (Mourinho?) num lance em que o Ronaldo "Fenómeno", então jogador do Barcelona, sofre toque dentro da área e tenta prosseguir a jogada em vez de cair, lance que acaba com a bola fora de campo e o espanto do inglês perante a ingenuidade do brasileiro. Ou então o Souness a pontapear a bola para o ar, na cara do Paulinho Santos. O cumprimento ao Joao Vieira Pinto por parte do Queiroz, aquando da substituição deste no famoso 3-6, ele que ajudou a formar o miudo e se esqueceu do seu valor, não exercendo marcação cerrada sobre o jogador, num dos tipicos erros do incompetente e jumento pseudo treinador. Mourinho a correr em Camp Nou após a anti futebolada do seu Inter, com Vitor Valdes cego para o agredir também perdurará na memória de muito boa gente.

Mas a que quero aqui recordar não passa por nenhuma das anteriores mas sim num caso pitoresco do nosso futebol. Qual a imagem de marca do Paços de Ferreira? O campo pequeno com mau relvado? Os equipamentos amarelos? Claro que não, a imagem são os bonés que os seus treinadores usam nas conferências de imprensa!



.. .
Acho que ninguém reconhece o José Mota sem o chapéu. Aliás, quem sabia que o bom do Mota era careca? Mais, quem sabe onde anda o Mota? Pois, para o comum dos adeptos, o Mota só existia em Paços de Ferreira e devido ao chapeu! JCA, electrodomesticos, pois então. O Paços perdeu? O Paços ganhou a um dos grandes? Fosse em que ocasião fosse, para elogiar, criticar, fazer queixinhas ou rejubilar, o Mota nunca prescindia do boné! Não muito bonito, mas tolerava-se a pancada...
.
O pior veio depois, o Mota até fazia umas coisas giras e alguém decidiu que um treinador moderno nao usa fato de treino nos jogos mas sim fato e gravata! Vai daí o Mota cometeu a infeliz ideia de, com o conjunto Armani feira de Carcavelos, juntar o seu querido boné.


Bem sei que o Mota, o Paulo Sergio e agora o Luis Miguel não utilizam o boné por vontade própria (embora desconfie do Mota...). O patrocinador do Paços assim os obriga. Mas eu sempre pensei que tal acontecia porque o patrocinador tinha o nome JCA, provavelmente propriedade de algum azeiteiro com gosto musical ao nível do Saul ou Emanuel. Agora ver o nome de um laboratório médico credível como a LabMed num boné foi de bradar aos ceus. Mas nunca ninguem ouviu falar em t-shirts por aquelas bandas?


Espero que o mau gosto não pegue moda, caso contrário e com a divida portista já acima dos 200 milhões de euros (já pagaram o Mangala e o Defour?...) ainda corremos o risco de ver o Vitor Pereira com um boné a fazer publicidade ao Paganini ou ao Pérola Negra, e não creio haver necessidade de descer tão baixo...

3 comentários:

Anónimo disse...

Um momento bem recente que também pode ser referido é o facto de o Domingos (ou choramingos como alguns já lhe chamaram aqui)ter "choramingado" por penaltis a favor da sua equipa e a partir desse momento (coincidência de certeza)tem sido marcado um penalti por jogo!

Chapéus há muitos!

El Pirata disse...

o que o domingos pediu foi que penalties claros como os sofridos contra olhanense e maritimo, que custaram 5 pontos ao sporting, passassem a ser marcados!

O que ele nao pediu mas peço eu que nao sou nada modesto, é que marquem penalties pro Sporting ao estilo dos marcados sobre o hulk, ver jogos em guimaraes e em casa com o gil vicente. Ah, espera, ja estao a marcar, sao os penalties à deco, penalties farsolas. Ok, eu agradeço, e os portistas sabem muito bem como sao os penalties à deco, alias foi com um desses que ajudou a acabar com o villareal, ou nao foi sr goalkeeper?

Chapeus ha realmente muitos, e multiopticas tambem!

OAutor disse...

Senhor Pirata, todo e qualquer elemento do sporting está mais perto de usar chapéu do que os do FCPorto!!! Eu posso andar calminho mas ainda não me esqueci da tarefa que prometi neste blog...O sporting VAI ACABAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quanto aos chapeus e ao josé mota, recordo-me das palavras do PPA numa reunião magna deste blog, dizia ele... "o josé mota sabe fazer muros? não sabe?"

Mas com chapeus ou sem chapeus o paços de ferreira é um clube de gente humilde, trabalhadora e que não tem salários em atraso! E isso é o mais importante!!!