Redes Social

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Bananas, macacos e hipócritas!!!!

No domingo passado, durante o Villarreal x FC Barcelona, jogo da 35.ª jornada da Liga espanhola, quando Daniel Alves se preparava para executar um pontapé de canto, houve um energúmeno que, das bancadas do estádio El Madrigal, atirou uma banana para perto dele.

O que se passou depois correu mundo. O internacional brasileiro respondeu a esta nojenta atitude racista de uma das formas mais inteligentes e eficazes de que me lembro: apanhou a banana do chão, descascou-a e… comeu-a.

Nas horas e dias seguintes, as redes sociais encheram-se de futebolistas, artistas, políticos e pessoas anónimas em apoio a Daniel Alves, publicando centenas de fotografias, com bananas, em diversos contextos.

Fred, companheiro de seleção de Daniel Alves, manifestou o seu apoio, considerando que o racismo “é um mal que mancha o desporto e a sociedade, não só em Espanha, mas em todo o Mundo”.

Bebeto, antigo internacional brasileiro e, atualmente, deputado no Rio de Janeiro, afirmou que um acto destes é inadmissível em pleno 2014 e que é preciso “tomar medidas e aplicar castigos de forma enérgica”.

Também a comunicação social internacional acompanhou a onda de repúdio a este tipo de atitudes racistas.

banana_Marca

banana_Gazzetta

E por cá?

Como seria de esperar, quem se manifestou e pronunciou fê-lo na mesma onda do resto do Mundo e contudo…

Madrugada do dia 21 de Abril de 2011…

Umas horas após o final do SL Benfica x FC Porto (1-3), jogo da 2ª Mão das Meias-Finais da Taça de Portugal 2010/2011, um tal de Nuno Cárcomo Lobo escrevia o seguinte no seu facebook:

Para mim foi o melhor em campo... Grande passe aquele para o segundo golo... o golo do macaco hulk... HU HU HU HU

[Ainda sobre o Hulk…] “… não podíamos ter bananas no campo. Se nao o incrivel macaco comia-as

Nuno Cárcomo Lobo é sócio da sociedade de advogados “CSCA – Correia, Seara, Caldas, Simões e Associados”, a qual, entre outros, junta indivíduos como João Correia e Fernando Seara (podem ver aqui).

Em 2005, Nuno Cárcomo Lobo foi nomeado, por Fernando Seara, adjunto do Gabinete de Apoio Pessoal ao Presidente da Câmara Municipal de Sintra.

Em 31 de Janeiro de 2012, Nuno Cárcomo Lobo tomou posse como presidente da Associação de Futebol de Lisboa.

Em 24 de Setembro de 2013, numa altura em que as declarações racistas de Nuno Cárcomo Lobo acerca de Hulk foram amplamente divulgadas, Bernardo Ribeiro (subdiretor do jornal Record), escreveu o seguinte:

«O que dizer de quem escreve isto? Vergonha não tem, senão ter-se-ia demitido [de presidente da Associação de Futebol de Lisboa]. Mas o racismo, feio, sujo, devia ter consequências. Ainda há quem exerça autoridade neste País. Avance por favor. E leve-o.»

E o que é que aconteceu? Nada!

Sete meses depois, Nuno Cárcomo Lobo continua a ser presidente da Associação de Futebol de Lisboa, com o apoio do seu clube (o SLB), mas também do SCP.

Mais. Conforme escrevi em Setembro passado, no artigo ‘De capuchinho vermelho a lobo mau’, “tendo Nuno Lobo proferido (escrito) afirmações reveladoras de um racismo nojento, como é que os presidentes da Federação Portuguesa de Futebol e da Liga de Clubes aceitaram os convites e estiveram presentes no jantar do 103.º aniversário da Associação de Futebol de Lisboa, que se realizou na passada segunda-feira [23-09-2013]?”

Perante o seu comportamento no caso Nuno Lobo – Hulk, gente como Fernando Gomes (presidente da FPF), Luís Filipe Vieira (presidente do SLB) e Bruno de Carvalho (presidente do SCP), entre outros, não têm a mínima moral para criticar e combater declarações, ou manifestações racistas, que ocorram nos campos de futebol ou envolvam agentes ligados ao futebol.

Apesar das obrigações institucionais, a hipocrisia tem limites.

Post retirado daqui

PS:

3 comentários:

El Pirata disse...

Ponto nº1 e mais importante: nós sabemos de onde vem este post, e desse local nunca vem nada serio e muito menos isento.

Ponto nº2: ja chamei preto de merda a praticamente todos os pretos que jogam ou jogaram no Sporting. É um insulto, tal como chamar paneleiro do caralho. Se isso me faz um racista, faz de quem me acha tal um idiota chapado.

Ponto nº3: a hipocrisia é realmente um mal da sociedade. Daniel Alves tem tido muitos comportamentos de palhaço, mas como é preto agora passa por Sao Daniel Alves. E como está na moda santificar criaturas, santifiquem tambem este cara de cu brasileiro, por mim podem faze-lo que ha muito deixei de ligar a esse culto de divindades. Mas pior que a hipocrisia relativamente ao racismo, que funciona para os dois lados, ja que ha pretos muito mais racistas que muito branco, que dizer de comportamentos verdadeiramente criminosos, como denegrir e insultar um sujeito portador de deficiencia mental? Pois foi isso mesmo que fez aquela mumia sifilosa que comanda a nau portista, e isso os arautos da estupidez da reflexao portista nunca ousaram falar! O chulo flatulento foi apanhado a gozar com um deficiente mental nas escutas telefonicas e nao vi nenhum parolo a comer bananas sobre o assunto! Se calhar em vez de come-las deviam era enfia-las!

Mitico disse...

Este post é serio!
Este post é um exemplo da pouca vergonha que é o nosso país!

Obrigado autor

Mais uma vez ...

ESTOU TOTALMENTE ESCLARECIDO!!

Mitico disse...

Uns têm a fama...

Outros tiram os proveitos!!!!!