Redes Social

segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

Rescaldo da 18ª Jornada da Superliga

Muito boa noite bloguistas

Durante a semana passada estava convicto que iria assistir no fim de semana da Superliga a uma vitoria moralizadora do Benfica frente a um Beira Mar a caminho da segunda liga e que assistiria igualmente a mais uma jornada de perda de pontos por parte de Sporting e FC Porto. Como estava eu enganado! Já agora, apostava igualmente que o Boavista, desfalcado de 4 jogadores após a humilhação da Luz, cairia aos pés do Nacional da Madeira... não era fim de semana para grandes apostas. Mas vamos analisar ponto por ponto...

O Benfica mantem a capacidade de me surpreender. Podia estar a dizer agora que eles são muito fracos, que não vão a lado nenhum, mas após a goleada e a jogatana frente ao Baovista, e após as tristes exibições do Sporting na Madeira e do Porto em casa com o Rio Ave, a juntar as promessas de craques como Maxi Lopez, levantaram duvidas na minha cabeça, a ponto de pensar que ainda iria engolir muita coisa que aqui tenho escrito! Mas agora é definitivo e podem-me cobrar se estiver enganado: este Benfica não tem estofo nem estaleca para ser campeão. Por muitos pontos que Sporting e Porto percam, e vão ainda ser vários certamente, o Benfica não irá chegar ao fim na frente. E para os benfiquistas isso deve ser muito triste de constatar: num ano propicio a quebrar 11 anos a apanhar bonés... vão juntar mais um grande boné na colecção :)

Ahhhh, já me ia esquecendo... agora já nem o Simão escapa da mediocridade!

Avançando para o grande Sporting. Aqui, e com visão completamente imparcial, estou convicto que estamos perante um sério candidato a ganhar a Superliga. Porque não depende, ao contrário do que podem pensar, de um jogador. E, como puderam observar, mais uma estrela desponta em Alvalade: João Moutinho, 18 anos, mais um mustang de raça lusitana, puro sangue de talento. Mas o Sporting não termina na fábrica de talentos. Numa jornada em que não dispunham de Rochemback, Carlos Martins, Douala, Polga, com um banco de suplentes limitado após venda de Danny, Tinga e emprestimo de Paulo Sergio, com Niculae em recuperação... eis que entra em acção a brigada do reumático de Alvalade: a dupla de velhotes, Sa Pinto e Pedro Barbosa. E o segundo golo de Sá Pinto é uma verdadeira obra prima, de talento, beleza artistica e de inteligência bem acima da média. Quando um clube tem um plantel com esta qualidade só pode aspirar a vitorias. E a proxima está marcada para quarta feira!


Para o final deixo a melhor parte. Deixo a vitoria do Fc Porto em Leiria. Verdade seja dita que foi uma vitoria justa e sobretudo uma vitoria bem suada e de uma equipa que pretende, finalmente, justificar o estatuto que tão fidalgamente gosta de exibir. Meus meninos, isso de andar pelo campo a arrastar camisolas com o simbolo de campeão é um insulto aos campeões. Eu se fosse ao Ricardo Carvalho, Deco e Mourinho até tinha vergonha de ver o simbolo de campeão em tão más companhias!

Mas vamos à polemica, aquilo que realmente dá prazer. Naturalmente que me refiro à indisciplina portista.

Primeiro quero fazer um aparte: Sa Pinto foi condenado à uns anos atrás à fama de arruaçeiro e de bandido quando pregou duas lostras naquele comunista de bigode Artur Jorge de seu nome. Coisa justa na minha modesta opinião, afinal de contas o que Artur Jorge lhe fez foi falta de respeito por um profssional no seu auge de forma. E, por 2 chapadas Sa Pinto apanhou um castigo de um ano de suspensão! Repito, um ano por duas lambadas que ninguem alguma vez viu nem pode provar que aconteceu! E segundo muito boa gente ele deveria ter sido irradiado! É o fanatismo na sua plenitude... como se alguma vez um jogador com a magnicência de Sa Pinto poderia ser excomungado por meia duzia de vira latas adeptos da pancada cobarde "à la Paulinho Santos"

Quero com isto afirmar que aguardo ansiosamente pelos castigos:

- pela selvagem cotovelada do Fabuloso,
- pelo sumarissimo e 3 jogos de castigo paras o Benny,
- pela cuspidela digna de uma ratazana de esgoto protagonizada pelo Pepe


Meus amigos portistas, uma questão:

Onde anda a tão famosa disciplina portista? Que se passa para tanta falta de respeito, pela camisola, pelo treinador, pelos adeptos? Será falta de pão? Já ouvi dizer que em casa que falta pão todos ralham e ninguem tem razão! Mas como o Porto é um clube cheio de carcanhol não estou a entender... e creio que ninguem mesmo. A unica coisa que entendo é a senilidade completa de Pinto da Costa; então não é que o homem tem o desplante de dizer mal do arbitro??? Pois é verdade, arbitro que para além de nao expulsar Fabiano e Pepe ainda conseguiu ver o canto que deu origem ao golo do Porto... e esta hein :)

PS:

Pinto da Costa deve andar nervoso. Agora diz que não se deve pressionar o governo nem se deve exigir que a politica se meta no futebol e tente credibilizar este sistema mal cheiroso. Claro que a ele e a outros como ele nao interessa a transparência, afinal era destruir tudo aquilo que Pinto da Costa e seus comparsas tão bem montaram durante tantos anos. Era o mesmo que perguntar a um cigano se quer ser funcionário publico! E como é que ele roubava se depois teria de ter um trabalho honesto e á luz do dia? Até aqui eu entendo o demente Pinto. O que me custa mais perceber é que ele ande muito esquecido... ou então ande a fazer passar por otários todos aqueles que julgam que ele é Cristo ressuscitado. Então quem é que nao se lembra das famosas idas ao MAI em comicio a protestar contra a Administração Interna? E quem nao se lembra dos arrufos de namorados entre ele e o Catroga, o penhorador das retretes das Antas? Pinto, Pinto, se há alguem que sempre fez barulho e misturou politica e futebol a seu belo prazer e quando te interessava, foste tu meu velho Belzebu!

PS2:

Muito se falou da lesão de Nuno Valente ao serviço da selecção. A unica coisa que estou de acordo é que a federação deveria pagar o salario nestas situações. Afinal de contas o clube fica sem jogador e ainda paga para o ter no estaleiro. Mas Nuno Valente lesionou-se ao serviço da selecção A e num jogo de apuramento para o Mundial de 2006. Já Carlos Martins vai parar pelo menos 15 dias (vamos ver se não é mais e se isso não implica a perda da excelente forma desportiva), e tudo devido a uma lesão estupida num jogo e torneio ainda mais estupidos. Mas admite-se que sejam convocados para estes jogos jogadores com estatuto e competência para serem internacionais A?? Que chamem jogadores de clubes da 2ª linha para ver se têm estaleca para outros voos ainda concordo, agora chamar craques e ainda para mais para acontecer situações de lesões e com diagnosticos efectuados por um qualquer veterinário (sim, porque um medico que se engana completamente no diagnostico só pode ser veterinário, e mesmo assim só veterinário de moscas e mosquitos!)... assim não vamos lá não senhor. E parem lá de dizer mal do Dias da Cunha, porque nesta situação ele até esteve muito calado! Ai se fosse eu o presidente do clube e ver o estratega da minha equipa a lesionar-se num torneiozeco do 3ª Mundo...

4 comentários:

Picareto disse...

Caros colegas, depois de mais uma pesquisa histórica baseada na autentica biblioteca viva do futebol que é o meu querido avô Mario Gil, aqui fica uma pequena lição de história futebolistica.

Fica prometido para quarta feira algo que me foi transmitido mais uma vez pelo posso de sabedoria futebolistico na pessoa do meu avô socio nº427 do FCP !! Esperem para ver...foi ali que tudo começou...todas as conversas de café, todas as antipatias pelo FCP, toda a inveja, tudo...nasceu ali...fica pa quarta!! até la...fiquem com o aperitivo!

Já na era de José Maria Pedroto e depois de ter sido quebrado o mais longo jejum de títulos do clube, o FC Porto preparava-se para conquistar o tri". A luta entre Norte e Sul estava outra vez reacesa, pois nas Antas estavam de novo homens que não se calavam ao poder instituído na capital. A dupla Pedroto/Pinto da Costa (ainda a chefe do departamento de futebol) iniciara uma nova etapa no FC Porto, só interrompida quando Américo de Sá pretendeu livrar-se de tão perturbadora presença. O carisma destes homens, no entanto, fez com que fosse o presidente de então a perder uma "guerra", em que até os jogadores se ofereceram como "voluntários".

Nas épocas de 77/78 e 78/79, o FC Porto consegue sagrar-se campeão nacional, com Pedroto no comando técnico e Pinto da Costa ao leme da nau do futebol profissional portista. Os efeitos da tenacidade e até mesmo a agressividade oral desta dupla começou, porém, a ter alguns reflexos negativos, vindos, uma vez mais, da FPF. Era um início conturbado da temporada de 79/80, que se previa ser uma das mais inflamadas.

José Maria Pedroto e Mário Wilson, seleccionador nacional, tornaram-se verdadeiros inimigos figadais. Pedroto não aceitou que a FPF tivesse marcado um jogo com a Espanha, oito dias antes duma jornada de competições da UEFA. O FC Porto não gostou da proximidade de datas, agravada pelo facto do adversário da segunda eliminatória das Taças dos Campeões Europeus ser o poderoso AC Milão. Mário Wilson, para incendiar mais a fogueira, optou por convocar nove jogadores portistas. Inédito.

Pedroto, inflamado, apelidava Wilson de "palhaço" e, quando em Outubro, recebeu o castigo da FPF que o suspendeu por 30 dias e o multou em 500 escudos, foi ainda mais violento. O técnico portista pediu desculpa aos palhaços, pois não era sua intenção ofendê-los, e adianta mesmo que se a FPF considerou uma injúria deveria tê-lo castigado com 30 anos de suspensão.

Pinto da Costa não ficou na sombra enquanto o seu treinador andava na "guerra". À ordem de convocatória dos futebolistas do FC Porto, na estação de Campanhã, às 14 horas, de 24 de Setembro de 1979, Pinto da Costa, já depois de ter garantido que não dispensaria os seus atletas, convencera uma multidão de sócios a receber a comitiva da selecção a Campanhã. Quando o comboio chegou, em vez dos jogadores convocados, estava Pinto da Costa a comandar uma manifestação de desagrado aos dirigentes da FPF e a Mário Wilson. Era a primeira grande onda popular de apoio a Jorge Nuno Pinto da Costa.

Com um começo de época tão agitado e depois de Oliveira, um dos futebolistas que havia contribuído para o "bi", ter abandonado as Antas para encetar uma experiência relâmpago no Bétis de Sevilha, o FC Porto dava o primeiro tropeção na carreira para o "tri" ao perder por 1-0 em Alvalade, logo no primeiro fim-de-semana de Dezembro. O árbitro foi, então, severamente criticado por não ter assinalado uma grande penalidade contra o Sporting. Pinto da Costa, demonstrava o que lhe ia na alma, chamando abutre a César Grácio, um homem que era funcionário do Sporting e secretário na FPF e que havia nomeado um árbitro sportinguista para o encontro de Alvalade.

Um mês depois, Bife, um avançado brasileiro, reforçava o plantei do FC Porto, e para gáudio dos portistas, António Oliveira regressava da Andaluzia, para as Antas, ainda a tempo de defrontar o Benfica. O FC Porto conquistava os dois pontos no jogo com os homens da Luz e, pouco tempo depois, ao ganhar em Setúbal, a formação de Pedroto isolava-se no campeonato, apesar do central Duda ter ficado gravemente lesionado.

A alegria, porém, seria efémera, pois a 2 de Março o Rio Ave conseguia empatar nas Antas, embora a equipa de Vila de Conde ainda só tivesse conquistado sete pontos em 20 jornadas. Um outro empate no Varzim, primeira filial dos portistas, colocava o Sporting a caminho do título, apesar de ter ainda, na penúltima jornada, a difícil deslocação a Guimarães. Aliás, este era ainda o último sopro de um sonho azul e branco que ameaçava esfumar-se.

Mitico disse...

Antonio Ramos as camaras da Sport TV so mostram aquilo que lhes interessa...so tenho pena que minutos antes de toda a polemica nao tenham mostrado o replay do momento do passe de Ricardo Quaresma a isolar Fabiano ( 3 foras de jogo estupidamente marcados ao FC PORTO)...so tenho pena que a Sport TV so mostre aquilo que lhe convem ... é isso que nos torna cada vez mais fortes :)

Uma palavra para Ricardo Sá Pinto, um grande golo dum grande jogador de futebol :) o futebol portugues precisa de jogadores assim :)

Oh Antonio Ramos sabes de que clube é Ricardo Sá Pinto desde pequenino? :)

Abraço a todos

PS: o Helton já assinou? :)

El Pirata disse...

As imagens que surgiram nos jornais foi do ataque do moço de recados do Artur Jorge, Rui Aguas de seu nome, que veio em defesa do seu lider espiritual. Como muito bom sportinguista disse na altura, a atitude raivosa de Rui Aguas perante Sa Pinto foi unica e exclusivamente com o intuito de provocar o jogador a responder perante os jornalistas para que existissem imagens do comportamento do jogador. Atitude de um mediocre lacaio que enquanto jogador nem para limpar as botas do pai (Jose Aguas) servia. E como treinador não passou de aguadeiro. Para menos entendidos é o sujeito que leva a àgua e as bolas para o treino.

E nao falemos de atitudes cobardes porque então teriamos ainda de referir a agressão cobarde do inimitavel Paulinho Santos ao JVP. E esse ainda teve a distinta lata de dizer que nada fez e que nao haviam imagens para mostrar! Bendita TVI que mostrou aos "pouco iluminados" que acreditaram nas palavras do Paulo Santinho o quanto enganado eles estavam! Mas isso são episodios para fazer de conta que não existiram não é sr Ivo!

PS:

Eu nao sou dono da verdade e o que escrevo aqui é apenas e só a minha visão das coisas. E mesmo que essa visão seja unica e incompreensivel para muitos, a mim não me aquece nem arrefece. O problema deste blog é ser pouco pluralista no que ao futebol diz respeito. A mim até me dá um gozo especial o mesmo ser 90% portista mas não implica que deixe de escrever aquilo que me vem à cabeça. E não me preocupo minimamente em ser politicamente correcto. A unica coisa que faço e farei sempre é respeitar as opiniões dos outros e sobretudo não afrontar quem escreve. Agora o que escrevo é o mesmo que diria pessoalmente num café a quem estivesse a ver o jogo. E, se ao ver a animalidade do dito Fabuloso perante um colega de profissão, julgar que o mesmo deveria ser enfiado numa jaula do zoo da Maia podem ter a certeza que o diria. Não me avisaram que aqui teria de ter mais cuidado para não amachucar as sensibilidades dos mais sensiveis.

Se chamar comunista de bigode a um tipo que usa bigode e é adepto da doutrina marxista é um insulto... então vou ter de prostituir a minha escrita porque se sou privado do meu sarcasmo negro fico sem material ;)


PS:

Oh meu amigo Sá (ainda é da familia do Sa Pinto...), tu queres mais intromissão com a politica do que o Pinto da Costa sempre a fazer de virgem ofendida e a atacar o Rui Rio? E que dizes da declaração do Jorge Nuno a afirmar que o Rio não iria ganhar o segundo mandato nem que tivesse de concorrer contra ele? Nã, isso não é pressionar nem nada... devo ser eu que sou mais um mouro com a mania da perseguição, justo justo era regar-me em gasolina e pegar fogo a mim mesmo por pensar tal coisa!

El Pirata disse...

Eu imagino que se um dia houver uma reunião dos bloguistas vamos ter conversa para toda a noite :)

Acabei de escrever o ultimo comentario e acabo de reparar que ainda tinha mais para dizer. O Rui Ramos bem diz que eu aqui não me calo e que depois quando estou com ele não digo nada mas ele está errado: aqui dá sempre para ver e rever os comentários. E tu Ramos, só queres que eu disserte sobre o sistema e isso é assunto que eu dominava melhor antes do titulo do Sporting em 2000. A partir daí deixei-me de fundamentalismos, mas mantenho a convicção que Pinto da Costa está para o futebol como o Bibi está para a casa pia. Nem mais nem menos. Adiante...

O Ivo Sá escreveu que eu digo que o Sporting vai ganhar a Superliga ou é o favorito. Eu não disse isso. O que eu disse é que depois da exibição do Sporting em Barcelos e depois da prova que o Sporting tem jogadores no plantel para fazer um bom banco de suplentes prontos a responder quando são chamados, faz do Sporting um candidato ao titulo. Coisa que não acredito que o benfica seja capaz de o ser. Em parte alguma disse que o Sporting ia ser campeão. Os candidatos são Porto e Sporting. E talvez um ou outro outsider. Espero que agora tenha ficado entendido.

E quanto aos que odeiam o clube do bairro das Antas (o tal clube que em dezembro venceu o campeonato nacional da bisca lambida e a taça toyota)... não me englobo nesses porque eu odiar odiar, assim de repente, só mesmo o Claudio Ramos :) E jovem Ivo Sá, se tiveres um minuto e pachorra, relê o meu post e vê o que escrevi sobre a vitoria (muito importante por sinal) do Porto em Leiria.

Mas será que para ser portista é preciso julgar os outros como anti portistas? Larguem lá de snifar sonazol... existe um mundo fora da MATRIX portista:)

PS:

Agora aguardo ansiosamente pelos processos judiciais contra a minha pessoa por ter dito que snifavam sonazol. Opah, quem snifa outra coisa e se sentiu ofendido eu peço desculpa, não é preciso irmos para tribunal :)

Abraços para todos os andrades com e sem bigode. E para o meu pai também que sofre igualmente dessa doença terrivel que é o portismo agudo!