Redes Social

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Rumo ao Pentacampeonato!

pintocosta_afurada
"Tetra já é passado cá estarei no penta"

Por: CARLOS GOUVEIA

É caso para arriscar: em mais de 27 anos como presidente do FC Porto, Pinto da Costa dificilmente terá sido recebido com tanto carinho como ontem na Afurada, freguesia piscatória de Vila Nova de Gaia. O motivo foi a reinauguração da Casa do FC Porto e, com o champanhe da conquista do tetracampeonato ainda a jorrar, assistiu-se a uma autêntica loucura popular, com milhares de portistas nas ruas. Houve fanfarra, cânticos, abraços, beijos e muitas lágrimas. A emoção, bem intensa, tomou conta de todos e até o filho da terra, Vítor Baía, não resistiu a dar um salto para ajudar à festa e dividir as atenções com o presidente. Assim como Reinaldo Teles ou o Bibota de Ouro, Fernando Gomes.
Zona de gente trabalhadora e humilde, que não esconde os seus sentimentos, a Afurada recebeu como poucos o presidente portista, que precisou de mais de dez minutos para percorrer menos de trinta metros entre o carro o salão Nobre da Junta de Freguesia, pequeno para tanta gente. "Já fui recebido em muitos lados mas nunca recebi tanto carinho e admiração verdadeira em cada abraço, aperto de mão ou beijo, como aqui", disse, deixando uma provocação: "Quando Deus escolheu as cores, pintou o Céu, e não o Inferno, azul e branco. Nada acontece por acaso", frisou, bem disposto.
No discurso, tratou de deixar a multidão em delírio. "A alegria é muito grande, mas o tetra já é passado. Queremos sempre mais e cada vez melhor". Dito isto, e na resposta a um desafio que lhe tinha sido lançado por José Guilherme Aguiar, também presente, Pinto da Costa deixou uma promessa na Afurada: "Cá estarei no penta para comemorar convosco" .
O presidente portista referiu que o clube se "recusa a viver dos êxitos do passado" e voltou a desvendar o segredo do sucesso para quem quis ouvir. "Perguntaram-me o segredo para ter ultrapassado Santiago Barnabéu nos títulos e disse que o segredo era escolher os melhores". Política expressa em resultados e rampa para uma bicada. "Às vezes, vai uma sobra lá para baixo". Pinto da Costa lembrou ainda que o FC Porto é cada vez mais "uma referência nacional" explicou porquê: "Não estamos em risco de perder o Norte, estamos sim a ganhar o Sul. O País não está dividido".

Ojogo 16/08/09
 
fcp_1024x768_champions_07
 
 

1 comentário:

Mitico disse...

Mas quem é o Santiago Barnabéu?????