Redes Social

segunda-feira, 16 de junho de 2014

As nalgas explicadas



Esta pergunta e o ângulo de raciocínio a que obriga escapa ao nosso decrépito jornalismo desportivo. Nada de espantar. Há muitos anos que não surge uma voz que "persiga" os valores da integridade da comunicação e informação de massas. Vassalos e parceiros é o que temos. Gente que prefere as migalhas a tempo e horas na mesa da engorda. Escudam-se na liberdade de imprensa para inventar o que é preciso para vender o peixe, mas ignoram os deveres a que estão também obrigados. Nesses deveres, logo na 1ª linha, surge o rigor e a verdade. Nem um, nem outro, vejo servirem para mais do que tentar não dar erros ortográficos.

O único caso de investigação jornalística de relevo no nosso futebol foi feita por profissionais que nunca escreveram um artigo que fosse para os 3 jornais diários desportivos. Isso deveria envergonhá-los. Deveria. Nenhum decidiu aproveitar a brecha gigantesca aberta pelo apito dourado e seguir os caminhos do dinheiro. Nenhum. Bem pelo contrário, criaram uma cortina de fumo e fingiram que o "caso" não era do seu metier. Tal como estão a fazer agora com a completa ausência de entendimento do que se passou em todo o processo eleitoral na Liga. Não sabem, não querem saber e rapidamente evitam dar voz a quem sabe.

Mas vamos lá meter umas luvas, vestir o fato de macaco, tapar o nariz e entender um pouco mais o que foi esta "merda" de eleição:

1- A Liga não tem poder sobre a arbitragem, disciplina ou justiça, logo à partida não se entende a verdadeira luta na lama desesperada por conseguir ocupar o lugar da presidência. Tanto afã só pode ter uma origem - o dinheiro.

2- Onde é que a Liga tem interferência com o dinheiro dos clubes? Ela gere os patrocínios das provas, mas essas receitas depois de partilhadas são verbas de pouca monta…nunca iriam provocar esta chafurdice toda. Mas há um capítulo onde a presidência da Liga é fundamental: o processo dos direitos de transmissão de TV dos jogos.

3- É de conhecimento comum o monopólio construído por Joaquim Oliveira foi alicerçado em favores directos ou indirectos junto das direcções dos clubes, das direcções da FPF e Liga, das direcções dos partidos do chamado "arco governativo". O arraial de distribuição (pela porta dos fundos) de regalias nos decisores ficou sempre muito mais barato do que comprar os direitos totais de TV ao preço justo.

4- A porta de entrada no futebol do Oliveira mais velho, foi feita através da família natural do irmão mais novo…ou seja pelos tripeiros. E foi seguindo os tentáculos do papa que chegou ao topo e ao estatuto de parceiro estrutural do futebol português. Esse "favor" nunca foi esquecido e durante muitos anos a pandilha reunia-se para tirar o máximo proveito da palermice do Sul, sacaram-se muitos milhões para "off-shores" e construíram-se muitos impérios secretos pelo país fora. 

5- Os bentas entenderam cedo, a figura de urso que faziam e a partir de Vale e Azevedo começam a fazer bem as contas e a espremer bem os limões da Olivedesportos. Só que por mais que espremessem havia sempre um dado incontornável - os tripeiros saíam sempre a ganhar. Em campo e nos cofres.
Como todos sabemos, um bentas ressabiado mexe-se e mexeram-se mesmo. A bentas TV ia ela própria transmitir os "seus" jogos. Oliveira riu-se e apostou no espalhanço dos vermelhos. Ainda está por provar se estava errado.

6- Os números da bentas TV são irreais. Num ano quase atingem os números que a SportTV levou mais de uma década a amealhar, sozinha! Apesar de ninguém ver a cor de toda a fortuna que dizem brotar da TV a rodos…a imprensa ajuda a construir a imagem de uma bentas TV pujante e ameaçadora. Os benfas ganham a Liga, a Taça e a Taça da Liga…aparentemente o barco vai de vento em popa. Surgem muitas "novas" de crise na Olivedesportos e de défice galopante.

7- O presidente Mário Figueiredo sobrevive num mandato que exibe claramente as contas ruinosas do futebol português. A torneira de Oliveira tinha fechado desde que, para ter o apoio dos clubes da 2ª liga, o presidente tinha encetado uma luta pelas receitas paralelas da publicidade…detidas estranhamente também pela Olivedesportos. Desse conflito nasce uma campanha na imprensa esmagadora que passa a imagem de uma Direcção incompetente e errática na Liga, na verdade não o foi mais que todas as outras.

8- Pintinho decide ajudar o "amigo" e reúne o rabanho de presidentes capachos e inicia a tentativa de golpe de estado. Em causa está agora o processo de rescisão dos contratos que a SportTV tem com todos os clubes menos os bentas. Alegadamente há motivos para quebrar esses contratos, que foram assinados sem a existência de alternativa. A reacção dos clubes pró-porto e logo pró-Oliveira foi imediata.

9- Mas MF não iria abrir a caixa de pandora sozinho, aliás só foi mexer nisso por ser a moeda de troca pela "protecção" dos amigos bentas. Aos vermelhos não é que não interesse a centralização dos direitos na Liga, não interessa é que esse processo lhes escape. A "reconversão" da bentasTV é sensível e provavelmente muito complexa…os números e estatísticas nunca baterão certo com as audiometrias que darão o bolo final numa centralização. Mas de facto, interessa a Orelhas ceder os seus jogos à Liga…livrando-se de uma estrutura megalómana que não teria forma de pôr a carburar sem investir orçamentos anuais inteiros.
Como muita coisa nesta gestão encarnada, a fuga para a frente é a solução escolhida.

10- Nada faria MF avançar para uma recandidatura. Nada a não ser a garantia de Orelhas. Houve reuniões com o Sporting, onde talvez tenha sido jurado a indendência do candidato face ao Norte e à Olivedesportos. Fica por saber se BdC considerou essa hipótese ou se ficou como plano B, como agora se prova.

11- Quem elegeriam os tripeiros e os clubes amestrados do papa para defrontar MF? Quem elegeriam os restantes clubes "não alinhados"? Surgem muitas candidaturas e começa o jogo de Pac-Man com uns a canibalizarem outros com muitas promessas de "cadeiras". Seara surge com o suposto empurrão inicial dos adversários do Orelhas no bentas, mas rapidamente se entende que está a mando do papa e do seu séquito. O presidente do Nacional monta uma farsa para atrair os votos dos não alinhados, mas no fundo é apenas o isco do amigo Pintinho para agregar mais votos na 2ª liga.

12- BdC acaba por, apesar de todos os entendimentos criados com reuniões honestas com muitos presidentes, não ter o apoio de pelo menos 4 para avançar com o seu candidato e expressa toda a sua frustração aos microfones de uma forma conclusiva. A luta ficava agora entre o "azul por fora e vermelho por dentro" MF e o "Vermelho por fora e Olivedesportos por dentro" Seara. 

13- Com truques de algibeira, MF ganha sozinho a reeleição. Orelhas pede a todos que o ajudem na pacificação do futebol português. Espanto? Só para quem anda a dormir. Veremos os próximos episódios.

excelente texto, retirado daqui

Sem comentários: