Redes Social

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Crónica de Um Infiltrado

1. A Entrada

Domingo, 26 de Agosto, 20:45h. Estádio do Dragão. Ou melhor, escadaria frontal à porta 24. Depois de ter recusado, pela terceira vez, a compra de bilhete a individuos que (oh azar dos azares!) têm a companhia doente e têm que se desfazer do bilhete a mais, ouço a primeira manifestação dos 50 mil adeptos: aplausos para Alfredo Murça durante o minuto de silêncio em sua homenagem. Cá fora, desta vez sem a chuva de Novembro de 2005, e já mais dentro da legalidade (só me faltava chamar Ana Maria e ter cabelo comprido…) preparo para a maior das torturas que um adepto de futebol pode sofrer: acompanhar o jogo pelo som que vem de dentro do estádio! Foram 15 os minutos que perdi por atraso da companhia, e não aconselho a ninguém tal martirio. Após entrada e subida da escadaria à Obikwelu, constatei a maravilha que é o bilhete de epoca: observar uma bancada totalmente cheia, onde seria mais fácil encontrar um adepto portista que não estivesse já a insultar o arbitro do que um lugar, é fantástico seguir o meu amigo e, mais depressa do que o PC liga para um arbitro ir lá a casa tomar um cafezinho, já ocupava o lugar correspondente ao bilhete! Se fosse lisboeta não prescindia de um luxo destes.

2. Paulo Bento e a táctica do “deixa-os correr que eles aqui não entram!”

Outra comodidade é poder ver o tempo de jogo no ecrã. Que, lamentavelmente, decide passar grande parte do tempo a mostrar totós a fazer figuras de totós. Porque não usá-los para algo interessante, como estatísticas ao vivo do jogo, tempo de jogo, e outras coisas úteis para quem procura informaçao e não ver um tipo que estava com uma cara que parecia que não cagava há 15 dias! Não vi os primeiros 15 minutos e demorei algum tempo a concentrar-me única e exclusivamente no jogo. Reparei no relvado, um regalo sem dúvida, algo que sempre invejei do Porto. Na quantidade de fotografos colocados junto às linhas de fundo a observarem o jogo pelas oculares. Nas dezenas de stewards que, coitados, não podiam colocar um olho no relvado. Só o lance em que Tarik brilhantemente tira Polga do caminho e cruza para ninguém é que me faz concentrar definitivamente no jogo. Olhei para o ecrã gigante: 22 minutos. Não estava a ver o Sporting a atacar, ainda para mais para grande pena minha já que me encontrava na bancada lateral, mesmo em frente à linha de golo da baliza defendida por Helton na primeira parte. Se queria ver um golo leonino em grande estilo teria de ser nos próximos 22 minutos pensei eu, da posição onde me encontrava um golo leonino na segunda parte só seria bem degustado visto mais tarde na tv. Mas para infelicidade minha Paulo Bento tinha outros planos: a táctica era simples, segurar o adversário e controlá-lo sem o deixar criar perigo. E a verdade é que, tirando esse lance de Tarik o perigo só surgiu através do inevitável Quaresma, num livre onde Stoijkovic, ao contrário do jogo da Supertaça, seria batido se a bola efectivamente fosse à baliza.

3. "O sacana do arbitro é lisboeta, o mouro!"

Estava o jogo neste ritmo, com o dominio do Porto concedido em larga medida pelo Sporting, quando sucede o primeiro caso do jogo. Bem, não o deveria mencionar aqui já que relato nesta crónica o que presenciei in loco, mas é inevitável fazê-lo até pelo ridiculo da situação. A caminho dos 40 minutos de jogo Ricardo Quaresma agride Miguel Veloso no pé, de tal forma que não o fractura por mero acaso. Onde me encontrava, vi o lance na diagonal e pareceu-me falta mas feita através de contacto entre a chuteira do Quaresma e a canela do Veloso. O que me leva a considerar ridiculo é a reacção da bancada central de imprensa, em frente à qual o lance tinha acabado de suceder. Todos os portistas se levantaram em peso a protestar a marcação da falta, considerando simulação! E os protestos atingiram o estado de cólera quando Pedro Proença exibe a cartolina amarela. Ainda não sabia mas era o primeiro sinal de falta de coragem que Jesualdo Ferreira tanto tinha pedido que não sucedesse. Engraçado mas agora o pequeno roedor não se queixava no banco portista. O silêncio, quando nos interessa, é de ouro. No entanto, os trogloditas, muitos deles com auriculares nos ouvidos (ou seja, ouvindo rádio e sabendo melhor que ninguém que era falta e para vermelho!), vociferavam palavrões contra Miguel Veloso e sobretudo Proença, o tal que era lisboeta e mouro. Um roubo! Um escândalo! Uma vergonha! Até eu, que tenho em Miguel Veloso um exemplo de profissionalismo, correcção e carácter… fiquei na dúvida: terá sido fita? Mas a confusão estava instalada, e os jogadores portistas tiraram daí o devido partido: a seguir é Pedro Emanuel que cotovela Derlei e a plateia volta a denunciar a fita! Mais assobios, mais insultos. Não tarda e o karate kid Bosingwa resolve fazer de João Moutinho saco de pancada e aqui vai disto! Desta vez algumas vozes da plateia deram sinal de sensibilidade, mas mesmo assim não deixaram de invectivar o arbitro: “Oh palhaço, agora é que era amarelo!”. Pois, mal sabiam eles mas de facto tinham razão, o outro não deveria ter sido amarelo, não senhor…

O auge de tanta ignorância atinge-se já nos descontos quando Miguel Veloso, o anti Cristo para os entendedores de bola portistas (agora já percebo porque razão aos olhos deles PC é um cidadão exemplar…) corta, de carrinho e de forma absolutamente limpa uma bola para a lateral, sendo inevitável o posterior derrube do adversário, sem qualquer maleita. Aqui D’El Rei D. Sebastião! Atinge-se o maior coro de assobios em todo o jogo, num lance perfeitamente normal. O jogo termina e metade do desejado pelos portistas estava alcançado: o arbitro estava completamente descontrolado e facilmente manipulável. A vitória não fugiria. E não fugiu!


4. Stoijkovic, o teu irmão não te ensinou nada?

Veio o intervalo e enquanto metade da plateia se dirigia pros comes e bebes (PS: não recomendo as pipocas nem os cachorros quentes, as primeiras só se fazem 2 vezes ao ano, sendo armazendas e posteriormente aquecidas e dos cachorros quentes prefiro nem falar para não incomodar os mais sensíveis… informações recolhidas por quem sabe do que se passa nessas lojas) aproveito para dar uma vista panorâmica ao estádio e é de facto uma bela obra arquitectónica. Começo da segunda metade e novidades interessantes: Paulo Bento mandou avançar o seu exército rumo à fortaleza de Helton. E a força e poderio do exercito leonino não precisou mais de 2 minutos para abanar a outrora sólida linha defensiva portista. Os próprios adeptos soltavam “só dá Sporting”. E só estava a dar até ao fatídico minuto 56, num lance ocorrido mesmo à minha frente, de tão normal e vulgar que fiquei… totalmente na dúvida! Sim, porque no estádio o que acontece ao minuto 56 e 15 segundos, não se repete mais! Nos instantes anteriores a Stoijkovic agarrar a bola só pensei “chuta daí para fora!”. A tal pressão exercida sob Proença atinge novo pico e o arbitro volta a ceder, provando não ter um pingo de coragem. Golo do Porto, àquela distância e com um remate frontal duvido que houvesse alguem no estádio que falhasse. O que me espanta é saber que Vlad, irmão de Stoikovic que jogou nos tempos aureos do Leça na Primeira Divisão, não ter avisado para as decisões arbitrais que tendem sempre para o lado onde a equipa da casa ataca. Culpam Stoijkovic? Eu culpo Vlad, tinha obrigação de avisar o irmão para estas situações, muito embora o Leça fosse um clube que já entrava nas Antas derrotado e com um sorriso nos lábios, vá-se lá saber porquê… (perguntem ao Guímaro).


5. Volta Batta, estás perdoado!

A perder a equipa leonina não se desuniu. Pelo contrário, manteve o equilibrio e a tendência atacante, mesmo que com isso possibilitasse muito espaço para contra ataques portistas. Mas a prova de que o Porto não merecia vencer o encontro viu-se na última meia hora de encontro. Mesmo a ganhar, mesmo podendo jogar em contra ataque, mesmo tendo o arbitro e público do seu lado… Jesualdo Ferreira e sus muchachos optaram por… queimar tempo! Não me lembro, e espero a vossa sinceridade igualmente, de ver o Porto desistir de jogar futebol no seu recinto nos ultimos 15 minutos de jogo. O único objectivo era impedir o adversário de jogar, seja com constantes faltas longe da baliza de Helton, seja com simulações de faltas ao minimo encosto. A piece de resistance do anti jogo portista revelou-se em dois actos: primeiro nas ultimas duas substituiçoes, com os jogadores a percorrerem 50 metros a passo, como se estivessem num qualquer bar do tio Reinaldo. Ao ver tamanha indecência vieram-me lágrimas aos olhos, pobre Rui Costa que foste expulso pelo Marc Batta, o que nos custou a presença no Mundial de 1998! O segundo acto tem origem nos 4 minutos de descontos concedidos pelo arbitro, nos quais a bola não rolou mais de 90 segundos! E, ainda bem, digo eu! Para triste festa e triste espectáculo não deviam ser concedidos qualquer desconto. Podiam era ter-me avisado que o jogo já tinha vencedor antecipado, poupavam-me a tão triste espectáculo. Coragem Jesualdo? Lava a boca com sabão antes de voltares a mencionar na mesma frase arbitragem, porto e honestidade. Perdeu-se uma batalha mas a Guerra resolve-se em Janeiro no Mitico Alvalade. Até lá tentem marcar golos sem ser de bola parada e façam uns workshops aos adeptos portistas para ver se percebem o minimo das regras de futebol. Já bem basta quando os vejo gritar golo sempre que é cesto…

Epilogo

Já em casa, vendo o resumo, não tenho dúvidas: Quaresma por expulsar aos 34 minutos, corte de bola de Polga sobre Postiga, com a bola a sobrar para Tonel… que deixa para Stoijkovic… não tarda ainda vemos uma jogada iniciada em pontapé de canto do outro lado a acabar em atraso! O Sporting não sai do campo com os 3 pontos porque não fez o suficiente para isso, mas o Porto só de lá saiu porque o arbitro assim o desejou. Resumindo e concluindo, era um ponto para cada e um par de chapadas no Jesualdo para que na próxima esteja bem caladinho! Se ele quer coragem que a tenha para tirar certos elementos da sua equipa que os estão a arrastar dentro de campo. Pior que um lampião só mesmo um lampião armado em morcão!


16 comentários:

Ramos disse...

Já gosto mais da comunicação social. Começa a olhar para o FCP como série candidato ao titulo....

Mitico disse...

Este post demonstra que o grande sonho do amigo El Pirata ... era ser Portista com P grande e que gostaria de estar mais vezes naquele estádio a festejar muitas coisas :)

Quanto ao jogo...

Muito tactico e o Pirata esqueceu-se de falar das várias oportunidades que o Porto teve! Concerteza foram naqueles momentos em que ele tava a olhar para os ecras!?!!

Abraço a todos

Peyroteo disse...

Arbitragem, ao Raio X, José Leirós
No F. C. Porto-Sporting aconteceu um lance e uma decisão do árbitro Pedro Proença que tiveram influência no resultado. Polga faz um corte da bola, Tonel deixa-a passar para o guarda-redes Stojkovic que a agarra. Proença considera atraso deliberado e marca livre indirecto. A Lei 12 - Faltas e Comportamento Antidesportivo - diz que um pontapé livre indirecto será concedido à equipa adversária do guarda-redes que, dentro da grande área, cometa uma das quatro faltas seguintes manter a bola em seu poder durante mais de seis segundos; tocar uma nova vez a bola com as mãos depois de a ter soltado, sem que ela tenha sido tocada por outro jogador; tocar com as mãos uma bola vinda directamente de um lançamento lateral efectuado por um colega de equipa; tocar a bola com as mãos vinda de um passe atirado deliberadamente com o pé por um colega de equipa. Ora, não foi isso que aconteceu no Dragão. Polga fez um corte, não atrasou deliberadamente a bola para Stojkovic. O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga deve agir e explicar se esta e outras decisões foram correctas, como fez Keith Hackett, responsável pelos árbitros em Inglaterra, que afastou o juiz Rob Styles das jornadas seguintes e ambos reconheceram o erro no Liverpool-Chelsea (penálti mal assinalado). Proença falhou demasiado técnica e disciplinarmente e deve sair da equipa. Assim, os amantes do futebol perceberão que árbitro errou e que os erros têm consequências. Até para que os objectivos da Liga - mais espectáculo, mais espectadores, mais credibilidade e mais ética - não sejam colocados em causa.

Peyroteo disse...

Corporativismo saloio: ao menos que se confesse e comungue!

Ainda ontem EXIGI que Vítor Pereira aplicasse um severo castigo ao árbitro que não sabe as leis ou que as cozinha á sua maneira (Pedro Proença); mas o eterno Corporativismo saloio deu em quase nada.
Pronto, o Proença lá levou um castigo “disfarçado”, vai apitar a Fátima; o que não deixa de ser irónico, pois sempre se pode confessar e arrepender dos seus pecados. Duvido é que seja absolvido, mas não faz mal pois já foi BENZIDO, ABENÇOADO e VACINADO pelo Papa das Antas.

Nomeações para a 3ª Jornada:
Sporting - Belenenses, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Nacional - Benfica, Bruno Paixão (Setúbal)
União de Leiria - FC Porto, João Vilas Boas (Braga)
Marítimo - Académica, Paulo Costa (Porto)
Naval 1.º Maio - Vitória de Setúbal, Cosme Machado (Braga)
Sporting de Braga - Estrela da Amadora, Rui Costa (Porto)
Paços de Ferreira - Boavista, Paulo Paraty (Porto)
Leixões - Vitória de Guimarães, Paulo Baptista (Portalegre)

Peyroteo disse...

Banho de Bola?

Já aqui escrevi numa caixa de comentários, que no último Porto – Sporting, contrariamente ao que afirmam alguns Portistas cegos, a equipa da casa esteve longe de dar “um banho de bola”, mas a verdade é que eu próprio tinha e continuo a ter a ideia que o Porto terá sido superior no computo total do jogo, apesar de considerar o empate como o mais certo para o jogo em causa. (Evidentemente que me estou a abstrair completamente da influência da arbitragem na partida).
Para esta ideia de que o Porto foi superior, muito terá contribuído o facto do lance de Quaresma ao ferro e do Sporting só ter rematado à baliza à passagem da meia hora de jogo.
Mas será sempre importante lembrar que as minhas primeiras palavras no post sobre o jogo foram: “Num jogo equilibrado”…
Mas devido ao “calor” e tensão no final da partida, só hoje soube das estatísticas da partida, e tive agora uma “grande surpresa” no programa Trio de Ataque!
A estatística do jogo é extremamente equilibrada, com as equipas a EMPATAREM praticamente em todos os aspectos, a saber:
- Posse de bola
- Remates
- Remateis direccionados à baliza
- Remates Perigosos
- Livres
- Livres Perigosos
- Cantos
- Passes de ruptura
- Perdas de bola
- Recuperações
Apenas num aspecto não foi equilibrado: nos cruzamentos, onde o Sporting efectuou muito mais.
Decompondo as estatísticas, conclui-se que a 1ª Parte foi de domínio Portista e a 2ª Sportinguista.
E vocês, estavam à espera destes dados estatísticos?

Mitico disse...

Boa tarde a todos

FC PORTO 1 Sporting 0

Abraço a todos

PS:
Colega ppa

Bem vindo a este blog.
Num torneio de verão, em que entrei este verão, mandamos 4 bolas ao ferro num só jogo... e perdemos por 5-4!!!

Portanto penso que a estatistica principal do futebol chama-se VENCER!

Mitico disse...

Entretanto a palhaçada na FPF continua...

Gilberto Madail vê Pepe com bons olhos na Selecção!!!

Gilberto Madaíl confirmou hoje a pré-convocatória do central luso-brasileiro Pepe para os próximos dois compromissos da Selecção Nacional, com a Sérvia e Polónia, de apuramento para o Euro'2008.

Andamos a brincar?????

Mitico disse...

Mas ainda falando do classico...

Bom, vou só lavar os dentes e ja volto para comentar!!! :)

3...
2...
1...

FC PORTO 1 Sporting 0!

ps: Curioso que para el pirata, ppa e para a maioria dos portugueses, quaresma era expulso. Trata-se de uma entrada durissima para vermelho.

E o que fez Polga no ano passado a Pepe? Como entrou o pezinho da pulguinha?

E esta heim?

El Pirata disse...

Nao ha volta a dar mitico, da mesma maneira que vós vos agarraste a um lance na supertaça, em que a bola até ia sair do campo e toca no braço do tonel (ou o tonel toca na bola...) e justificaste a derrota com isso, parece-me mais evidente que tudo foi muito bem compensado! Senao vejemos, dessa vez o golo de Izmailov (o tal que deixou tamanha azia no Cubano Ramos que até o considera um pessimo jogador... assim ao nivel do Jorginho ou Postiga...) foi limpinho! Foi o do Porto desta vez? Nao!

E, convenhamos, jogar sem Quaresma ja é dificil para o POrto, jogar sem Quaresma e so com 10 ainda mais seria! Mitico, a vitoria ja ninguem vos tira, mas fica aqui o primeiro grave caso do campeonato, e como o mesmo se deverá decidir por 1, 2 ou 3 pontos de diferença, compreendes seguramente os motivos de irritaçao leoninos. E, como muito bem destacou o ppa, em termos estatisticos tudo encaminhava pro empate! Só que jogar com 50.000 contra 11 ainda era equilibrado, mas 50.001 faz toda a diferença!

El Pirata disse...

Pedro Proença é um sujeito arrogante, deve ser a mania de ser gestor de empresas que lhe sobe à cabeça, ou entao é o gel que ele usa abundantemente que ja estará fora do prazo. O que nao quer dizer que seja mau arbitro. Em Portugal poucos escapam, e errar é humano (afinal eu no estadio fiquei com duvidas nos dois lances polemicos, muito embora nao estivesse tao bem colocado como o arbitro!) como todos sabemos.


Mas tambem é humano e sinal de caracter e grandeza reconhecer quando se erra. Proença mantem a tese que fez tudo bem. Ora, se assim é, mesmo depois de ver os lances repetidos na tv, que conclusao se tira sobre Proença? Em Inglaterra NUNCA deixariam um arbitro prestar tao fraca figura como esta que Proença prestou à arbitragem mas sobretudo ao futebol portugues! Lá, por menos como no lance do pseudo penalti no jogo Liverpool vs Chelsea, o arbitro foi realmente obrigado a pedir desculpa pelo seu erro e sofreu o respectivo castigo.

Por cá tudo bem, obrigado. Alem de nao ser castigado ainda teve o desplante de fazer de burros e cegos todos os que viram e reviram os lances. Enfim, Vitor Pereira, pensei que eras o tal que ia pôr a arbitragem em ordem mas afinal Coroado tinha razão. Next!

Anónimo disse...

Após ler calmamente a crónica do inflitrado, que pelos vistos desta vez adquiriu um bilhete ou pelo menos não o adquiriu a individuos com os amigos doentes, após ter lido todos os posts e todas as considerações aqui descritas relativamente à arbritagem vou também dar a minha opinião.

Utilizando a linguagem tipica do pirata, começo a minha crónica da seguinte maneira.

Chegamos ao estádio, como normalmente, sem dar aquela atmosfera de jogo grande. Com efeito, os jogos com o Sporting começam a parecer-se mais com um jogo contra o Vilanovense mas sobre isso não me quero alongar muito.

Entramos no estádio e aguardamos. O primeiro espectáculo ocorre com a coreografia do C95. Sem dúvida a abrilhantar a festa, para quem chegou atrasado perdeu uma bonita manisfestação.

Eis que de repente, um grupo de babuinos trogloditas (reparem, é aqui que entra a linguagem À pirata) que ainda antes da equipa entrar em campo não quiseram participar da festa do futebol e começaram a tentar destruir uma parte da coreografia preparada.

Deve ser a tal cultura diferente de que falam.


Falando do jogo em si, cada um diz o que quiser pois uns vêm-no com óculos verdes e outros com óculos azuis. A única e verdadeira diferença é que enquanto os de óculos verdes andam para aí a chorar baba e ranho e catotas pelo nariz em como os óculos deles são tranparentes outros assumem que os óculos são azuis.

Deve ser da tal cultura diferente de que falam.


Enquanto uns vêm um lance do tarik, outros vêm dois lances seguidos em que um a bola passa em fente à baliza e noutro o Lucho falha o remate com a baliza aberta.

Ainda antes da bola no ferro, outro lance do tarik com um toque subtil na área. Eu assumo que vi todos estes lances com óculos azuis.

Na segunda parte, a perder, o SCP teria de vir para cima do FCP. Mas ainda me lembro de mais oportunidades do Porto do que o SCP. Vamos a ver, remate de longe do Postiga com boa intervenção do GR leonino, contra ataque concluido por Meireles com bola apassar ao lado.

Mas enfim, deve ser dos óculos...

Ou então é da tal cultura diferente de que falam.

Em relação ao homem do apito, não percebo com oé que os apoiantes do clube da cultura diferente não dão sequer o beneficio ao mesmo já que o treinador berrou a dizer ao GR para chutar a bola, só falta virem agora dizer que foi premonição...

Para mim, e talvez para quem já jogou futebol pelo menos uma vez na vida, é um atraso claro.

Em relação a outros lances, quando vi o do Quaresma no estádio, deu-me a sensação que ele jogou a bola, visto que ficou com ela, e só depois tocou o jogador, mais ao menos como os estrebuchados verdes dizem que o MV fez antes do fim da primeira parte.

Também não percebo como é que duas entradas do Liedson ao GR do Porto, a segunda em que o agarra nem sequer valem amarelo, assim como as constantes faltas do Abel sobre o Quaresma e do Tonel sobre o Lisandro.

Mas enfim, eu vejo tudo azul, os outros vêm com óculos transparentes, é uma questão de cultura.

Anónimo disse...

Eu passo-me da cabeça com isto...
Na supertaça em leiria o FCPorto enviou 3 bolas ao poste e foi claramente e repito CLARAMENTE prejudicado numa grande penalidade e perdeu o jogo!!!! Izmaelov veio para a ribalta do futebol portugues...tenho a certeza que 70% das pessoas que dizem que o izmaelov é bom jogador, nem sabiam onde ele jogava, marcou um golão ao porto (a unica coisa que fez durante 90min) e já é um grande jogador (para mim o vukcevic parece-me melhor)...
Mas, passando ao jogo do dragão...acho que o FCporto foi claramente superior na primeira parte, na segunda parte ouve equilibrio com o recuo natural (infelizmente) do porto após o golo limpo que marcou!!!

Golo limpo porque????
Polga (unico campeão do mundo a actuar em portugal) corta a bola INTENCIONALMENTE para tonel, este senhor do lance deixa a bola ir até ao seu guarda redes que agarra a bola!!!

Pergunta: um jogador do sporting corta uma bola deliberadamente e intencionalmente para outro jogador do sporting???
Resposta: Corta!!!!!!!!!

Pergunta: esse jogador que tinha o controle total do lance deixa a bola ir para o seu guarda redes, significando assim que depois de um corte intencional e deliberado para esse mesmo jogador, o sporting tinha claramente posse de bola intencionalmente, certo???
Resposta: certo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pergunta: Quando uma equipa tem a posse de bola intencional e deliberada se o guarda redes dessa mesma equipa tocar a bola com as mãos sem que qualquer jogador de outra equipa, incluindo a equipa de arbitagem, toque na bola é ou não é falta???????
Resposta: É!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pergunta: O raul meireles jogador do futebol clubde do Porto tem limite de velocidade nos remates que faz????
Resposta: NAO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Pergunta: Existem sportinguistas com duvidas???
Resposta: Só se forem duvidas acerca das suas preferencias sexuais!!!!

Pergunta: O ricardo não era o melhor guarda redes do mundo???????????????????
Resposta: O do sporting é que defende...é muito melhor do que o ricardo!!!

Muitas vezes digo que tenho vergonha de ser portugues...mas maior parte das vezes sinto-me feliz por ser portugues e por ter "pessoas" (sportinguistas e benfiquistas)que me fazem rir!!!!!!!!!

El Pirata disse...

Vamos por partes:

Ivo, se ja foste a Alvalade e se ficasses no meio dos sportinguistas, provavelmente nao fugirias ao que eu escrevi. É que eu nao vi, da parte do Sporting, entradas à Quaresma nem cotoveladas à P.Emanuel nem coices à Bosingwa. E garanto que tu, mesmo de oculos azuis, tambem nao viste. As coisas sao como sao, em termos disciplinares foi uma panelinhas esta arbitragem, nao ha como nega-lo


O ponto 2 tem a ver com as oportunidades. Eu dou de barato que o Porto teve mais fio de jogo atacante na primeira parte, podia e nao seria escandalo nenhum que chegasse ao intervalo a vencer. Nao por 2 ou 3 a zero, mas com a vantagem minima. Mas como o ppa ja muito bem realçou, um jogo tem 90 minutos e o equilibrio em todas as estatisticas é notorio. Nao sei onde estao os meus oculos verdes, os outros estao aqui em frente ao nariz mas nao me parece que estejam sujos.


O ponto 3 dividirá sportinguistas e portistas. É atraso ou corte? Nao ha um sportinguista que nao tenha tido a mesma expressao facial que a de Paulo Bento e isso é obvio... é como fazer um corte de carrinho dentro da area, ate pode ser impecavel mas ha sempre o risco do arbitro ver penalti! Ou seja, nao vale a pena arriscar e nisso ja conhecemos todos muito bem como funciona Paulo Bento: tudo pelo seguro! O que por vezes ate me irrita. E quero aqui realçar o caracter de um miudo de 21 anos, curiosamente capitao do Sporting, Joao Moutinho: " se fosse eu agarrava a bola"! E é assim mesmo, Polga nunca teria desistido do corpo a corpo com Postiga se nao soubesse que o corte nao tivesse no raio de acçao de Tonel. Este Tonel deixa a bola para si direccionada passar para trás... que pena nao existirem atras de Tonel ainda uns 234 jogadores do sporting... será que se todos deixassem passar a bola ate Stoijkovic... era atraso? Fiquem com a vossa opiniao, respeito-a como sempre respeitei a opiniao dos colegas de blog, mas nao posso de forma alguma trair aquilo que penso. E depois quero crer que os 2 milhoes de sportinguistas por esse mundo fora ja jogaram, pelo menos uma vez na vida, futebol :)

PS:

O jogo com o Sporting faz lembrar um com o Vilanovense talvez porque o autocarro do Sporting, ao fazer a volta ao estadio, nao é apedrejado e os seus elementos insultados, criando-se logo ali uma animaçao que de interessante tem pouco ou nada. Mas talvez seja isso que alguns portistas sintam a falta, a intimidaçao dos adversarios. Ja bem basta a que fizeram ao arbitro, ainda queriam pôr os bebes de alvalade a chorar?...

El Pirata disse...

E Liedson fez o quê????? Opah, nao digas isso que te fica mal! Helton passou o jogo todo a ser apupado pelos proprios adeptos que nao admitem que perca tanto tempo a repor a bola em jogo e na parte final do jogo procurou sempre os contactos para se atirar pro chao para queimar tempo! Ou nao foi evidente o tempo perdido pelo porto nos ultimos 20 minutos e sobretudo nos descontos? É sinal que o Sporting impoe respeito, concerteza ate devia agradecer tanto anti jogo...

El Pirata disse...

Autor, se um passe é feito DELIBERADAMENTE (a palavra que aqui está em causa e que serve pros portistas serem amigos do Proença desde pequeninos, ainda vai ser escolhido para arbitrar o jogo de inauguraçao do Caixinha de fosforos) para um jogador do Sporting e se esse jogador nao tocar na bola porque assim nao o pretende... nao é a intençao de quem faz o passe (ou seja, o jogador que tocou na bola inicialmente, O UNICO JOGADOR QUE TOCOU NA BOLA) que conta? Ou seja, Polga passa a Tonel, ponto final! Polga nao passa a Stoijkovic. Polga nao faz atraso! Se alguem me disser que simulaçao de tocar na bola é equivalente a tocar nela e mete-la no guarda redes eu digo que esse alguem anda a comer chocapic estragado. So pode, nao vou assumir que seja fanatico e ceguinho, ate porque nao tenho provas medicas!

E, repito, nem me interessa saber se o passe é ou nao deliberado por uma razao muito simples: para mim NEM SEQUER É PASSE MAS ROUBO DE BOLA! E, MESMO QUE ENTENDA A VOSSA TEORIA DO PASSE, NUNCA DARIA PARA ACEITAR A TEORIA DO PASSE DELIBERADO!


Corte? Nao
Passe para Tonel? Nao
Passe nao intencional para Stoijovic? Nao
Atraso deliberado para Stoijkovic agarrar a bola e permitir desta forma ao Porto ganhar um jogo que doutra forma nao ganharia? Se for portista ja saberá a resposta...

El Pirata disse...

Nao deixa de ser curioso a opiniao do Joao Querido Manhoso sobre o lance: para ele é atraso e deliberado! Para quem costuma viajar com o Benfica de aviao com despesas pagas nao é dificil perceber qual o seu clube. E só vem mostrar aos portistas que os benfiquistas, pelo menos os originais, ou seja, os a sul da ponte de Arrabida, preferem de longe ver o Porto ganhar do que ver o Sporting! E isso mesmo ficou evidente ontem na transmissao do Copenhaga vs Benfica (que nao deu goleada pro Copenhaga por mero acaso...), quando o mesmo Manhoso gritou a plenos pulmoes que o Miguel Vitor nao fez penalti e o avançado da equipa dinamarquesa deveria ter visto amarelo por simulaçao...


Engraçado, na altura pensei que era o unico que tinha visto o puxao de camisola, mas afinal parece mesmo que ficou um penalti e uma expulsao por marcar. Muito bem Manhoso, é esta a isençao de analise que todos gostamos de ver em pessoas que sao pagas para botar discurso isentamente. Agora ainda mais consciente fico que de atraso so se pode falar na mentalidade de alguns que desejam ganhar contra tudo e contra todos e de qualquer maneira! A cultura leonina é, d facto, diferente. E todos nos orgulhamos disso, obrigado.