Redes Social

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

FC Porto & SL Benfica: Análise de Pré Época

1. Pré Época FC Porto


A pré temporada portista fica marcada pela perda de dois jogadores de elevada influência no conjunto azul e branco, o goleador de espírito guerreiro Lisandro López e o cerebral e líder Lucho Gonzalez. Verdade seja dita que, com os mais de 60 milhões que o FC Porto angariou com o mercado de transferências, não seria difícil encontrar um goleador (para o nível do campeonato português, com o objectivo de marcar 15 a 20 golos, e com o poder económico do clube portuense, não seria difícil convencer um jogador competente para tal missão) e um jogador talentoso para pautar o jogo atacante da equipa. O problema é encontrar o tal avançado que também seja guerreiro e o tal talento que seja igualmente líder, de preferência humilde e igualmente trabalhador. Ou seja, mesmo com 60 milhões em caixa, a tarefa portista não é fácil.

É preciso notar que nem tudo são espinhos. Pior seria ter ficado sem esses jogadores e não ter possibilidade económicas para os substituir. Mas ter dinheiro não significa saber como gastá-lo. E o Porto, pese as boas contratações, é também conhecido por comprar muito. Esta época foram mais de uma equipa, fora os que seguiram directos para os juniores e/ou para clubes amigos. Quem chegou então para substituir os argentinos? Falcao e Belluschi. À primeira vista, clubite à parte, não chegam perto da classe dos seus precedentes. Obviamente que as primeiras impressões não são definitivas, seja para o bem ou para o mal, mas boatos sobre uma futura transferência do brasileiro Kleber (por 10 milhões de euros, realmente o clube portista compete num campeonato à parte quando se fala em dinheiro…) significa que a nação portista está desconfiada do real valor do colombiano para servir como substituto de Lisandro López.

Mas há mais notícias positivas. Bruno Alves, que estava condenado a sair para equilibrar as contas (os 30 milhões do seu passe seriam iguais aos 40 milhões do passe de Quaresma se por acaso não surgisse a patetice do mercado, Cissokho o dentuças desalinhadas, para “salvar” a venda do Alves por metade dos 30…) acabou por ficar, Raul Meireles apresenta-se para a nova temporada com a vontade férrea de se tornar líder do meio campo portista e Hulk, sem o brilho de Lisandro para o ofuscar, pode explodir, caso decida jogar em prol da equipa e se deixar de pontapés para a baliza desde o meio campo. Material humano não falta no clube, a equipa titular mantém 8 dos 11 habituais titulares, inclusivé a troca do Cissokho pelo Alvaro Pereira não prejudicou em nada a equipa, tudo leva a crer que o FC Porto estará na corrida pelo título até final da competição.

Os jogos de preparação não trouxeram novidades tácticas, espera-se o mesmo do treinador, equipa em 4x3x3, posse de bola e pouca rotação entre o lote titular e os habituais suplentes. Fica a dúvida se esta é a época em Mariano Gonzalez justifica, por fim, o motivo pelo qual o Inter de Milão o contratou há uns anos atrás, quando revelou ser mais do que um jogador lutador. O que foi possível verificar, sobretudo nos últimos jogos de preparação e na Supertaça, é a elevada dependência do conjunto de Hulk, quando as equipas defendem com competência, impedindo que o meio campo portista crie jogo para os flancos e ponta de lança. A solução de Jesualdo (eu acho que ele não tem solução, deixa é o tempo passar e espera que algo aconteça, é ele e eu no Championship Manager, somos dois excelentes treinadores, modéstia aparte) é uma incógnita e Hulk surge, correndo, rematando, remando contra o marasmo táctico. Obviamente que a maioria das equipas nacionais não causarão grande mossa (sobretudo as treinadas pelo Carvalhal, Domingos, Jorge Costa, vai uma aposta?) mas quando as dificuldades apertarem, ao contrário do que diz o Jesualdo, é bola pro Hulk e fé em Deus! O que me parece limitado, mas é esperar para ver, fazer análises no fim de época é muito mais fácil, este é a minha análise para a época. Ainda assim, com um Gervásio no banco e com contratações que são incógnitas (alguém sabe o que vale Valeri? Como se contrata um jogador, rotulado de craque, e não se coloca a jogar? Alguém sabe qual a sua posição em campo?...) o FC Porto parte como o favorito para a renovação do título de campeão, pelo que vale em campo e pelo que vale nos esgotos que regem o futebol português. Se fosse pela competência das personagens que treinam só por milagre a equipa se manteria na corrida pelo título, aliás, é a falta de competência no banco portista que torna este campeonato mais competitivo. Obrigado, portanto, à direcção portista.

Uma palavra ainda para Silvestre Varela. Viu-o jogar ao vivo em Alvalade, na primeira jornada do campeonato 2005/06, frente ao Belenenses. Varela tinha dado nas vistas ao serviço do Casa Pia e na Selecção Nacional de Esperanças, depois de um percurso promissor nas camadas jovens leoninas. Não foi de espantar que, tal como Moutinho e Nani, Varela ficasse nesse plantel, ainda ás ordens de Peseiro. Mas o que relembro desse jogo, bem como dessa época, é de um Varela trapalhão, rápido mas inconsequente, sem saber o que fazer com a bola. Não quero com isto dizer que o jogador não vale nada, no entanto muitos são os que perdem o comboio do futebol sénior, tendo prometido tanto nos escalões de formação, e muitos são os que fazem o percurso inverso, de patinhos feios dispensados por falta de peso e altura a craques entre os graúdos! Silvestre Varela ainda passou pelo Huelva onde não se destacou da mediania, levando o Sporting a não avançar num novo vínculo laboral. Foi no Estrela da Amadora, clube onde a exigência era praticamente nula que Silvestre se desinibiu e revelou novamente ao Planeta Futebol tudo que tinha prometido. O Porto acredita poder reabilitar o (ainda) miúdo, não desejo o contrário, enquanto não se revelarem ingratos sou sempre a favor dos “putos de Alcochete”, vou seguir Varela com especial atenção, já que o Diogo Viana foi parar aos confins de uma equipa secundaríssima da Holanda, a ver se aproveitam esta pérola ao se fazem jus ao provérbio dos porcos e das pérolas…

2. Pré Época SL Benfica


A silly season entre Junho e Agosto tem sempre o mesmo campeão: o SL Benfica! Acaba por ser monótono, são os treinadores que estão para vir, sempre do melhor que o mercado tem para oferecer, até ao treinador realmente contratado, inferior aos mencionados anteriormente mas que rapidamente é elevado ao estatuto de melhor de Portugal continental e ilhas! Depois segue-se o mesmo guião para os craques da bola. A equipa que tinha sido, 365 dias antes, considerada fabulosa, é mandada abater num qualquer matadouro (menos o Mantorras e a Amélia, na Índia existem as vacas sagradas, no Benfica temos outras criaturas que, pelo seu potencial para vender kits entre os monhés e os paneleiros, são sempre recuperadas para dar a cara e o que for preciso pelo clube… este ano são a 5ª e 6ª opção para o ataque, vê-los em campo só se o sorteio da 4ª eliminatória da Taça de Portugal colocar como adversário uma equipa da terceira divisão) e surgem, durante três meses, nomes de jogadores conhecidos internacionalmente como potenciais reforços. Normalmente tudo acabaria com os mesmos noutros clubes, com o Benfica reforçado com jogadores sem estatuto mas, ainda assim, elevados a craques. Este ano as coisas tomaram novo rumo. Reforços como Saviola, Ramires, Javi Garcia e Keirrison são garantia de qualidade. Obviamente que 80 milhões de euros gastos nos últimos três anos teriam de ser suficientes para construir uma equipa capaz, pelo menos, de lutar pelo título. É o que o Benfica tem este ano, não mais do que isso: não é campeão anunciado, é finalmente candidato a campeão. É isto que a comunidade lampiã precisa de ler e escutar, para seu próprio bem! Recentemente fui tirar o cartão de cidadão e reparei que são necessárias impressões digitais não de um mas sim dos dois indicadores! Imaginem agora o problema que será se os seis milhões continuarem a esfregar as mãos de contentes, ainda acabarão por ter de usar os pés para impressões!

Regressando ao treinador. Jorge Jesus merece esta oportunidade. Tal como mereceriam Manuel Cajuda, Jaime Pacheco, Vitor Oliveira, Manuel Machado, por exemplo, treinadores com anos de experiência e que nunca tiveram a oportunidade de provar se são competentes para equipas cujos objectivos são superiores à mera manutenção ou algo mais do que um 4º lugar na classificação final. Jesus vai ter a sua oportunidade, sabe que só terá esta se for mal sucedido, tem a felicidade de entrar numa época onde os (poucos) bons jogadores benfiquistas não sairam e o clube soube contratar bem. Há quem diga que o Benfica não vendeu porque não quis, obviamente que tretas destas nem o Jorge Máximo e o Barbas, expoentes máximos da demência lampiã, conseguiram engolir. E eles engolem de tudo, desde relva do antigo estádio até à inocência de Vale e Azevedo! O Benfica não vendeu porque o preço estipulado para os seus jogadores era simplesmente ridículo. Exemplos? Desde 20 milhões pelo Di fiteiro aos 5 milhões pelo Yebda. Já para não falar nos 50 milhões pelo Cardozo, só superados pelos 90 milhões do Mantorras. Eu também vendo o meu cabelo para ser implantado em carecas por 10 milhões, faltam é propostas. E por falar em propostas, o único que as teve foi Luisão, cujo valor considerado como limite foi de 8 milhões de euros. Bem longe dos 20 milhões mínimos exigidos pelos dirigentes lampiões. Como se pode ver, não se trata de não quererem vender, trata-se isso sim de falta de compradores, sobretudo para satisfazer demências. Ganha Jorge Jesus, que consegue deste modo ter ao seu dispôr o melhor Benfica dos últimos 15 anos. Sem desculpas esfarrapadas, esta equipa que hipotecou receitas publicitárias dos próximos dez anos, terá de lutar pelo título até Maio de 2010. Será capaz? Já não há Paulo Paraty, a penúltima jornada nas Antas seria ideal se fosse jogada na Luz sobre arbitragem de Bruno Paixão, mas ainda assim falta o principal demónio que domina os esgotos controlados pelos portistas: José Veiga. Sendo assim a maratona que é o campeonato nacional comecará do seguinte modo:

Fc Porto arranca no km 5
SL Benfica arranca no km 3,5
Sporting CP arranca no km 2
Restante arraia-miúda parte do km 0 (alguns nem chegam a partir, apenas aparecem para acenar às cameras de tv)

A vantagem portista é reconhecida, o conjunto encarnado recuperou terreno e a equipa leonina parte em desvantagem mas está em prova. Como dizem os americanos, Play Ball!

24 comentários:

OAutor disse...

Mitico: o saviola foi corrido do barça, é natural andar a dizer mal do clube!!!!

Mitico disse...

Saviola
"benfica tem o estilo do Barça"

Mitico disse...

Pirata

Ponto numero 1

Quem é esse Lisandro?

Ponto numero 2

Quem é esse Lucho?

Ponto numero 3

Quem é esse tal de Cissoko? É o tal que tu andaste a gozar que 15milhoes era demais ... bla bla bla?

Mitico disse...

Saviola
"benfica tem o estilo do Barça"

Mitico disse...

"Ainda assim, com um Gervásio no banco e com contratações que são incógnitas (alguém sabe o que vale Valeri? Como se contrata um jogador, rotulado de craque, e não se coloca a jogar? Alguém sabe qual a sua posição em campo?...) o FC Porto parte como o favorito para a renovação do título de campeão"

Pirata

Tudo a seu tempo. Algum dos jogadores do meio do terreno comprometeu a equipa?

Mitico disse...

Varela

"O Porto acredita poder reabilitar o (ainda) miúdo, não desejo o contrário, enquanto não se revelarem ingratos sou sempre a favor dos “putos de Alcochete”, vou seguir Varela com especial atenção,"

Pirata

Eu também o vou seguir. Acho que vai ser um bom jogador. No momento está trapalhao, quer mostrar serviço a toda a força e por isso as coisas nao tem corrido a 100%.

O futuro dirá...

Mitico disse...

Saviola
"benfica tem o estilo do Barça"

Mitico disse...

Quanto à pre epoca do benfica, esta pode resumir-se facilmente ao ditado popular:

"Grao a grao enchem as galinhas o papo"

Mas que grao será este?
As pubalgias misteriosas que apareceram nos jogadores do Braga na pré epoca?

"A justiça é cega... ou nao"

Ficam as questões no ar e cada um que faça o seu juizo!!!!!

O meu está feito! E sei que tenho razao!

Aproveitando a deixa para congratular o meu amigo autor pela nova cara do blog. Está bonita e engraçada! E tem todo o sentido pratico. Por exemplo: Para os lampioes "a justiça é cega" e tudo se pode fazer sem sofrer grandes consequencias... mas existem pessoas atentas que JAMAIS DEIXARAO PASSAR EM CLARO O QUE O SISTEMA ENCARNADO TENTARÁ FAZER ESTA EPOCA. (vulgo "OU NAO")

Abraço a todos

ps: Saviola
"benfica tem o estilo do Barça"

Mitico disse...

Ah! Já me esquecia...

OH SAVIOLA

Entraste para a historia deste blog com a frase mais estupida que alguma vi !!!!

Mitico disse...

Antero Henrique, director-geral para o futebol da SAD do FC Porto, prognostica um "pentacampeão" na Liga, diz que os "dragões" estão preparados e não teme os reforços do benfica, que "não sabe ganhar em democracia".

ANTERO

ESTOU ESCLARECIDO!!!!!!!!!

El Pirata disse...

É escroques como o antero que o futebol portugues deveria banir! É que ao menos podia ter piada mas nao, mais um cao sarnoso que lambe a mao ao padrinho para poder ter putas e vinho verde à descriçao

Para quando gente decente à frente dos comandos do fcp? Já estou como a quadrilha... Eu acredito!

El Pirata disse...

Mitico, ainda nem começou o campeonato e já estás a dizer que se o perderes pro benfica é porque o porto foi roubado?

Eu nao sei se rio ou choro com as opinioes dos portistas... ao menos calem-se quando perdem 1 campeonato de tempos a tempos, fica-vos tao mal queixarem-se, e nao digo isto para terem credibilidade, porque nao têm, é apenas uma questao de bom gosto, quem tem o presidente que vocês têm nao deve, nao pode, nao deveria, nao poderia, queixar-se seja do que fôr.

Começa bem o campeonato...

El Pirata disse...

Quanto à opiniao do Saviola, nada de especial, tem toda a razao; benfica e barcelona equivalem-se, afinal ambos têm a mania que valem muito mais daquilo que realmente valem.

Mitico disse...

PIRATA

O Dr. ANTERO responde por mim:


"Se o segredo do sucesso do FC Porto assentasse em fraudes, como tantos defendem há anos, nas últimas três épocas não teria sido possível manter os mesmos níveis de sucesso do passado recente. Percebemos que seja difícil aceitar que o FC Porto aprendeu a desenvolver jogadores e equipas de 'top' mundial. Os factos não deixam dúvidas. Até podem esquecer os títulos... Contem apenas os jogadores que as equipas mais poderosas do mundo quiseram levar. Duas vezes por ano, Paris e Milão são paragens obrigatórias para quem procura alta costura. O Estádio do Dragão, há muitos anos que é paragem obrigatória para quem quer ver as nossas criações...", para depois concluir.

Mitico disse...

E lá continua ele:

"Quem não é capaz de nos vencer no campo tenta vencer-nos fora dele, mas faz triste figura, porque mais uma vez o FC Porto é competente e o nosso departamento jurídico, liderado pelo dr. Adelino Caldeira, dá respostas de excelência. Quiseram tirar-nos da Liga dos Campeões, mas até aí foram obrigados a vergar-se à nossa capacidade e acabaram condenados pelo TAS [Tribunal Arbitral do Desporto]. Não conseguiram colocar a sombra que pretendiam na nossa marca".

Mitico disse...

Pirata

Mas eu percebo-te...

"o Ze Bettencourt" e os elogios do Zé têm destas coisas...

SANTA ALIANÇA!!!!

CONTRA TUDO E CONTRA TODOS

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

Picareto disse...

Autor,

Falta o icon das estatisticas!! agora nao temos meio de contabilizar as visitas ao blog.

Pirata,

Percebo a razao pela qual não fizeste a análise à pré-época do sporting. Afinal de contas a unica contratacao do teu clube é Matias "César Ramirez" Fernandez revelou-se um barrete!!!

Parabéns ao Braga que contratou um dos melhores jogadores portugueses da actualidade o Génio Incompreendido Hugo Viana!

Mitico disse...

"acabaram condenados pelo TAS [Tribunal Arbitral do Desporto]. Não conseguiram colocar a sombra que pretendiam na nossa marca"

"Acabaram condenados"

hummm...

OAutor disse...

Ok picareto, bem lembrado!!!!

tou a ver os alfacinhas e tenho uma duvida...não há cartoes?????

OAutor disse...

golllllloooooooo

filip disse...

Só para dizer que o sporting à custa do arbrito já tem um ponto a mais- penalty do patricio sobre o qq aurelio.
O psorting já leva 2 autogolos e o porto meio (na unica maineira que o enorme Farias tem de conseguir a bola). Começa bem.....

Picareto disse...

e o génio Viana já começa a fazer estragos

El Pirata disse...

Tanto disparate pegado que por aqui vai! Será que é tão contagioso quanto a gripe dos porcos mexicanos?

Comecemos pelo picareto.

Meu caro amigo, eu fiz um post sobre a pre epoca do Sporting, antes do primeiro desafio frente ao Twente:


http://tribunaldofutebol.blogspot.com/2009/07/pre-epoca-200910-sporting.html#comments


em 29 Julho 2009

Mais atenção se faz favor ;)

El Pirata disse...

Autor e flip, ainda vamos ter post sobre a jornada que vai decorrendo mas deixem que vos diga uma coisa:

Estão a gozar comigo?

Entao o arbitro beneficiou o Sporting? Em cartoes? Onde? Toda a gente com mioleira saudavel viu cartoes amarelos mal exibidos a mourtinho e polga, toda a critica foi unanime! Que mais querem?

Penalty sobre o joao qualquer coisa? Deves estar a gozar flip, pelos teus comentarios ate pensava que tinhas juizo, afinal bastou começar o campeonato para me aperceber que temos mais um lunatico na festa! O tipo joga na bola em esforço, melhor nao faria nem que a vaca tussisse como diria o Perestrelo! Valeu o Carriço cortar, com grande categoria! Alias, se fosse tao fanatico quanto tu, ate diria que tinha sido falta atacante, ja que ele jogou com os pes onde o GR ja tinha a cara!

Deixemo-nos de tanga, o Sporting nao foi beneficiado nem prejudicado, tomara eu que todas as restantes 29 jornadas fossem arbitradas tao ajuizadamente. Houve erros de promenores, o Sporting jogou pouco e mal e, no entanto, nao ganha por manifesta infelicidade/falta de jeito de djaló e vuk.

Enfim, esperemos pelo resto da jornada, pelo post da jornada, mas nao me deem baile porque eu nao danço com este tipo de musica foleira!