Redes Social

terça-feira, 17 de junho de 2014

9 - 3 = 6


As contas são realmente muito fáceis de fazer e, não fora a histeria colegial, são ainda as mesmas que a malta que segue a bola 365 dias por ano e não apenas durante 3 semanas de 2 em 2 anos sabia de cor: é ganhar aos EUA e Gana, somando 6 pontos, e retirar o que se puder do confronto com os alemães, sabendo de antemão que são uns dos principais candidatos ao título mundial e, como tal, favoritos no confronto contra Portugal. Agora os patetas (e aqui inclui-se os dois sexos) que andavam, quais papoilas saltitantes, a cantarolar que tinhamos o melhor do mundo, esqueceram-se que o futebol é um desporto colectivo e que em 84 anos de fases finais de mundiais, apenas por uma vez o "melhor do mundo", virtualmente sozinho, conquistou tudo e todos, ainda que precisando de um mãozinha de Deus: Diego Armando Maradona, obviamente. O nosso Cristiano até pode marcar mais golos que Diego, mas não é nenhum Diego, nem Armando, quanto mais Maradona!...

Adiante. O árbitro prejudicou Portugal? Em abono da verdade, e seguindo uma teoria razoável de conspiração, a FIFA irá desejar uma final entre Brasil e Alemanha, não me parece grande guião para filme de suspense. Quanto muito um Brasil e Argentina. Reparem no denominador comum. Mas os discípulos da Merkel não precisaram do árbitro, pese embora eu duvidar que o puxão do Pereira e o encosto de Pepe, a serem protagonizados por Boateng e Hummels, por exemplo, dessem em penalty e expulsão, respectivamente. Mas sempre assim foi e sempre assim será, não vale a pena irmos por aí. Se a criançada da selecção não sabia ainda desta básica lição de sobrevivência em torneios mundiais, então fez mal o trabalho de casa, Pereira não necessitava segurar o germânico, que ainda por cima estava sem apoio, e Pepe poderia lembrar-se de quando em vez que o seu comportamento abusador em Madrid é permitido somente em Madrid, ou com a camisola do Madrid, para bom entendedor. Realmente há um erro, mas com 3-0 no marcador e com 11 contra 10: há penalty sobre Eder! Não foi por aí que fomos ao descalabro.

Sobra Paulo Bento e o comportamento dos jogadores. Como diria o Batman, idiotas só o Tadeia e o Prata, se faz favor! A equipa que Bento colocou em campo foi praticamente a mesma que perdeu com a mesma Alemanha por 1-0 na abertura do euro'12 mas que depois só não alcançou a final da competição por infelicidade de Bruno Alves na marcação do respectivo penalty! Posso argumentar que num jogo fisico como este, provavelmente a presença de William Carvalho no lugar de Veloso (eu sei que a besta prefere ser chamada de Miguel mas eu estou-me a cagar, não fossem os tomates do pai e a besta não teria agora tempo para andar a fazer penteados, como tal a besta que reconheça isso ao pai e, no minimo, honre o nome que lhe deram!) seria a correcta, mas depois do jogo é sempre mais fácil opinar. Mas William, antes deste jogo ou no próximo jogo, é uma aposta a ter em conta, e Bento deve repensar essa posição. No demais, joga com o que tem, e não temos assim tanto, a menos que andemos constantemente a naturalizar estrangeiros, e para esse peditório já não dou mais um tostão. 

Falemos então do comportamento dos jogadores. A atitude sobretudo, muito vincada nas palestras mas inexistente em campo. E, nisso, Pepe foi rei e senhor! Começa com um atraso absurdo para um Patricio que todos sabemos jogar mal com os pés, que não terminou na baliza porque não calhou. Deve Patricio treinar mais o jogo de pés? Sem dúvida. Deve Pepe ter conhecimento rigoroso do que os seus colegas são ou não capazes de fazer? Esta nem merece resposta. Segue-se o tal penalty infantil e o segundo golo marcado entre dois centrais especialistas em jogo aéreo. Temos ainda o caxineiro Coentrão a falhar um golo de forma escandalosa porque só tinha como preocupação encontrar o Cristianinho para lhe oferecer um golinho e sobrou ainda tempo, na primeira parte, para mais uma idiótica expulsão de Pepe, que provavelmente o retira da competição até à fase seguinte e mais um erro infantil de Bruno Alves, que nos custa o terceiro golo. Chega para resumo da primeira parte?

Depois valeu-nos o seleccionador da Alemanha não ser o Klinsmann, de má memória para os sportinguistas, caso contrário no lugar de termos uma segunda parte em ritmo de treino poderiamos ter tido uma dose à futebol de fim de semana entre solteiros e casados: vira aos 3, acaba aos 6! Mas sobrou ainda tempo para o "renato seabra" desta selecção, que só lá anda porque deve andar a ser comido por algum velho tarado, deixar fugir o extremo alemão, que facilmente coloca a bola para Muller concluir com o primeiro hat trick da prova.

É triste? É. 
É humilhante? É
É o fim do mundial? Não, ainda não, mas a atitude terá de mudar, acabar com o forrobodó nos treinos da selecção e na promoção da imagem do CR7, acabar com a ilusão que o mesmo se encontra a 100% e deixar de vender essa treta como banha da cobra, e correr mais atrás da bola e dos adversários e, last but not least, não enviamos 23 marmanjos para o Brasil para fazer do Cristiano o melhor marcador da prova, como tal tratem de assumir os remates à baliza em vez de assumirem os passes à procura que o melhor do mundo resolva a situação. Espero não voltar a ver outra cobardia à Coentrão como a de hoje, em plena pequena área e com espaço para rematar, não se procura um colega atrás de adversários, nem que esse colega se chamasse Jesus Cristo! 

8 comentários:

Picareto disse...

Foi patetico. Obvio que a culpa é 70% dos jogadores. Contudo nao podemos ilibar Paulo Bento. Meireles, Ronaldo, Pepe, Patricio, Veloso, vem todos de lesoes. Num jogo exigente e fisico como contra a alemanha, mais importante que a qualidade tecnica seria a forma fisica. Jogou meireles e veloso, e porque nao william e ruben amorim, que estao na sua plenitude fisica. Porque jogou Ronaldo que claramente nem correr comsegue? Beto chega a selecao em alta depois de uma epoca fantastica. Porque nao proveitar isto. Proximo jogo jogará o neto ou o R. costa quando o carriço.fez uma epoca de sonho no sevilha?

É facil apontar o dedo agora, mas a verdade é que se adivinhava que nao temos toda a gente em forma. Nao sou a favor de que há 11 titulares e o resto suplentes. Numa selecao nacional todos tem de ter niveis equivalentes, e com a excepcao de ronaldo, todos os outros terao niveis semelhantes ( sim, até tu Postiga).

Deve jogar quem está em forma. Que falta que faz Mourinho a esta selecao.

Mitico disse...

Boa noite amigos portistas e todos os portugueses em geral!

Falando sobre a selecção nacional desde ja digo que nao fiquei minimamente surpreendido. Muito existe para falar mas praticamente já foi tudo dito pelos "mamoes super dotados e sabichões" comentadeiros das nossas televisões!

Há quanto tempo digo que não temos um guarda redes de topo?
Um avançado de topo?

Mas eu acredito que Portugal passe neste grupo mas a atitude tem que ser outra. Foi grave ver a diferença de ritmo entre os "blancos" alemaes e os "reds" portugueses...

Esta equipa de Portugal fez me lembrar o FC PORTO dos tempos de um tal de Hulk que quando a bola escaldava todos o procuravam para ele resolver!

O mesmo cenário acontece com Cristiano. Ele é um craque mas existem 10 jogadores também. Como em tudo na vida temos que ser um todo para alcançar o sucesso.

Aguardemos entao as cenas dos proximos capitulos!



Mitico disse...

Pirata

Se eu disser que a culpa foi do Vitor Baia....

Ficas chateado comigo??? :)

Mitico disse...

Pirata

E se eu voltar a dizer que a culpa continua a ser do Vitor Baia...

Ficas chateado comigo????? :)

Picareto disse...

Mitico a culpa é do Pinto da Costa

Picareto disse...

O Carlos Queiros com uma equipa cujo GR joga no Covilhã, ja tem mais pontos que Portugal

Mitico disse...

Picareto

Podes tratar o Queiroz apenas por "Carlos" :)

Tshiiiiii boca para barulho!!?!!!!

PS: A que hora joga a espanha????

Mitico disse...

Ok! Pronto!

Nao vou ocultar verdades... Eu sempre pensei que a Espanha ia festejar em pleno Maracana!!! Durante a epoca disse a vários amigos que achava os jogadores do barça a pouparem-se para o mundial... e com os blancos cheios de pica a coisa iria compor-se!!!

Tao errado que eu estava! Eles estao é claramente fisicamente MUITO ABAIXO do nivel que esta competiçao exige, principalmente num país da america latina.

Caros amigos permitem que mande uma piada daquelas??????

Ora aqui vai...

Humor by mitico:

Sabem onde vai jogar a Espanha do DEL BOSQUE?????? em MATO GROSSO!!!!!!! :)

ps: MINAS GERAIS!! também dá para fazer humor "negro" mas nao quero entrar por aí! :)

Abraço a todos os portistas e aos portugueses em geral