Redes Social

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Norte a Centro e Centro a Sul...



Estas são as classificações actuais dos campeonatos de segunda divisão, zonas norte, centro e sul. Provavelmente quem mora fora dos grandes centros urbanos deve ter por hábito verificar qual o resultado da equipa da sua terra e em que lugar na tabela classificativa se encontra. Fi-lo durante uns anos com o Bragança (normalmente entre 3ª divisão, série A e 2º divisão, zona norte), faço-o actualmente com o Salgueiros, cujo 2º lugar na Divisão de Honra da AF Porto preconiza bons ventos quanto a um eventual regresso aos campeonatos nacionais já em 2012!

Mas existe algo, que detectei logo na primeira jornada e me despertou uma real comichão que tenho mesmo de partilhar aqui no blog. Vejamos bem os participantes de cada uma das divisões. Tomando como certo e sabido que o Norte de Portugal se estende (numa visão meramente a litoral do mesmo) de Viana a Coimbra, o Centro de Portugal de Coimbra a Lisboa e que o Sul de Portugal de estende de Lisboa a Sagres, alguém me explica o que fazem equipas de cidades e vilas do Norte a competirem ao Centro, deslocando estas para Sul?

Exemplos? Vamos lá então. Eu sou nortenho, com muito gosto, mas começo a duvidar se alguma placa tectónica deslocou a cidade do Porto para junto de Coimbra, afinal de contas o Boavista está na 2ª Divisão, Zona Centro! Quando uma equipa do Porto vai competir a Tondela em vez de ir competir a Famalicão algo vai mal, penso eu de que. Mas se a pouca vergonha se limitasse ao clube da pouca vergonha, até nem era motivo para tanta comichão. Mas, que diabo, já viram bem os nomes dos restantes participantes da Zona Centro, a zona da putalhice? Gondomar, Padroense, Coimbrões, Paredes, Aliados do Lordelo e, pasme-se, mas pasme-se mesmo, o Amarante! O Gerês é vizinho da Serra da Estrela, pelo menos na futebolice nacional! E dou o desconto ao Sporting de Espinho, clube que desde que me lembre sempre jogou a centro, muito embora só um perfeito idiota possa considerar a cidade de Espinho como uma cidade do centro do País!

E, então, onde andam os clubes do Centro de Portugal. Boa pergunta! O Fátima, localidade onde tudo que é ladrão já lá foi colocar velinha e por isso sabe bem onde fica, compete na Zona Sul de Portugal! Brilhante, adoraria conhecer a mente capaz de fazer esta salada russa competitiva! Mas se a galhofa ainda não chega, para sobremesa ficam o nome de dois clubes situados na Serra da Estrela: Tourizense e Sertanense. Onde jogam, adivinhem lá. Zona Norte? Zona Centro? Bem, Zona Sul é que não é de certeza, estupidez deve ter limite, penso eu de que novamente…

Compreendo que é necessário incorporar nas três zonas de Portugal continental as equipas dos Açores e Madeira, equipas essas que sempre estiveram encaixadas na Zona Sul. Operário e Angrense dos Açores foram encaixados ao Centro; Ribeira Brava, Camacha e Marítimo B foram encaixados ao Norte.

Agora pergunto eu, na minha inocência: se não havia espaço a Norte nem ao Centro para essas equipas, e o deslocamento das equipas nortenhas para o centro e as do centro para o sul são a prova disso, porque decidiram fazer estas tolas alterações?

Gostava que alguém me explicasse esta tramóia, mas tenho uma teoria, afinal de contas olhando para as equipas que habitualmente se encontram em cada uma das três divisões, é notória a fraca qualidade da zona centro. A quem convém fugir da sua zona, para mais facilmente subir de divisão? Quem é que prefere evitar equipas que tradicionalmente podem criar problemas e que lutam pela subida de escalão?

Quando olho para o zona norte e vejo Tirsense, Famalicão, Varzim, Vizela e Chaves, vejo muito cão para tão pouco osso. E se olhar para a zona centro? Bem, ano sim ano não tem lá o papão do Sporting da Covilhã, mas este ano apenas vejo o Sporting de Espinho a poder incomodar. Bem, o Fátima podia ser um osso duro de roer, mas esses fazem 300 km para jogar no Algarve, semana sim, semana não.

Tirem um minuto ou dois e pensem no nome do clube que acabou bem beneficiado com este esquema. Eu sei qual foi, um bloguista de Valência também sabe, e os demais?

1 comentário:

OAutor disse...

Por acaso Pirata, desde há muito tempo tenho pensado na forma que estão distribuídas as equipas no campeonatos, e penso que o facto de equipas do norte estarem a disputar campeonatos no centro é devido ao numero muito grande de equipas no norte do país! Quanto ao resto não sei se será sorteio, porque caso houvesse alguma trafulhice, equipas como o famalicão, tirsense, varzim, chaves e por ai fora já tinham falado!

Agora é evidente que se joga melhor xadrez na zona centro! ;)