Redes Social

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Dois Artistas

Existem duas personagens no mundo da bola que, de certo modo, me fascinam. Quem me conhece sabe que Luis Figo foi o meu único ídolo e que, entre outros jogadores e treinadores que vi jogar, alguns se destacam; entre os jogadores Maradona (excelente a autobiografia, sem papas na lingua!), Matthaus, Klismann (aquela selecção alemã do Italia’90 era fantástica!), Eric Cantona (é devido a ele que consigo torcer por uma equipa…vermelha!) e, entre os treinadores, Johaan Cruyiff acima de qualquer outro, embora Franz Beckenbaur, pelo facto de ter atingido a excelência como jogador, treinador e dirigente, seja um caso ímpar no desporto.
.
Na actualidade, e sem justificação plausível que não seja o chavão “gostos não se discutem”, fascinam-me Manuel Cajuda e David Beckham. E não é pelo facto de se destacarem na sua àrea como excepcionais – se assim fosse não estaria a justificar as minhas escolhas, de tão óbvias que seriam.

Tenho uma vaga ideia do Cajuda quando apareceu na primeira divisão do futebol nacional, ao serviço do Torreense, talvez na epoca 1990-91. Desceu de divisão, como seria esperado, mas Cajuda não se afundou com o clube. Pé ante pé, até porque pode ser um cromo mas é igualmente competente, chegou a clubes como Braga e Maritimo, que o deixariam na calha para treinar um dos grandes do futebol português. E é neste ponto que começa a maldição Cajuda, o mito que me fascina. Porque não deu o “salto” Cajuda? Com tanto incompetente (e fico-me pelos portugueses) a treinar os grandes, desde Quinito, Antonio Oliveira, Carlos Manuel a Jose Peseiro, Fernando Santos (este então valham-me todos os santinhos!...), inclusivé o “portista desde pequenino” Jesualdo Ferreira, porque carga d’água não teve Cajuda direito a pelo menos 3 mesitos de fama e proveito? Foi com ele que o Braga saiu do marasmo de antro de benfiquistas que sempre tinha sido, foi com ele que o Maritimo regressou às lides europeias, é o treinador que possui mais epocas e jogos na primeira divisão no activo e é, se a memória não me atraiçoa, o treinador que mais pontos conquistou aos grandes do futebol português, encarando-os sempre de frente, sobretudo quando actua no seu reduto. Talvez seja a sua lingua afiada que o prejudica, de Cajuda NUNCA se ouviria patetices cobardes como as que o Prof Neca proferiu antes de ser rebaixado de divisão na ultima epoca, nunca se colocaria com o rabo entre as pernas e consequentemente colocando os seus jogadores nessa posição. Cajuda é mestre na paródia e nas metáforas, quem não se recorda do seu Fiat 600 defrontar a Ferrari, sempre que se deslocava aos campos dos 3 grandes? O mouro como ele se intitula, talvez seja esse o problema dele, ser autêntico e sincero. De Cajuda não se espera atitudes à Jesualdo Ferreira, que tão depressa assina pelo Boavista como logo a seguir rasga o contrato para viajar para o FC Porto. Ou muito me engano ou Cajuda preferirá acabar a carreira sem ter o gostinho da vitória de um campeonato do que trair as suas convicções e principios de vida. És grande Cajuda!


Tenho uma noção exacta do surgimento de David Beckham na alta competição. Se nos dias de hoje os miudos em voga, acabados de sair de um Mundial de Juniores são, entre outros, Giovanni dos Santos e Freddy Adu, na altura de Beckham eram Dani e De la Peña. Quem se recorda do Mundial do Quatar’95, sabe do que falo. O líder da selecção inglesa que contra Portugal lutou por uma presença no Europeu de sub-21, à epoca, era David Beckham. Num qualquer estádio pequenote do nosso Portugal relembro-me perfeitamente de ver Dani e Dominguez partirem os rins a Beckham e amigos. Mas Beckham tinha uma enorme vantagem sobre os craques portugueses, era um dos meninos de Alex Ferguson no Manchester United. E era, sem margem para dúvidas, um profissional a sério. Sem esse requisito não faria 8 epocas de sucesso em Manchester e não seria jogador por 4 anos do Real Madrid. Foram 12 epocas nas melhores equipas e nos melhores campeonatos. Fizeram da imagem dele modelo e playboy, mas apontem-me um jogador que consiga treinar e jogar sem dedicação, ao mais elevado nível, durante tantos anos. E, para espanto de muitos e para satisfação minha, Beckham pregou uma chapada de luva branca a todos que o enterraram vivo; sem ele o Real Madrid NUNCA teria chegado ao titulo na última epoca em Espanha! Há jogadores que precisam da bola para brilhar, jogam para as bancadas com os seus malabarismos, David Beckham foi mestre na arte do dominio de bola, cruzamento e remate de bola parada. O que é técnica? Não é saber receber uma bola correctamente? Não é saber efectuar cruzamentos milimétricos para os avançados finalizarem? Não é saber executar com sucesso livres, sejam directos, indirectos ou pontapés de canto? Não façam confusão, adoro um bom par de fintas, mas isso não é técnica, é malabarismo!


E, goste-se ou não, Beckham é uma máquina de fazer dinheiro! Como é possível um clube gastar 20 milhões de euros na sua aquisição, pagar-lhe anualmente para cima de 5 milhões de euros, durante 4 epocas e, no final, contas feitas, mesmo deixando o jogador sair a custo zero… ter em lucro para cima do dobro das despesas? Como exemplo refira-se Rivaldo, a quem o Barcelona ofereceu o passe sem contrapartidas, de forma a poupar em salários! Rivaldo, com a mesma idade com que Beckham parte agora á conquista da América, estava em declinio, ainda desiludiu em Milão e a sua fama morreu em Atenas, onde o outrora craque definha semana após semana. A mentalidade americana, espelhada na forma como elegem um macacoide para seu presidente, não permitirá a David Beckham o feito de fazer do soccer um desporto de sucesso em audiências e visibilidade nos States. A estupidez americana já se reflecte no facto de o quererem ver jogar, mesmo estando lesionado num tornozelo, chegando ao cumulo de reclamarem por estar lesionado! Como resposta, numa mistura entre humor britânico e James Bond, Beckham senta-se no banco de suplentes impecavelmente vestido num fato Armani. Touché!

Manuel Cajuda e David Beckham, dois artistas imprescindíveis na minha enciclopédia futebolística.

3 comentários:

Mitico disse...

Um bom post por parte do amigo Pirata :)

Falemos entao sobre o Manuel Cajuda.
Não gostei da forma como festejou o 2º golo no estádio das antas quando o Braga eliminou o FC PORTO para a taça de Portugal.

Telemovel no banco de suplentes e a falar com um sorriso de orelha a orelha com "alguem" que concerteza lhe estava a dar os parabens.

De resto, nunca teve problemas em admitir que é mouro lampião e que nao gosta do senhor José Veiga.

Foi injusta a maneira como saiu do SC Braga e parte da obra que Jesualdo realizou deve-o por inteiro ao Manuel, que trabalhou durante anos e anos para mudar as mentalidades encarnadas da cidade de braga.

Quando rumou para o outro lado do Sameiro... Cajuda foi o grande obreiro da subida do Vitória de Guimaraes ao escalão maior do futebol português. Embora sabendo que Manuel Machado será o seu sucessor... mantem-se com a sua postura natural e de conquista.

Apenas duas notas históricas:

O que faz Cajuda vestido daquela maneira se ele mesmo se admitiu mouro???

O que faz Cajuda vestido daquela maneira se ele mesmo admitiu que até o cao dele era mouro lampião????

Relativamente a David Beckham, depois de sair do Manchester United lembro-me de ver 2jogadores a correr e a suar a camisola do real madrid: Figo e David.

Penso que isso diz tudo.

Abraço a todos

Flip disse...

Manel Cajuda, um Filho da Puta, timoneiro de uma vara de porcos. Um anti cristo espanholado, que nem amor à Pátria tem. Esse assassino do bom gosto, esse engenheiro de fenos de palha, esse camelo de bossas cheios de vinho.

Mas quem é essa merda de gente?

Que fez ele em Portugal?

Teve já parte da paga de tudo de mal que tem feito na terra: viu o filho dele, um protótipo de cagalhão que calçou as chuteiras, lesionar-se com gravidade. Mas a paga divina ainda está para vir e muito pior lhe vai acontecer...ele que venha à Capital do Império...vai sofrer o chulo de merda.

"CAJUDA escuta és um Filho da Puta!"

Mitico disse...

Estou muito curioso para ver a recepção do Cajuda em braga...

Muito curioso :)