Redes Social

sábado, 8 de agosto de 2009

A Super Taça Cândido de Oliveira!

Cândido Fernandes Plácido de Oliveira (Seleccionador em 1926-1929; 1935-1945; 1952), alcunhado por muitos dos seus amigos mais íntimos de «chumbaca», graças à sua figura física corpulenta e atarracada, é uma das figuras mais marcantes da história do futebol em Portugal. «Mestre» Cândido, o primeiro grande estudioso do futebol no nosso país, foi o responsável maior pelo aparecimento da Selecção Nacional, trabalhador incansável no sentido de que o Futebol Português se colocasse ao nível do que acontecia nos outros países da Europa, sobretudo nas suas vertentes organizativas.
Mas Cândido de Oliveira foi mais ainda: grande figura humana, democrata convicto que tomou desassombradas posições públicas contra os regimes de Hitler, de Mussolini, de Franco e Salazar. A sua coragem intelectual só teve paralelo na sua coragem física. Foi sujeito a um sem-número de prisões levadas a cabo pela então PIDE. Brutalmente torturado e espancado a ponto de lhe terem partido todos os dentes, em 1942 é enviado para o campo de concentração do Tarrafal. Sobre ele escreveu um livro chamado «Tarrafal – o pântano da morte», publicado a título póstumo, após o 25 de abril de 1974. Demitido dos correios telégrafos e telefones (CTT), onde trabalhara longos anos e atingira a elevada função de inspector de exploração, funda com Ribeiro dos Reis e Vicente de Melo o jornal «A Bola».
Nascido em Fronteira, distrito de Portalegre, Cândido Fernandes Plácido de Oliveira entrou para a Casa Pia em 1905 e cedo mostrou capacidades inatas para a prática do futebol, capacidades essas que o levaram ao benfica a partir da época de 1914-15. Aí se manteve até 1920, tendo saído para fundar o Casa Pia Atlético Clube. Apesar de se ter destacado também como avançado, Cândido de Oliveira foi um excelente médio centro, com uma capacidade de comando e de passe que fez dele um dos grandes jogadores portugueses das primeiras duas décadas do século XX. Seria ele o primeiro «capitão» da Selecção Nacional, no célebre jogo de Madrid, em 1921.
Por várias vezes ocupou o cargo de Seleccionador Nacional – foi ele o responsável pelo cargo no primeiro grande êxito da Selecção Nacional, os Jogos Olímpicos de Amesterdão, em 1928 -, tendo-se tornado num técnico sempre disponível para as necessidades da «equipa de todos nós». Foi jornalista na «Stadium», director de «Os Sports», «Diário de Notícias», «Diário de Lisboa» e «O Século» antes de fundar o jornal «A Bola». Treinador do Sporting dos «cinco violinos», da Académica, do Belenenses, do FC Porto e do Atlético, chegou também a orientar o Flamengo, do Brasil, em 1950-51. Foi autor de vários livros sobre desporto e táctica no futebol, sofreu uma pneumonia enquanto cobria, como enviado-especial de «A Bola», o Campeonato do Mundo de 1958, na Suécia.
Em homenagem ao Senhor Cândido, tragam-na para o lugar dela...

Para o Estádio do Dragão!!!!

8 comentários:

Mitico disse...

Mai nada!!!!

Picareto disse...

5 985 931

Picareto disse...

Pirata disse:

"nao te preocupes com numeros mitico, voces sao uma minoria, nao é preciso contratar gente para fazer estudos para determinar isso! E enquanto a tacanhice vos estiver no sangue ireis continuar a ser pequenos, muito pequenos!"

Somos muito pequenos, tão insignificantes que nos programas televisivos só perguntam as pessoas se são do sporting ou do benfica. Ficam "encaralhados" os apresentadores quando perguntam a miudos e eles respondem, "sou do Porto". Este deslumbramento dos que estão presos ao passado faz lembrar o ministro da comunicação Iraquiano durante a invasão americana que dizia que os americanos estavam a milhares de kilometros de distancia e que o iraque estava tranquilo e seguro quando do outro lado da cidade uma estatua de saddam era derrubada....!

é este deslumbramento que o pirata declama ("ireis continuar a ser pequenos, muito pequenos!") que nos faz vencer ano apos ano o campeonato.

Fico feliz por os nossos adversarios não pararem para pensar onde estão a cometer erros e tentarem corrigi-los. Ainda bem que continuam a não querer ver o obvio e a considerar-nos pequenos.

Somos pequenos?? Somos! Mas somos Tetra-Campeões!
Dá azia? o Autor já colocou aqui uma listagem de farmácias de serviço onde servem "compensam" e afins. É usa-la!

Mitico disse...

Picareto

Tou esclarecido!!!

E a super Taça é nossa :)

Mitico disse...

Antes de fazer uma analise mais profunda ao jogo gostaria de perguntar a todos, os que ontem torceram pelo paços, qual é a desculpa desta vez????

(Mais logo darei o meu "juizo final")

OAutor disse...

o pinto da costa comprou o cassio!!!! é sempre a mesma merda...ele compra tudoooooooooo tudoooooooooooo

El Pirata disse...

Mestre Candido de Oliveira, antes de tudo o que o mitico desenterrou, foi um dos treinadores dos 5 violinos leoninos, a melhor equipa do futebol portugues, sem fruta, adoçantes, corantes e refrigerantes!

Embrulha Mitico!

El Pirata disse...

Mestre Candido de Oliveira, antes de tudo o que o mitico desenterrou, foi um dos treinadores dos 5 violinos leoninos, a melhor equipa do futebol portugues, sem fruta, adoçantes, corantes e refrigerantes!

Embrulha Mitico!