Redes Social

segunda-feira, 6 de março de 2006

Liga BetandWin - 25ª Jornada


O jogo da jornada, para variar, não envolvia nenhuma equipa do trio habitual. No Bessa, Boavista e Braga candidataram-se a um lugar de destaque na classificação, que passará sempre, pelo menos, pelo segundo lugar, que dá entrada directa na CL. É o minimo que se pede a duas equipas que estão a fazer campeonatos distintos, com Braga sempre no grupo de comando do pelotão e Boavista a fazer uma corrida detrás para a frente, encontrando-se ambos separados por 3 pontos, a 9 jornadas do final do campeonato. E se é verdade que o jogo prometia espectáculo, tal não se confirmou. Jesualdo Ferreira é um teinador meticuloso que aposta quase sempre pelo seguro, sobretudo quando joga fora e Carlos Brito, mesmo vindo de uma serie fantastica de 7 vitorias consecutivas, rendeu-se à ditadura do pontinho, quando Cadu foi expulso. Apesar de tudo o Boavista ainda teve a melhor oportunidade para marcar, com Paulo Santos a brilhar e ainda deu para termos a noção que João Tomás, claramente, não é jogador para a selecção portuguesa. É um jogador interessante para o Braga que, diga-se, já teve bem melhores, mas falhar as poucas oportunidades que dispõe, por falta de jeito para dominar uma bola e falta de jeito para a rematar, diz tudo! Alias, o “Jardel de Coimbra”que, jamais esqueci, considerava a ida de Jardel para o Benfica era um disparate porque ele e o Pierre chegavam e sobravam (ao que chega a falta de modestia deste moço que em 8 anos de carreira ainda não marcou os golos que Jardel marcou no ano do titulo leonino…), é perito em arranjar novas expressões artisticas à expressão “tosco da bola”! Empate no Bessa perfeitamente aceitável perante o que se passou. E mais uma vez o Braga foi incapaz de tirar partido de um jogo onde tem, durante largos minutos, vantagem numerica. A lição de Barcelos não foi bem aprendida.

Rumando à Amadora. Não restam duvidas que o Benfica é a equipa que nos ultimos 18 meses mais beneficia das más arbitragens. Mas tambem toda a gente teve a clara noção que a estadia de Paulo Machado (emprestado pelo FCP) em campo, por mais do que 2 minutos, foi um excelente presente do arbitro tripeiro Paulo Costa. Se no tal dicionário a palavra tosco merecia a foto do João Tomás ao lado, já a palavra brutalidade tem a carinha do Machado bem estampada. A perna do Petit não partiu porque simplesmente não calhou! Já vi muitas entradas feias no futebol, mas esta vai para o primeiro lugar, ex-aqueo com a que Roy Keane lesionou Haaland, do Leeds United, lesão essa que o impede de levar uma vida normal. Paulo Machado, não sei com que interesses e a mando de quem, portou-se como um selvagem, e esses já deveriam estar extintos ou entao num jardim zoologico qualquer. E, por favor, não a comparem com qualquer entrada faltosa recente de Leo ou Petit, respeitem a inteligencia dos não-portistas.

Quanto ao jogo, foi obvio que aquele não era o mesmo Estrela que derrotou Porto e Sporting. E isto simplesmente porque Manu, de longe o craque da equipa, arrastou-se em campo. E o falhanço, aos pés de Moretto, é um insulto a todos os portugueses. Se Maciel não jogou contra o Porto para não fazer estas figuras, entao fez muito bem. Mais uma vez estamos na presença de outro selvagem, este torrado, que deveria igualmente estar enfiado numa jaula. Não se arranja nada pro Paulo Machado e pro Manu lá no Zoo de Lisboa? Fiquei enojado com a atitude destes dois. O Benfica, mesmo indo contra o pedido do treinador, jogou com a cabeça em Liverpool e venceu, mesmo assim com justiça, perante um adversario que se limitou a defender, e mesmo assim mal.

Nas Antas, e para surpresa geral, o Porto ganhou, jogou bem e, pasme-se, marcou 3 golos! Fiquei foi com a impressão que o pessoal da Madeira pensa que no “Contenante” ainda é Carnaval. Vai daí Manuel Machado e sus muchachos mascararam-se de equipa de ataque e deram todo o flanco para o Porto lançar, a seu bel-prazer, os seus atacantes nas costas dos defesas alvi-negros. Para quem como eu viu os jogos do Nacional na Luz (campeonato e taça) e em Alvalade, onde a equipa madeirense jogou com 11 atrás da linha da bola, sempre pronta para contra ataques mortiferos e jogando sempre na queima de tempo, fiquei surpreendido com tamanha atitude de, como dizem os brasucas, babaca! Ou então não, já que o Alves da Madeira disse, há uns tempos atras, que o Porto não era do seu campeonato. Ora, como não é do seu campeonato, nada como adoptar uma tactica de jogo treino, sem marcaçõs e de peito feito. Bonito para os espectadores pagantes, para os borlistas e para todos os que não são adeptos de Sporting e Benfica. Esses, digo eu, devem ter ficado com toda a sensação de fraude. Mas, tal como no caso do Apito Dourado que absolveu o Alves da Madeira de corrupção activa do arbitro do Nacional-Benfica de há dois anos por… falta de provas, tambem neste caso nunca existirão… provas! Só aquelas que todos vimos. E, naturalmente, sei que os portistas não viram nada, como tal façam o favor de seguir para o proximo paragrafo, esqueçam que isto está aque escrito… o ceu é azul, a Terra é redonda e Pinto da Costa é um santinho (só lhe faltam as asas).

O jogo do Porto teve ainda a curiosidade de vermos o Maradona, versão tostada. Aguardei uns dez meses por este momento. Com o resultado feito e um adversario meiguinho, acreditei piamente que ia ficar deslumbrado! Para já lamento a ausencia das trancinhas, até já tinha o Best of do Bob Marley na aparelhagem para acompanhar o Anderson ao ritmo da musica. Espero receber um mail com uma campanha do estilo “Deixem o Anderson jogar de trancinhas”. De resto vi que o petiz sabe jogar aos ressaltos de bola nas pernas adversarias e vi que tem boa pontaria para acertar nas pernas do guarda redes. Não é qualquer um que, perante a possibilidade de acertar numa baliza, enorme, ou mesmo num dos postes, tem a qualidade técnica para acertar precisamente na biqueira da chuteira do GR. É de craque!

Quanto ao Sporting. Teve azar, não lhe saiu na rifa uma equipa virada para o ataque. Pelo contrario, o Gil Vicente apostou tudo na defesa do empate, tanto mais que apenas uma vez acertou na baliza de Ricardo, e no total fez dois remates dignos desse nome. Naturalmente que perante este cenario, e sabendo que o Sporting não teve a felicidade de marcar nos primeiros vinte minutos e assim derrubar o muro do castelo barcelense, teria de ser com muita persistencia e alguma prudencia o jogo leonino. Se é bem verdade que faltou acutilancia ao ataque, tambem é bom não esquecer que este Sporting está muito mais concentrado nos aspectos defensivos. E, se é verdade que atacando em força poderia ter massacrado o Gil, tambem é certo que com essa atitude a sua defesa poderia ver-se confrontada com situações de desvantagem numerica. Paulo Bento jogou sempre pelo seguro, mesmo que isso tenha implicado um jogo por vezes mal jogado, mas a verdade é que este Sporting não sofre golos nesta segunda volta (tirando os penalties…). Se uma equipa só vence os jogos marcando golos, tambem é sabido que os campeonatos ganham-se na defesa. Perguntem ao Mourinho. E parabens ao Carlos Freitas pelos reforços de inverno. Foi, realmente, cada tiro cada melro! Competência que Peseiro contesta. Cala-te chorão!

Já agora, para acabar, e por falar em Mourinho, mais uma vez os selvagens catalães têm atitudes improprias para com um portugues. Até quando continuarei a ler e ouvir elogios a esses idiotas? Sou anti-catalão confesso! E festejarei qualquer derrota que esse clube sofra, nem que isso implique festejar golos do Benfica ou Porto. Força Chelsea!

PS:

O Guimarães mantem-se na zona de descida. A diferença é que agora está a apenas 3 pontos do 9º lugar! Quem viu a equipa a 6 pontos da linha de agua há apenas 3 jornadas não pode deixar de tecer elogios à equipa. Finalmente a força e talento dos seus jogadores estão a beneficiar a equipa, a ponto desta praticar o melhor futebol do ultimo mês em Portugal. Só que o campeonato não é uma prova mensal, é uma prova de regularidade e apesar do “titulo de campeao do mês de fevereiro”, o Guimarães nada conquistou e ainda desceria de divisao, se a prova acabasse hoje. O maior elogio que lhes posso fazer é lamentar o facto do meu Sporting ter ainda que se deslocar à cidade berço! Ah, e já agora, que grande jogador é Saganowski! Liedson é de outro patamar, mas tirando o levezinho não há equipa que possa dizer que tem um ponta de lança melhor que este polaco. Muito bom mesmo e, seguramente, mais barato que meio João Alves ou um Wender inteiro! Á atenção de quem manda e tem juizo em Alvalade…

30 comentários:

André Kaustico disse...

Amigo pirata, já pareces um benfiquista a falar. Para ti o sporting é o melhor, o glorioso, tudo o que fez bem fez muito bem e tudo o que fez mal foi irrelevante. Teve todo o merito e os adversarios nao tiverem nenhum demerito, ao contrario dos outros grandes, que só ganharam por demerito terceiro.

O Nacionalç jogou muito defensivamente. Tu, do teu quadrado que tens na sala, e com os comentadores benfiquistas pode-te ter parecido isso, mas eu com a minha vista panoramica via um nacional com pelo menos 10 homens atras da bola. O FC Porto segurou o meio campo e encostou o nacional lá atrás. Adrianse ainda não reparou que quando se passa o meio campo, a defesa treme por todo o lado. mas os burros são assim. De resto o porto provou que sabe ganhar e jogar bem sem quaresma brilhar. McCarthy mostrou que quando pode e quer é o melhor ponta-de-lança a jogar no campeonato, ao contrario do que dizem alguns que até se proclamam parciais. Lucho e Pepe tambem brilharam. Meireles e Chech estiveram bem, sendo este ultimo um grande jogador que não entendo como não joga mais vezes. O Porto provou que tem melhor equipa que qualquer outra neste campeonato, quando se encontra na maxima força.
Quanto a anderson, deu boas indicações, e não falo do lance do quase golo, falo dos 15 minutos mais descontos que ele jogou. Pode vir a ser um grande jogador

El Pirata disse...

Meu caro Kaustico :)

O que dizes é mentira :)

Eu nao tenho é mais espaço no post depois de dizer mal dos outros e bem do sporting ;)

eu aproveito aqui o espaço dos comentarios para dizer o que de mal se passou em Alvalade.

Logicamente que o Gil tem merito no anti jogo que fez. Pertencia ao Sporting a obrigação de chegar à vitoria e fe-lo sem interferencias arbitrais. O que é sempre bom de realçar. Agora, jogou bem? Meu amigo, e o que é isso de jogar bem? É fazer o mesmo que o Sporting de Peseiro e vencer o campeonato? Ah, se é isso entao jogou realmente mal! Mas que me recorde o Sporting da epoca passada, por muito que me tenha agradado, nada venceu! E este será já o 4º ano de seca.

Dito isto é facil concluir que tanto eu como a maior parte dos adeptos leoninos desejam, antes de mais, o titulo! Depois, se houver tempo, boas exibições. Paulo Bento terá a proxima epoca para pôr a equipa a jogar bom futebol. Para já, com um plantel remediado e enxovalhado pela maior parte dos analistas ainda a epoca nem a meio ia, luta pelo titulo! Sem ajudas arbitrais e sem craques mundiais sub-17, sub-21 ou sub36 (Baia).

El Pirata disse...

E naturalmente que nao me agradou a pessima exibição de Douala, culpa de quem lhe fez crer que era craque de nivel mundial! Está a leguas do que fez a epoca passada e por mim era ja encostado. Mais vale dar espaço ao David Caiado ou ao Fabio Paim, dos juniores.

Outro que anda a descarrilar, e sab-se lá porquê, é o Carlos Martins. Parece que nao simpatiza com a equipa medica, e eu até concordo com ele. Mas andar a consultar medicos sem consentimento e conhecimento de Paulo Bento nao é correcto. Espero que o problema seja só esse, uma vez que Martins faz falta à equipa. Mas, como Paulo Bento ja demonstrou, falta fazem aqueles que querem lutar pelo titulo. Os que lá andam a valorizar-se e a pensar unicamente no seu umbigo, alem de nao fazerem falta têm de ser afastados, quais ervas daninhas, que podem por em causa a uniao entre os jogadores e a equipa tecnica

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Manu atrasou a bola a Moretto e este agarrou o esferico... logo devia ter sido assinalado livre indirecto!!!!

Paulo Costa simulou e Robert marcou...

O futebol é simples!

No Dragão mais uma vez o FC PORTO a ser beneficiado. Os penalty's a ser golos certos, pelas minhas contas o Nacional vencia por 3-4!
Ficou por assinalar cartoes amarelos a quase todos os jogadores do FC PORTO e uma multa e castigo ao Sr Adrianse pois ele disse: " É falta! No lance de Benny dentro da area!"
Mais um escandalo no Dragão!

Quanto ao sporting ...jogo muito fraco com Koke a marcar!

Abraço a todos

El Pirata disse...

oh mitico, explica-me lá essa do...


"Paulo Costa simulou e Robert marcou..."

Confesso que nao apanhei essa...

Mitico disse...

No primeiro golo, o jogador encarnado marca o canto, paulo costa simula deixa passar o esfrico e robert marca o golo do empate! Que grande jogo de equipa! Excelente lance estudado!
Bom trabalho de casa!!

Quanto à entrada de Paulo Machado... apenas fez uma falta petit!
Nada de mais!
Até aos 10minutos tudo se pode fazer... quem nao se lembra de Leo?no estadio da luz? E no fim fartou-se de tirar bolas aos avançados azuis e brancos!

Paulo Machado apenas foi inteligente e jogou com as novas regras da liga de clubes do Veigarista!!!
Mas atenção...
Eu ainda estou em choque porque o tal pit bull viu um amarelo!
Não é o facto positivo da jornada?????

El Pirata disse...

benvistas as coisas, e petit viu amarelo por protestos, nao esquecer, foi mais um jogo em que esse sujeito escapou ao vermelho! Mas tambem nao vamos andar sempre a bater no ceguinho. Nao foi devido a Paulo Costa que o Benfica venceu, axo que estamos todos de acordo.

Mitico disse...

Não concordo!!!

Mitico disse...

Comentadores da TVI

Pensamentos de reflexão:

" Ivanildo começa a ser um jogador competitivo ..."

" Jogadores com a tecnica de Quaresma conseguem colocar a bola no braço no braço do adversário..."

Ramos disse...

Se oPaulo Machado era expulso, então o LEO tambem era??????


Segundo a TVI, essa televisão independente, consegui ver 4 penalty contra o FCP!!!!!!!!!

Mas pior, foi ontem de manha, quando transmitiram em directo a corrida do centenário do benfica...........Um escandalo....


Por isso, apartir de hoje, deixo de assistir a esse canal de TV....

El Pirata disse...

oh rui ramos, e as moranguinhos com açucar, vais deixar de ver esse belo programa ;)

Ramos disse...

Ouve lá, mas tu achas-me com cara de morango????????????????

Isso é como dizer que o benfica ganha pra quarta!!!!!!!!!!!!!!1

Mitico disse...

Pronto rapazes...

Calma! A tvi é inocente e o benfica ganhou limpinho na amadora!!!!

O FC PORTO é que parece que é roubo atras de roubo! Deviam ter no máximo um ou dois pontos na tabela!!!!

Abraço

El Pirata disse...

Ainda vais ficar com cara de morango se o benfica nos surpreender a todos :D

Amigo Mitico, axo k está na hora da medicação ;)

Pedro Morgado disse...

Meu caro,
A única licção que o Braga pode trazer de Barcelos é que os golos em que a bola não entra na baliza podem custar 3 pontos...

El Pirata disse...

nitpicky

eu nao sou jornalista! Sou adepto do Sporting e escrevo como adepto do Sporting! Mas sim, sou de longe, mas mesmo de muito longe, o mais imparcial dos que aqui escrevem!

Falas em 4 penalties. Podes gozar, mas este campeonato o Porto ja teve seguramente 4 lances na sua area de mao na bola e foram marcados zero penalties contra si! A atitude do Nacional, repito, foi de gozo! Viste os jogos do Nacional em Alvalade e na Luz? Se nao viste, entao na sabes do que falo, se viste entao és ainda mais clubista do que pensava! O Nacional fez anti jogo em Lisboa. Nas Antas foi manso. Ou melhor, portou-se decentemente, defendendo obviamente, mas nao tanto como fez noutros sitios. E só assim se percebe como os jogadores portistas surgiram, por tantas vezes, isolados ou perante um ncio defesa. Eu vi o jogo, nao me contaram!

Eu ao Anderson só peço ao mesmo nivel dos elogios de treta com que o rotulam! Se dizem que é o maior... entao que prove! Para ja só balelas! Igual ao que ele fez ou ainda melhor fizeram o Tomané e o David Caiado, num jogo a serio, em Braga, e com o Sporting a perder por 0-2! E cá estou eu a ser clubista novamente não é verdade?...

Mitico disse...

Upsss...

Vou tomar o medicamento para daqui a pouco ver o Barça vs Chelsea!

Abraço a todos

Ramos disse...

Durante hoje, amanha e quinta, não irem assistir a TV portuguesas, Radios portuguesas e ler jornais portugueses. E Porque????

Porque é tudo vermelho.....Porra já estou farto.....

André Kaustico disse...

" Mas sim, sou de longe, mas mesmo de muito longe, o mais imparcial dos que aqui escrevem!"
Nas palavras de um sabio poeta e musico portugues, de seu nome Jorge Palma:"Deixa-me Rir"

El Pirata disse...

Afinal de contas, eu...

- considero o boavista vs braga o jogo da jornada (deve ter agradado o inquisição...)

- digo que o benfica, apesar de tudo, foi a equipa que mereceu vencer, a haver um vencedor...

- escrevo: "Porto ganhou, jogou bem e, pasme-se, marcou 3 golos", ou seja, dou credito aos portistas inchados...

Afinal que mais querem? Eu só queria ver a cronica da jornada escrita pelo bracarense ou por qualquer um portista do blog! Foi clubista? Ah pois foi! Isto aqui nao é a Quinta do Pica Pau Amarelo! Se querem um Sassi recomendo outro tipo pra escrever! Eu sou assim, e se acham que é ridiculo, ora bem, é o que ha!

E agora Kaustico, poe a musica mais alto, que eu tambem gosto da musica desse drogado!

El Pirata disse...

Presumo que tu, Inquisição, leias apenas as linhas pares (ou serao as impares?) do que escrevo.

Ora relê lá com calma:

"O Guimarães mantem-se na zona de descida. A diferença é que agora está a apenas 3 pontos do 9º lugar! Quem viu a equipa a 6 pontos da linha de agua há apenas 3 jornadas não pode deixar de tecer elogios à equipa. Finalmente a força e talento dos seus jogadores estão a beneficiar a equipa, a ponto desta praticar o melhor futebol do ultimo mês em Portugal. Só que o campeonato não é uma prova mensal, é uma prova de regularidade e apesar do “titulo de campeao do mês de fevereiro”, o Guimarães nada conquistou e ainda desceria de divisao, se a prova acabasse hoje. "

Agora compara com o que tu escreves:

"e se eles jogam o melhor futebol da Super Liga , então assinas por baixo a papelada que confirma o ridiculo do que escreves!...Como pode?! Uma equipa que joga no limite da linha d'água"


Diz-me lá tu onde eu dou de barato que o Guimaraes é melhor que o Braga ou está melhor colocado que o Braga?

El Pirata disse...

Quanto ao Joao Tomas e ao Saganowski...

Eu, a escolher um, optaria pelo polaco. E, se bem me recordo, o Joao Tomas foi comprado (?) ao Betis de Sevilla! Por isso nao deve ter sido assim tao barato...

Mas gostos nao se discutem. Se eu tivesse direito a mandar uma ou duas postas de pescada na SAD leonina, as minhas atençoes centravam-se em Saganowski e Benachour no lugar de qualquer jogador braguinha. Até agora, de jeito, só mesmo o suplente, esse tal de Abel. Obrigadinho.

Mitico disse...

O unico sapo que eu conheço é o restaurante onde Jose Veiga é famoso!

Mitico disse...

Quanto ao jogo de ontem...

Mourinho mais uma vez provou que o mérito de ter ganho tudo foi 50% de Jorge Nuno Pinto da Costa!

O dinheiro não é tudo!

Quanto ao jogo de hoje, penso que os primeiros 20 minutos vão decidir o jogo.

Abraço a todos

El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...

se o braga tem 25% do orçamento do sporting (que é de 15 milhoes de euros)... tem entao cerca de 6% do orçamento do FCP (cerca de 60 milhoes de euros).

E se largasses essa costela portista e dissesses estas verdades? Ou ja estás como o Alves da Madeira? O Porto é de outro campeonato? Se estás a tao poucos pontos do Sporting tendo tao pouco dinheiro, imagina entao a tua felicidade depois de eu te dar esta boa nova! E nao é preciso ler jornais para saber algumas coisas basicas.

PS:

Agosto ja lá vai mas lembro-me de ler afirmaçoes sobre o grande esforço financeiro que foi necessario para satisfazer o desejo de Jesualdo em contar com o Tomás! Das duas uma, ou estou a alucinar, ou entao o Tomás veio à pala e recebe comissao no ordenado! De borla nem o sol nasce

André Kaustico disse...

Que conversas estupidas que vão para aqui

O Sporting tem muito mais orçamento que o Braga, no entanto o Braga esteve à frente muito tempo
O Porto tem mais orçamento que qualquer outro clube portugues, no entanto ainda não é campeão
O Chelsea tem muito mais orçamento que o FC Porto, no entanto o mourinho so ganhou competições europeias pelo Porto
O dinheiro não é tudo no futebol
É simples

André Kaustico disse...

Quanto à historia da parcialidade. Acho que sou tão parcial como tu. Dou apenas o braço a torcer na questão do anti-benfiquismo,mas ao menos eu assumo, enquanto tu claramente que preferes o benfica ao meu clube.
Não critico os teus posts, são muito bons e gosto, agora, não são imparciais

El Pirata disse...

Kaustico, muito agradecido :)


Eu nao digo que escrevo imparcialmente, longe disso! Acredito é que consigo dar merito aos adversarios mais vezes do que todos os outros bloguistas juntos :)


PS:

O que escrevo sobre o Benfica Liverpool no post seguinte é prova disso. Dou-lhes merito mas nao total, afinal de contas sou sportinguista e nao preciso de lamber as botas a ninguem. E conheço muito boa gente que até diz amen só pra agradar ao seu superior. O melhor mesmo é ser diplomatico, mas tentar manter, ao maximo, a coluna vertebral intacta. Dignidade acima de tudo.