Redes Social

sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Porque recordar é viver...


Numa altura em que se fala em Mourinho para seleccionador de Inglaterra, não se sabendo se o propalado interesse de Mourinho no cargo é real ou apenas uma forma de pressionar os "grandes" de Espanha e Itália a despacharem-se a contratá-lo (Rijkaard e Ancelotti estão na corda bamba...), nunca esquecendo as palavras do português, que afirmou aos quatro cantos que nunca iria treinar outra selecção que não a portuguesa e que nunca seguiria a carreira de seleccionador antes dos 55 anos (era uma boa forma de reforma activa dizia ele...), recordo aqui um texto que foi publicado no Mais Futebol, numa era em que Mourinho ainda pouco mais era que uma invenção de Vale e Azevedo! Sim, foi ele e não PC que o lançou. O seu a seu dono.


Figo: a coragem dos grandes

26/2/2001

«Sou, desde há anos, um forte crítico do treino analítico e, como tal, resulta-me difícil separar e especificar as tradicionais componentes de um jogador de futebol. Onde começa e acaba o físico, o técnico, o táctico e o psicológico é uma questão cada vez mais démodée. O treino global envolvendo todas as vertentes referentes a um modelo de jogo ganha cada vez mais adeptos no «mundo metodológico».

No entanto, reconheço que para uma abordagem mais simplista e menos técnica, mais «futeboleira» e menos científica, falar-se nas componentes separadamente facilita a compreensão, a comparação e a análise específica.

Falar-se de Luís Figo é, obviamente, falar-se do jogador por excelência, do homem que consegue, de forma harmoniosa, coexistir com toneladas de potencial e onde as qualidades técnico-tácticas-físicas-psicológicas cooperam com uma empatia quase única no futebol de hoje.
Centremo-nos agora na reabertura da Liga dos Campeões e no jogo de Madrid entre o Real e a Lazio. Quando os espanhóis possuem Hierro, Raúl, Roberto Carlos e companhia, e na hora de decidir com um só remate no último minuto, a directa qualificação para os quartos-de-final, é Figo o escolhido (?) para marcar o decisivo pontapé da marca de grande penalidade. Muitos pensarão no porquê da escolha.

Conheço o jogador de cinco anos de trabalho diário em comum e sei que a sua eficácia nessas acções não é esmagadora; sei da paixão dos goleadores como Raúl em tentar aproveitar essas oportunidades para aumentar as estatísticas que um dia o levarão a ultrapassar o mítico Alfredo di Stéfano como o maior goleador da história do Real Madrid.

Obviamente que sei também que os líderes carismáticos como Fernando Hierro não gostam de perder oportunidades de mostrar ao mundo o seu status e personalidade. Naquelas horas muitos duvidam, alguns tremem, outros escondem-se. Luís Figo agarrou na bola com a convicção e a «arrogância» que fazem dele o melhor dos melhores.

Onde está a diferença? No campo psicológico. Os grandes têm coragem, são decididos, não têm medo de falhar, adoram a responsabilidade, divertem-se com o risco, assustam o stress e a pressão. Decididamente, o campo psicológico faz a diferença...»



Numa epoca onde o destaque vai para Cristiano Ronaldo (sem dúvida alguma titularíssimo da selecção portuguesa) e para Ricardo Quaresma (que, embora muitos não o digam, falhou 20 passes no último clássico, já para não falar do total alheamento ao jogo durante largos períodos do mesmo...), Luis Figo ainda é relembrado, aos 35 anos, pelo seu valor, liderança e resistência, para liderar os tugas no próximo europeu. Estive no jogo frente à Finlândia e não tenho dúvidas quanto a esse assunto. Nem teria JRR Tolkien, que até na sua literatura preconizou o "Regresso do Rei" para a vitória final. Num País de naturalizados às 3 pancadas, onde o seu melhor treinador acena à sua amada Inglaterra... que falta fazem aqueles que honram a camisola sem pensarem noutras cores. Volta Figo e salva-nos de uma selecção liderada por ciganos e brasileiros!

12 comentários:

Mitico disse...

Boa noite

Mais uma vez EL Pirata a falar em Pinto da Costa! Efectivamente...

Bom, continuando...

"Recordar é viver" é o tema deste post e por isso vou começar por Eusebio. Considerado por muitos como o melhor de sempre.

NAO CONCORDO! NAO POSSO CONCORDAR!

Exemplos que já o passaram à muito:

Rui Costa
Vitor Baía
Luis Figo
Paulo Sousa
Jorge Costa
Cristiano Ronaldo

É a minha opinião. Mas se digo isto ao país sou logo apelidado de louco! Pois é! Sou um louco! Sou um louco porque sou dos poucos que consegue ver...
Se nao fosse o Beira Mar o Pantera Negra ainda hoje andava a dormir numa caixa de cartao junto às salinas.

Falemos então de Luis Figo.

Carreira brilhante!
Lembro-me perfeitamente do penalty que o pirata fala no post. Nao foi Figo que decidiu mas sim o seu treinador. (o publico é que pedia Figo nesse instante)

Mas pirata... em vez deste penalty porque nao falaste naquele celebre Portugal 2 Holanda 2????

É que Luis Figo no seu livrinho fala muito bem do Porto, do estádio das antas e em especial do seu relvado!

O que tu queres sei eu :)

Mas Pirata! Espero que ele nao regresse embora reconheça o seu valor na equipa das quinas. A selecção está em fase de renovação e um regresso do Luis Figo, no meu entender, deitaria tudo a perder. Quanto aos ciganos e brasileiros... vou ignorar porque sei perfeitamente que isso é dito para tentar enervar portistas mas não resulta :)

Abraço a todos

PS: OH Carlos Martins porque disseste aquilo?????

Anónimo disse...

Figo, Luis Figo. Que personalidade interessante para relembrar numa altura como esta...Selecção necessita de liderança e o nome do Luis "fruto seco" brota logo das gargantas dos adeptos do clube cuja cor é simétrica ao adjectivo maduro!!

Porque é que eles falam em figo???
É de facil resposta, porque figo foi simplesmente um dos melhores jogadores que eu vi jogar até hoje...O Figo tornou-se referencia em todas as equipas de futebol por onde jogou e também no real madrid. Foi um dos maiores simbolos que portugal já teve e na sua vida foi sempre uma pessoa pacata, quase um anti-vedeta, nunca rejeitou um autografo nem uma fotografia com qualquer adepto! Figo foi enorme, e os portugueses orgulham-se de ver um jogador com o nivel dele jogar na sua selecção!!

Mas...pelo menos estes quatro nomes tambem são exactamente iguais ao figo Rui Costa,Vitor Baía, Paulo Sousa, Jorge Costa. Agora pergunto eu, nesta altura o Rui Costa é destes jogadores o unico em actividade e anda com uma aguia ás costas...não seria legitimo ser este jogador aquele que o povinho desejaria que voltasse a selecção???? Se calhar fazia mais sentido!!!

Na minha opinião, o figo está muito bem na bancada a apoiar a selecção como eu a apoio sempre!!!

Quanto ao resto que poderia dizer sobre esse senhor, não digo, porque nunca lhe vou perdoar!!!

Quanto ao Mourinho, se for para seleccionador...começo a chamar-lhe "fruto seco", mas tu pirata e o resto dos FANS do figo, não têm nenhuma moral para falar do mourinho, nem que ele vá para seleccionador francês ou espanhol!!!!!!

Ramos disse...

Boa Noite

O Luís Figo, com esta lesão, está arrumado para o futebol.
Convocar um jogador que não esteve presente em nenhum jogo de qualificação, será justo? Será bom para o balneário?
Eu, penso que não. Irá levantar problemas serios dentro do balneário.

Mudando de tema, gostava de ler algo, escrito pelo Pirata, sofre a entrevista de Carlos Martins e o Sporting.
POrque será, que Pirata, evita comentar o monento actual do Sporting?


P.S. O Pirata já deves ter barba branca e cabelos brancos!!!!!!

Anónimo disse...

Pior assistência da temporada
APENAS 7.862 ESPECTADORES EM ALVALADE
Shiiiii
Já tem assistências de 4 classicado e tudo!!! ehehehehehhe

Anónimo disse...

Como já devem ter reparado, aparecem na barra da direita as capas dos 3 diarios desportivos, o objectivo é elas actualizarem-se automaticamente todos os dias...portanto vamos esperar até amanha para ver se o sistema funciona!!!

abraço a todos...

Mitico disse...

Amigo autor

Gosto!

Um forma genial de venceres a tua luta!

So me está aqui uma coisa a moer o juizo...

OH Carlos Martins porque disseste aquilo?????

Abraço a todos

Luís Negroni disse...

Não gosto de Figo, esse "pesetero", como lhe chamam os catalães. Ainda bem que se lesionou com gravidade, para um bando de idiotas não poder materializar a parvoíce de o fazer voltar à selecção nacional. Já tem uma grande fortuna pessoal, não precisa de ir à selecção para obter mais uns contratos milionários de imagem e ganhar mais uns milhões em spots publicitários. Na fase final deve lá estar quem a conseguiu na fase de apuramento. Bye Bye Figo.

Mitico disse...

Vergonhosas estas capas

Anónimo disse...

é bonito ver estas capas aqui no blog, assim vocês sabem do que é que eu estou a falar!!!!!!!!!!!!ehehhe

Mitico disse...

Ai se o Lisandro...

Anónimo disse...

Os jornais falam por mim, mais uma vez ignorados por toda a imprensa!!!

El Pirata disse...

atençao que as capas de ojogo online sao sempre as de lisboa, por isso nao se espantem de as verem sempre vermelhas, ja que, enquanto uns nao disfarçam que existem para venderem, outrs há que se armam em arautos da verdade e tentam agradar a gregos e troianos.

Ora, isso nem Cristo conseguiu...