Redes Social

quinta-feira, 2 de março de 2006

Peseiro, o chorão!


.
José Peseiro insiste na teoria da conspiração em relação à sua saída do Sporting. Não é capaz de admitir que ter fracassado na conquista dos títulos na época de 2004/05, e de ter hipotecado a entrada na CL, bem como somar 3 derrotas na Superliga de 2005/06, em 7 jornadas, juntando a isso a precoce eliminação da taça UEFA às mãos de uns suecos semi-amadores são motivos mais que suficientes. Não, nada disto é responsável pela demissão! São as intrigas e as perseguições imaginárias.
.
Tive uma relação de amor-odio em relação ao ex-treinador leonino. Confesso que não apreciei a sua contratação, que os primeiros seis meses foram muito fracos, mas confesso que o futebol praticado entre Fevereiro e Maio, a espaços, era fabuloso! Conseguiu levar a equipa às portas do Céu, mas foi incapaz de as levar a atravessar o portão celestial. Mas pior do que isso, é nunca ter controlado os jogadores, deixando que os mais influentes o humilhassem perante todos os outros e inclusive deixando que isso passasse para a comunicação social, enfraquecendo a sua imagem de líder perante os adeptos. Um líder nunca pode dar sinal de fraqueza. Nunca! Pode ser um incapaz mas tem de saber mostrar convicção e forte determinação. Pode ser posto em causa por todos menos pelos seus subordinados. Se assim for, o sucesso, mesmo que por linhas tortas, poderá ser alcançado. De outra forma, por muito talento que se tenha, por muita sabedoria que se possua, o sucesso poderá estar irremediavelmente hipotecado.Jogadores como Polga, Rochemback, Liedson, Pedro Barbosa, entre outros menos influentes, abusaram sistematicamente da autoridade do treinador. A tudo Peseiro assobiava e tentava levar o barco a bom porto. E esteve perto de o conseguir, é bom recordar, sobretudo a perda do campeonato deve-se mais aos árbitros pró-benfica que outra coisa qualquer mas, contas feitas, Peseiro não ficou bem na fotografia.
.
Para a época 2005/06, Peseiro, com poderes reforçados, opta por livrar-se de alguns potenciais problemas, entre eles Rui Jorge, Pedro Barbosa e Rochemback, sem nunca ser cristalino e coerente nas razoes apresentadas. Mais valia ter sido homem e ter assumido que esses mesmos jogadores eram potenciais destabilizadores. Peseiro construiu o plantel que bem entendeu, foi obcecado por Wender para depois não apostar nele, assim como em João Alves, que chegou a colocar a defesa direito, e fracassou! Não podia apresentar a mesma desculpa que não conhecia a equipa, o que o salvou na época anterior. Foi demitido porque foi incompetente. E isso basta. Até pode vir a ser um excelente treinador, mas não será com a constante mania de perseguição. Está a deixar uma péssima imagem para todos os futuros empregadores. Ninguém quer um chorão.
.
E, já agora, peguemos no Paulo Bento. Sem currículo e experiência, e ainda com o problema moral de ter amigos no plantel, que jogaram com ele, não teve problemas em impor a sua autoridade. Com ele Liedson amansou, com ele Polga e Deivid puseram-se no respectivo lugar, com ele Beto, antigo companheiro, foi recambiado por falta de ambição e comodismo, e com ele Carlos Martins, outro ex. colega, não pisa em ramo verde! É um disciplinador e tem o respeito dos jogadores. Ou pelo menos daqueles que querem fazer carreira no clube. Prescindiu de Liedson na difícil deslocação ás Antas, devido a uma atitude do brasileiro que pareceu mesmo pura provocação para saber até onde poderia esticar a corda. A verdade é que o Sporting foi empatar ao Porto, com uma exibição segura, embora notando-se que com Liedson poderia ter ganho o jogo. Não ganhou o jogo mas ganhou uma equipa com essa atitude. Relembrar que Peseiro, no ano anterior e perante um Porto que tremia nos jogos caseiros, foi humilhado com um 3-0! Grande diferença.
.
Mas não foi a única. Ninguém esquece a atitude cobarde de Peseiro no jogo do título, na Luz, da época passada. Com muito mais futebol que o Benfica, Peseiro optou por jogar para o empate. Já nesta época Paulo Bento deu uma lição de futebol em pleno estádio da Luz. E com uma equipa teoricamente inferior. Só por estes dois últimos exemplos já se justificaria a troca de treinador. Mas toda a choraminguice de Peseiro só vem provar que a medida tomada pelo Sporting foi realmente a melhor. Ninguém gosta de chorões.

6 comentários:

Mitico disse...

Peseiro era genial...

Não tenho duvidas que com ele o FC PORTO era Campeao Europeu de novo!

Abraço a todos

PS: Maldita azia que teima em não se ir embora!!!!

El Pirata disse...

Inquisição, ver o sporting com menos um titulo nacional e sem uma taça uefa, por incapacidade daquele individuo em disciplinar os seus subordinados... custa um bocado!

Agora experimenta juntar a isso ouvir esse mesmo sujeito queixar-se de perseguições quando deveria era andar à procura de fazer pela vida, como fez Mourinho quando foi corrido pelo Benfica, e provar a todos os sportinguistas que estavamos errados, isso sim, era de Homem.

Peseiro nao para de me desiludir. E isso merece o post.

Ramos disse...

El Pirata

Sempre coerente com as suas afirmações.

Ontem era o maior, hoje é o pior à face da terra.

É a vida......

Anónimo disse...

Peseiro é um treinador banal...

El Pirata disse...

rui ramos, se recuares no tempo do blog, vais ver que muita coisa escrevi contra o Peseiro, embora tenha dado o braço a torcer depois de ver que conseguiu obter alguns bons resultados. Mas nao fiquei triste pela sua saída. Mas tambem só os burros é que nao mudam, e eu sei reconhecer valor a quem o tem.

Nao desejei Mourinho no Sporting na altura da rabula da sua saida do benfica mas hoje sou homem suficiente para reconhecer que estava errado. Espero que Peseiro tenha muito sucesso no futuro para que eu reconheça novamente estar errado, mas por agora ele nao passa de um morcao chorao. E invejoso, ja que parece desejar o insucesso de Paulo Bento, tantas sao as suas (vãs) tentativas de desestabilização!

El Pirata disse...

Inquisição, eu nunca concordei com a compra de Wender. E nem preciso de recuar até aos posts de Agosto para ter total convicção no que digo! Wender tem 30 anos e nao vale muito, e vale ainda menos se jogar sob pressao, tal como Jorginho no Porto. Excelentes jogadores sem duvida alguma, mas para Braga e Setubal, respectivamente.

E insisto na ideia que Joao Alves pode servir para alguma coisa. Agora que ele nao vale os 5 milhoes de euros quen o vosso alucinado presidente deseja... isso é obvio! Alias, nao vale ele nem o Luis Loureiro nem o Cicero! O Braga tem feito excelentes vendas porque quem compra julga que esses jogadores estam habituados às lutas pelos titulos, e afinal compram gato por lebre!


O unico bracarense que de facto, nos ultimos anos, provou ter categoria para piar do topo do poleiro foi o Tiago. Todos os outros sao galinaceos habituados a rondar o poleiro mas sem categoria para nele se sentarem. É uma boa fabrica de galinhas o Sp. Braga mas por lá nao cantam galos. E brevemente a magia de Antonio Salvador, de vernder galinha por galo, vai acabar. Espero que os do meu clube deem valor aos seus garnizés, que embora jovens, ja cantam de galo.