Redes Social

sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

O derby e a lei da rolha ou as primeiras páginas dos jornais

Ponto número 1 - por estar a realizar uma formação, não pude assistir ao jogo na sua totalidade. Apenas vi os últimos vinte minutos e os penalties finais do que todos me dizem ter sido um grande jogo de futebol. Isso eu não posso confirmar mas acredito no que me dizem.


Depois deste esclarecimento gostaria de escalpelizar algumas questões. Assim, poderemos começar pelo grande destaque dado por toda a imprensa às declarações do jovem João Pereira em que este acusa o sr. José Peseiro de o ter confrontado exaltadamente no final do jogo devido ao lance em que esteve envolvido. O jovem também refere que não gostou das acusações que lhe foram feitas pelo dito sr. que o acusa de ser um "enganador" (a palavra não é dele, mas é a minha interpretação do que ele disse)

Depois deste primeiro apontamento posso tirar várias conclusões. A primeira será que o incidente não foi nada de mais e por isso não mereceu o interesse da isenta imprensa deste país. A segunda é que talvez o Sr. Peseiro não seja importante e por isso nínguem lhe dá atenção pois ele até é um simpático que treina o Sporting (ai se fosse noutro clube...). A terceira é que devido às boas relações entre SLB e SCP o Benfica, convenientemente, desligou as camaras de vigilâncias do túnel e como tal não existem imagens para provar que existiu o incidente ou não. Se fosse um clube que eu cá sei essas imagens dariam para pano para mangas...

Outro apontamento que faço reside no facto de mais uma vez em letras garrafais vir no jrnal record que o SCP estava indignado com as arbritagens mas no entanto dizia em ante título que as boas relações com o Benfica impediam comentários!!!!

Ora daqui, eu posso concluir, que o SLB manda no SCP pois como não era conveniente referir que a arbritagem beneficiou o SLB foi imposta a lei da rolha. Ou eñtão que os dois auto proclamados clubes democráticos não pôem em práctica as táticas da nossa democracia e como tal censuram o que querem dizer. Ou ainda que afinal os clubes podem ser prejudicados sem que exista o sistema e que os erros dos árbritos possam ser considerados normais e próprios de quem é apenas humano (mas esta hipótese pende um pouco para a ficção).


Comom último apontamento gostaria de destacar o grande realce dado pela isenta comunicação social ao facto de os inspectores da PJ do Porto terem ido a Lisboa ouvir alguns árbitos do Sul. Com efeito, a comunicação social generalista tem dado grande destaque a esse caso e a imprensa especializada também o tem feito de forma descomunal.

Daqui posso concluir que a palavra sul por ter menos letras que a palavra Norte diminui por si só o espaço de destaque a que tem direito nos jornais ou então que toda a comunicação social está apenas à espera de ver um nome de uma pessoa do Norte para que de repente se faça um grande zoom e a notícia volte a ocupar as primeiras páginas inteiras ou a abertura dos telejornais.

São apenas algumas reflexões que faço aqui que estou certo que os amigos deste blog me saberão esclarecer sabiamente.

Vem aí uma nova jornada e ao bom estilo português de todos os clubes obedecerem às televisões, terei de ir ver o meu clube (FCP), em plena onda de frio, no domingo à noite com o jogo a começar pelas 21:15. Não é que eu queira criticar os senhores e dirigentes que escolhem as horas dos jogos mas:
em pleno inverno agravado por uma onda de frio
num domingo e portanto antes do início da semana de trabalho
e com o jogo a terminar por volta das 23:30

Se isto não é uma clara tentativa de esvaziar os estádios, então não sei o que mais podem fazer para tal.

4 comentários:

André Kaustico disse...

Caro Ivo.
Todos sabemos que os jornais deportivos são isentos.Essa história de os casos do jogo terem sido "abafados" é só porque realmente não deve ter havido casos.Nós portistas é que temos a mania da perseguição.Foi tudo mente de adeptos de clubes pequenos como o nosso.Que só conseguem ganhar taças como a amstel,galp,toyota,sem esquecer a Carlsber,conquistada em sevilha.O benfica é o actual detentor dessa grande competição que é a taça da federeção portuguesa de futebol."A Aguia voa mais alto"Muito melhor que aquela taçazita da cerveja.É uma tristeza que nós portistas não saibamos o nosso lugar,e estejamos sempre a importunar esses grandes nomes do futebol europeu e mundial que são o benfica e o sporting.

Anónimo disse...

O derby da amizade!!!

O jogo de quarta-feira entre o benfica e o sporting, ou entre o sporting e o benfica.(ás vezes tenho dificuldade em distinguir)teve um grande vencedor, que foi o País!!! ora vejamos: o ano de 2005 está carregado de feriados a meio da semana de trabalho e como todos sabemos o país tem que aumentar a produtividade, então para isso o governo está a tentar aumentar a alegria dos 600 milhoes de portugueses que deliram com os feitos históricos do grande clube da capital do império!
O clube dos portugueses é o sport(ing) LISBOA e benfica!!!!!
Viva a Capital!!! viva as taças da amizade!!! Viva a censura!!!! Viva a ditadura!!! Viva o mantorras!!! Viva o robinho!!!! viva o maxi lopez!!! viva o "jornal" record!!! Viva o apito dourado!!! Viva a amalia rodrigues!!!! Viva o eusebio!!!
Ái que contente que eu estou, vou trabalhar tanto, os homens da capital é que têm razão, vou trabalhar até não poder mais, mas tudo para bem da capital (nação)!!!!!
Esses sindicatos...

El Pirata disse...

Uma provacaozinha para o gondo...

Será que o FCP esta epoca já jogou com a qualidade que o Sporting e Benfica exibiram nesse jogo? Pode ter sido apenas uma pedrada no charco mas desprezar um belissimo jogo parece-me dor de cotovelo ;) E nao me venhas falar de rigor tactico e do Mourinho que se existisse tal coisa o Mourinho nunca teria perdido nas Antas, bem pelo contrário tantas as oportunidades para ganhar o jogo

O Luisão levou uma enormissima cueca do Paito tal como o Jorge Costa a apanhava... a diferença entre o matacão benfiquista e o Tanque enferrujado portista é que o Luisao nao usa do arsenal de braçadas, lambadas, biqueiradas, e outros adas para bloquear os seus adversarios perante vista grossa dos arbitros (basta recordar o jogo em Coimbra e a entrada ao biqueiro sobre o jogador da Academica que passou por ele de mota...)

A diferença do castigo aplicado a Hugo Viana e os aplicados (???) aos boxeurs portistas é que o sumarissimos podem levar com um recurso em cima e entretanto os jogadores continuam a socar quem lhes apetece... o hugo viana vai ficar paradinho só porque aquele ceguinho jeremias colocou no seu relatorio que viu ou supôs que viu uma agressão... é caso para dizer... que venham sumarissimos para o Sporting!


PS:

Eu cá nao vou ao Dragão mas só para verem que até sou um tipo porreiro desejo que o tempo não esteja abaixo dos 2 graus negativos e que só chova no fim do jogo. Já agora que sopre apenas uma leve brisa :)

E ja agora, se nao for pedir muito... que o FCP presentei os adeptos da bola (os que sao resistentes ao frio do estadio e aos que estao no quentinho do sofá) com pelo menos metade da jogatana do Benfica vs Sporting. Eu cá já me dava por satisfeito.

Ah, ja agora agradecia também que o Postiga marque um golito, afinal apostei que o jovem marcava o seu primeiro golo esta epoca antes de chegarmos a fevereiro e nao queria perder a aposta.

Força Postiga, a baliza tem mais de 7 metros, acredita, vai por mim :)

Mitico disse...

Oh Ivo!!! chiççça porque estás tu a falar mal dos jornais de lisboa? Tal como o Andre Kaustico diz e muito bem, nao ves que todos os adeptos portistas tem a mania da perseguição, sao arrogantes e ingratos? Vou-te dizer uma coisa...o jornal record é o mais imparcial de todos os jornais desportivos do planeta Terra e o jornal abola é o mais isento de todos os jornais do universo afecto ao clube do monstro...ve la tu que ate já ouvi dizer que eles sao tao grandes, tao grandes que em marte já existe uma casa do benfica para os "bichinhos esquesitos" verem o glorioso?sabias? :)

Antonio Ramos o futebol é um espectaculo e deves tar orgulhoso da tu equipa e os jogadores do scp aposto que para ti sao uns herois mas vou-te ensinar uma coisa muito importante que existe no futebol...NAO!NAO SAO ESTADIOS CHEIOS, NAO É A VENDA DE CAXECOIS NEM BANDEIRAS, NEM CLAQUES NEM NADA DISSO...NO FUTEBOL EU ACHO QUE É IMPORTANTE GANHAR! TIPO...VENCER OS JOGOS tas a perceber? e agora...sabes o que aconteceu ao excelente futebol praticado pelo teu sporting? ficou fora da taça de portugal e agora tal como eu...veremos os outros a jogar a proxima eliminatória...

Um abraço a todos
PS: o monstro está adormecido...shhhuuuu NAO ACORDAR!