Redes Social

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Atleta do Ano 2008



O último post do Tribunal em 2008 teria de ser uma homenagem aos atletas que se distinguiram dos demais adversários. E, em ano de Olimpíadas, dificilmente a escolha não recaíria em atletas que tenham brilhado na competição raínha do desporto. Foram vários atletas que se destacaram mas selecciono três que, na minha opinião, foram reis em 2008: Michael Phelps, Usain Bolt e Rafael Nadal.


Em comum têm o facto de serem campeões olímpicos nas respectivas modalidades. Rafael Nadal, tenista espanhol é, porém, o único que não ganha destaque por essa medalha, o ténis tem outros atributos anuais, outras provas raínhas (como qualquer outro desporto profissional) que elevam um atleta. Nadal conseguiu um feito que, embora não inédito, é extremamente raro: venceu, no mesmo ano, Roland Garros e Wimbledon, as duas provas mais antagónicas entre si, dificultando imenso a vida aos atletas que são especialistas de uma (pó tijolo) ou outra (relva) superfície. Impôr-se, de forma categórica, como Rafael Nadal o fez, com uma épica final em Winbledon frente ao mítico Roger Federer, atingindo o topo do classificação ATP pelo meio, coloca Nadal como um dos reis do desporto mundial em 200.


Michael Phelps é o tubarão americano das piscinas. A natação é, por excelência, uma modalidade (a par, talvez, da ginástica) que propicia, aos melhores, a possibilidade de coleccionar medalhas. É um facto, são muitas as provas, mas uma coisa é conseguir, por exemplo, 5 medalhas, sejam somente de ouro ou outra categoria, um facto já de si de realce e de rejubilação. Diferente, muito diferente, somente ao alcance dos predestinados, é conseguir OITO medalhas, OITO medalhas de ouro! É certo que uma delas pertence quase por completo a Jason Lezak, o companheiro de Phelps que nos 4x200 metros livres conseguiu uma vitória épica sobre os franceses liderados por um imbatível Alain Berard, algo que o próprio Phelps não conseguiu na “sua” estafeta. Mas o que conta são as contas finais, que aqui são recordadas:

10/08/08 - 400 metros estilos, 4:03.84 (RM)
11/08/08 - 4x100 metros livres, 3:08.24 (RM)
12/08/08 - 200 metros livres, 1:42.96 (RM)
13/08/08 - 200 metros mariposa, 1:52.03 (RM)
13/08/08 - 4x200 metros livres, 6:58.56 (RM)
15/08/08 - 200 metros estilos, 1:54.23 (RM)
16/08/08 - 100 metros mariposa, 50.58 (RO)
17/08/08 - 4x100 metros estilos, 3:29.34 (RM)

O mais descontraído dos super campeões de 2008 é o jamaicano (obviamente…) Usain Bolt. A forma como esmagou a concorrência, sempre com um sorriso nos lábios e um ar matreiro, foi a imagem dos Jogos de Beijing. Verdadeiramente assombroso a facilidade com que tombaram os recordes mundiais (já nem falo nos olímpicos…) dos 100 e 200 metros! E, ainda mais assombroso, a imagem com que todos ficamos, Bolt só não baixou dos 9,69 segundos (100m) e dos 19,30 segundos (200m) porque… não quis! Pura e simplesmente preferiu gozar com a concorrência! Imprudências de um miúdo de 21 anos? As marcas inimagináveis de 9,50 e 19,00 seg, estiveram ao alcance desta gazela humana. Usain Bolt saiu dos Jogos como o homem mais rápido de todos os tempos, igualmente o primeiro a conquistar recordes mundiais nas duas provas raínhas da velocidade nos mesmos Jogos Olímpicos.
.


Sem querer menosprezar ou diminuir o alcance de qualquer um destes atletas, convém relembrar o flagelo que persegue o desporto no século XII: o doping! Infelizmente não ficaria surpreendido se qualquer um destes três super-atletas viesse a provar-se um batoteiro, uma farsa. O que diz muito do ambiente que corroi o desporto e os seus apaixonados seguidores. Quero crer, tal como fiz com Lance Armstrong, que os médicos dos laboratórios anti-dopagem apanham todos os batoteiros. Sendo assim, até prova em contrário, Rafael Nadal, Michael Phelps e Usain Bolt são, acima de qualquer outro, os atletas de 2008. E, na minha modesta opinião, a escolher o Atleta do Ano de 2008, voto em Bolt. Dos três foi o único que aniquilou, por completo, a concorrência. Quase que me apeteceu vê-lo correr de costas… quer-me parecer que o recorde mundial de José Pratas seria igualmente batido!

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

FCP à procura de (+) um lateral esquerdo


No início do campeonato de 1998/99 Fernando Mendes discutia com Nelson e Paulinho Santos a titularidade no flanco esquerdo do reduto mais recuado do F.C. Porto. Alguns meses depois chegaria Esquerdinha e nos anos que se seguiram Pedro Henriques, Rubens Júnior, Mário Silva, Nuno Valente, Areias, Leandro, Marek Cech, Ezequias, Lucas Mareque, Lino, Jorge Fucile e, finalmente, Nelson Benítez.
.
Dezasseis Defesas Esquerdos numa Década! Desses, escapa um, por sinal formado na Academia. Flops de Janeiro então é melhor nem falar. Fica um conselho, de amigo: escolham uma das meninas da foto, pior figura não fará e, pelo menos, entretem a plateia.

domingo, 28 de dezembro de 2008

PARABÉNS PRESIDENTE!!!!

Pinto da Costa está de parabéns. O presidente do FC Porto comemora hoje 71 anos, mais de 26 dos quais à frente dos destinos do clube. Presidente e instituição confundem-se no último quarto de século, e, no capítulo dos melhores presentes que foi desembrulhando ao longo dos mandatos, destacam-se as várias obras a que tem estado associado. A próxima, prevista para ser inaugurada no dia em que completar 27 anos de presidência, em Abril de 2009, tem crescido, mesmo ao lado do irmão mais velho, a olhos vistos: o Dragão Caixa, o novo pavilhão do clube, um dos objectivos que incluiu no programa da recandidatura para continuar à frente do FC Porto. Antes de cortar esta fita, Pinto da Costa, nascido às primeiras horas do dia 28 de Dezembro de 1937, numa casa burguesa de Cedofeita, já tem outra empreitada em mente: a edificação do museu do clube, que deixou de existir com a demolição do Estádio das Antas, palco que visitou no dia da sua inauguração, a 28 Maio de 1952, pela mão de um tio, Armando Pinto. Aí nasceu a grande paixão que tem pelo emblema azul e branco, do qual nunca mais de desligou. No ano seguinte, tornou-se sócio para em 1962 assumir a primeira função no clube: vogal da secção de hóquei em patins, a modalidade que mais aprecia a seguir ao futebol. Aí chegou, como dirigente, em Maio de 1976. Ao longo dos últimos anos, Pinto da Costa não se limitou a dar visibilidade ao clube coleccionando títulos em todas as modalidades. Está também ligado umbilicalmente a todos os grandes projectos do FC Porto: o Estádio do Dragão, o Centro de Estágio do Olival, aqui numa parceria com a Câmara de Gaia, a renovação da Constituição, agora rebaptizada "Vitalis Park", e o pavilhão, que voltará a aglomerar as modalidades que, entretanto, se foram espalhando por vários espaços. Um presidente com obra feita e por fazer. São esses desafios, misturados com a vontade de deixar o currículo do clube ainda mais recheado, que o movem. O actual mandato, o 11.º, prolonga-se até 2010, e a reeleição aconteceu no dia em que o FC Porto se sagrou bicampeão. A propósito, há alguns anos que Pinto da Costa não passava o dia de aniversário fora do primeiro lugar do campeonato. Contudo, os dois pontos de atraso para o benfica são compensados com outro detalhe importante: o FC Porto é o único clube português que ainda está em todas as frentes. Como é habitual nestas ocasiões, as velas de mais um aniversário deverão ser apagadas junto da família e dos amigos mais próximos.



"... PORTO CIDADE... PORTO CLUBE..."

sábado, 27 de dezembro de 2008

Aposta Certeira



Há uns tempos foi um famoso director de futebol a tentar ganhar uns euritos para o seu parco orçamento mensal... e parece que virou moda! Será que teremos os puristas a assobiar pro lado ou o chinolusobrasileiro também merecerá uns recados? Aposto que ele adora lagosta e camarão...

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

O Natal dos Pequeninos

Foi a jornada dos empatas, muito embora, até pela quadra, possamos ser mais simpáticos e falar do Natal dos pequeninos! Foi uma boda aos pobres, até deu para alguns árbitros se mascararem de Pai Natal e distribuírem presentes!

Comecemos pela arraia-miúda. O Leixões, pese o excelente campeonato que tem vindo a realizar, começa a meter água. É evidente que ninguém, nem mesmo os leixonenses mais sonhadores, acreditam na possibilidade da equipa de Matosinhos permanecer nos três primeiros lugares da classificação, quanto mais lutar pelo título! Mas, pela campanha realizada, também não era expectável que vacilassem contra os mais fracos, sobretudo em pleno estádio do Mar. Por outro lado, o empate tem a sua lógica, os rapazes começam a sentir a pressão das altas altitudes classificativas e, sem apoios arbitrais idênticos aos que auxiliaram os maiores na época passada, temo pelo futuro leixonense, até porque os rivais madeirenses e bracarense parecem-me com capacidades para os ultrapassar. No entanto, acabe o campeonato como acabar, o Leixões já não se livra de sensação da prova.

Em Braga mora uma dupla teoricamente invencível: o presidente Salvador e o treinador Jesus. Só que as aparências enganam! Nem um salva o que quer que seja nem o outro faz milagres, a não ser no constante assassínio da língua portuguesa. Muito elogiada a campanha europeia bracarense, mas sejamos realistas: de todas as vitórias, as únicas que realmente foram merecedoras de crédito foram obtidas frente a Portsmouth e Heereveen! As eliminações prematuras das taças nacionais e um fraco início de campeonato não disfarçam o sub rendimento de uma equipa que muito prometia! Esta é a realidade actual. O que também é realidade é o facto de, com a vitória frente ao Rio Ave, o Braga ter beneficiado dos empates das cinco equipas que a precedem da liderança da prova, mantendo-se deste modo na luta pelos lugares cimeiros. E, uma vez que se aproxima uma dupla jornada frente a Benfica e Porto, veremos o que vale realmente este Braga. Espero que mais do que tem demonstrado, até para manter o campeonato interessante.

Tempo ainda para elogiar Jaime Pacheco, treinador habituado a lidar com crises e a mostrar trabalho em pouco tempo. Um treinador apelidado de bronco por muitos mas que, como poucos, percebe do oficio. Desde o Boavistão de 2001 que Jaime Pacheco não tem ao seu dispor um conjunto de jogadores com os mínimos de qualidade para tentar nova gracinha. Entretanto cepos como Peseiro, Couceiro e Chalana já andaram pelos grandes. Só mesmo em Portugal…

Vamos agora aos pratos principais. Comecemos com um prato leve, o Sporting vs. Académica, para não entrar logo a matar com uma tremenda indigestão. Este Sporting revela deficiências, seja na falta de laterais com qualidade, de um trinco raçudo e de um número 10 que saiba pautar os ritmos de jogo, mas revela sobretudo tremenda falta de atitude. Se é verdade que, embora tenha perdido com Benfica e Porto, se mantenha colado a eles (demonstrando, mais uma vez, que não é nesses jogos que se ganham campeonatos), não é menos verdade que defrontar uma Académica pouco mais que inofensiva (um golo fora de Coimbra em toda a época!) implica a conquista dos três pontos, dê por onde der! É um facto que o Sporting teve oportunidades em número suficiente para golear, que Peskovic fez a exibição da vida dele, mas ainda assim fica a nítida sensação que uma primeira parte com a entrega e determinação da segunda parte teria bastado para que o objectivo fosse cumprido. O pior é que esta falta de atitude tem sido imagem de marca da equipa o que não augura nada de bom. Para piorar ainda aparece, vindo de uma qualquer tasca lampiã, o avô cantigas António Veloso! Já passaram oito anos mas a memória deste individuo não deveria ser assim tão curta, não foi assim à tanto tempo que o seu filho, o obeso (é ver as fotos do puto de 13 anos) Miguel Veloso foi corrido a biqueiro e pontapé do seu Benfica! Não fosse o Sporting e a sua Academia e o Miguelito andava agora a tirar algum curso de cabeleireiro, juntamente com meia dúzia de gayolas! É muito bonito o respeitinho e o agradecimento. A ver se esta merda não se repete!

Viajando de Alvalade (dos 27 mil espectadores) para o Dragão (dos 37 mil espectadores). Ao que parece só 2/3 do estádio é que tinha gente. Gostava de perguntar que coreografia se faz com 2/3 de espectadores, num estádio de tricampeões. O autor, que percebe de coreografias, provavelmente não se importará de me explicar o motivo para 15 mil lugares ficarem azulados durante todo o jogo. Adiante, o jogo sobretudo a primeira parte, foi uma cópia de Alvalade, novamente a equipa cuja obrigação era ganhar deixou correr o tempo, ciente que o golo acabaria por chegar. Por acaso não chegou para o Marítimo por tremenda infelicidade e alguma falta de jeito, em jogadas mal finalizadas dentro da área portista. O intervalo chegava com um empate inteiramente justo. Para a segunda parte diferentes expectativas: para os portistas, os golos de uma vitória/goleada mais do que esperada; para os rivais (sim, eu vi o jogo, ainda com azia de véspera, mas confiante em rir por último…) uma repetição da primeira metade. O que não esperava, e digo-o com toda a sinceridade, era tanta pulhice do árbitro! Em plena época Natalícia! Penalty de Rolando escandaloso, mão de Bruno Alves (cópia fiel de tantos penalties contra o Sporting, de Sá Pinto a Caneira!!), escandalosamente branqueada pelos comentadores, esquecendo que o desvio foi vital para a bola não ir parar aos pés de Djalma, que teria somente de encostar para a baliza deserta! Realmente assim mais vale encomendar as faixas. Haja vergonha! Haja decência! Haja honestidade! Haja respeito! E depois repetem até á exaustão o murro do Cardozo a Rolando! Branqueamento de um canal público? Porquê? Com que intenções? Basta! O Marítimo foi altamente prejudicado e até o Rei das bananas madeirense, que farta-se de elogiar o PC, ficou caladinho! Lá está, bandido não fala mal de bandido, que corja aqui vai! Mais um ponto para a campanha do treta-campeonato, como sportinguista dá-me vontade de rir quando leio e ouço portistas falarem em nojo. Devemos ter interpretações diferentes para as mesmas palavras e estados de espírito… e prefiro nem falar das agressões de Lisandro (este então nunca será expulso em Portugal? Ao menos o Bruto Alves já viu um vermelho na carreira...) e do Cebola para não azedar o natal de ninguém...


Para fim de festa a anedota que lidera o campeonato. O post já vai longo por isso vou directo ao assunto: este Benfica só levado ao colo como em 2005 é campeão! Corrijo: este Benfica só levado ao colo como em 2005 fica acima do 3º lugar! Que equipa tão medíocre meus caros, teria vergonha de “aquilo” liderar um campeonato de futebol em Moçambique, quanto mais em Portugal! O Nacional deu bailinho da Madeira até aos 70 minutos, faltando apenas um Coentrão para traduzir em golos tamanha superioridade. O excesso de confiança atraiçoou os nacionalistas, confiando que o golo era questão de tempo. Foi esse erro de julgamento que permitiu o Benfica virar o jogo a seu favor, acabando o jogo com boas (as únicas!) oportunidades de o ganhar. O empate final serve somente para penalizar o Nacional, o Benfica ganhou um ponto sem saber ler nem escrever.

A arbitragem, mesmo nesta quadra, não consegue portar-se decentemente. Em Alvalade, o Cosme armou-se em Robin dos Bosques. Messi, com o aplauso de toda a crítica nacional (que condenaram a passividade da defesa leonina), marcou em Alvalade um golo idêntico ao anulado pelo Cosme. Já li idiotices do Paraty (quem mais!) afirmando que o lance não é igual, porque não foi cometido no mesmo local! Que merece um tipo destes? Uma carga de lenha de lhe partir as costelas? Que façam o favor de rever o golo e verifiquem o mesmo que todos os sportinguistas: o lance é cópia chapada! Realmente não é a mesma latitude e longitude, mas deixemo-nos de tangas: Cosme foi ladrão, permitindo inclusive todo o anti jogo a Peskovic! Não, o Sporting não empatou por culpa exclusiva dele, mas é mais um manhoso a caminho de ser internacional, não tenho dúvidas.

No Dragão Duarte Gomes, assobiadíssimo pelos ignorantes habituais que se deslocam ao estádio (começo a perceber como um miúdo vai para portista… oh pai, o que é o fora de jogo? Oh pai o que é um atraso para o GR? oh pai, blá blá blá… Oh pai, não percebo as regras do futebol, acho que sou portista!) conseguiu fazer uma arbitragem a roçar o anedótico, com os tais 2 penalties a favor dos madeirenses a passar em claro, para não esquecer as agressões que provocaram mais uma famosa noite de terror no famoso Túnel das Antas! Não há nada no relatório? O árbitro não viu nada? E eis que o circo chega à cidade…

Na luz Pedro Henriques, provavelmente o único arbitro que não me dá vontade de cuspir em cima, passou 90 minutos a errar a favor do Benfica (e do Porto, uma vez que o Nene e o Alonso, os melhores jogadores da equipa, não defrontam o Porto…), conseguindo manter em campo Katsouranis que distribuiu fruta suficiente para 4 cartões amarelos! Já em período de descontos, o caso! E, meus amigos, este é um caso que, espero estar enganado, será bandeira clubística, tal qual o famoso caso de 2004/05, o tal da bola entra/não entra na baliza de Baia! À custa de um lance tudo foi perdoado daí em diante, dando origem ao campeonato mais safado da história do futebol português, nem PC nos seus trinta anos de gatunagem foi capaz de conquistar uma prova com tão elevados níveis de filha-da-putice. A choradeira, pelo que constatei, já começou, a bíblia já encomendou a crucificação do árbitro, a Amélia até foi expulsa para aumentar o coro dos indignados, enfim, num jogo em que ficou patente a falta de nível de um líder anedótico… o que sobra são críticas à arbitragem, camufladas em futuros favores, assim mesmo, no plural! O que se pode pensar quando o clube assume processar o árbitro, assim sem mais nem menos. Realmente ser sportinguista não é fácil num País de trafulhas.

Um tal de  arrebumbas colocou 440 comentarios neste post unicamente a dizer, e passo a citar:

"Vígaros!
LOLOL
Mais uma vez a lidar com Viscondes falidos cujo passivo ascende a um número record! Estão quase a ser apanhados pelo Guimarães em assistências nos estádios a contar para o campeonato!

Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahaha"

Eu até ia fazer muitos comentarios acerca disto, mas fico-me por aqui, ele como tipico benfiquista vai acabar por morrer afogado na sua própria espuma!!!! Força arrebumbas, pareces o barbas!!!! Bem, vou continuar a rir-me de ti...

Pirata desculpa acrescentar isto no teu post...

O autor

sábado, 20 de dezembro de 2008

Acidentes e Esquecimentos

Esta entrevista realizada em 1995 no Domingo Desportivo demonstra a imprensa lisboeta provinciana em todo o seu esplendor.
Os restantes videos reforçam a ideia do que se passa em Portugal no que diz respeito a jornalismo desportivo, fazendo base nos vídeos do jogo com arbitragem mais tendenciosa dos ultimos 4 anos em Portugal!







quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

O jogo da Reboleira!!!


O FC Porto foi vencer o Estrela da Amadora, por 4-2, em jogo referente ainda à 9ª. jornada da Liga Sagres. Acerto de calendário e nono sucesso consecutivo, num final de ano de aparições constantes e ritmos exigentes. O Dragão desceu à Amadora para vencer um opositor complicado e reforçar a sua autoridade de Tricampeão. O terreno armadilhado e um empate aberrante reformataram a contenda, mas nem assim a tornaram inacessível. Este F.C. Porto avança decidido, misturando classe, magia e crença.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Um campeão do fair-play!!!


Arquitecto de profissão, Bruno Teixeira tem no futebol amador a ocupação dos tempos livres, actividade em que se distingue dos demais pelo desportivismo que sempre apresenta.
Oencontro do passado sábado entre o Rechousa e o Racing, relativo à 11.ª jornada da Divisão de Honra de Amadores da Associação de Futebol do Porto, ficou marcado por uma acto de fair-play, raras vezes visto nos campos de futebol.
Bruno Teixeira, jogador do Racing, dispôs de uma flagrante oportunidade para marcar golo, mas, ao ver o guarda-redes adversário lesionado, optou por colocar a bola fora das quatro linhas, num gesto que todos os presentes fizeram questão de louvar. "O guarda-redes estava magoado e não me ia aproveitar dessa situação", começou por explicar o arquitecto de 30 anos que já representa o clube há 12. "Em momento algum me passou pela cabeça marcar golo. Estamos cá para nos divertir e matar-mos o bichinho de jogar a bola. É óbvio que queremos ganhar sempre, mas com correcção", fez notar o capitão do Racing.
Com o jogo a aproximar-se do intervalo, o marcador registava uma igualdade a um golo, mas nem assim o jogador aproveitou o lance para colocar a equipa em vantagem. "Os meus companheiros disseram-me que fui um matreco", conta Bruno, divertido, já depois de ter recebido elogios do árbitro e dos adversários.
Enquanto todos os presentes valorizavam o espírito desportista de Bruno, este prefere desvalorizar o acto, asseverando ter sido um "lance normal". Um episódio idêntico ocorreu em 2001, em jogo na Primeira Liga Inglesa entre o West Ham e o Everton, quando o italiano Paolo Di Canio agarrou a bola com a mão ao ver o guarda-redes contrário deitado no chão a pedir assistência. Este comportamento valeu ao italiano, conhecido pelo mau génio, o reconhecimento da FIFA com o prémio Fair-Play.
"O futebol amador não é aquilo que as pessoas pensam. A maior parte dos intervenientes são pessoas que gostam de praticar desporto, que andam cá por carolice, e privilegiam a amizade, pois é esse o espírito que nos faz enfrentar o frio e a chuva", salienta Bruno Teixeira, que tem na filha Maria Madalena, de um ano, o seu grande orgulho.
"O que me faz andar no futebol é o convívio. Tenho grandes amigos no Racing e adoro o clima de amizade que lá se vive", enaltece Bruno Teixeira, que, tal como todos os companheiros, paga a inscrição de 150 euros no início da época e uma mensalidade de 25 euros para ajudar à sobrevivência do clube portuense.
Fonte: JN

domingo, 14 de dezembro de 2008

Uma Vitória REAL...

Sem título

E como os nossos vizinhos aqui do lado gostam de futebol e tratam-no bem, deixo aqui dois links bastante bonitos, para todos aqueles que gostam de rádio!!!

1-0; 2-0 (clique no resultado para ouvir)

Divirtam-se neste dia muito bonito de futebol!!!!!

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Na jornada da CHAMPIONS LEAGUE!!!!

Basileia 0 Sporting 1


Três pontos conquistados, 600 mil euros em caixa, zero golos sofridos, um golo marcado. Tudo aquilo que Paulo Bento havia sublinhado como metas a atingir em Basileia foi alcançado pelo Sporting, que venceu os suíços por 1-0, terminando a fase de grupos da Champions com 12 pontos, acerteza do encaixe de, pelo menos, 10,8 milhões de euros, e o mérito de apenas ter sido derrotado (e sofrido golos) perante o poderoso Barcelona. Num jogo sem aliciantes competitivos, o Sporting cumpriu com os seus propósitos, ainda que o embate de Basileia não tenha servido para rectificar, na íntegra, a imagem deixada pela equipa na ronda anterior, com o Barcelona...


FC PORTO 2 Arsenal 0


O FC Porto venceu o Arsenal, por 2-0, e garantiu o primeiro lugar no Grupo G da Liga dos Campeões. Não vale argumentar que à equipa inglesa faltou muita gente, poupada para outros empreendimentos, porque o prestígio e o nível da competição não acolhe desculpas desse género. Os portistas souberam assumir o jogo, depois de um primeiro terço dir-se-á equilibrado, e já assumidamente senhores do meio-campo marcaram por Bruno Alves num cabeceamento como mandam os livros após a marcação de um canto. Iam decorridos 38 minutos. Veio depois a segunda metade, o Arsenal partiu-se, abriu espaços e os avançados “azuis e brancos” interpretaram à perfeição a arte do contra-ataque, o preenchimento das alas e, na justa medida em que o conjunto inglês perdia capacidade de circulação da bola, mais avançava a defesa e linha média dos portistas. Um golo mais, marcado este por Lucho Gonzalez, aos 53 minutos com um remate portentoso, e muitos outros que ficaram por marcar, tal a superioridade do FC Porto...



E prontos...

QUEM RI POR ÚLTIMO...


RI MELHOR!!!!!!!!!!!!!!


E claro... O futebol português está de parabéns e "todos" ficam satisfeitos ...

Fonte: Comunicação Social

 

20081211-oJogo 20081211-aBola 20081211-Record

Mais uma vez em grande os nossos "amigos" do Record...Se o Quique quer ver o moretto, eu tambem o quero ver naquela baliza, sem duvida é a noticia mais importante de hoje, até porque ficar em primeiro de grupo na champions é absolutamente normal!!!!

domingo, 7 de dezembro de 2008

A jornada desportiva...!!

Estrela da Amadora 1 Sporting 3

"Na primeira parte tivemos algumas dificuldades, não só em termos ofensivos mas também defensivos, pelo estilo de jogo que o Estrela adoptou, mais directo. Sofremos um golo na fase inicial e foi importante que a igualdade não tenha demorado muito a chegar. Foi um jogo equilibrado na primeira parte, com poucas oportunidades. Tivemos uma com o Liedson e o Estrela mandou uma bola ao poste. O resultado se ajustava ao intervalo", disse Paulo Bento à Sport TV1.


Com algum comedimento, Paulo Bento expressou a sua satisfação por poder contar novamente com o médio montenegrino Vukcevic, depois de o jogador e o técnico terem superado as suas divergências. "Para nós, o importante era ganhar o jogo e conseguir a melhor série de vitórias na Liga, num campo difícil. Era importante que o Simon [Vukcevic] jogasse alguns minutos, a equipa também propiciou que ele entrasse bem, o que aconteceu, e o golo veio por acréscimo. Estou satisfeito pela vitória e por poder contar com todos os jogadores", destacou.





Tirando a vassalagem diária ao clube dos drogaditos, quero ver o que o senhor Filipe Soares Franco vai dizer sobre o que a comunicação social ilustrou e escreveu sobre o pobre coitadinho Vuk. Parece um bebé a ser levadinho ao colinho bem ao estilo do fim das histórias de amor: " e foram felizes para sempre"!!! Ridiculos!!!

Setúbal 0 vs FC PORTO 3



Depois do intervalo, tudo mudou: Jesualdo Ferreira mandou a equipa subir no relvado, e a pressão aumentou no meio campo setubalense. Notou-se também mais determinação na abordagem dos lances, e foi já com Guarín no lugar do apagado Tomás Costa que o jogo se resolveu, com Bruno Alves, de cabeça, a bater Pedro Alves, após um canto de Lucho. Três minutos depois, chegou a confirmação: um erro de Janício foi aproveitado por Hulk, que desta vez não foi individualista e ofereceu o golo a Guarín. O Setúbal desapareceu. Alguns adeptos vitorianos abandonaram então o recinto e não viram o melhor. Estava guardado para o fim, e o protagonista foi Lucho, que, curiosamente, deu ontem mais um sinal de que não atravessa um bom momento. Só que se esqueceu disso quando apareceu na área e recebeu um passe de primeira de Mariano - estava em jogo há pouco tempo e, tal como Guarín, ficou ligado à vitória -, culminado com um remate também de primeira, indefensável. Um grande golo para um grande resultado, coroando uma exibição apenas razoável dos tricampeões nacionais.



Maritimo 0 vs benfica 6

O benfica venceu esta noite o Marítimo por seis bolas a zero, no estádio dos Barreiros, em jogo da 11.ª jornada da Liga Sagres, e subiu provisoriamente ao primeiro lugar da classificação. Reyes, Suazo,Luisão e Nuno Gomes fizeram os golos no dia em que Moreira regressou à baliza encarnada.

Em jeito de conclusão importa perceber como tudo começou...


Inacreditável!!!!

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Meu Deus!!!!!!!!

Fui alertado por um colega de trabalho para ler algo escrito num jornal desportivo portugues...E dei de caras com este fabuloso artigo escrito por um histórico da comunicação social desportiva! Deleitem-se com estas palavras sábias que passo a transcrever...



A Liga dos Campeões compensa?


No dia em que arrancou a edição deste ano Liga dos Campeões, FC Porto e Sporting, os dois clubes portugueses presentes na prova, garantiram automaticamente um encaixe de 5,4 milhões €. Destes, 3 milhões constituem um bónus de participação, 2,4 milhões vêm da taxa de 400 mil € por cada um dos seis jogos que os clubes terão de disputar entre si na fase de grupos. É muito, é pouco?
Para um clube médio português, que não tem a mais pequena hipótese de participar na prova, é muito dinheiro. Se tirarmos os três chamados ‘grandes’, que têm em média orçamentos anuais entre os 60 e os 40 milhões
(63 do Benfica, 46 do FC Porto, 40 do Sporting) os ‘outros’ têm orçamentos reduzidos e à medida de um futebol pobre e sem receitas.
A partir dos grandes, em escadinha, os meios disponíveis dos restantes descem dos cerca de 12 milhões do Sporting de Braga (por uma ordem com oscilações), Boavista, Vitória Guimarães, Marítimo, Académica, Belenenses, Nacional, Vitória de Setúbal, Estrela da Amadora, Paços de Ferreira, Naval, Rio Ave, até aos menos de 2 milhões do líder Leixões.
Sem invocar ou contabilizar, durante o período de uma época, as perdas dos três da frente nas suas acções na Bolsa, as suas contas anuais traduzem uma irreversível e perigosa queda de valor dos seus activos. Aparentemente, a sua participação na Liga dos Campeões, cujo encaixe final depende do desempenho de cada um na prova (e este ano o campeão pode levar para casa 23,7 milhões, mais bilheteiras e receitas de televisão), representaria o equilíbrio das contas de cada um.
Este ano, a UEFA vai distribuir 588,6 milhões € pelos 32 clubes que participam a partir da fase de grupos, em que, pela primeira vez, vão estar dois clubes portugueses, FC Porto e Sporting. Parece aliciante, mas será como parece que estes números indicam? Ou seja, será que a Liga dos Campeões compensa?
Há quem pense que não e que, para muitos clubes cuja base patrimonial e económica é menos consistente, digamos assim, não compensa. O facto é que, por exemplo o FC Porto, quando foi campeão europeu em 2004 (e terá encaixado 19 milhões) apresentou nesse ano contas negativas e teve um aumento do seu défice.
Mas é óbvio que tudo dependerá do desempenho desportivo da equipa e, em parte cada vez mais significativa, da resposta que os seus adeptos e simpatizantes derem nas bilheteiras.


Autor: RUI CARTAXANA
Jornal Record Data: Sexta-feira, 28 Novembro de 2008 - 20:21


Entretanto acontece isto....



Suazo é o mais popular do Mundo
CRISTIANO RONALDO EM 20.º NA VOTAÇÃO DA IFFHS


Nem Cristiano Ronaldo, Kaká, Ronaldinho Gaúcho ou Lionel Messi. Neste momento, o jogador mais popular do Mundo é David Suazo, do Benfica, que recebeu 196.079 dos mais de 800 mil votos contabilizados na eleição promovida pela Federação Internacional de Estatísticas e História do Futebol (IFFHS), entidade reconhecida pela FIFA.
A votação - qualquer pessoa pode votar, no site da referida organização, em www.ifffhs.de - prolonga-se até 3 de Janeiro de 2009, sendo depois anunciados os resultados finais da mesma. De qualquer forma, foi divulgado ontem o balanço provisório da eleição, para já liderada pelo avançado benfiquista.
O campeão de 2007, o egípcio do Ah-Ahly de Manuel José, Mohammed Aboutreika, ocupa o segundo lugar com 159.955 votos. Marcos, guarda-redes do Palmeiras, campeão do Mundo de 2002, está no último lugar do pódio, batendo por quase 3.000 votos o compatriota Rogério Ceni.
Favorito à Bola de Ouro da France Football e ao prémio FIFA para melhor jogador do ano, o português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, está num modesto 20.º lugar, com 3.238 pontos, logo atrás do grande rival, o argentino Lionel Messi, do Barcelona, 19.º com 3.370.
Confira o top-20 da votação:
1. David Suazo (Honduras/Benfica), 196.079 votos
2. Mohamed Aboutreika (Egipto/Al-Ahly), 159.955
3. Marcos (Brasil/Palmeiras), 86.954
4. Rogério Ceni (Brasil/São Paulo), 84.141
5. Faisal Agab (Sudão/Al-Merreihk), 72.509
6. Alireza Nikbakht (Irão/Perspolis), 69.916
7. Dario Srna (Croácia/Shakhtar Donetsk), 18.649
8. Yasser Al-Qahtani (Arábia Saudita/Al-Hilal), 10.173
9. Vladimir Bystrov (Rússia/Spartak Moscovo), 9.003
10. Alessandro Del Piero (Itália/Juventus), 8.063
11. Jorge Valdívia (Chile/Al-Ain), 6.554
12. Guillermo Ochoa (México/América), 5.835
13. Nemanja Vidic (Sérvia/Manchester United), 5.166
14. Peng Han (China/Shandong Luneng), 5.044
15. Euzebiusz Smolarek (Polónia/Bolton), 4.553
16. Hicham Aboucharouan (Marrocos/Tunis), 4.249
17. Andrey Arshavin (Rússia/Zenit), 3.800
18. Adrian Mutu (Roménia/Fiorentina), 3.595
19. Lionel Messi (Argentina/Barcelona), 3.370
20. Cristiano Ronaldo (Portugal/Manchester United), 3.238


Noticia: Record (de certeza que repararam no tipo de texto)

E agora para quem ainda tinha dúvidas...

Liga Manager - 10ª Jornada


Na frente da classificação tudo na mesma, os dois primeiros mantêm vantagem segura sobre os restantes adversários. Mais atrás "Os Picaretos" sobem uma posição e colocam-se em zona de pressão ao 3º lugar. Mas o grande destaque da jornada vai para o "Dragon Mitic" que, finalmente, dá um ar da sua graça: foi a equipa mais pontuada da ronda (6 pontos), valendo essa performance uma subida de três lugares na tabela classificativa, encontrando-se actualmente no 7º lugar. É caso para dizer que a aposta arriscada no Cebola para fazer golos finalmente compensou, assim como a arriscadíssima aposta na defesa do Paços de Ferreira para os evitar.


.

Decorreu igualmente a 2ª eliminatória da Taça FM, onde a sensação foi a equipa "mouros", que eliminou o 5º classificado da geral (actual 3º em 1095 participantes!). Apesar do seu Benfica não lhe dar alegrias, o mouro mostra como se vence equipas teoricamente superiores (eh eh). Mas não há grandes alegrias nesta ronda, apenas quatro dos concorrentes da Liga Tribunal têm presença garantida na eliminatória seguinte. Os resultados foram os seguintes:


El Pirata 5 vs Mini’s FC 6
Os Marretas 2 vs mouros 4
Kennedy2009 3 vs CunKa Neco 3 Desempate!
Os Picaretos 5 vs Puerto Nuevo 6
PORTOSA 3 vs Juliano+++ 2
Valdevez 2 vs viva maradona 2 Desempate!
Dragon Mitic 6 vs THIAGO DIAS 3
Os Cafizaços 5 vs OAutor football club 2
Sousas 1 vs Tacuara21 4
CubanosUnidos 1 vs Rala Bonito 3

Para a 3ª eliminatória da Taça FM seguem as equipas “mouros”, “PORTOSA”, “Dragon Mitic” e “Tacuara21”. Ainda com possibilidades de manterem-se em jogo, num jogo de desempate, estão “CunKa Neco” e “viva maradona”. Para “El Pirata”, “Os Picaretos”, “OAutor football club” e “CubanosUnidos” é o fim da aventura. Mas o galo do "El Pirata" e de "Os Picaretos" é por demais evidente... marcar 5 e ser eliminado? É assim a vida...

.
PS:
.
Relativamente à Uefa Champins League Tribunal, a coincidir com a 6ª e última ronda da fase regular, será feito um balanço da competição. Paciência meu caro mouro (eheh).
.
PS2:
.
Dentro de alguns dias será relançada uma iniciativa que teve uma célebre gala em 2005. Os famosos bitaites dos participantes do blog vão a concurso e ninguém está a salvo, tirando mulheres, idosos e crianças, afinal sou pirata mas com alguns escrúpulos.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Em mais uma jornada...

Sporting 2 SL guimarães 0

Vitória fácil da equipa leonina com um Vitória de Guimarães a prestar uma clara vassalagem à equipa da casa. Como foi diferente este Guimarães comparado com o que esteve no Dragão. Inacreditável!
(Alguém me explica o que faz uma lagosta no jornal Record junto às noticias do Sporting?????)

FC PORTO 2 Académica 1



Jesualdo Ferreira foi à sala de imprensa do Estádio do Dragão, esta noite, para justificar a vitória tangencial da sua equipa sobre a Académica (2-1) e fê-lo com uma frontalidade impressionante: “O jogo foi muito difícil. A Académica é uma equipa tradicionalmente levanta dificuldades no Estádio do Dragão, é muito organizada e tem uma forma de jogar que se adapta em função do adversário. O FC Porto teve uma entrada muito forte, com ritmos muito elevados, mas, curiosamente, o golo tirou alguma estabilidade".

benfica 2 Setúbal 2

"Não posso dizer que empatámos por causa dos árbitros"




Quique Flores não escondeu a desilusão que foi ter visto o benfica consentir o empate já em tempo de compensação. "Fizemos um bom jogo, tivemos várias ocasiões. A primeira parte foi difícil. Depois, marcámos, o que daria ânimo para ser convincente e ganhar, mas não conseguimos. Foi um acidente. Foi um jogo com distracções que nada têm a ver com o que tem sido feito. Um mau dia a que os jogadores têm direito", lamentou...

sábado, 29 de novembro de 2008

O que é Nacional é Excelente!

Está próxima a consagração do melhor futebolista do ano, quer pela prestigiada France Football e a sua Bola de Ouro, quer pela FIFA e o seu FIFA World Player of the Year.

Antes de entrar no assunto que me levou a escrever este post, vou relembrar que o prémio é referente, não ao ano civil (2008), mas sim à temporada (2007/08), ou seja, os títulos que os jogadores conquistaram em Maio passado (ligas nacionais e/ou europeias) e não somente os títulos de selecções, obviamente disputados em torneios de 3 semanas, logo não sujeitos a atravessar mais do que um ano civil. Isto é claro para todos.

Sendo assim, quando se diz, por exemplo, que determinado jogador “só” jogou formidavelmente bem até Maio, deixando, entre-linhas, sub-entendido que se está a referir ao período entre Janeiro e Maio, cai-se num erro de julgamente brutal! Não é só até Maio, é de Agosto de 2007 a Maio de 2008. Até porque, tirando as tais provas de selecções nacionais, nada, absolutamente nada, se decide entre Agosto e Dezembro! Obviamente que isso não implique que um jogador se abstraia de cumprir com as suas funções, mas todo o jogador que se destaque de Outubro a Dezembro está, isso sim, a lançar a sua candidatura ao prémio do ano seguinte. Novamente, penso que é evidente para todos.

O futebol como se sabe é um desporto colectivo. Não implica que a individualidade não seja destacada (e estes prémios são prova disso mesmo), mas são os prémios obtidos colectivamente que mais peso terão na hora de escolher o melhor do ano, ou seja, o melhor do Mundo! Títulos como os campeonatos de Inglaterra, Espanha e Itália têm sempre enorme peso; a Taça de Inglaterra para embelezar o currículo também não vai nada mal; as competições europeias, com a Champions à cabeça, são determinantes, assim como os títulos de campeão europeu e mundial de selecções. Em plano inferior, sobretudo devido ao êxodo sul americano em direcção à Europa, estão a Taça Libertadores e a Copa América. E, como é do conhecimentos de todos nós, estas provas não se ganham só com o talento de um jogador. O único perto desse feito foi Diego Maradona no México’86 e nos títulos italianos com o Nápoles, razão mais do que suficiente para ser o melhor de todos os tempos, afinal Pelé sempre teve uma excelente guarda de honra na selecção brasileira e nunca actuou nos grandes palcos europeus.

Posto isto vamos ao essencial. Há uma série de detractores de Cristiano Ronaldo em Portugal, prova que realmente somos um povo invejoso do sucesso dos nossos. O último que prova a tese, e que me levou a escrever o post, é o pedante António Tadeia, lá do alto da sua sabedoria. Em mediocridade não sei honestamente onde estamos pior servidos, se nos comentadores se nos árbitros. Diz este jornaleiro que Cristiano Ronaldo, pelo seu narcisismo, não merece o prémio. Confesso que até fui ao dicionário ver o significado da palavra, mas o mesmo coincide com o que pensava, ou seja, não tem nada a ver com futebol nem qualidades futebolísticas! Então, qual o motivo para desvalorizar o talento português?

Adiante. Vamos desmontar a tese de honestidade deste, e de outros, idiotas. É que é tão fácil que até dá vontade de rir. Diz o Tadeia o seguinte, no DN de hoje:

“Não há maneira simpática nem subtil de o dizer: neste momento, o melhor jogador do mundo é Leo Messi, Por todas as razões – técnicas, tácticas, estéticas… – e mais uma, que é o comportamento em campo. Depois de receber a Bola de Ouro, que até merece pelo que fez até finais de Maio, mas que poderia facilmente perder se o ano tivesse mais um ou dois meses, Cristiano Ronaldo terá um longo caminho a percorrer se pretende alguma vez repetir o prémio.”

Ora bem, por onde começar. Para já Tadeia (e todos os que pensam como eles, e não são tão poucos quanto isso) fala no momento. Mas o prémio premeia o momento? Não! Se assim fosse teríamos 6, 7 ou 8 melhores do ano por cada… ano! Messi é o melhor no momento? É, sem dúvida, muito embora, se fôr a analisar com atenção, provavelmente até votaria no Del Piero. Mas a loucura actual, a moda, é Messi.

Pronto, a teoria do melhor do momento está desmontada, não dá direito a prémio. Passo seguinte, a teoria “do que fez até finais de Maio”. Bem, em abono da verdade, essa teoria já a desmistifiquei no início do post. Balelas, tretas, matéria que nem para encher chouriços serve.

Fica para o fim a prova irrefutável da má fé. A prova à Sherlock Holmes, inquestionável. Recue-se no tempo um ano, para finais de Novembro de 2007. Nessa altura, para quem não se recorde, brilhava Cristiano Ronaldo. Tinha feito um bom ano mas os meses entre Outubro e Janeiro foram fabulosos, arrasou toda e qualquer concorrência, golos em catadulpa para todos os gostos, recordes que se prognosticavam a ser batidos, desde o extremo mais concretizador do clube a jogador com mais golos numa só época. Dito de outra forma, Cristiano Ronaldo era, em Novembro de 2007, o que é Messi em Novembro de 2008. Então, porque não ganhou os prémios de melhor do Mundo? Onde estava o Tadeia e os seus seguidores nessa altura? Eu digo-vos onde estavam: montados nas costas do Káká, defendendo o brasileiro pelo que fez na Champions League dessa época, mesmo que na Serie A italiana tenha estado pouco acima da miserabilidade, mesmo tendo optado por se auto excluir da Copa América… mesmo tendo feito pouco (ou nada!) de Maio de 2007 a Dezembro de 2007!

Meus caros amigos, aqui está a vossa prova de má-fé. Cristiano Ronaldo já foi o melhor num ano civil (sim, de Janeiro a Dezembro de 2007) e não ganhou nada, inclusivé ficou em 3º lugar! E já conquistou os prémios todos, de Inglaterra e da Champions, passando pelas Botas de Ouro de Inglaterra, Champions e da Europa… e ainda assim não chega! Chegou num caso para Káká, parece que chega no outro caso para Messi… Cristiano Ronaldo só terá o direito ao reconhecimento quando conciliar um ano civil de 2007 com os títulos colectivos de 2008. Conhecem outro jogador que tenha conseguido isso?

Cristiano Ronaldo pode ser narcisista, pode ser putanheiro, pode ter muitos defeitos como ser humano, pode inclusivé ser melhor do que muitos o pintam, mas nada disso invalida o seu talento nem o seu mérito. Não foi Zidane o melhor da sua geração, não venceu ele 1 Bola de Ouro e 3 FIFA World Player? Não foi ele que pregou várias cabeçadas e patadas? Se calhar ainda estamos no tempo de Eça de Queiróz, onde o que vinha de França é que era chique…



Segue o vídeo da prova de competência do Melhor do Mundo.



sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Jornada Europeia em Revista


Foi uma jornada europeia aziaga para a maioria dos clubes portugueses, exceptuando o FC Porto que, com a vitória na Turquia alcança, pelo 3º ano consecutivo (recorde do clube!) a fase dos oitavos de final da prova milionária.

Comecemos precisamente pelo FC Porto. Entrou a medo, viu os turcos desperdiçar uma excelente ocasião, mas assim que criou um lance de golo (posição duvidosa de Bruno Alves), marcou. E, como todos sabemos, numa prova do nível da Champions o cocktail fortuna & eficácia faz parte do kit de sobrevivência. Segunda ocasião… segundo golo! Embora tenha sido irregular, há que dar mérito a Lisandro, claramente um jogador com talento em excesso para a liga portuguesa. Mas a sorte também se procura e o FC Porto fez, posteriormente, por merecer a vitória e consequente apuramento. Fica a faltar, para os seus adeptos seguramente, um ajustar de contas com o Arsenal. E, não há como negá-lo, o Arsenal de Dezembro vem mesmo a calhar, provavelmente pagará as maldades infligidas pelo seu irmão gémeo de Outubro.

Quarta-feira ficou marcada pela maior goleada sofrida pelo Sporting em Alvalade. Não teve a Deusa da fortuna de seu lado, já o referi no post anterior, mas ao contrário do FC Porto em Istambul, também não a fez por merecer. É certo que comparar Barcelona a Fenerbahçe faria de mim o idiota da aldeia, no entanto, a jogar em Alvalade, e já apurada para a fase seguinte da prova, nunca um leão pode vergar-se ao peso do adversário daquela forma. O FC Porto vergou em Londres, nunca o vi ser vergado em sua própria casa, está em causa o orgulho dos adeptos, e é esse mesmo orgulho que me deixou mais enfurecido, não a derrota mas a forma como foi consentida.

No entanto, resumindo a actuação das duas equipas portuguesas na maior prova de clubes do Mundo, estão de parabéns, o objectivo e mínimos foram conseguidos, a fase seguinte dependerá de muitos factores, desde lesões a momentos de forma, a sorte e ao adversário em sorte, a única coisa exigida por todos os adeptos será, obviamente, máxima entrega e empenhamento, de preferência com as calças à cintura e sem fraldas!

No que à Taça UEFA diz respeito, a participação foi (tem sido) um desastre. Mesmo o Braga, muito sinceramente, tem tido o pássaro na mão e tem-no deixado fugir por perfeita estupidez. Inclusive, como se viu ontem, a felicidade e erros arbitrais até têm sido benéficos para os arcebispos! Iniciar o jogo em vantagem sem saber ler nem escrever, passar novamente para a liderança no marcador num erro arbitral, de que se podem queixar afinal? Total azelhice para, novamente, perder um ponto no último minuto dos descontos! E, quer-me parecer, esses dois pontos que esvoaçaram, farão toda a diferença nas contas finais, dentro de quinze dias. Jorge Jesus caiu no cavalo, uma boa dose de humildade não lhe fará mal seguramente, mas pelo seguro aconselhava-o a montar num burro, a queda sempre será menor da próxima vez.

O repasto fica para o fim. Já sabem que não alinho nas tretas do nacionali5mo parolo de apoiar as equipa5 portugue5a5. Nem a Miss Portugue5a no concur5o Miss Univer5o, quanto mais no futebol! Depois de pa55ar o dia a remoer a derrota leonina, nada como aliviar as co5tas olhando prós males que afectam o vizinho. Meus caros benfiqui5tas, mas que grande melão hein? Imagino as piadas envolvendo o número 5 que já estariam a ser criadas! Mas regressando à análise do jogo, que dizer da premonição dos jornais? Valverde 1 Quique 5 argumentavam eles, quanto ao confronto entre os dois técnicos espanhóis. Há coisas do diabo não? E não me estou a referir ao idiota de Gaia. Tal como a Jorge Jesus lhe fará bem uma boa dose de humildade, aos lampiões a banhada grega deve servir (devia, mas já os conheço para saber que não vai servir…) para repensarem melhor a valia dos seus jogadores, não os endeusar, sobretudo no que refere à dupla deliciosamente patética Sidney/David Luís, a tal que será nos próximos 10 anos a dupla da selecção canarinha! Eu não vou tão longe, deixem-nos estar 10 anos no Benfica e já serei um tipo feliz. E, só uma achega, cair aos pés dos tubarões europeus (Arsenal e Barcelona) não é motivo de orgulho, mas cair aos pés de arraia-miúda, e de forma tão estrondosa, dá para reflectir. O meu maior consolo, contudo, não foi a derrota, foi constatar, à chegada dos jogadores lampiões, afirmações do género “aprendemos a lição, temos de tirar ilações…”, claro sinal que não aprenderam nada a não ser frases feitas que qualquer papagaio conheceria de trás para a frente.

Uma semana que serve para explicar o 9º lugar no ranking europeu de clubes. O que vale é que, mesmo sem melhorias, subiremos naturalmente para o 6º lugar, quando os que ocupam as posições imediatamente acima de nós, começarem a acumular equipas nas competições e a pontuar com menor regularidade. Mas, até quando?



Quanto à jornada 9 da Liga Manager do Tribunal do Futebol. As equipas mais pontuadas foram as do El Pirata (7), Tacuara21 (5), mouros (5) e CubanosUnidos (3). Na frente não houve novidades, El Pirata lidera tranquilamente, mouros distancia-se da concorrência na vice liderança, a equipa PORTOSA alcança a 4ª posição por troca com Os Picaretos, a maior subida da semana pertenceu ao Tacuara21, que em menos de metade da prova consegue suficiente pontuação para, em teoria, discutir uma posição final no pódio. Cá para baixo, a única novidade foi o renascimento dos CubanosUnidos, que não pontuavam tanto de uma só vez desde a 1ª jornada!

Quanto à Taça FM, nos jogos de desempate da 1ª eliminatória, verificaram-se os seguintes resultados, envolvendo equipas da Liga Tribunal do Futebol:

Kaustico FC -2 vs ArrAbAcA 0 (eliminado)
Tacuara21 5 vs Quebra Bilhas 1 (apurado)

Deste modo saem de prova as equipas Sector A_14 e Kaustico FC.

Quanto à 2ª eliminatória o sorteio deu os seguintes emparelhamentos (entre parêntesis a posição que cada equipa ocupa na tabela geral da prova):

El Pirata (45) vs Mini’s FC (170)
Os Marretas (5) vs mouros (103)
Kennedy2009 (391) vs CunKa Neco (233)
Os Picaretos (295) vs Puerto Nuevo (579)
PORTOSA (293) vs Juliano+++ (661)
Valdevez (400) vs viva maradona (348)
Dragon Mitic (589) vs THIAGO DIAS (964)
Os Cafizaços (186) vs OAutor football club (567)
Sousas (351) vs Tacuara21 (522)
CubanosUnidos (671) vs Rala Bonito (899)


A eliminatória decorre neste fim-de-semana, a par da 10ª jornada. Olhando para os oponentes, salta à vista o que saiu em azar à equipa do mouro, somente a 5ª classificada em mais de 1000 participantes. Esperemos que todas as equipas da nossa liga sigam em frente, aqui não há rivalidades clubísticas.

Por fim realce para a eliminação do único participante nas competições europeias, no caso a Taça InterUefa. Na 1ª eliminatória, a equipa El Pirata perdeu os dois encontros frente ao Magallanes (2-4 e 7-9), deixando a Liga Tribunal do Futebol sem representantes nas provas europeias.

Five, Cinco,Fünf, Пет, Cinc, Pět, 五, 5, Pet, Fem, Päť, Cinco, Lima, Viisi, Cinq, Πέντε, पाँच, Vijf, Cinque, Pieci, Cinci!!!!!!!

mao

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Respeito e Reverência


Quando aos 80 minutos, já com o resultado a assinalar 2-5, e com o Sporting reduzido a dez jogadores, a abnegada equipa leonina constrói uma excelente jogada colectiva que termina, incrivelmente, não no fundo da baliza defendida pelos catalães mas sim na cabeça de Valdês!, dei por mim a sorrir: assim não há moral que resista.

Começo propositadamente pelo fim de jogo porque, num momento de tristeza e desolação, como adepto não posso seguir a via rápida da crítica, maledicência, típica dos adeptos de outros clubes. Até porque, convenhamos, este Sporting pode ter perdido por três golos de diferença, mas não levou uma banhada de futebol! Podem dizer que o Barcelona jogou q.b. para triunfar, e eu concordo, podem dizer que sofrer 5 golos em casa é sempre uma humilhação, e concordo a 100%, mas eu vi os 93 minutos do jogo e vi 2 auto-golos a favorecer o Barcelona, vi uma oferta que nem a Worten publicita no primeiro golo catalão, vi um penalti fantasma e ainda vi o arbitro ser complacente com uma atitude ridícula da equipa barcelonista no terceiro golo! Sendo assim meus caros amigos (que se dignarem a ler isto), metam as violas ao saco!

Dito isto, vamos ao jogo propriamente dito. O Sporting, ao contrário do que noticiaram jornais e tv’s, não lutava pelo 1º lugar do grupo. Eu nunca proferiria tamanhas indecências, tenho perfeita noção do que vale a minha equipa e, sobretudo, acompanho o campeonato espanhol em ritmo suficiente para saber que este Barcelona, superiormente orientado por Josep Guardiola, é actualmente a equipa europeia em melhor momento de forma. O Barcelona era favorito no jogo, no grupo, e uma do lote de 5 equipas favoritas à vitória na Champions, a manter esta performance.

O que não implica, de forma alguma, que esperasse uma atitude tão passiva e reverencial da maioria dos jogadores leoninos. Todos temos noção que existem indivíduos com melhores capacidades que as nossas, sejam físicas, mentais ou de conhecimento. É bom testar os nossos limites, seriamente, e saber conviver com eles, preferencialmente aprender algo com os melhores de modo a expandir esses mesmos limites. E digo isto para catalogar as exibições de Caneira, Polga, Grimi e Romagnoli. São jogadores que, para o nível nacional, podem ser perfeitamente rotulados de bons, para a segunda linha europeia disfarçam insuficiências mas que, chegados ao topo da hierarquia, perdoem-me a linguagem, borram-se pelas pernas abaixo! E falta aqui o Abel, com esse miserável não tenho a mínima dúvida, o resultado final seria acrescido de mais 2 golos para o Barcelona. É inconcebível a jogada do primeiro golo do encontro, a forma displicente como Romagnoli, vendo Grimi destapar a defesa leonino para apoiá-lo no ataque, permitir o contra ataque barcelonista! Depois vem o erro de principiante (que é precisamente isso que ele é!) de Daniel Carriço, que tentou o desarme limpo a Messi quando teve todo o tempo do mundo para enviar a bola para a linha de fundo, cedendo canto! Mas, atenção, este miúdo tem talento, infelizmente está mais habituado a jogar pelos juniores frente ao Oeiras e Cascais nos escalões de formação, aí é fácil desarmar na área e sair a jogar… fazê-lo perante um dos melhores jogadores do mundo é imprudência e insensatez. Serve de experiência, Carriço errou mas, contas feitas, portou-se como um Homem de barba rija. Os erros de Polga e Caneira são, obviamente, imperdoáveis. Mas onde arranja o Sporting melhor, ao preço a que se propõem pagar? É aqui que entra o que referi no post anterior, há que apostar com pujança na formação e em 3 ou 4 estrangeiros de qualidade superior. Mesmo o Sporting, que aposta em miúdos portugueses, tem uma dúzia de estrangeiros. E, como se viu ontem, não acrescentam grande coisa quando são realmente precisos. Não é ser xenófobo, é fazer uma escolha (e mesmo nesses escalões de formação podem entrar miúdos estrangeiros com qualidade, como promete ser o caso de um tal de Rabiu Ibrahim) e manter-se fiel a essa escolha.

E, se o primeiro golo não bastasse para sustentar esta tese, ver a forma infantil como Polga faz, dois minutos depois, um patético auto-golo, reforça a minha posição. Qualquer equipa, por muito boa que seja, depois disto, só pode acusar o peso do resultado, por muita boa vontade que se tenha. E assim foi, até ao intervalo, com os jogadores leoninos totalmente desinspirados, assistindo ao carrossel atacante do adversário. Mas o que é inquietante, sobretudo para quem se recorda dos embates leoninos dos últimos dois anos contra colossos europeus (a relembrar: Inter Milão (1-0;0-1), Bayern Munique (0-1;0-0), Man.United (0-1;1-2) e Roma (1-2; 2-2) onde NUNCA cedeu mais que dois golos, onde NUNCA perdeu por diferença superior a um golo… assistir a esta derrocada é por demais incompreensível! Falta de experiência? Não, não pode servir de desculpa, os resultados anteriormente referidos desmentem essa tese. Falta de categoria? Também não serve, senão o resultado de ontem ter-se-ia repetido nos últimos anos. Então como explicar os colapsos em Nou Camp e em Alvalade frente ao Barcelona?

Não sou o Rui Santos, não tenho a solução para o enigma. Tenho uma opinião, que passa por confundir respeito com reverência e submissão. O Barcelona, pelo seu valor, tem de ser respeitado. O próprio Barcelona, nas palavras do seu treinador (e posteriormente de Messi), encarou o jogo com respeito pelo Sporting e seus jogadores. Aliás, não é preciso ir muito longe no tempo, basta relembrarmo-nos a forma como o Basileia consegue o milagre de empatar em Barcelona, se não é um excelentíssimo exemplo de falta de respeito pelo valor do adversário! Mas é ténue a fronteira entre respeito e submissão. O modo como os jogadores leoninos passaram a primeira parte a seguir atrás de Messi e Xavi, sem pressão nem faltas, onde se chegou ao desplante de Messi movimentar-se por um flanco, flectir para o meio e voltar ao meio campo, com 4 jogadores a segui-lo, mais parecia que eram a guarda de honra e não os adversários! Não estou a defender a porrada e cacetada, mas caramba, eram homens de azul-grená vestidos, não Deuses! E depois Caneira, que pelos vistos não sabe bater de mansinho, quando finalmente faz uma falta, é logo à patada sobre Hleb! Quer dizer, nem tanto ao mar nem tanto à terra! Enfim…

Gostei da reacção da segunda parte. O intervalo, nestas circunstâncias, faz sempre bem. O que não fez nada bem foi a forma, desavergonhada, como Messi e restante trupe catalã, executa o livre do 3º golo, com a complacência do árbitro! Não digam o contrário, ali naquele local, nenhum árbitro permite tamanha pouca-vergonha! Queria ver se numa final europeia aquilo era validado! Até porque o lance é executado mais de dois metros atrás onde foi cometida a falta. Assim qual é a equipa que aguenta? Pelos vistos a equipa leonina, que demonstrou aos seus fiéis adeptos que não cairia sem luta! E que belíssima reacção demonstrou o Sporting, com dois golos em outros tantos minutos, renascendo das cinzas. O resto não precisa de ser contado, a felicidade estava toda do lado dos espanhóis, o 4º golo é anedótico e o 5º uma farsa! O Barcelona é de outro nível, não é uma vergonha admiti-lo, o Sporting tem de repensar a sua estrutura futebolística e a UEFA tem de entender que o futuro da arbitragem não passa pela presença de incompetentes no relvado mas sim de meios técnicos que apitarão o jogo directamente de uma cabine com tv! Só assim pode um sujeito como eu aziar à vontade, sem ficar a pensar que, se fosse ao contrário, nunca festejaria aqueles 3º e 5º golos! Essa é que é essa, doa a quem doer. Ainda aguardo o primeiro jogo europeu em que possa dizer, divertido: “olhem, o árbitro errou a favor do Sporting!”. Isto do errar ser humano tem muito que se lhe diga…

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Os oitavos e as bactérias...

Sem título

Lisandro, Lisandro e outra vez Lisandro. Assim mesmo, a triplicar: ele discutiu os lances, organizou o jogo e ainda marcou os golos. Fez uma exibição tremenda, de uma entrega inexcedível, e acabou devidamente compensado. Ele e o FC Porto, que carimbou a passagem 28388 aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Já lá vamos. Primeiro, mais um bocadinho de Lisandro, sem o risco de enjoar e com algum folclore à mistura: o argentino começou o jogo a discutir com Hulk, naquele que parecia mais um episódio de uma relação difícil. Percebeu-se depois que não é bem assim, que eles também se abraçam. E entenderam-se bem, sobretudo na primeira parte, reduzindo a pó uma defesa turca em permanente ameaça de escombros. Aliás, arqueologia e Roberto Carlos são praticamente sinónimos, apesar de ele ainda se mexer bem; Edu e companhia é que não ficaram muito longe da fossilização completa. E volta-se ao mesmo: Lisandro foi demolidor resolvendo o jogo com dois golos em menos de dez minutos. Resolveu-o também noutros detalhes, como a  energia28387 aplicada nas discussões com os companheiros, corrigindo posicionamentos e injectando adrenalina para responder à pressão das bancadas. Simplificando, foi um verdadeiro professor. 

Sem artifícios, sem cartas na manga, sem invenções de última hora. Em resumo, sem corantes nem conservantes. Os portistas usaram a estratégia esperada, entraram em campo com a confiança anunciada de véspera e mantiveram o bom hábito de não perder na Turquia. Resultado: somaram nove pontos e estão apurados para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Tão simples e directo como isto.

28389 Agora só faltam alguns pormenores: o pormenor da indiferença, por exemplo. O Fenerbahçe ameaçou entrar com força e entrou mesmo; Jesualdo ameaçou responder - e a equipa respondeu mesmo. Daqui resultou uma primeira parte electrizante, embrulhada num ambiente escaldante e sedutor. Apesar de provocar surdez momentânea, de tão barulhento que foi. Os jogadores do FC Porto souberam ignorar essa pressão, e a resposta, com golos, foi asfixiando as 28400gargantas nas bancadas. E asfixiou também a estratégia de Aragonés, que soube espernear na segunda parte. Lançou Kazim Kazim e acertou em cheio, explorando as dificuldades de Pedro Emanuel. O golo, apesar de misturado com a infelicidade de Bruno Alves,  deixou os portistas com o peso da vantagem mínima. Pior: Hulk já não funcionava tão bem; Guarín entrara em campo, mas demorava a entrar no jogo; e o Fenerbahçe empurrava. Jesualdo respondeu bem, com Mariano, e equilibrou melhor, com Pelé.  Mas, uma vez mais, e não é exagero, foi a garra de Lisandro que desbravou o caminho final deste jogo. E apontou o do futuro, nos oitavos da Champions.

Fonte: Jornal OJogo; Imagem do resultado: bibo-porto-carago.blogspot.com

Bem, este FCPorto é uma chatice, mais uma vez as garrafas prontinhas a abrir, mais uma vez um país que respirou fundo durante uma semana para ontem as 21:30 gritar bem alto que o porto tinha perdido e mais uma vez isso tudo foi por água abaixo.

O FCPorto tomou um banho Turco, vestiu o seu robe de gala e depois e fazer as suas necessidades (ganhar) despejou o autoclismo enviando toda a porcaria deste pais para o seu devido lugar, lá em baixo, no esgoto triste e sombrio das suas realidades!!!

Tipos de Bactérias a encontrar no esgoto:

Platini:

  michel-platini

Reparem nas suas faces tristes e amarguradas, o passado já foi melhor do que o presente para este tipo de bichos. O futuro pode-se visualizar na foto da direita, onde Michel retira a bola do FCPorto no sorteio dos oitavos de final da champions....pobre Michel!!!

As do costume

IMAGENS_112502 IMAGENS_112511

O Comentador da RTP do jogo de ontem.

dcd

 

Imaginem que são os estudios do monte da virgem, esta era a imagem que teriam se abrissem os olhos por volta das 21:30 de ontem...exactamente o que estão a imaginar, é o interior do intestino do senhor relatador!!!

 

 

Invejosas e raivosas

Umas tomam banhos Turcos desta forma....

HJDHAoZFZ4qvhulRUoF2

 

Outras bactérias envergonham o nome daquele que um dia fez Portugal derrotando os mouros.

130920104_6dd260c377 Vitoria Sport Clube na Champions League

 

A essas todas deixo-vos uma prenda...

 
Isto até deixa as pessoas bem dispostas...
pedroto-pc77-78