Redes Social

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Um clássico para a história...

Aproveitando a curta paragem do campeonato português, falemos um pouco de história neste espaço cibernautico. Onde existe futebol, existe rivalidade. Barça versus Real é o maior clássico da Espanha, conhecido também como "el Superclasico" e que envolve as equipas do Real Madrid e do Barcelona.
A primeira partida entre Barcelona e Real Madrid, foi disputada no dia 13 de Maio de 1902 pelas semi-finais da antiga "Copa de la Coronación", precedente da actual Taça do Rei e o Barcelona venceu este jogo por 3 - 1.
Em 1912 os jogadores do Barcelona retiraram-se do campo doze minutos antes do final da partida, por se sentirem prejudicados pela arbitragem numa semi-final da Taçado Rei.
Em 1968, após vitória do Barcelona por 1 a 0 no Santiago Bernabéu numa final da Taça, tendo havido reclamações por um possível pénalti não assinalado a favor do Real Madrid, o público madrilista atirou garrafas e diversos objectos para o relvado, causando tanto "tumulto" que desde esse dia foram proibidas vendas de garrafas nos estádios espanhóis.
Estes são apenas alguns incidentes dos muitos registrados na intensa história deste clássico.
"El Superclasico" não deve ser entendido apenas como uma partida de futebol, pois a rivalidade entre estes clubes ultrapassa os campos futebolísticos, dado que o Real Madrid representava psicologicamente a realeza e o poder centralista de Madrid e o Barcelona representar a cultura, o povo catalão e seu desejo de auto-determinação com todas as variáveis que pudessem existir nesse desejo. A rivalidade aumentou exponencialmente após a Guerra Civil Espanhola.
Segundo algumas interpretações, o ditador Francisco Franco tolerava as manifestações pró-Catalunha nas partidas do Barcelona, onde costuma ser cantado o hino da Catalunha e se desfraldava diversas bandeiras catalãs, pois seria mais fácil controlar os manifestantes reunidos num estádio de futebol do que espalhados pelas ruas.
Daí a intensidade desta rivalidade, pois é diferente da maioria dos países onde os principais clássicos envolvem clubes da mesma cidade, a rivalidade deste clássico envolve filosofias de entendimento político distintas e contrárias, e talvez por isto, seja o clássico de maior rivalidade da Europa.
Ao todo, apenas dezasseis jogadores vestiram até hoje a camisa das duas agremiações disputando este clássico, sendo que entre estes, Luis Henrique foi o que mais jogou, com 22 partidas, sendo treze com a camisa do Barcelona e nove com a do Real Madrid.
Na época de ouro do Real Madrid, na temporada 1962/1963, os merengues aplicaram 5 a 1 no Barça em pleno Camp Nou.
Na temporada 1973/1974, o Barcelona conquistou a maior goleada no Estádio Santiago Bernabéu, por 5 a 0, com uma actuação estupenda do holandês Johan Cruyff.
Em 2003 o Real Madrid quebrou o jejum de vinte anos sem vitórias no Camp Nou.
Em 2004/2005,o brasileiro Ronaldinho Gaúcho é aplaudido de pé no Santiago Bernabéu, após o 3 a 0 que o Barcelona aplica no Real, com uma actuação estupenda.



16 comentários:

El Pirata disse...

Sou Real desde sempre, é provavelmente o clube da minha cabeça, enquanto o do coração é o k todos sabemos.

Ainda me recordo, bem miudo e numa tv a preto e branco, assistir na rtp, que nunca falhava uma final europeia e ainda nao falha!, um jogo entre uns brancos e outros de cor mais escura. Os de branco tinham uma serie de craques, os primeiros craques de que soube o nome e que aprendi a gostar: Butragueno, Santilhana, Chendo, Gordilho, Camacho e sobretudo Hugo Sanchez, o mago das cambalhotas! Era uma das finais da taça uefa, em 85 ou 86. De lá para cá, mesmo nos anos de Figo em Barcelona, tinha imensa dificuldade em nao torcer pelos blancos. Agora que a era galáctica acabou (e sem culpa dos galacticos, que eram de facto fantasticos com curriculos que falam por eles!!) e se constroi uma equipa a pensar igualmente em centrais e trincos de qualidade, o Real Madrid vai a caminho do bicampeonato e da Champions League. E mais uma vez, nao fora Figo no Inter, e torceria completamente pela vitoria blanca na prova!

Ah, e parabens pela banhada em Camp Nou há umas 3 semanas, o Mitico nao menciona mas nao ha como esconder: foi uma faena de qualidade! A equipa do seculo caminha bem para nova reeleiçao.

El Pirata disse...

Gosto tanto do Real que nao é dificil perceber a minha angustia de ver por la tipos como o Secretario, que conspurcaram uma camisola que nao deveria estar ao alcance de qualquer mortal, muito menos do nível (baixo, baixinho, fraco mesmo) do sujeito montador de paulas da vida.

Mitico disse...

Entre os dois clubes é indiferente!

Curto o Barça porque lá jogou o Couto, o Vitor, o Quaresma, Figo e o GRANDE DECO.

Curto o Real porque lá jogou o Secretário, Figo e o Pepe.

Acima de tudo tudo tudo tudo sou PORTISTA. O meu unico clube.

Conheço montes de portistas que curtem o Real, conheço montes de portistas que curtem o Barcelona. O futebol nao é politica, nao é uma religiao.
Futebol é simplesmente uma paixao.

Esta é a minha maneira de o ver.
Adoro futebol pelo futebol, pela ciencia do jogo.

Abraço a todos

El Pirata disse...

Gostas do Real pqw jogou la o Secretario?!?!?!? Mas tu queres ser corrido à paulada? Eu é que podia dizer que gosto do Porto pq jogou la o Secretario! E obrigadinho pelo passe pro Acosta em 2000! Vai dormir que o teu mal é sono :)

Mitico disse...

2007-2000=????

piqs disse...

pois e mas quantos jogadores sportinguistas foram campeoes europeus, nao interessa se jogaram ou nao, interesssa o curriculo, verdade nao preciso dizer muito mas axo que pelas minhas contas nao foram assim muitos os jogadores formados no sporting que foram campeoes europeus

piqs disse...

mas mitico por favor quantos anos mais e q tenho q te dizer que melhor que o porto so mesmo esse clube que fica numa alameda de frente para a igreja das antas, com vista fenomenal para o rio douro onde estas mouros todos andam a chorar a tanto tempo e tantos anos. Cuidado srs apoiantes dos clubes da 2º circular pois estais ambos a um passo de olhar para 2 clubes do norte em cima de vos
um ja olha e o outro vai a caminho.

piqs disse...

sempre adimirei o guimaraes ate porque a minha familia original e de bem perto, mas mais do que isso. E que o nosso 1 rei D AFONSO HENRIQUES ja era portista num tempo em que nao havia futebol, pois foi o 1 a lutar contra os mouros e a expulsa-los deste magnifico país. mas infelizmente eles voltaram, mas como sempre nao valem nada nem agora quanto mais dantes. AH AH AH AH

Anónimo disse...

Tens razão Pirata migalhas, essa equipa do real madrid é fantastica...e lembro-me tambem de ver um FCPorto - real madrid que tinha uma equipa demolidora, com um grande maestro um senhor chamado Redondo!!!

Embora muitos possam pensar o contrario, eu sempre admirei os jogadores e futebol do real madrid, mas barcelona é barcelona!!

Este derby é algo para mim como um Porto - Benfica embora num porto benfica a minha emoção não me deixa dizer que o benfica marcou um bom golo, e do mesmo modo o pior golo do mundo marcado pelo FCP é para mim festejado como se fosse um golo da final da champions!!!

No fundo vejo o derby como um apreciador de futebol...o grande momento de sempre aconteceu quando o barça ganha 3-0 em madrid e o ronaldinho gaucho é aplaudido de pé pelos adeptos merengues...isso arrepiou-me!!!

Picareto disse...

Aqui fica o cantico inventado por alguns elementos do blog em pleno festejo da conquista da Taça UEFA em 2003 pelo FC Porto...cantico esse dedicado a um grande SENHOR do FUTEBOL MUNDIAL!

É O NUMERO 7
FINTA COM OS DOIS PÉS
É MELHOR QUE O CAFÚ
É O SECRETÁRIO ALLEZ ALLEZ

Picareto disse...

Momento de poesia tribunalesca:

Que grupo unido o do trice-campeão
O melhor plantel da década eles são
Super guerreiros Luisão e Katsouranis
Afinal o Adu tem quantos "anis"?

Picareto disse...

Jogadores fabulosos para acalmar a torcida
És a maior estrela romena oh Sepsi
Kit socio um promoção vai ter contida
Por cada golo do romeno uma Pepsi

Picareto disse...

Só para relembrar que o Carlos Secretário venceu duas Ligas dos Campeões.

É só!

Picareto disse...

Autor e Mitico deixo vos uma adivinha:

Quem é coisa quem é ele que:

Venceu 2 Ligas dos Campeões
Venceu 1 Taça Intercontinental
Venceu zero campeonatos portugueses

Hipotese A: Rui Costa
Hipotese B: Luis Figo
Hipotese C: Carlos Secretário

Mitico disse...

Picareto

É O NUMERO 7
FINTA COM OS DOIS PÉS
É MELHOR QUE O CAFÚ
É O SECRETÁRIO ALLEZ ALLEZ


Em plena Praça da Republica :)

Bom, quanto à tua adivinha vou pedir ajuda telefonica...

Tou Pirata????
Ajuda-me a responder a esta questão :)

Anónimo disse...

Ja tinha saudades de ouvir essa fantástica musica que eu não sei quem inventou...ehehe

Espero cantar isso no fim da época, mas adaptada a um Mariano ou um Lino...

Tou a ver que a tua ajuda não atende o telefone...