Redes Social

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Eis o rancoroso de volta...



Este bandalho não pára de surpreender. Nem perdido nas Arábias, no meio de tanto camelo, consegue estar calado e sossegado, é que não há pachorra! Até o Scolari, por muitos defeitos que lhe possam apontar, já disse que preferia ter Ronaldo na sua equipa do que Messi.

É que, abram os olhos, não se trata do valor do jogador em causa. Eu posso preferir Messi a Ronaldo, e os restantes 10 milhões de portugueses também podem preferir, mas um (ex) seleccionador nacional deveria ter um pouco mais de cometimento, no mínimo.

Mas Queiroz é assim. Foi assim que puniu Jorge Cadete no Sporting, que ostracizou Paulo Torres e todos aqueles que, na sua mente anormal, o prejudicaram de algum modo.

Não é por acaso que Cristiano Ronaldo marcou tão poucos golos no período em que foi treinado por esta alimária! Nem quando era treinado por Lazlo Boloni... aos 17 anos!

Estou a ser demasiado agressivo, afinal cada um pode expressar o seu gosto pessoal, ainda para mais porque ninguém é obrigado a ser patriota só para ser agradável? Sim, é verdade, até porque eu também acho que Messi tem magia que Ronaldo não tem, muito embora se formos a falar de futebol completo e total, Cristiano Ronaldo é claramente superior, marca com os dois pés e com a cabeça, é mais rápido, mais potente e mais resistente. Perde na magia, sem dúvida, mas a magia sem os colegas do Barcelona também tem muito que se lhe diga, por exemplo Diego Armando Maradona foi mago na selecção, em Barcelona e em Napoles, sem apoio de ninguém, bem pelo contrário, nunca jogou nas melhores equipas do seu tempo, era ele contra o Mundo... e venceu!

Isto para chegar onde? Simples, se Queiroz é assim tão honesto e sincero, então em quem vota para melhor treinador do Mundo? Eis a resposta, de um fdp refinado e cobarde:

«Na minha opinião, a avaliação do melhor treinador é feita pelos adeptos e pela imprensa. As pessoas dizem que um treinador é bom quando a sua equipa ganha e um treinador é mau quando a equipa perde.»

Para Carlos Queiroz, José Mourinho pode ser um dos fortes candidatos mas, para o antigo seleccionador de Portugal, os adeptos são soberanos.

«Esta é a maneira de as pessoas verem, se forem a Barcelona, terão uma opinião sobre o melhor treinador, mas se forem a Madrid, terão outra. Quem quer saber a minha opinião? A opinião mais importante é a dos adeptos», explicou Carlos Queiroz.


O Carlos, que só poderia escolher Guardiola, pelo mesmo critério com que elege Messi, tem tanto medo da resposta de Mourinho que opta por um politicamente correcto. Ou seja, para eleger Messi não teve problemas, muito embora pela lógica de adepto, os do Real espalhados pelo mundo elegem Ronaldo e os do Barcelona elegem Messi, mas para escolher um treinador refugia-se no discurso da treta.

Fica um conselho pro Carlos, faz como o Kadafi e enfia-te num buraco de um qualquer esgoto de Teerão!

Norte a Centro e Centro a Sul...



Estas são as classificações actuais dos campeonatos de segunda divisão, zonas norte, centro e sul. Provavelmente quem mora fora dos grandes centros urbanos deve ter por hábito verificar qual o resultado da equipa da sua terra e em que lugar na tabela classificativa se encontra. Fi-lo durante uns anos com o Bragança (normalmente entre 3ª divisão, série A e 2º divisão, zona norte), faço-o actualmente com o Salgueiros, cujo 2º lugar na Divisão de Honra da AF Porto preconiza bons ventos quanto a um eventual regresso aos campeonatos nacionais já em 2012!

Mas existe algo, que detectei logo na primeira jornada e me despertou uma real comichão que tenho mesmo de partilhar aqui no blog. Vejamos bem os participantes de cada uma das divisões. Tomando como certo e sabido que o Norte de Portugal se estende (numa visão meramente a litoral do mesmo) de Viana a Coimbra, o Centro de Portugal de Coimbra a Lisboa e que o Sul de Portugal de estende de Lisboa a Sagres, alguém me explica o que fazem equipas de cidades e vilas do Norte a competirem ao Centro, deslocando estas para Sul?

Exemplos? Vamos lá então. Eu sou nortenho, com muito gosto, mas começo a duvidar se alguma placa tectónica deslocou a cidade do Porto para junto de Coimbra, afinal de contas o Boavista está na 2ª Divisão, Zona Centro! Quando uma equipa do Porto vai competir a Tondela em vez de ir competir a Famalicão algo vai mal, penso eu de que. Mas se a pouca vergonha se limitasse ao clube da pouca vergonha, até nem era motivo para tanta comichão. Mas, que diabo, já viram bem os nomes dos restantes participantes da Zona Centro, a zona da putalhice? Gondomar, Padroense, Coimbrões, Paredes, Aliados do Lordelo e, pasme-se, mas pasme-se mesmo, o Amarante! O Gerês é vizinho da Serra da Estrela, pelo menos na futebolice nacional! E dou o desconto ao Sporting de Espinho, clube que desde que me lembre sempre jogou a centro, muito embora só um perfeito idiota possa considerar a cidade de Espinho como uma cidade do centro do País!

E, então, onde andam os clubes do Centro de Portugal. Boa pergunta! O Fátima, localidade onde tudo que é ladrão já lá foi colocar velinha e por isso sabe bem onde fica, compete na Zona Sul de Portugal! Brilhante, adoraria conhecer a mente capaz de fazer esta salada russa competitiva! Mas se a galhofa ainda não chega, para sobremesa ficam o nome de dois clubes situados na Serra da Estrela: Tourizense e Sertanense. Onde jogam, adivinhem lá. Zona Norte? Zona Centro? Bem, Zona Sul é que não é de certeza, estupidez deve ter limite, penso eu de que novamente…

Compreendo que é necessário incorporar nas três zonas de Portugal continental as equipas dos Açores e Madeira, equipas essas que sempre estiveram encaixadas na Zona Sul. Operário e Angrense dos Açores foram encaixados ao Centro; Ribeira Brava, Camacha e Marítimo B foram encaixados ao Norte.

Agora pergunto eu, na minha inocência: se não havia espaço a Norte nem ao Centro para essas equipas, e o deslocamento das equipas nortenhas para o centro e as do centro para o sul são a prova disso, porque decidiram fazer estas tolas alterações?

Gostava que alguém me explicasse esta tramóia, mas tenho uma teoria, afinal de contas olhando para as equipas que habitualmente se encontram em cada uma das três divisões, é notória a fraca qualidade da zona centro. A quem convém fugir da sua zona, para mais facilmente subir de divisão? Quem é que prefere evitar equipas que tradicionalmente podem criar problemas e que lutam pela subida de escalão?

Quando olho para o zona norte e vejo Tirsense, Famalicão, Varzim, Vizela e Chaves, vejo muito cão para tão pouco osso. E se olhar para a zona centro? Bem, ano sim ano não tem lá o papão do Sporting da Covilhã, mas este ano apenas vejo o Sporting de Espinho a poder incomodar. Bem, o Fátima podia ser um osso duro de roer, mas esses fazem 300 km para jogar no Algarve, semana sim, semana não.

Tirem um minuto ou dois e pensem no nome do clube que acabou bem beneficiado com este esquema. Eu sei qual foi, um bloguista de Valência também sabe, e os demais?

sábado, 29 de outubro de 2011

Chapeus há muitos...

Existem certos pormenores que associamos invariavelmente a determinados personagens. No caso dos treinadores há memórias que perduram para sempre. Exemplos? Bobby Robson a questionar o adjunto (Mourinho?) num lance em que o Ronaldo "Fenómeno", então jogador do Barcelona, sofre toque dentro da área e tenta prosseguir a jogada em vez de cair, lance que acaba com a bola fora de campo e o espanto do inglês perante a ingenuidade do brasileiro. Ou então o Souness a pontapear a bola para o ar, na cara do Paulinho Santos. O cumprimento ao Joao Vieira Pinto por parte do Queiroz, aquando da substituição deste no famoso 3-6, ele que ajudou a formar o miudo e se esqueceu do seu valor, não exercendo marcação cerrada sobre o jogador, num dos tipicos erros do incompetente e jumento pseudo treinador. Mourinho a correr em Camp Nou após a anti futebolada do seu Inter, com Vitor Valdes cego para o agredir também perdurará na memória de muito boa gente.

Mas a que quero aqui recordar não passa por nenhuma das anteriores mas sim num caso pitoresco do nosso futebol. Qual a imagem de marca do Paços de Ferreira? O campo pequeno com mau relvado? Os equipamentos amarelos? Claro que não, a imagem são os bonés que os seus treinadores usam nas conferências de imprensa!



.. .
Acho que ninguém reconhece o José Mota sem o chapéu. Aliás, quem sabia que o bom do Mota era careca? Mais, quem sabe onde anda o Mota? Pois, para o comum dos adeptos, o Mota só existia em Paços de Ferreira e devido ao chapeu! JCA, electrodomesticos, pois então. O Paços perdeu? O Paços ganhou a um dos grandes? Fosse em que ocasião fosse, para elogiar, criticar, fazer queixinhas ou rejubilar, o Mota nunca prescindia do boné! Não muito bonito, mas tolerava-se a pancada...
.
O pior veio depois, o Mota até fazia umas coisas giras e alguém decidiu que um treinador moderno nao usa fato de treino nos jogos mas sim fato e gravata! Vai daí o Mota cometeu a infeliz ideia de, com o conjunto Armani feira de Carcavelos, juntar o seu querido boné.


Bem sei que o Mota, o Paulo Sergio e agora o Luis Miguel não utilizam o boné por vontade própria (embora desconfie do Mota...). O patrocinador do Paços assim os obriga. Mas eu sempre pensei que tal acontecia porque o patrocinador tinha o nome JCA, provavelmente propriedade de algum azeiteiro com gosto musical ao nível do Saul ou Emanuel. Agora ver o nome de um laboratório médico credível como a LabMed num boné foi de bradar aos ceus. Mas nunca ninguem ouviu falar em t-shirts por aquelas bandas?


Espero que o mau gosto não pegue moda, caso contrário e com a divida portista já acima dos 200 milhões de euros (já pagaram o Mangala e o Defour?...) ainda corremos o risco de ver o Vitor Pereira com um boné a fazer publicidade ao Paganini ou ao Pérola Negra, e não creio haver necessidade de descer tão baixo...

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Passou ao lado mais uma vez…

image

“Incidencias: encuentro correspondiente a la décima jornada de la Liga BBVA disputado en el estadio Santiago Bernabeu ante 55.000 espectadores. Antes del inicio del encuentro, el capitán de la selección española de hockey patines, recientemente proclamada campeona del mundo, Pedro Gil, efectuó el saque de honor.”

Pedro Gil, jogador do FCPorto e capitão da selecção espanhola foi homenageado antes do jogo Real Madrid – Villareal para a liga espanhola, é evidente que este facto não tem nenhum interesse para a imprensa portuguesa. E foi exatamente isso que a imprensa fez! Mais uma vez…

terça-feira, 25 de outubro de 2011

DRAGÕES!!!!!!


«João Moutinho já era um jogador à Porto mesmo antes de o ser. Será um dragão de ouro à Porto e cada vez mais um símbolo do clube», afirmou o dirigente portista.


«O prémio de treinador do ano foi entregue por unanimidade a quem não podia deixar de ser, ao André Villas-Boas. Hoje quero dizer, dirigindo-me a ti, André, que quando um dia escreveres as tuas memórias, põe-lhe o título "A minha cadeira de sonho", porque eu sei que esta foi a tua cadeira de sonho. Quando o disseste foi com a convicção e o amor que tens pelo Porto», disse Pinto da Costa, em cima do palco, dirigindo-se ao jovem técnico que trocou o FC Porto pelo Chelsea. «E se escreveres as tuas memórias nos próximos trinta anos, eu faço-te o prefácio»

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"ReportTribunal" - Levante UD

Hoje é inaugurada uma nova rúbrica no Tribunal do Futebol. A "ReportTribunal" dedica-se a falar um pouco das curiosidades que nos rodeiam no mundo desportivo.

Nada melhor para inaugurar a rúbrica que um clube pelo qual nutro um especial carinho (todos os dias passo à porta do "Estadi Ciudad de Valencia") e que está a fazer história jornada após jornada. Com um plantel de "veteranos" misturado com um ou outro jovem promissor e um jogador dado como acabdo por muitos (Koné), o Levante UD está em 1º lugar na Liga à frente de emblemas como Barcelona e Real Madrid.

Ah, resta-me referir que o orçamento do Levante UD é apenas o mais pequeno da Primeira Liga Espanhola.

É OBRA!!


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A nova - La Masia (cerimonia de inauguração)

Este post é dedicado a todos aqueles que pensam que o Barça ganha porque os seus presidentes compram tudo. Pois bem, aproveitem o fim de semana e vejam o porquê do Barça ganhar muito!

Pirata, eu sei que ainda estas a festejar uma quase inédita classificação do Sporting para uma fase adiantada das competições europeias, mas aconselho-te vivamente a veres a inauguração que é mais do que isso, é quase uma homenagem a todos os génios que foram criados no melhor centro de formação do mundo! Para te aguçar o apetite, até o figo foi formado lá!

3 jogos e uma conclusão…

Prometo que é a última vez que toco no tema comunicação social, mais concretamente do tratamento dado ao FCP por capas nojentas de uns palhaços de lisboa! Normalmente a desculpa do povinho deste país é que as capas vendem, por isso nunca dão destaque ao FCPorto. O facto de simão mudar de penteado vende mais do que fazer capa da vitoria do porto na taça intercontinetal, certo palhaços do jornal record????

Mas vamos concentrar-nos na campanha do FCPorto nesta champions…

FCPorto ganha ao Shaktar…o jornal reserva o canto inferior esquerdo para falar da nossa vitoria, o importante é que o benfica vai jogar!

20110914-aBola

FCPorto tem uma má exibição na russia e acaba por perder, e pensam voces: lá foram ignorados outra vez e até nem aparecem na capa. ERRADO, temos o maior destaque da capa.

lkio

Ontem mais uma vez o FCPorto nao ganha, empata em casa contra o APOEL, e evidentemente o jornal abola ignora-nos. ERRADO! A capa é toda nossa!!!

lkjhu

Concluído…

Parolos deste país, isto que fique bem claro de uma vez por todas…partindo do principio que as capas são para vender…SÃO AS DERROTAS DO FCP QUE VENDEM e não tudo o resto de que o jornalismo deveria ser feito!!!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mais um assalto...




ERGUE-TE FC PORTO!!!!!


CONTRA ESSES PALHAÇOS QUE TE QUEREM MAL!!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Paulo Bento


.
Falhou Portugal o apuramento directo para o Euro2012.
.

Não vem daqui nenhum mal ao mundo; tal como escrevi neste blog em 2008, após entrada de Queiroz na selecção, o mínimo que se pode pedir a cada (novo) seleccionador é que coloque o País nas fases finais das grandes competições internacionais de selecções. Se o faz brilhantemente como António Oliveira no apuramento para o Mundial 2002 (se não estou em erro, somente um empate caseiro, 2-2, com a Holanda) ou se o faz como o Humberto Coelho ou o Scolari, em 2000 e 2008 respectivamente, em segundo lugar do seu grupo, ou se o faz como o Queiroz, através do “mata-mata” do play-off, tanto faz, ninguém recorda nada, absolutamente nada, de uma fase de apuramento que não seja… o apuramento! E, já agora, para comprovar esta teoria, recorde-se que a seguir ao melhor apuramento deste milénio (2002) seguiu-se a mais vergonhosa e humilhante participação numa fase final, Coreia 2002 pois claro…
.
Não se percebe, portanto, as críticas feitas a Paulo Bento. A ideia generalizada é que, ainda antes de se conhecer o nome do adversário (Bósnia) fez-se o funeral a esta selecção nacional e ao respectivo seleccionador, duvidando-se da sua capacidade para colocar Portugal na competição europeia. A que se deve tamanha insensatez, falta de convicção e/ou tolerância? A vários factores, penso eu de que. A começar pelo bota-abaixo, no qual nós, tugas, somos mundialmente famosos, um pequeno País mas grande na má-língua, com um gostinho especial na arte de criticar, de preferência com uma mão no bolso e um palito nos dentes! Depois, igualmente importante, temos cá entre nós uma elevada dose de putanheiros, que já gastaram as economias ou hipotecaram o ouro da avó para reservar férias na Polónia, especialmente em Cracóvia, com a desculpa que vão ver a selecção… mesmo que a mesma fique colocada na Ucrânia! Ora, sem selecção para apoiar, como justificar a viagem à patroa? Compreende-se deste modo a exaltação com a derrota em Copenhaga, compreende-se e desculpa-se…
.
Por fim restam ainda uma minoria, a que gosto de apelidar “the others”, uma homenagem a esse grande criador, J.J. Abrahams. Essa minoria, como todas as minorias, gosta de pensar que é diferente e especial. Mas basicamente não passam de um bando de estarolas que de futebol pouco ou nada percebe e, pior, nem tenta perceber, o prazer em ser minoria é tão elevado que supera a vontade em deixar de ser ignorante. Exemplo? Do mais simples, para todos perceberem. Luis Filipe Scolari não é um grande treinador mas sabe comandar homens, fazer deles unidos entre si e entre o seu povo, comungando o mesmo interesse e objectivo comum. Isto faz dele um bom seleccionador. Os “the others” acham que não. Já Queiroz, cuja capacidade para ser um bom treinador semanal de campo ninguém duvida, era adorado e exacerbado pela falange dos “the others”. Portugal perdia? Culpa de quem? De todos menos do Queiroz, do Queiroz é que não! Paulo Bento assume a selecção num momento conturbado, faz 15 pontos num máximo de 18 possíveis, retira Portugal do último lugar do seu grupo de apuramento para o segundo posto, vê escapar o apuramento directo como 2º melhor classificado em virtude da Holanda, com um trajecto impecável de 9V em 9J, apresentar-se em Estocolmo com as segundas escolhas e em ritmo de passeio, e a culpa, segundo a doutrina dos “the others” é de Paulo Bento… por casmurrice!
.
Uma das tretas que já estou cansado de ouvir sobre a gerência portista do FCP da múmia é que por lá todos puxam para o mesmo lado, só um manda e o resto obedece e que a disciplina e respeito são fundamentais, blá, blá e mais blá. Curioso, portanto, ver muitos do gang “the others”, confessos adeptos dessas tretas, apontarem o dedo acusador a Paulo Bento, que se rege precisamente por essa mentalidade! Será que o pensamento dos camaradas “the others” se assemelha ao dos padres pedófilos, que diz qualquer coisa como “faz o que eu digo e não o que eu faço”?
.
Paulo Bento iniciou a sua campanha chamando à selecção dois jogadores por ele proscritos no Sporting, Carlos Martins e Silvestre Varela. Cada qual proscrito por razões diferentes, um por ser uma besta quadrada (Martins), o outro por ser um extremo puro, inadequado para a táctica imposta por Bento, sobretudo porque somente um extremo com essas características em todo o plantel, para além da sua juventude e inexperiência a nível sénior, de nada serviria os interesses da equipa. Ainda assim foi notório que os interesses nacionais se sobrepuseram, especialmente no caso de Martins. Onde está a casmurrice, pergunto. Aliás, até faço mais do que perguntar, dou um exemplo claro de pura sacanagem do seu antecessor, que os “the others” nunca abriram a boca para condenar. Aquando da derrota caseira com a Dinamarca na fase de apuramento para o Mundial 2010, Queiroz foi incapaz (“what’s new pussycat”, diria o Tom Jones) de segurar, por duas vezes, a vantagem no marcador, optando erraticamente por fazer entrar João Moutinho em vez de Bruno Alves, de modo a cortar o ataque aéreo dinamarquês, feito sobretudo de bolas despejadas para a área. Colocar Moutinho, numa fase em que Portugal já não tinha controlo do jogo e o mesmo se preparava para entrar em minutos de compensação, numa fase em que a equipa revelava intranquilidade revelou-se um golpe de mestre incompetente! Nada que surpreenda, tendo em conta o nome do seleccionador em questão, no próprio Mundial, frente à Espanha, voltou a revelar toda a sua capacidade inata para tomar decisões erradas em pleno jogo. Relembro isto tudo por uma razão simples: que fez Queiroz após esse jogo? Simplesmente riscou João Moutinho e Quim das convocatórias, como que os culpando pelo sucedido. Onde estavam os “the others” então? A bater palmas obviamente. Agora pelo facto de Paulo Bento optar por não seleccionar Bosingwa (por sinal o jogador não se queixa, lá saberá a razão da ausência prolongada…) e Ricardo Carvalho, que desertou e renunciou à selecção apenas por considerar que tinha lugar cativo a titular da selecção (e se tem tido um pouco de humildade teria sido titularissimo contra Islândia e Dinamarca, no lugar do cabo-verdiano Rolando) passamos a ver os “the others” a atacar as razões do seleccionador, esquecendo-se, porém, da tal disciplina de que tanto gostam e elogiam no reino do dragão. E esta hein?
.
A cara mais conhecida dos “the others” é Rui Moreira, que odiou até mais não poder Scolari, lambeu o cu ao Queiroz (e lamberia o de qualquer um, não tenho dúvidas, o ódio ao brasileiro era de tal ordem que até o treinador de juvenis do Amiais de Baixo seria considerado um grande treinador…) e agora anda com sete pedras na mão contra Paulo Bento. A pergunta na mente de muita gente é simples: mas este individuo não tem vergonha na cara? Enfim, é por estas e por outras que eu sou a favor que cada apoie a selecção que bem entender, que acabem as hipocrisias patrióticas e as preocupações fajutas. Deixo aqui um elogio a Pinto da Costa, raro mas merecido, ao menos esse bebeu champagne quando a Grécia venceu o Euro2004, sempre fez melhor figura do que aqueles que passaram 90 minutos silenciosamente aguardando a derrota portuguesa e no fim, carpindo lágrimas de crocodilo, só apontavam os dedos acusadores ao seleccionador, sorrindo entre soluços lacrimejantes.
.
Fica portanto a minha sentença: ninguém, no seu perfeito juízo, pode defender Queiroz e condenar Scolari e Bento. Quem o faz ou é idiota ou idiota chapado. Mas idiota, seguramente.
.
Veremos o que trarão os dois jogos com a Bósnia, mesmo não concordando com algumas escolhas de Bento, de Rolando a Carlos Martins e Postiga por exemplo, aceito-as porque respeito o homem que é sério e responsável e que assume os seus erros sem tentar culpabilizar os outros ou pseudo-fantasmas e suposto lixo. Um seleccionador estará sempre a prazo e sempre sobre o olhar critico da nação, mas deve ser Homem para assumir as suas convicções e responder por elas. Neste aspecto Queiroz falhou sempre, nunca disse que o erro era dele, nunca!
.
.

PS:
.
Queiroz exaltou-se com a história da naturalização do Hulk. A memória não me é curta, e como tal vou recordar os casos dos gémeos Da Silva (laterais do Manchester United), do guarda-redes do Flamengo que se encontra actualmente na cadeia por homicídio, de luso-gauleses como Kevin Gameiro e até de um trintão de nome Liedson. Que têm em comum? Foram todos aliciados por Queiroz para se naturalizaram portugueses! O chamado Professor, criador da fornada da geração de ouro (por acaso os treinadores dos clubes, como Aurélio Pereira do Sporting, não tiveram mérito nenhum nos Figos e Paulos Sousas, tudo mérito do Queiroz… enfim…) portuguesa, de cabeça perdida a naturalizar estrangeiros em vez de se virar para a juventude nacional, Ilídio Vale no gabinete ao lado preparava miúdos que seriam vice campeões mundiais, será que o Queiroz sabia o nome de um desses miúdos? Portanto, vir dizer que não tentou aliciar Hulk é passar um atestado de mentecaptos aos portugueses. Acabo com um sincero desabafo: volta António Oliveira, estás perdoado, absolvido e santificado!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Carlos... o queiroz!!!!!

«Comigo à frente da Selecção, a qualificação teria sido absolutamente natural, normal, consistente, e estaríamos agora na fase final do Euro.» «O Paulo Bento tem experiência suficiente e deve concentrar-se, preparar a equipa e isolar-se, sem ligar a essa bicharada e aos dinossauros que são pessoas que só destroem o futebol. Se isso acontecer, os adeptos vão com certeza ver Portugal uma vez mais numa final do Europeu. O conselho que dou ao Paulo Bento é que pense bem e que medite naquilo que aconteceu a todos os treinadores que passaram pela Selecção. Todos eles acabaram mal, com as suas carreiras e imagens arruinadas»!!!

Definição de FDP

texto retirado do site ABOLA

Nada como treinar a selecção de um País do Médio Oriente para se voltar a colocar em bicos de pés. O jumento definiu, com estas palavras, o significado de FDP melhor que qualquer dicionário da Porto Editora.

Agora é esperar pelos cavaleiros do apocalipse surgirem em sua defesa... tic tac, tic tac...

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vamos para a sétima!

A selecção portuguesa pode garantir, nesta terça-feira, a presença na sétima fase final consecutiva de uma grande competição, juntando-se a um grupo de elite onde para já só cabem Itália, Espanha e Alemanha, com a França a poder juntar-se-lhes, caso não perca com a Bósnia.

seleccao

Portugal tem sido presença constante nas grandes competições por países (Europeus e Mundiais) desde o Euro-2000, não tendo falhado qualquer apuramento a partir desse torneio. Caso a equipa de Paulo Bento tenha sucesso em Copenhaga - recorde-se que o empate é suficiente, e até mesmo uma derrota pode servir, dependendo dos resultados de Suécia e Croácia nos outros grupos - estará reforçado o estatuto de elite, que permite, por exemplo, estar à frente de selecções como a Inglaterra (falhou o Euro-2008) ou a Holanda (foi afastada do Mundial-2002, por Portugal).
Nas seis presenças em Europeus e Mundiais, de 2000 para cá, Portugal conseguiu três lugares de honra (semi-finalista em 2000, finalista em 2004 e quarto classificado no Mundial 2006).
A Itália foi campeã mundial em 2006 e vice-campeã da Europa em 2000, enquanto a Espanha acumula os títulos europeu e mundial, conseguidos em 2008 e 2010. A Alemanha não conquistou qualquer troféu neste período, mas já disputou duas finais (2002 e 2008) e duas meias-finais (2006 e 2010). A França foi campeã da Europa em 2000 e vice-campeã do Mundo em 2006.

seleccao nacional futebol 66 santa nostalgia[4]

Depois disto tudo apetece-me dizer…Viva o Eusébio, Viva a geração de 60!!!!!

Comparações...!

Várias vezes rejeitei aqui no blog a ideia de o Barcelona ser o FC Porto de Espanha. Tanto não o é como o Real Madrid também não é o benfica de Espanha nem o Getafe o Sporting de Espanha. São histórias distintas de realidades diferentes. Por muito que queiram colar essa imagem (até o próprio presidente Pinto da Costa o fez no passado), só uma falta de conhecimento e de cultura futebolística permite fazer esse tipo de colagens. Pinto da Costa errou, tal como errou quando permitiu que a p*** da carolina entrasse nos aforos internos do clube. Custa-me bastante a ideia de como Portista ser "colado" aos catalães, povo pseudo-elitista e pseudo-intelectual. No Porto não somos assim!

Resumindo, não existe FC Porto de Espanha nem benfica de Espanha. Existe um FC Porto único e incomparável!

Segue abaixo uma pequena amostra do que estou a falar...

"O Barcelona é a equipa com maior número de simpatizantes em Espanha, com uma vantagem de 7% sob o rival direto, Real Madrid. Os dados resultam de uma sondagem para o diário espanhol "AS".

A sondagem - que chegou a 1.400 pessoas e foi levada a cabo nos 20 estádios da liga espanhola - estudou o grau de simpatia e antipatia, como primeira, segunda ou terceira equipa.

O Barcelona lidera nas preferências, reunindo 18% das tendências de voto contra 17% do Real Madrid. No conjunto das preferências entre primeira, segunda e terceira formações favoritas, o campeão espanhol consegue 44% dos votos ao passo que o vencedor da Taça do Rei tem 37% na mesma votação.

A nível de antipatia, o clube merengue está na frente com 51%, ao passo que o Barcelona reúne 40%."

domingo, 9 de outubro de 2011

Mourinho…assim és grande!!

Mourinho paga a matricula aos colegas de equipa do filho. Foram 6 mil euros pelo segundo ano consecutivo! Assim és grande sem aparecer nos jornais portugueses! E como eu sei que vais ler isto, aqui entre nós tiveste um gesto como se fosses da UNICEF!!! ;)

sábado, 8 de outubro de 2011

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tripas à Moda do Porto


A múmia flatulenta disse, para quem o quis ouvir, que não apoia políticos para cargos desportivos. Por outro lado apoia incompetentes para chefiar um dos cargos mais importantes na FPF, precisamente o de presidente do Conselho de Arbitragem. Ao que se consta, em surdina obviamente, Paulo Costa, um dos três maiores árbitros corruptos da década dourada do futebol portista (os outros dois, para quem anda a nanar, são obviamente Martins dos Santos e Carlos Calheiros, muito embora a lista seja tão grande que daria para fazer concorrência aos sete anões) é o escolhido para tal função, sendo certo que, para mim, tal decisão tem tanto de bom senso e civismo quanto a de desenterrar o Saddam Hussein e colocá-lo como ministro dos negócios estrangeiros português! Se bem que, pensando bem, não seria má ideia...



Caso para perguntar: quanto vale um Conselho de Arbitragem? Muitos títulos, disso ninguém tem dúvida. E com títulos vem maior visibilidade para os seus jogadores e mais dinheiro em vendas e constantes entradas na Champions League. E com esse dinheiro já não se compram angolanos dançarinos e com pouco jeito para pontapear a redondinha mas sim joias jovens e caras. E para sustentar essas joias como é que se faz, como é? Repitam todos comigo: ganham-se campeonatos e participa-se na Champions dos milhões. E agora só para os mais distraidos, e como é que se consegue isso tudo de forma garantida, como é? Conselho de arbitragem pois então. A lição de hoje foi gratuita, aproveitem.

Professor Jesualdo Ferreira…

Andava eu actualizar a minha leitura diaria por jornais e blogs, quando me deparo com um post no blog Reflexão Portista intitulado “O pai futebolistico de Falcão”. Eu como grande admirador e principalmente defensor de Jesualdo Ferreira gostaria de partilhar esta pequena homenagem…

“O pai futebolistico de Falcão”

El Oporto lo trajo a Europa. ¿Qué aprendió en Portugal?

Allí se encontró con Jesualdo Ferreira, algo decisivo. Es como su padre futbolístico. Tuvo mucha suerte porque no suele haber muchos entrenadores profesionales que pierdan el tiempo enseñando a sus jugadores. Te piden cosas, pero no te enseñan. Jesualdo no es así. Falcao siempre le estará agradecido. Le corregía mucho, me lo contaba todos los días. El Falcao de hoy es también producto del trabajo de Ferreira.

Estas declarações são de Radamel Garcia, pai de Falcao, e foram feitas numaentrevista ao jornal espanhol AS.

Há cerca de um ano atrás, no dia 27 de Outubro de 2010, um outro extraordinário jogador recebeu o Dragão de Ouro. Na hora dos agradecimentos, Hulk afirmou:

É um orgulho receber este prémio. Estou agradecido por tudo. Agradeço sobretudo a Jesualdo Ferreira, que me ajudou bastante quando cheguei e me ajudou a ser melhor jogador.

Jesualdo Ferreira chegou ao FC Porto uns dias antes do início do campeonato 2006/07 (após a deserção de Co Adriaanse) e, durante grande parte do tempo, trabalhou num contexto particularmente difícil. Como é sabido, perante o impacto tremendo do Apito Dourado, e com o presidente “amordaçado”, foi ele que deu o peito às balas e protegeu o grupo de trabalho, inclusive quando houve a ameaça do clube ser excluído da Liga dos Campeões.

Contudo, e apesar dos sucessos desportivos que alcançou, Jesualdo nunca entrou nos corações dos portistas e para muitos era mesmo um mal-amado.
Saiu do FC Porto como um Senhor, respeitando o clube e sem nunca fazer (até agora) uma única declaração desagradável. Atrás de si deixou um rasto de títulos e um grupo de jogadores que ensinou e ajudou a crescer.

O tempo se encarregará de lhe fazer justiça, mas é bom ver o tributo público que lhe é prestado pelos seus ex-jogadores.

P.S. Em Maio de 2008, Jesualdo Ferreira foi a Lisboa, receber um Globo de Ouro da SIC. As palavras que proferiu, perante uma plateia maioritariamente hostil, ficam para a história:

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Diz lá outra vez oh Manhoso?????

«As eleições da Federação Portuguesa de Futebol terão ficado resolvidas ontem com a confirmação da candidatura do sistema, embrulhada no apoio dos pequeninos e servida no tabuleiro das soluções providenciais. Em menos de três anos, um ex-administrador de uma SAD condenada por corrupção desportiva ascende ao cargo mais alto, passando por uma reciclagem pela estrutura intermédia da Liga, enquanto radicava nesta o exercício dos poderes reais, agora remetidos de novo para a casa-mãe. É obra!»

João Querido Manha, Record, 20/09/2011

fgomes-lfv-bettencourt

“O Benfica apoia inequivocamente a candidatura de Fernando Gomes. Trata-se de um projeto assente na credibilização e transparência. Vai realizar uma reestruturação muito importante no futebol português. A Federação precisa de liderança bastante forte, com ideias próprias. Fernando Gomes é um homem muito conceituado”

Luís Filipe Vieira, Record, 04/10/2011

“Candidatura do sistema”, muito bem senhor Manha, nem eu era capaz de dizer melhor…E agora senhor Manha, depois do presidente do seu clube apoiar inequivocamente Fernando Gomes será que vai manter a expressão? Estou curioso para ler  o que vai escrever no seu pasquim Record.

Que imagens são estas???????

1

2

3

“Que imagens são estas?” - pergunta o titulo deste post.

A resposta é simples:

É apenas a final da taça de Portugal de 1980 disputada entre o benfica de PORTUGAL e o Futebol Clube do Porto da PROVINCIA!!! É apenas lisboa unida contra o FCPorto, contra o Pinto da Costa e contra o Pedroto!!!! É apenas Lisboa unida contra a PROVINCIA!!!!!

Passados quase 32 anos tudo continua IGUAL!!! País muito estranho este VOSSO Portugal!!!!!!

 

PS: Quem não viu, que veja o reportv dedicado ao Pedroto!

sábado, 1 de outubro de 2011

"Vozes de burro..."



«O que posso dizer em relação a Vítor Pereira é que é um treinador jovem, bastante ambicioso e que já deu todas as suas provas. Independentemente de algum resultado menos bom, por vezes coloca-se logo em causa o trabalho das pessoas, neste caso de Vítor Pereira», referiu.


Para o presidente das águias, «Vítor Pereira é alguém que já deu provas mais do que suficientes da sua capacidade para orientar qualquer grande clube em Portugal, ou no estrangeiro».


É que nem a propósito!


Jesus depois do empate no Dragão elogiou o jogo, o ambiente, bla bla bla bla... só elogios...


Os "comentadeiros encomendados do reino lampiónico" foi de rir com tamanha "meiguice e ternura"...


Agora até o presidente elogia o treinador do Porto que nem o conhece de lado nenhum...


CUIDADO PORTO!!!!!


ACORDA!!!!!


ERGUE-TE E VENCE!!!!!

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO!!!!!