Redes Social

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Mundial de Cubes: Utopia ou Realidade?


Um Mundial de clubes é algo utópico. O que existiu, o que actualmente existe, não é nada do que existirá um dia. Algo que não andará longe daquilo que preconizo há vários anos. Se observarmos com atenção, o que seria do Mundial de Selecções se fosse jogado como uma Taça Intercontinetal? Seria algo como o Campeão Europeu de Selecções (Grécia actualmente) defrontar o Campeão da Copa América (actualmente na posse do Brasil). Não fazemos um joguito destes porque seria despropositado e insultuoso considerar o vencedor desse singelo encontro como a Melhor Selecção Mundial! E não seria por juntar o vencedor da CAF (Egipto), Concacaf (México), AFC (Iraque) e OFC (Austrália) que o panorama melhoraria. Afinal de contas, com maior ou menor dificuldade, regressaríamos ao cenário da Taça Intercontinental, Europa vs America do Sul.

Isto é o que se passa. E isto é o que ninguém quer. Pelo menos ninguém com noção do ridiculo. Quem achar que vencer primatas da selva colombiana é o suficiente para receber o titulo de Miss Universo da Bola, é melhor parar e dar um saltinho aqui, não faltará leitura à medida de mentes pouco iluminadas.

Como resolver o problema. Nada mais fácil. Em primeiro lugar deixemo-nos de tretas sobre as limitações de datas. O futebol tem um período inacreditável de 3 a 4 meses de paragens, fora paragens provocadas pelo clima. Não é aceitável que se pare um campeonato no inicio de Maio e se reinicie somente em finais de Agosto. Há muito espaço livre desnecessário e acabem com o misticismo de pré epocas de 6 semanas que os bandalhos precisam é de dedicação aos treinos durante a temporada. Se não o fizerem, não serão 3 semanas de estágio nas Holandas e Bélgicas que resolverão tal problema. E para ilustrar o meu ponto de vista até menciono um jogador leonino, Miguel Veloso. O que se anda a passar com ele não tem nada a ver com pré epocas mas sim com vaquedo com mamas de silicone (aka Fátima Lopes) que lhe andam a chupar a energia (e se fosse só chupar já nem era mau…). E depois é o que se vê, o desgraçado não anda a jogar um corno e não é de hoje. Adiante…

Resolvido que está a fantasiosa tese de falta de datas, arranjava-se deste modo um mês de Dezembro quase livre de compromissos nos respectivos países e confederações (Champions League por exemplo). No caso dos países onde o inverno é mais rigoroso, a pausa está já prevista, no nosso caso passaria a fazer parte do calendário obrigatoriamente. E, para manter o pessoal ocupado, nada como uns torneios de futsal como se fazem na Alemanha e Suiça, com as equipas de futebol de 11 a lutarem em pavilhoes por um trofeu de ocasião. Digam lá se não era boa ideia… Gondomar e Pavilhão Atlantico têm condições de sobra para receber tais provas.

E o Mundial de clubes, perguntam vocês. Vamos a ele.

Manter-se-ia no Japão ou rodaria por países onde o bom tempo fosse uma garantia, de Brasil à Arabia Saudita. Quanto aos participantes, formato novo e atraente. Está aqui uma mina de milhões para a FIFA e não sei como ainda ninguém reparou! A fórmula era imitar as fases finais dos Mundiais de selecções, mas para já com somente 16 clubes. Nada de mesquinhices de somente entrar os campeões! A Champions League é o que é desde que acabou com essa tanga! Os melhores têm de lutar por esse titulo! Modo de escolha dos 16? Aqui vai uma proposta:


- Campeão Europeu
- Campeão Taça Uefa
- Campeão Copa Libertadores
- Campeão Copa Mercosul (equivalente Taça Uefa na América do Sul)
- Campeão Africano
- Campeão Asiático
- Campeão Ocêania
- Campeão do País Organizador
- Campeão Italia
- Campeão Inglaterra
- Campeão Espanha
- Campeão Alemanha
- Campeão França
- Campeão Brasil
- Campeão Argentina
- Detentor do Título

São 16 clubes. Quatro grupos de quatro. Não é preciso explicar mais nada pois não? Obviamente que, se uma equipa é campeã de determinado País e é também a detentora do título ou detentora de um título continental, ter-se-ia que arranjar uma solução. Mas é para isso que são pagos os responsáveis da FIFA, seguramente muito bem pagos. E, igualmente natural,seria trocar um campeão de determinado País se esse mesmo País for ultrpassado no ranking. Por exemplo, no ranking da Uefa entrariam os campeões dos 5 primeiros classificados desse mesmo ranking. Se o 5º classificado deixar de ser a Alemanha e passar a ser, digamos, Portugal, troca-se o respectivo candidato.

Enfim, o que dizer de um campeonato mundial de clubes, entre 1 a 3 de Dezembro de cada ano até 22 a 23 do mesmo mês? A tempo dos heróis e merecidamente detentores do título CAMPEÃO MUNDIAL ser aclamado na véspera de Natal na respectiva Pátria?

Não será dificil de concretizar e, por mim, imaginar uma prova com Milan AC, Sevilha, Boca Juniores, Inter Mião, Manchester United, Real Madrid, Estugarda, Lyon, River Plate e São Paulo entre restantes parentes pobres convidados, seria um mês de Dezembro em grande!

… agora acordar domingo de manhã para ver uns milhares de japinhas aos berros e 2 agrupamentos de jogadores a lutar por uma Taça Toyota, não obrigado. Ganhou o Milan? Por quanto? A quem? Ah, ok, está bem sim senhor… e a cuecada que o tamanco do Luisão apanhou este fim de semana, ah? Eheheh, o Dunga é mesmo cego…

4 comentários:

Mitico disse...

Antes de comentar este post apenas gostaria de perguntar uma coisa:

O Makukula?????
Nao jogou?????

Porque é que não jogou???????

Mitico disse...

Pirata

Quanto a este post a minha opiniao ja tu a sabes. Façam o que quiserem e nos modos que quiserem.
Agora... nao tirem o mérito a quem venceu!!!

O teu clube nao conquistou uma taça das taças????

Eu podia tar pa aqui a dar baile bla bla bla a dizer que nao presta que era a taça duma cerveja qualquer bla bla bla ... e que por nao prestar até deixou de existir bla bla bla... mas nao!

Eu respeito muito essa vossa vitória porque simplesmente era competição e voces lutaram para a vencer.

Abraço a todos

PS: Já está a panelinha feita para 6a feira oh bigodes?????

Anónimo disse...

é sem duvida muito interessante essa tua visão de uma possivel competição, e até concordo com ela!! Agora lá por nao concordares o formato da competição nao quer dizer que nao lutes por ela e sejas aclamado por isso!! se eu nao concordar com o formato do campeonato da Europa, porque para a liga dos campeões entram equipas israelitas e para o europeu não, é claro que não vou agora dizer que a Grécia nunca ganhou um europeu, ou que não foram campeões da Europa!!!
Eu como portista sempre senti e sempre vou sentir aquilo que o meu clube faz, basicamente, entra para ganhar em todas as competições!!!

Anónimo disse...

Ou então o campeao portugues é a equipa que ganhar a taça de portugal, porque na taça entram todas as equipas!!!!