Redes Social

domingo, 19 de agosto de 2007

Na primeira jornada...



Braga vs FC PORTO



A entrada de Leandro Lima pode ter passado despercebida, mas terá significado naquele momento da segunda parte, ao minuto 66, que o FC Porto estava disposto a correr riscos, até o risco de perder o ponto que a regra do empate atribuía às duas equipas. E terá sido aí, quando deixou de contrariar o ADN portista – o que não sucedeu na Supertaça - que Jesualdo Ferreira acabou por dar a ordem para ganhar.


Leixoes vs benfica


Ao minuto 76, Jorge Sousa cometeu um erro de uma exibição pouco conseguida, deixando – tal como o seu assistente – passar em claro uma grande penalidade cometida por Ezequias sobre Nuno Assis. Mas este jogador, aos 67’, poderia talvez ter visto o vermelho em lance sancionado com o amarelo.


Sporting vs Académica


Um jogo sem história com duas equipas de "campeonatos" diferentes. No entanto apenas uma crtica a Elmano LAGARTO Santos:


“Marcar um penálti com um jogador que fica de pé [Liedson, no lance que deu o 4-1] acaba por ser um pouco estranho.”


E assim vai o futebol português!!!


PS: Foi impressão minha ou o Quaresma deu um beijo no simbolo do FC PORTO a festejar o golão???


Entretanto nos bastidores do futebol corre um pequeno boato:




Alguém já viu estes senhores juntos???

17 comentários:

Anónimo disse...

Comentário da jornada: normal.

Consequências da jornada: saída de Fernando Santos do SLB????
Que por sua vez pode significar que o campeonato se dispute a 3 este ano.


Braga - porto - penso que o resultado foi justo, o FCP foi a equipa que melhor jogou, que dispos de mais oportunidades e que teve mais vontade de vencer. O braga tem bom plantel e pode fazer um campeonato a lutar com o SLB pelo 3º lugar.
Um reparo à aribtragem, Cesar Peixoto deveria ter sido expulso.


Leixões - Benfica - não vi o jogo, apenas o resumo e penso que o resultado até é um pouco injusto para o Leixões. SLB muito fraco.


Sporting - Académica - também não vi o jogo, penso que o resultado diz tudo.


Fait diver da semana - Portugal Arménia.

Mitico disse...

A RTP exibiu em 'prime-time', um documentário sobre Pinto da Costa, intitulado "O bom, o mau e o vilão", (o "bom", como se verá à frente, estava naturalmente a mais) na que terá sido a peça pretensamente jornalística mais parcial da televisão portuguesa dos últimos anos, em que apenas pretendeu - e conseguiu - ridicularizar Pinto da Costa e o Porto.

É difícil entender o que leva a RTP, que até tem um passado de subserviência ao F.C. Porto, aos seus rivais benfica e Sporting, mas também ao poder político, a decidir-se pela exibição em horário nobre de um pretenso documentário que se limita a recolher e a exibir as piores imagens das últimas três décadas do F.C. Porto, mesmo que não tenham absolutamente nada a ver com Pinto da Costa (uns dois ou três minutos com o episódio da camisola rasgada de Rui Jorge por José Mourinho, situação em que o presidente do F.C. Porto não foi tido nem achado), numa espécie de "worst off" do F.C. Porto.

Logo no início, a narradora informa-nos de que os amigos não quiseram falar, porque Pinto da Costa está de relações cortadas com a RTP e a partir daí, como que aproveitando a deixa, tudo serve para deixar mal na fotografia o presidente do F.C. Porto e quem mais se lhe aproxime - lamentável a insinuação sobre Alípio Dias, quando se diz que foi o Crédito Predial Português que prestou a garantia bancária que travou a penhora do Estádio das Antas. Alípio Dias era então presidente do banco e aparece a abraçar Pinto da Costa e logo a seguir a narradora conclui, insinuante "Hoje é presidente do Conselho Superior do F.C. Porto".

Ao longo de uma hora o tom é sempre de desdém, seja pela imensa série de vitórias nacionais e internacionais da equipa de futebol, que mais não são do que uma nota de rodapé no programa, o que é estranho quando se trata da biografia de um dirigente desportivo, seja pelo gosto por poesia, seja pelas relações afectivas do protagonista, hoje bem conhecidas de todos, quanto mais não seja pelo mediatismo do livro da ex-companheira Carolina Salgado. De resto, não deixa de ser sintomático que o único ex-treinador do F.C. Porto a falar no documentário seja Octávio Machado, ele que é o único dos ex-treinadores a dizer mal de Pinto da Costa. Bobby Robson, Victor Fernandez, Artur Jorge, Carlos Alberto Silva, Quinito, Ivic, António Oliveira, Fernando Santos treinaram o clube. Todos já tantas e tantas vezes falaram publicamente bem de Pinto da Costa, mas a RTP só recolheu o testemunho de Octávio Machado. Coincidência.

Pinto da Costa está sob investigação, as escutas conhecidas são, no mínimo, comprometedoras e não abonam nada a favor do presidente do F.C. Porto. A justiça, cedo ou tarde, se encarregará de demonstrar a responsabilidade de Pinto da Costa. A RTP, no entanto, considera que se trata de serviço público fazer o julgamento televisivo, apresentando uma hora de emissão em que o melhor que se ouve é quando Jorge Costa diz que o F.C. Porto é obra de Pinto da Costa. Goste- -se ou não, é capaz de haver um bocadito mais de coisas a dizer, como acentuar o sucesso desportivo do clube, as contratações bem feitas, que permitiram, por exemplo, aproveitar Deco e Maniche, dois proscritos do benfica, fazê-los campeões da Europa e transferi-los por milhões de euros, etc, etc.

A perspectiva de serviço público da RTP é tanto mais curiosa se recordarmos que em 2003, no ano em que o F.C. Porto venceu a Taça UEFA, o canal público não transmitiu os jogos em casa do clube, não porque algum concorrente se tenha antecipado e comprado os direitos, mas apenas porque a RTP considerou que era dinheiro mal gasto. O critério, curiosamente, já não foi o mesmo em 2005, quando o Sporting foi à final da Taça UEFA, ou na época passada, quando o benfica chegou aos quartos-de-final. Neste caso, a RTP até chegou a transmitir as meias-finais na RTP-N porque já tinha comprado o jogo em casa do Werder Bremen, adversário da equipa portuguesa, caso esta tivesse chegado às meias-finais. Isto para não falar do Verão de 2003, quando a RTP se preparava para não transmitir a final da Supertaça europeia, entre F.C. Porto e Valência, alegando, primeiro, que o jogo não era oficial, depois, que não se tratava de final.

Aliás, para que estas coisas sejam realmente transparentes - e a RTP é uma empresa pública, subsidiada por todos nós, com obrigação de boas práticas e contas claras -, a estação deveria, por exemplo, tornar público quanto pagou pela transmissão de jogos do F.C. Porto, do benfica e do Sporting nos últimos cinco, dez ou 15 anos. Todos perceberíamos melhor o conceito de serviço público para a RTP e o documentário de anteontem à noite.

Fonte: Jornal de Noticias.

Mitico disse...

E a cor do senhor Joao Ferreira?

Nao acharam estranho?

Mitico disse...

huuuummmmm...

será???

Mitico disse...

Nao!! Eles sao os santos... os maus e os vilões moram cá em cima no norte do país!

Mitico disse...

"... em vez de contratar jogadores, contratou pessoas para os órgãos sociais da Liga, controlando-a na sua totalidade". Falam de um Sr. Reinaldo, fervoroso benfiquista e proprietário de empreendimentos no Algarve. Será para lá, dizem, que vão os árbitros, assistentes, observadores e delegados com férias pagas por..."

Para esta resposta saber... basta o post anterior LER!

Anónimo disse...

Para que é que havemos de perder tempo com peças dita jornalísticas de valor, no mínimo, duvidoso quando temos à disposição canais como a FOX ou o AXN.

Vi 10 minutos do dito documentário e parece-me um pouco estranho pois este é o primeiro documentário em que falam de uma pessoa que está de relações cortadas com a estação.

Enfim, o dinheiro que me sai do bolso todos os meses serve para pagar a estes profissionais...

El Pirata disse...

Oh Mitico, tem la calma, o teu presidente mais depressa vai acabar na morgue que dentro de um tribunal. Mas tu achas que estamos em França ou em Italia? Tem lá calma, nao te exaltes, vais poder continuar a festejar tudo o que o teu presidente poder comprar :)


Entretanto, mais revelaçoes interessantes quanto aos documentos fantasiosos dos PJ's anonimos!


O depoimento de Ana Salgado está a causar uma verdadeira guerra no Ministério Público. Foi na sequência daquele e das suspeitas à volta da sua motivação e da forma como foi obtido, que Pinto Monteiro, procurador-geral da República (PGR), decidiu abrir uma investigação, que recai sobre o comportamento de magistrados do DIAP do Porto.

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?idCanal=0&id=254554


A inquirição tinha sido pedida pelo médico Fernando Póvoas, próximo de Pinto da Costa. Estavam em causa as acusações feitas no livro ‘Eu, Carolina’, que o médico do FC Porto considerou difamatórias e atentatórias da sua honra e do seu bom nome

Ana Salgado nada disse sobre esse factos. Limitou-se a tecer outras considerações, designadamente acusando elementos da equipa de Maria José Morgado de terem manipulado o depoimento da sua familiar, apenas com o objectivo de denegrir a imagem de Pinto da Costa.

Aparentemente, a magistrada que ouviu o depoimento de Ana Salgado não fez qualquer pergunta sobre o conteúdo do livro, nem sobre as ofensas a Fernando Póvoas, limitando-se a reduzir a escrito, em 20 páginas, o relato da irmã gémea de Carolina Salgado, que nada tinha que ver com os factos que suportaram a queixa de Póvoas .

Mais, dias depois, e embora tivesse um depoimento que lhe era favorável, Fernando Póvoas desistiu da queixa contra Carolina e conseguiu assim que o processo deixasse de estar em segredo de justiça.




Justiça: Novas queixas em investigação
Magistrados muito próximos do FC Porto

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=254645&idselect=9&idCanal=9&p=200



A investigação a cargo do magistrado Agostinho Homem, nomeado pelo procurador-geral da República, Pinto Monteiro, para investigar a denúncia sobre o comportamento do DIAP do Porto na condução do processo ‘Apito Dourado’, está directamente relacionada com o comportamento de magistrados.

Um deles é acusado de ter uma relação de alegada proximidade com o FC Porto, sendo assíduo no Estádio do Dragão e também passageiro frequente nas viagens ao estrangeiro com o clube azul e branco.


Mas que grandes passarocos andam na tribunais nortenhos! Ja entendo porque razao alguns berram pela regionalizaçao... tanto tacho para distribuir...

El Pirata disse...

A cronica do JN critica a parcialidade do tal programa mas ao mesmo tempo é de uma parcialidade de meter nojo aos caes! Em que ficamos? Pode-se dizer bem mas nao mal? E nao me digas mitico que o palerma que escreve essa coluna de opiniao (zero de factos, apenas opiniao, como qualquer uma aqui deste blog...) nao tem coragem para assinar a sua opiniao? Agora é moda do Porto os documentos anonimos?


"lamentável a insinuação sobre Alípio Dias, quando se diz que foi o Crédito Predial Português que prestou a garantia bancária que travou a penhora do Estádio das Antas. Alípio Dias era então presidente do banco e aparece a abraçar Pinto da Costa e logo a seguir a narradora conclui, insinuante "Hoje é presidente do Conselho Superior do F.C. Porto"."

Onde está a parte lamentavel? Querem ver que o cu nao tem a ver com as calças? Nao haverá nenhuma relaçao causa efeito? Ingenuos eram os gregos e por isso é que começaram a levar no cu uns dos outros. Ou os portistas sao realmente uns meninos de coro de igreja ou entao só veem maldade e corrupçao na casa dos outros. Enfim...

Mitico disse...

Toda a gente sabe quem manda no correio da manha...

Toda a gente sabe a relação directa que este jornal (rir muito!!) tem com o jornal record...

Pirata

Voces veem Pinto da Costa em tudo o que mexe :) O raio do homem é mesmo bom no mundo do futebol!

Voces tem inveja! ISSO SIM! No dia em que o admitirem ... eu calo-me... mas até lá, sempre que falarem nele só o estão a tornar maior e melhor :)

PINTO DA COSTA OLÉÉÉÉÉ

Queres ver que ele tambem gamou o dinheiro dos terrenos de alvalade e QUE também esteve ligado ao dinheiro "mágico" da transferencia do JVP para o sporting?

Queres ver que ele é amigo daquela teia silenciosa de alvalade?

Mitico disse...

bandeiras do benfica + bandeiras do sporting juntas na mesma bancada para derrotar o FC PORTO :)

Sem comentários...

Mitico disse...

Momento do dia:

“Isto faz parte do futebol. É a lei do trabalho. Acabou uma relação profissional e vai seguir-se outra. O benfica vai ter outra pessoa no comando da sua equipa e eu, num futuro que não sei ainda quando será, assumirei outros destinos… Não posso dizer se saio magoado, neste momento é difícil expressar sentimentos. Sinto-me surpreendido. Nenhum treinador que ganhou o Torneio do Guadiana há 15 dias, que ganhou um jogo para a Liga dos Campeões e que fez o 22.º. jogo sem derrotas no campeonato estaria à espera de sair. Parece-me normal!!!"

Ai que caminha bem feita!?!

Nabo é ... quem se deitou nela!!!

Anónimo disse...

PORTUGAL DIA 20 DE AGOSTO DE 2007


Quem viu televisão ontem pelas oito horas assistiu à chegada do salvador.

O novo director geral da instituição que carinhosamente nos cobra os impostos chegou a Portugal.

trata-se de um espanhol que foi contractado a muito custo e promete fazer ainda melhor que o anterior director e acabar de vez com os párias da nossa sociedade que fogem ao fisco.


Quem viu ontem tv pelas oito horas apercebeu-se da chegada do salvador.

O presidente do FMI veio a Portugal para perdoar a nossa dívida externa. Em declarações exclusivas às 3 estações de TV o referido presidente, um espanhol de gema, refere que "poderiamos ter começado por um país do terceiro mundo mas resolvemos começar por Portugal".

Ontem, às 20 horas, nas TV foi anunciada a chegada do Salvador.

Jesus Cristo, um espanhol de gema, ao aterrar na portela anuncia com toda a sua força que está na altura da salvação e que todos os pecadores serão perdoados.


Não sei se repararam que por volta dessa hora chegava também, por coincidência um espanhol, a Portugal, para vir treinar o SLB.

Dada a chegada de tão importantes personalidades a Portugal no mesmo dia, é possível que tenha passado despercebido.

SLB é realmente muito grande para Portugal, recomendo a mudança para a Venezuela, aonde o povo anda todo vestido de vermelho (cor oficial do governo) e aonde uma recepção como a de ontem seria uma situação normal.

E assim anda o país...

Anónimo disse...

Falando de outra paixão nacional, Pinto da Costa.

Realmente é impressionante como o homem é falado por tudo e todos.

fantástico...

Anónimo disse...

Analisando a saída de Fernando Santos e as baboseiras que o "orelhas" diz de seguida, deixo aqui algumas reflexões.

O que fazer quando saem do plantel os 2 melhores jogadores da epoca passada (Micolli e Simão) sendo substituidos por, sabe-se lá porque...

Vão chegar, agora 4 reforços...

Pelo menos, para este ano já existe desculpa para não vencerem o campeonato.

Será que o Camacho vai dizr novamente, na segunda passagem por pOrtugal, que o FCP é realmente o melhor??

El Pirata disse...

Para a história da primeira jornada fica o despedimento de Fernando Santos do cargo de treinador do Benfica o que, em abono da verdade, só desprestigia o clube e quem o dirige. O trabalho (mediocre) de Santos já tinha deixado a sua marca em 2 anos de FCP, na única epoca em Alvalade e na temporada transacta no mesmo Benfica que, contra todos os factos, decidiu conserva-lo. Ora, se o fez, porque razão despedi-lo ao cabo de 2 jogos oficiais na nova temporada? Camacho não estava disponivel em Maio? Junho? Julho? Luis Filipe Vieira “bebeu” muitos ensinamentos quando compadre de PC, mas tem de aprender que manter um treinador e renovar-lhe contrato só funciona quando o trabalho do treinador não é o único factor na obtenção dos resultados. E, pelo que se tem visto desde o desencadeamento do processo Apito Dourado, nunca houve tanto despedimento lá para as bandas das Antas! Ou seja, e como em quase tudo, o povo é que sabe. E o povo, seja azul verde ou vermelho, nunca encontrou competências em Fernando Santos para treinar algo mais que candidatos à Europa. Foi um tiro no pé do presidente encarnado, que mantem um estilo à PC, numa era em que o futebol português precisa de tudo menos estilos à PC. Enfim, não é dificil perceber que, dentro de 9 meses, as culpas ao (provavel) insucesso encarnado sejam atribuidas à pre temporada desperdiçada. Nada que me tire o sono, estou suficientemente feliz só pelo facto que nenhum ex jogador leonino vai reforçar os rivais directos.

El Pirata disse...

No Bessa o Leixões conseguiu o resultado positivo quando já ninguém esperava e quando já não o merecia. Sim, fez uma primeira parte superior ao Benfica mas na hora da verdade contentou-se com o nulo e defendeu-o sem convicções atacantes. Valeu-lhes a sobranceria benfiquista, parecida com a que o Sporting apresentou em Aveiro na epoca passada (3-3), muito embora, nesse jogo, o Sporting tenha lutado pelo 4-2. No sabado passado o Benfica fiou-se que o jogo acabava com 1-0 no marcador e deixou “correr o marfim”. Culpa de Fernando Santos mas igualmente (sobretudo) dos jogadores, onde incluo Nuno Gomes que, com as suas falinhas mansas, esquece-se que ganha balurdios para justificar maus resultados com falta de tranquilidade. Não tem estofo este Benfica.

Em Braga não houve surpresas, ou melhor, a vitoria do Porto até surpreeende pelo que se tem visto nas ultimas tres epocas. É o Porto dependente de Quaresma? Vejamos: Quaresma jogou pouco ou nada frente ao Sporting… o Porto jogou pouco ou nada frente ao Sporting. Quaresma esteve brilhante frente ao Braga (muito embora Mallo tenha ficado mal na fotografia no primeiro golo, ao estilo do GR do Copenhaga no primeiro golo de Rui Costa…)… o Porto ganhou, apesar da exibição colectiva do resto da equipa ser apenas suficiente. Com somente dois jogos não se pode fazer grandes registros estatisticos, mas há um padrão. E se é verdade que Quaresma é pago principescamente para resolver os jogos, parece-me evidente que só um cigano não chegará. Veremos já no próximo domingo. Curioso igualmente é o facto dos reforços portistas, tão elogiados durante a pre epoca, não terem lugar na equipa. Ou não são tão bons como os pintaram, ou a táctica de Jesualdo é mesmo fé em Quaresma e bola para a frente.

Em Alvalade não houve surpresas, no seguimento do que vinha realizando desde Março passado, o Sporting atropela mais um adversário e, como é habitual, sem dar mostra de grande esforço! O que me espantou sobretudo foi a tentativa de criar casos num jogo de sentido único, onde o resultado peca por insuficiente. Penalti de Polga sobre Lito? Sim, se o arbitro visse a forma como Lito domina a bola com a mão, não teríamos caso. Inexistência de falta sobre Liedson no penalti convertido por Moutinho? O “Record” publica uma foto onde se vê perfeitamente a camisola do levezinho esticada até ao seu limite elástico! Liedson é preso por ter cão é por não o ter. Se cai é porque é espalhafatoso, se não cai é porque não foi falta! Coerência, é o que falta em muita mente, mas isso não é nada que deva ser realçado já que o futebol move paixões e a paixão é inimiga da razão.

Uma palavra final para Braga, Guimarães e Belenenses. Fizeram excelentes resultados na pre epoca, encheram os seua adeptos de esperança, mas os resultados do primeiro jogo a sério da temporada foram decepcionantes. No caso do Braga há dois atenuantes chamados FCP e Quaresma, mas a verdade é que o futebol apresentado foi pobre e sem ponta de ambição. Mas acaba por ser interessante para desmistificar os resultados dos amigáveis, sobretudo quando são todos colocados ao mesmo nível. De que adianta dizer que o Guimarães está invencível se jogou praticamente somente contra adversários de ligas inferiores? Cria-se um falso estatututo e tudo se desmorona quando a competição se inicia. Veremos dentro de 10 dias, ao cabo da terceira ronda, quantos pontos somarão estas tree equipas, as que mais se destacaram na pre-epoca, fora do nucleo duro dos tres grandes. Há no entanto que dar os parabens pelas exibiçoes belenenses, sobretudo no Teresa Herrera, mas tudo ficou já para trás e agora que se inicia a prova, a ver vamos quem são os reais candidatos. O Maritimo, tão apagado na pre epoca, revelou-se quando realmente interessa. Assim como Makukula, a minha grande esperança para ponta de lança de Portugal. Veremos quem confirma o estatuto conquistado.