Redes Social

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Balanço da Semana Europeia


Não me vou debruçar na Champions porque a eliminatória vai ainda a meio, muito embora tenha ficado previsível para todos quais são as equipas que estarão nos quartos-de-final da prova, onde o interesse pela competição passará a ser verdadeiramente interessante. Comentário injusto? Vejamos: Barcelona, PSG, Real Madrid, B. Dortmund e Bayern estão apurados. Chelsea só não se apura se o Etoo e os restantes colegas tiverem na realidade 45 anos. Sobra um caquético Milan a tentar virar uma eliminatória em Madrid, e um irreconhecível Manchester United a tentar recuperar a mistica de Sir Alex Ferguson para eliminar uns gregos fraquinhos. Tudo somado temos 7 praticamente apurados e uma dúvida em Manchester. É esta a maior prova de futebol do planeta? É. Então que se passa para passarmos uma fase de grupos de tanga e uma primeira ronda de eliminações de nível abaixo de mediano? Fica para outra análise, mas que não deve ser muito bom para os senhores da UEFA ter uma competição a começar verdadeiramente só em Março, disso não tenho dúvidas. E, caso o Olympiakos siga em frente, teremos já um cordeiro para sacríficio numa fase da prova onde já não deveriam existir cordeiros. Mas quando se recorda que na época passada um semi finalista foi despachado com um total de 7-0, que esperamos nós? Eu esperava mais, confesso.


Siga para a Feira de Espinho das provas europeias, também conhecida como Liga Europa. Mantemos Benfica e Porto em prova, o que deve alegrar os 25 mil sinceros patriotas que ainda existem cá no burgo. Os restantes estarão semi contentes, porque o seu clube passou, e alguns nem isso, uma vez que vão vendo adiado o desejo de ver o respectivo treinador ser corrido pela porta dos fundos.

Frankfurt, terra conhecida pelo aeroporto, pelo centro financeiro, pelas feiras e exposições, pela bolsa de valores, pela sede de alguns dos maiores bancos mundiais, por ser o berço do nascimento de Goethe e Anne Frank por exemplo, ou ainda por ser considerada a 10ª cidade mais cara do planeta mas em contrapartida a 7ª com melhor qualidade de vida do mundo. Como dizia, Frankfurt é conhecida por muitas coisas, mas pouco tinham conhecimento do nome do clube mais representativo da cidade. E um deles era o próprio treinador do Porto. Eintracht de seu nome, clube sem grande destaque na Bundesliga, conseguiu um apuramento surpresa para as provas da UEFA na época passada mas já nesta temporada regressou ao local habitual no campeonato alemão. Não seria de prever, pois então, grande resistência perante uma equipa portista habituada a este tipo de andanças. Mérito dos alemães ou demérito portista por ter levado a dúvida da eliminatória até ao último instante? Inclino-me para esta segunda hipótese, foi perfeitamente visivel as debilidades germânicas, disfarçadas pela frieza na concretização das oportunidades que generosamente a defesa portista lhes concedeu. Em condições normais o Porto teria marcado os mesmos 5 golos na eliminatória, em condições normais o Eintracht ter-se-ia ficado por um golo de honra. É essa a real diferença entre os dois planteis. O que sucedeu então para que a comunidade portista tenha passado os últimos trinta minutos da eliminatória com o esfincter apertado? A resposta tem um nome fácil, que todos conhecemos, mas envolve ratos e ratazanas também, os próximos capítulos esclarecerão as dúvidas existentes...

Na Luz o Benfica carimbou a passagem à eliminatória seguinte perante um PAOK que fez o que pode. Podia mais? Bem, se trouxesse o correcto 0-0 de Salónica, se calhar ainda teria feito mossa na cabeleira de Jesus. Mas com o bónus arbitral da primeira mão (algo bem branqueado pela comunicação social, parabéns!) foi somente necessário controlar o jogo longe da sua baliza. E com a asneira de Katsouranis (se calhar ainda pensava que estava a jogar de vermelho na luz, aí as regras eram outras) até o Etoo com os seus 39 anos teria marcado um golito. Não sei o que pensar deste Benfica, os dos últimos anos chegava a ser avassalador e artistico, este parece uma traineira de motor gripado que tem tido a felicidade de navegar em águas calmas. A ver vamos se quando chover um pouco se a traineira afunda...

Que esperar da próxima eliminatória para as equipas tugas. Em teoria, jogos complicados. Na pratica, depende da forma como Napoles e Tottenham encaram a competição. Italianos estão em terceiro no Calcio, sem perspectivas de titulo mas querendo segurar posição que os leve à Champions na próxima temporada, de preferência sem pré eliminatória. Já os ingleses do Tottenham têm na Champions uma miragem no deserto e têm de se manter finos para não derraparem na tabela da Premier League. Sendo assim, à primeira vista diria que o Porto vai ter adversário em campo enquanto que o Benfica terá pela frente 11 jogadores, faltando saber se uma equipa. É o costume desta prova mal amada, se olharmos com atenção para os concorrentes, um destaca-se notoriamente sobre os demais, a Juventus deveria ganhar a competição com uma perna às costas. Não chegará sequer à final, vai uma aposta?


O nosso Paulinho continua confuso. Depois do nome do clube, o nome da competição. Assim é mesmo dificil não te eutanasiarem do clube para fora meu caro amigo...

3 comentários:

OAutor disse...

O treinador do sportem é que tem sorte, nunca se vai enganar na equipa, cidade ou competição europeia que disputa!!!

El Pirata disse...

ena ena, o Autor está de regresso! Mas o verdadeiro, nao aquele que andou a fazer um post anti treinador e anti jogadores! Eu quase que nem te reconhecia, mas agora sim :)

Viva a treinador do porto, seja ele qual for, se lá está é o maior, não é Autor?

OAutor disse...

Pirata, é evidente que eu preferia não ter Paulo Fonseca no Porto e já fiz o meu papel aqui no blog!!! Agora, sendo ele o treinador...que remédio tenho eu em apoiar e considera-lo sem a mínima duvida o melhor treinador Português!!