Redes Social

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Tenho Vergonha...



Um Sporting que andou escondido quase toda a época derrotou, ontem, o líder incontestado F. C. Porto (2-0), de uma forma justa, plena de classe e personalidade. Não só os leões subiram várias degraus na qualidade exibicional, o que permitiu um triunfo descansado, como os portistas estiveram irreconhecíveis, sobretudo na finalização, saindo de Alvalade bem castigados com a derrota.

E dois minutos apenas bastaram para que o clássico mostrasse, afinal, para que lado pendia. A defesa portista, Helton e os centrais acima de tudo, abriram a caixa de Pandora de onde saíram os dois horrores que deram a vantagem verde e branca. Os leões, pela interpretação de Vukcevic (13 m) e Izmailov (15 m), não se fizeram rogados e, para espanto geral, bateram Helton, com a preciosa ajuda do guardião no primeiro golo e com a displicência completa dos centrais no segundo.

O jogo até começou ao contrário, com Lucho e Lisandro a darem que fazer a Patrício, inclusivamente com um golo anulado ao atacante. Mas foi sol de pouca dura. Um Sporting só antes visto esta época no jogo frente à Roma, em Alvalade, mostrou aquilo que tem faltado nos últimos meses tranquilidade, personalidade, uma disciplina e rigor tácticos impressionantes e uma venenosa acutilância ofensiva que resultou em dois golos em outras tantas ocasiões.

A supremacia leonina assentou em dois factores a forma irrepreensível como parou o jogo ofensivo dos dragões, fechando numa caixa e obrigando a sucessivas lateralizações qualquer um dos médios, com especial destaque para a precisão com que Izmailov tratou de arrumar Quaresma; o segundo é o espelho da forma sobranceira como os dragões entraram em campo, sem atitude, sentados em cima da vantagem pontual, o que se viu nos lances do golos leoninos.

Vantagem conseguida, os leões, mesmo com um claro sub-rendimento de Moutinho e Romagnoli, souberam controlar as operações, nunca permitindo desequilíbrios que pudessem causar alguma surpresa para o seguro Rui Patrício. É caso para perguntar onde andou este Sporting nos últimos meses!! E também para questionar que F.C. Porto é este que se deixa dominar e não consegue romper!

É que os leões não só controlaram todo o primeiro tempo, como não quebraram no segundo quando os portistas foram obrigados a apertar o ritmo. Não só não se assustaram, também porque o ataque azul e branco pouco mais foi que inofensivo e perdulário como não se desnortearam com as habituais picardias em que entrou o jogo dos portistas.

E se é verdade que o segundo tempo pertenceu quase por inteiro aos dragões, que mandaram na posse de bola e pisaram vezes sem fim a área de Rui Patrício, não menos factual são as perdidas de Lucho e Farias completamente isolados. Mas nunca os leões perderam a noção do que tinham de fazer em campo, mostrando uma leitura dos lances aguçada e um espírito de sacrifício e de equipa notáveis que permitiram manter afastado o perigo que os azuis e brancos poderiam criar. E sim, os leões tiveram do seu lado a sorte do jogo, principalmente no lance em que Polga evita um golo de Farias em cima da linha.


Fonte: Jornal de Noticias


26 comentários:

Benfas disse...

Nem um jornal do norte gosta de voçês...sois mesmo uma ovelha ranhosa...!!!

PS: Heltooon

piqs disse...

por isso e q aindas estais a 8 pontos do lider e com muito dor de cornadura!!!!!!!!!!
deixa la pa semana volta tudo ao mesmo na festejes muito

Mitico disse...

So encontro uma explicação para isto:

O pirata é jornalista do JN!!!!!!

Mitico disse...

Quanto "aquelas letras" que o autor transcreveu...

So me aptece dizer que tenho MUITA vergonha!!!!

Antes atura-los do que ser como eles!

Abraço a todos

Mitico disse...

Oh Xistra!!

Ainda nao me esqueci do teu ponto cardinal!!!!!

Marcelinos!!!!!!

leandro disse...

Não vejo onde está o problema da crónica. Quando um clube pequeno ganha a um grande mesmo levando um banho de bola, a comunicação social tem tendência a enaltecer o feito... Sempre foi assim e sempre será!

Mitico disse...

Leandro

So um louco escreve aquilo... por muito pequenino que seja o clube que ganhe a um grande!!!

El Pirata disse...

ah caralho, estou de volta!

El Pirata disse...

e que fique claro, só nao comentei no domingo à noite ou ontem pra nao dizerem que andava desaparecido à uma semana e que tinha aparecido na altura da festa!

Sou um dos borracholas fundadores do blog e que muito se orgulha disso, sou do tempo em que escrevia um post diário, ao ponto de 50% dos que existem terem a minha assinatura! Como tal ate poderia ter aparecido ontem que nao tinha que justificar as minhas azias futebolisticas, que me têm dado conta do figado ao ponto de vir ler o que escrevem mas nao ter vontade de ripostar! Mas leio tudo meus caros, nao escapa nada, e ainda vou comentar os 3 últimos posts e lançar um pessoal sobre o classico. Lá porque andou por aqui bom tempo nao implica que nao venha aí tempestade verde :)

Vamos lá abrir a capoeira, perdao, as hostilidades!

El Pirata disse...

Li o JN, achei piada à cronica, e ate pensei que ela poderia vir aqui parar. Tomara eu ter estes palpites quando preencho o boletim do euromilhoes...

Li tambem a cronica de OJOGO e de ABOLA, assim como as do DESTAK, vi parte do Dia Seguinte da SIC Noticias, ouvi meia duzia de borracholas portistas a cuspir postas de pescada sobre o azar, enfim, deu para meditar o suficiente sobre o assunto para me rir à fartazana!

Entao a culpa do Lucho falhar 3 golos cantados é do azar? Agora fechem os olhos e pensem no Purovic a fazer o mesmo. Ou a Amelia. Cabe na cabeça isso? Nao, nao cabe. Lucho falhou porque foi incompetente. Azar é falhar um. três nao é azar. Chamem-lhe o que quiserem, menos isso. Azar é perder um campeonato porque uma besta de nome ronny marca um golo com a mao! Ou, como ontem vi na SportTv, naquela rubica estupida "Ha um Ano...", repescando o jogo do Bessa entre Sporting e Boavista, em que o Boavista levou uma banhada, o Alecsandro foi expulso por simular um penalty (engraçado que o Lucho fez o mesmo e nem amarelo viu... é de facto um AZAR qd isso sucede a um jogador leonino, num jogo em que 11 contra 11 foi sempre do Sporting!, e acaba empatado 1-1, por sinal 2 pontos que, como se recordam, fariam toda a diferença!

Como tal calem-se com o azar e comecem a falar de incompetencia! De lucho e farias. E de helton. Foi tudo branqueado, foi o azar! O vosso unico azar é as coisas piarem mais fino desde que a Morgado anda por aí. Porque azar era na decada de 90, qd o porto ia a Alvalade ganhar ano sim ano sim, e sabe Deus e EU muitissimo bem como! Era o um a zerinho, cacete a rodos, paulinho santos a dizer adeus e ok's pras camaras captarem, era um circo! Isso é que era azar! Azar era ver um meio campo fabuloso, com Paulo Sousa e Balakov, com extremos Figo e Cherbakov, incapazes de vencerem 11 taberneiros de azul e branco vestidos! Ridiculo!

Por isso os miudos de 10 falem de azar, os restantes ganhem juizo e consolem-se com os titulos mijados que tanto gostam de festejar. Ate com Gervasios no banco sois campeoes... e falam de azar?

El Pirata disse...

Querem mais azar? Eu dou-vos mais azar, e um modo competente de contorná-lo!

Ha 2 epocas o Sporting do entao recem treinador Paulo Bento foi à Luz, pro campeonato.

Devido a uma estupida mao de Custodio o anao colocou o slb m vantagem. Na altura, tal como argumentam agora os portistas, ja merecia o Sporting estar a ganhar por 2!


PS:

Um parentesis para todos os chanfrados que dizem que o porto, na altura do peru (e nao frango, porque disso percebe o helton e nao vou contraria-lo...) do tocador de bajo, afirmam que ja devia estar 3-0 pro porto. Em primeiro lugar o lance de lucho, aos 27 segundos, a entrar, dava um golo fabuloso, do outro mundo, o melhor da semana pro Eurosport! Como tal esse lance, normalmente, vai pra fora. Caguem nele, fica o conselho! O segundo golo sonhado pelos dementes é o golo do lisandro em fora de jogo. Mas oportunidades anuladas por fora de jogo contam pra estatistica? Ide beber agua que eu espero.

Ou seja, aqui entre nós, e por nós entenda-se os benfiquistas e sportinguistas que possam ler isto, ha de facto uma jogada entre lucho e lisandro que poderia ter dado golo, nao teve o porto 100% de eficacia. Oh meu Deus, que crime! Ate parece que é normal ser um tiro um melro! Aos 12 minutos de jogo NUNCA, e vou repetir, NUNCA se pode dizer que um merecia o golo e o outro nao!

Ate os palermas do CSI devem perceber isso. Alias, bem vistas as coisas, ate foi simpatico o Vukcevic, espetou-vos um bem cedo, deu-vos tempo de sobra pra ripostar... se tivessem competencia, a tal competencia, para isso. Mas os 2 jogos frente ao Liverpool ja tinha deixado bem claro a vossa competencia quando medem forças com equipas que nao têm emprestados ou futuros emprestados vossos...


Fim do PS (pois é socrates, está quse oh cabrao abafador de palhinhas!...)



Voltando ao tal jogo de ha 2 anos. Tenho o video, ao contrario do Autor, que contou 9 oportunidades de golo do porto (4 acredito que tenham sido, o resto foi ja ver a dobrar...), nesse tal jogo entre leoes e lampioes, se a tal SORTE que os portistas nem imaginam protege o coiro do PC caso contrario ja estaria enjaulado, e teria acabado com um slb 1 sporting 7 ou slb 2 sporting 8!! Querem o video? Ah pois, nao deu pra tanto, mas mesmo sem sorte, mas COM MUITA COMPETENCIA, ainda deu pra lhes espetar com 3 e sair de lá com a vitoria no bucho!

Azar, meus meninos, é ver bolas bater no poste ou ver gr do liechensteeincheebsms defender tudo e mais alguma coisa! Falhar golos de baliza aberta nada tem a ver com azar ou sorte. E se o tipo nao se chamasse Lucho voces saberiam muito bem do que estou a falar...

El Pirata disse...

oh mitico, xistra?!?!?!?!?

Mas nao ha vergonha? Mas, mas, o que é isto???

Se quiseres falar do brilhantina men, o proença mentecapto que viu um atraso onde somente quem foi beneficiado com esse erro com sabor a fruta concorda, até te posso dar troco, assim nao vale a pena.

Quer dizer, ganhas nas antas com um golo ilegal, ves o quaresma agredir o veloso á patada, aos 30 minutos, e assobias pro lado, ves os ultimos 15 minutos do porto consistir em perdas de tempo e simulaçoes de lesoes, e festejas uma vitoria com sabor a bueiro, e agora queixas-te? Da sorte, do arbitro? Prepara-te que o vosso reinado de podridao está para acabar e depois é que vais ver o que é razao pra te queixares. Prepara-te que, com um pouco de sorte, vais ser avê antes de voltares a ver o teu clube de bairro da zona do mercado abastecedor de campanhã sagrar-se campeao nacional. Ja faltou mais...

El Pirata disse...

E por agora chega. Mas nao acabou o assunto, amanha sai post com a visao verde e branca, exacta e coerente, sobre o jogo. A vossa visao, assim como a do MST, cheias de azia, só deveriam ter saido lá pra quinta ou sexta. Isto de coerencia e racionalidade está muito fraquinho, meus senhores, muito fraquinho...


PS:

A unica coisa realmente boa que li foi do Rui Ramos, merito lhe seja dado. Mas nao muito, que ele ontem ja borrou a pintura! Escreveu ele muito bem, logo a seguir ao jogo. Ide lá reler e vejam se nao é de um portista coerente e que merece respeito e consideraçao? Oh Ramos, tu ainda deves é ter uma costela verde e branca e nao sabes?...

Mitico disse...

Pirata

Duas palavras:

Lucilio Batista!

Pronto! Ganhei!

Mitico disse...

É preciso mais???

Se for diz que eu lembro-me de muita muita muita coisa!

E também posso falar de escandalos de arbitragem dum tal "pai"... o tal jogador vitalicio do benfica que depois foi lagarto e nao se sabe do dinheiro da sua transferencia...

Ui Ui!

Nao me obriguem a ter que falar!

Mitico disse...

Ainda nao li nada sobre os golos do sporting...

Anónimo disse...

Atitude típica de quem vive acima das suas possibilidades...o que o sporting fez foi um empréstimo e comprou um mercedes topo de gama, mas continua a morar numa barraca...o porto teve 61% de posse de bola e não me digas que foi um dominio consentido...por vezes foi quase um massacre igual ao do cemitério de santa cruz!!
Bem e continuo a repetir o que disse...

Lucho 4 oportunidades de golo
Farias 2 oportunidades de golo
Lisandro 1 oportunidade de golo e um marcado (igual ao do sporting)
Pedro emanuel 1 oportunidade de golo.

Sporting 3 oportunidades de golo...2 golos marcados (um irregular e um frango)

E existe um penalty escandaloso sobre o quaresma...mas de penaltys nao assinalados já nós estamos habituados!!!!

El Pirata disse...

Mas que treta de video é esse? Mas estamos a analisar que modalidade desportiva? Basket? É que no basket, inclusivé na NBA, há muita mania de os defesas fazerem aquelas reviengas de costas para os arbitros marcarem faltas ofensivas a quem tem a bola!! É o chamado teatro que, por norma, beneficia largamente a equipa que joga em casa! O Carlos Barroca que o diga, ele que nao perde uma oportunidade para gozar com essas fitas!

Quaresma nao tem o fisico de um preto da BNA mas tambem nao é nenhum pau de virar tripas! Se fosse mais dedicado ao ginasio podia estar como o Cristiano Ronaldo mas isso agora nao interessa. O que interessa, e muito, é a pouca vergonha insultuosa com que meia duzia de portistas instigam os restantes 50 ou 60 mil existem, a culpar o arbitro!!!! Oh meus amigos, ganhem vergonha, se tal for possivel! E contra o Fatima, a culpa tambem nao foi do arbitro? E na liga dos mancos intercalares, a culpa tem sido do arbitro? Assumam os vossos erros, pelo menos uma vez de seis em seis meses. Va la, nao é pedir muito. Se conseguirem focar a vossa atençao pros erros tacticos do asno do ano de 2007, pro peru do tocador de banjo e pro capitao tequilla da argentina, verão, como qualquer outro portugues, que ja terão suficiente para se entreterem.


Adorava conhecer o sujeito que enche de lixo o youtube com porcaria como a que foi aqui propagandeada. Ja nao vos bastu ganhar em coimbra com um penalti desse genero, como ainda queriam outro!! E para beber, vai ser o quê?...

El Pirata disse...

sobre o lucilio baptista ja aqui coloquei um artigo do unico jornalista do pasquim, um tal de joao sanches... se quiseres eu coloco aqui o link novamente para o ires ler novamente. É que ate parece que o lucilio baptista nasceu naquele dia da VITORIA (olha se nao tem sido, ui ui...) portista em alvalade, no segundo ano de boloni! nao, o lucilio ja por la andava, como bem relembrou o Sanches. Vai la ler, tu e todos os outros portistas de fraca memoria!...

El Pirata disse...

O Sporting tem os 2 melhores comentadores desportivos da tv: Dias Ferreira e Rio Oliveira e Costa. E de longe! Entao o segundo deu ontem uma liçao ao portista candidato a presidente qd o outro bater com as botas, pq ate la nao tem o estofo pra lhe fazer frente...

Entao os foras de jogo sao iguais? Mas a proposito de quê? Entao nao vos parece obvio que, num lance de bola parada, e com o fiscal concentrado na linha defensiva, em frente a ela, nao veja tudo o que tem pra ver? Era um escandalo aquele fora de jogo nao ter sido assinalado!

Ja o de Vukcevic, para alem do montenegrino ter parte do corpo mais do que em jogo, foi na sequencia de um lance de bola corrida, por sinal muito bem construido, em velocidade! Ora, se é de facto erro... vamos dar abebias a quem? Ao sujeito que estava parado a ver tudo na sua frente decorrer em camara lenta, ou ao outro? Pensem, mas nao escrevam, pq se escreverem o mais certo é sair o contrario do que pensam. Um portista tem sempre muito medo de ofender o que o seu presidente pensa, vai daí raramente sai da propaganda de estado.

Anónimo disse...

Primeiro senhor pirata, sim porque has-de ser sempre pirata aqui no blog...vens com tretas do ano passado que 2 pontos davam para serem campeoes, ganha juizo na cabeça!!!! Depois com as tretas da falta do jogo do dragão deixo aqui uma pergunta para me responderes com seriedade...

Imagina que eras defesa central, cortavas uma bola no interior da area, e ficavas com a posse de bola de costas para o GR (pode ser o patricio) levantavas a cabeça para veres uma linha de passe para sair a jogar, como eras lento e um avançado tava quase a chegar a tua beira, o patricio sem te avisar tirava-te a bola com as maos...era falta?????????? para mim, SIM. Ouve passe??? Não!!!

Concluindo...nao é necessario passar a bola ao GR, é apenas necessario ter a posse de bola, e foi o que aconteceu!! quem na sabe as regras protesta!!!!!

Outra coisa, para ti quantos golos feitos teve o Porto e quantos teve o Sporting??? são algumas perguntas que eu gostava que respondesses!!!

abraço, pirata migalhas!!!

PS: 11 Pontos!!!!

Anónimo disse...

Isto não invalida o facto de o polga ter passado a bola para o tonel!!!

Mas como voçes nao sabem as regras...eu dou um desconto, igual ao fiscal de linha que nao viu uma bola 1 metro dentro da baliza do sporting, ou ja no ano passado aquele que nao viu o empurrao para o nani marcar o golo da vitoria ao nacional!!!
Ou aquele que nao viu como o sporting quase matou um jogador do vitoria para marcar o primeiro golo em alvalade contra o guimaraes que deu uma lição de bola ao sporting!!! e muito muito mais!!!!

Mitico disse...

Boa noite a todos

E o pirata continua...

E o autor responde bem e eficaz.

Pronto! Fim do comentario!

PS: autor, se quiseres mais lances fala que o sporting é rico em beneficios de arbitragens. Só sobre o Tonel upa upa.

Pirata escusas de vir pa aí falar do Bruno Alves bla bla bla
que a dualidade de critérios entre os centrais dos 3grandes tem sido GRITANTE sempre em prejuizo do FC PORTO.

Estou atento!!!
(ao contrário do que voces pensam)

Abraço a todos

El Pirata disse...

atraso de bola houve em guimaraes a favorecer a equipa da casa e ninguem falou nisso! Muito mais escandaloso! Ou ninguem viu?


Oportunidades de golo claras? Ora bem, do sporting foram 3, do porto, mesmo sem ter a vossa memoria visual e imaginaçao, conto 5 ou 6. Nunca, mas nunca, 9! Para terem 9 oportunidades de golo contra o Sporting precisam de expulsar 3 jogadores leoninos, algo visto por 2x, em 94 por Carlos Valente e em 2002 por Martins dos Santos! Aí sim, bem contadas, devem ter sido umas 9 ocasioes de golo. E, no segundo caso, nem deu pra ganhar. Talvez contra 7...

El Pirata disse...

sempre em prejuizo de quem mitico? Bruno Alves nas competiçoes europeias é um menino, ate ajuda os adversarios a levantarem-se! O que eles sabem é como funciona o sistema em portugal, em que ele é incapaz de atacar uma bola nas costas do adversario sem usar o joelho pra trepar por ele acima! Ja nem falo das chapadas e lambadas nas bolas divididas. É o lobo mau disfarçado do futebol portugues, esse tal de Bruno Alves. A ver se a farsa cai a descoberto na CL, como a mentira tem perna curta pode ser que a Europa do futebol descubra o Materazzi portugues em todo o seu esplendor.

El Pirata disse...

Quanto à regra dos atrasos ao GR, na altura um dos mais conceituados arbitros ingleses, em Portugal num coloquio, foi bem claro: nao era atraso. A partir daí dormi descansado sobre o assunto, mesmo sabendo que, novamente, o Sporting tinha sido espoliado num frente a frente azul e branco. Mas com o passar dos anos um tipo habitua-se a determinadas falcatruas.

Quer dizer, um tipo que tivesse ido pra coma em 1982, acordava hoje e ainda via o frei papinhas lider da colectividade do bicho imaginario com sede na alameda que acaba no mercado abastecedor de campanhã... mais vale realmente fazer como o cavalo em parada militar: cagando e andando...