Redes Social

segunda-feira, 31 de janeiro de 2005

Rescaldo da 19ª Jornada - Tributo ao lider SC Braga

Segunda-feira é sempre o dia ideal para se fazer o balanço da jornada. E após mais uma jornada em que os 3 grandes, para variar, não conseguem vencer simultaneamente, só posso dizer que tal não me espanta. Nem a vitória benfiquista perante um Moreirense a actuar “fora” (engraçado que com o Sporting o Moreirense, Gil Vicente, entre outros que tais não prescindem de actuar nos seus recintos…) pode ser considerado um feito do outro mundo, só com mais ênfase se levarmos em conta que o Benfica esteve 4 meses sem vencer um único encontro fora do seu castelo. E quanto à derrota do FCP não se pode dizer que tal tenha sido surpreendente, mesmo para quem como eu não pôde ver o encontro por se encontrar com uma bela gripe às costas :)

O Braga continua a surpreender-me pela positiva, não tanto pela posição que ocupa na tabela, uma vez que tal é devido sobretudo aos “imensos” pontos desperdiçados pelos 3 grandes cá do burgo, mas devido à forma competitiva com que enfrenta Benfica, Sporting e por duas vezes o Porto (recordar que nesses 4 jogos, conseguiu uma vitoria, 3 empates e apenas 2 golos consentidos, e relembrando que dos 4 jogos, 3 foram nos estádios adversários) e ao futebol bem praticado. Mérito sobretudo do Jesualdo Ferreira que aos 58 anos consegue finalmente a ter direito aos seus 15 minutos de fama… verdade seja dita, e eu até nem o aprecio muito… merece completamente a fama e o sucesso actual… que saiba fazer bom proveito dele!

Quanto ao jogo das Antas, foi evidente que a destruição da equipa campeã europeia (recuso-me a chamar mundial porque derrotar uma equipa da selva colombiana não dá direito a tal cognome, muito menos quando tal “feito” foi conseguido com a actual equipa e treinador… mais palavras para quê) se encontra completa. Os meus parabéns ao Jorge Nuno Pinto da Costa (até faço questão de dizer o nome completo para que não ocorram equívocos) pelo feito. Tanto desejava acabar com o mito Mourinho e com a ideia que todos os títulos conquistados tiveram 75% de mérito único e exclusivo do treinador que agora vai pagar caro tamanha afronta e arrogância. E só mais uma alfinetada se me permitirem: Del Neri não servia, apanhou a AS Roma em lugares de despromoção no campeonato italiano, mas a verdade é que se encontra já a um ponto do ultimo lugar do pódio… afinal o Topo Giggio italiano ainda era capaz de ter sido uma boa aposta… quem sabe :)

Só para acabar, tenho forçosamente de abordar um assunto delicado. Hugo Viana não disputou o encontro desta jornada pelo Sporting porque se encontra castigado por uma agressão que não praticou. Depois de observar a cotovelada de Pedro Emanuel, a entrada “a varrer” de Seitaridis e a monumental agressão e tentativa de cabeçada de Maniche ao árbitro, aguardo ansiosamente pelos castigos. Atenção que não pretendo castigos como aquele que muitos desejaram para JVP quando o mesmo agrediu o árbitro argentino no Mundial de 2002… a agressão brutal de Maniche e a tentativa de cabecear o árbitro não são merecedoras de irradiação mas pelo menos 3 jogos de castigo. Mas vamos a ver…

Por fim quero apenas fazer um comentário a algo que me irritou solenemente no ultimo sábado, e que concerteza foi partilhado por alguns de vocês. Como devem saber o jornal ABOLA comemorou no passado sábado 60 anos de existência e lançou durante a semana canetas grátis tendo o cliente direito a um rádio portátil no sábado, juntamente com o jornal. Palavra de honra que estou-me marimbando pró rádio, de qualidade chinesa e que na loja dos mesmos não valerá mais que 2€, mas o que me mexeu, e com força, nos intestinos foi a pouca vergonhice dos donos de quiosques, papelarias e afins. Então não é que às 8.30h da manhã entro no quiosque em frente de minha casa e o camafeu que está por detrás do balcão me diz com tremenda cara de pau que já tinha vendido tudo?!?! E a cena repete-se em mais de meia dúzia de estabelecimentos. E não foi só no Porto. Nessa mesma tarde, já em Bragança, nem sinal do mesmo, e nem pedindo a amigos em Lisboa e no Porto consegui um único exemplar! Conclusão a tirar: os vendedores de jornais tomam a liberdade de reservar para quem bem entendem e os outros que se lixem! E eu até sou cliente, não diário, mas com grande regularidade. E para acabar em beleza, nada como ver um caramelo à minha frente a pedir o jornal e dizer à mulher: “para amanhã não reserve que não trás nada de borla”! Que reservem para clientes habituais ainda aceito agora fazerem uma pouca-vergonha destas não é correcto num estado de direito! E fico por aqui, indignado mas já mais sossegado.

PS:

Acabo de assistir ao encontro entre o Sporting e o Setúbal. Não vou alongar-me em comentários mas quero apenas deixar bem claro que a jogar desta maneira e com esta entrega ao jogo o Sporting sairá vencedor da Superliga. Umas vezes as bolas entram, outras não, mas verdade seja dita que não há adepto portista ou benfiquista que não veja um jogo do Sporting e não fique com a sensação que viu futebol. Só uma coisa pode impedir a cavalgada triunfal do Sporting e essa coisa de 2 patas e ligeiramente parecida com um ser racional responde pelo nome de Peseiro… já estavam a pensar que iria falar do sistema não? Pois podem estar descansados, tal como eu também estou descansado… com o Apito Dourado a todo o gás o Sistema hibernou :)

Boa semana para todos

3 comentários:

El Pirata disse...

Em primeiro lugar uma correcção: o Boavista não só não ganhou como, com a cagança habitual, conseguiu marcar um golo para lá dos 90 minutos... só que desta vez esse golo só valeu um pontito!

Quanto á minha gripe :) De facto não vi o jogo porque na casa onde me encontrava não dispunha da SportTv e com o frio que faz no Nordeste Português (que com o nordeste brasileiro só tem como semelhança as mininas) não me atrevi a sair de casa. Só que, e como deves saber, a TVI dá um programa sobre a Superliga por volta da meia noite, e foi nesse mesmo programa e observando o resumo alargado que retirei as minhas ideias para o meu comentário. Aliás, quanto à TVI, quero ainda reafirmar o meu espanto pelo facto do programa ter começado ainda antes do horário previsto... deve ter sido pela vitoria benfiquista e o desaire portista... não quiseram fazer esperar os 6 milhões :)

Quanto aos candidatos ao titulo, Porto e Boavista, que consideras como unicos e exclusivos, só posso respeitar a tua opinião, apesar de pensar que provavelmente não serei o unico com alguma temperatura a mais :D


PS:

Vitor Fernandez já foi pregar para outra freguesia. Isto já parece o Preço Certo em Euros... já tou a ver o Fernando Mendes a dizer:

"Zé Couceiro, você é concorrente... venha jogar!"

Agora é imaginar o Couceiro a descer as escadas de braços no ar todo satisfeito pela sorte que lhe calhou na rifa! Falta é saber se ele saberá acertar na montra final... terá ele olho "certo" ou fará ele o mesmo que a cambada de playboy's do balneário tripeiro e ficará mas é de olho na Lenka :)

Não percam os proximos episodios... porque eu tambem NAO ;)

Mitico disse...

Boas noites amigos de blog :)

Quanto à jornada...a unica coisa que tenho a dizer é que ja nao via muita gente a ir ao cafe, ah ja algum tempo :) é optimo isto :) é sinal que essas pessoas estao bem de saude :) mas o facto que mais me surpreendeu é a alegria com que aquelas caras aparecem...!!??!!! Eu penso que muitos deles nao ficariam assim se o seu clube ganhasse qualquer coisita na Europa do futebol, tipo aquele trofeuzito da Amstell Beer...a liga dos campeoes tao a ver???!!??? se calhar enquanto o scp ou o slb deles estivesse a jogar eles estariam a discutir aquela entrada do Jorge Costa, ou aquela frase do Presidente Jorge Nuno, ou o golo que devia ser fora de jogo, etc, etc... MEUS AMIGOS ANTI PORTISTAS DO NORTE...JA NAO VOS VIA DESTE O ANO PASSADO!!! FELIZ ANO NOVO PARA VOCES :) mas aparecam mais vezes ao cafe!!!tenham CORAGEM!!?!

Um abraço a todos

PS: SIM! APESAR DE NOS TENTAREM DESTRUIR ... NUNCA DEIXAREMOS DE SER BI-CAMPEOES NACIONAIS, CAMPEOES EUROPEUS E ACTUAIS CAMPEOES DO MUNDO DE CLUBES :) doa a quem dor...

PS2: Oh Antonio Ramos ... olha que à muitos concorrentes a olhar para a Lenka e a ganhar a montra final...e ah aqueles que olham p ela todos os dias e nao ganham nada...como o grande sportinguista Fernando Mendes!!??!!! :)

Ramos disse...

A jornada

O clube campeão Nacional da segunda circular ganhou mas não convenceu. O moreirense jogou aquilo que sabia, mas se o jogo tivesse mais alguns minutos o moreirense ia empatar o jogo. O trappatoni la passou mais um teste de fogo, mas para espanto de todos agora é grande treinador...


Acerca d o campeão do mundo, da europa, nacinal e da supertaça aquilo que eu vi no estadio foi uma vergonha. Falta de atitude, falta de raça, espirito, vontade......Mau de mais para ser verdade. O braga demonstrou um futebol agradavel, simples e foi uma equipa que foi jogar ao dragão ao ataque. Por isso Parabens ao Jesualdo ferreira.

Acerca do Sporting, campeão nacional de Alcochete, ficou provado que, quando o Liedson está em baixo o sporting n existe. O Ricardo mais uma vez demonstrou o seu grande momento de forma e a sua arrogancia, quando lhe perguntaram como é que ele sofreu aquele golo.



P.S. O FCporto está em crise, O benfica está na maxima força e o Sporting igual. Conclusão - Os clubes da segunda circular é que são mesmo farcos, por senão estaria a mais pontos do Porto.....