Redes Social

terça-feira, 12 de maio de 2009

Na cidade do TETRA!!!!!!!


O Porto é um município português de 41,66 km² de área onde residem cerca de 240.000 habitantes (2008). A cidade metrópole formada por municípios adjacentes que fomam entre si um único aglomerado urbano conta com cerca de 1.200.000 habitantes. Além disto, é o centro de uma grande área metropolitana com cerca de 1,7 milhões de habitantes.
A cidade do Porto é conhecida como a Capital do Norte ou a Cidade Invicta. É a cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.) que se designava de Portus, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, ou Portucale (Reino que deu o nome a Portugal). É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, o seu centro histórico, catalogado como Património Mundial pela UNESCO. Tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da
terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.
Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o couto do Porto. Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por "cidade da Virgem", epítetos a que se devem juntar os de "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta", que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal.
Foi dentro dos seus muros que se efectuou o casamento do rei D. João I com a princesa inglesa D. Filipa de Lencastre. A cidade orgulha-se de ter sido o berço do infante D. Henrique, o navegador.
Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, tendo com elas confeccionado um prato saboroso que hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante. Os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros", uma expressão mais carinhosa que pejorativa. É também esta a razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "Tripas à moda do Porto". Existe uma confraria especialmente dedicada a este prato típico .
Desempenhou um papel fundamental na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. Aliás, a coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34 e os feitos valerosos cometidos pelos seus habitantes — o famoso Cerco do Porto — valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D. Maria II, do título — único entre as demais cidades de Portugal — de Invicta Cidade do Porto (ainda hoje presente no listel das suas armas), donde o epíteto com que é frequentemente mencionada por antonomásia - a «Invicta»). Al
berga numa das suas muitas igrejas - a da Lapa - o coração de D. Pedro IV de Portugal, que o ofereceu à população da cidade em homenagem ao contributo dado pelos seus habitantes à causa liberal.
Como pontos turísticos, destacam-se a Torre dos Clérigos, da autoria de Nasoni, e a Fundação de Serralves, um museu de arte contemporânea. O Centro Histórico é Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. A Foz é outra zona altamente turística, por muitos considerada a mais bela zona da cidade, onde se pode desfrutar da beleza do Oceano Atlântico conjugada com um belíssimo e romântico passeio marítimo. Hoje em dia, a cidade do Porto recebe mais de um milhão de turistas por ano, tendo-se tornado numa das cidades mais visitadas da Europa. Foi capital europeia da cultura em 2001 (Porto 2001) e nela reside o Campeão Europeu de 1987 e 2004. Acolheu também vários jogos do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, nomeadamente o jogo de abertura.



Por tudo isto ...

PARABÉNS PORTUENSES
PELA CONQUISTA DO TETRA CAMPEONATO!

PORTO CIDADE PORTO CLUBE!

UMA SALVA DE PALMAS AO PRESIDENTE
MAIS TITULADO DO MUNDO...

BRAVO!!!



18 comentários:

Mitico disse...

Bruno Alves
«É um sentimento muito forte, uma alegria enorme. Esta é a recompensa que queríamos para a grande época que fizemos. Merecemos ganhar. Todos os títulos são difíceis e todos têm um sabor especial. Este também o tem. Quero agradecer aos adeptos que sempre nos apoiaram, mesmo nas deslocações mais difíceis, e partilhar com eles esta festa fantástica».

Mitico disse...

Hulk
«Este é o prémio para a equipa que foi sempre superior em todo o campeonato. Não me surpreende o título conquistado porque eu sabia que o F.C. Porto é um clube acostumado a ganhar sempre. Estou muito feliz e estou a viver um momento inesquecível na minha carreira».

Mitico disse...

Rodríguez
«Estou muito feliz por ser campeão, nesta equipa que me deu a oportunidade de ter um lugar. Estou muito contente por todos. É o meu primeiro título e dedico-o à minha família e às pessoas que sempre estiveram ao meu lado. No próximo ano queremos ganhar mais títulos e voltaremos com força para voltar a ser campeões. Ainda queremos mais um título esta época».

Mitico disse...

Jesualdo Ferreira:

«O F.C. Porto foi claramente melhor»

Peyroteo disse...

Muito bom post... quase até ao final.
A parte a azul é que faz corar de vergonha os Portuenses lúcidos e informados; tal como os Marselheses no tempo do Marselha de Tapie...
mas esse foi parar ás masmorras.

OAutor disse...

contra factos não há argumentos...somos melhores. (ponto final)

Peyroteo disse...

Melhores LOL

Diz antes assim: gosto do meu clube.
Ponto final.
Isso não se discute.
Ninguém quer que mudes e Parabéns pessoais pela alegria e felicidade que sentes pelo sucesso que o clube que gostas tem.

Agora dizeres que "somos melhores" só dá vontade de rir; como por exemplo jogarem com o Sporting em casa e terem que fazer um truque para dar menos tempo de recuperação ao Sporting; e depois como se viu em campo... não serem melhores em nada, pelo contrário.

Mitico disse...

ppa

Ainda nao te vi dar os parabens aos tetra campeoes!

Mitico disse...

O pirata igualmente...

Mitico disse...

ppa

So mais uma coisinha...

Nós nao somos melhores, nós somos MUITO melhores!

Repara bem nisto...

Helton Fucile Rolando Bruno Alves Cissoko

Patricio?
Abel?
Polga?
Carriço?
Caneira?

lol

Queres mais?

É melhor nao!
Liedson sim é um craque. O unico que discutia lugar no FC PORTO!

Já repararam que já ninguem pensa no Assunção e no Quaresma?
Já la vao meus amigos! Foram esquecidos em menos de 2meses...

É isto que deixa qualquer anti portista à beira dum ataque de nervos!(e voces nao sao excepção) Mas pronto... depois de ter lido aqui neste blog que foi o PC a mandar o Cardoso tirar os dois contra o scp... o que faço eu aqui a perder o meu rico tempinho? :)

Mentalidade ridicula!

Peyroteo disse...

Ora, se queres falar de futebol então sim.

Antes demais não confundas cada jogador em si com o facto de teres gosto nele (por vestir a camisola do teu clube)

Depois 2 jogadores inquestionáveis, que vão aqui sair das nossas contas:

- Um é Liedson. Qualquer pessoa que não o ponha em qualquer equipa Portuguesa como títular, nem vale a pena discutir.

- Outro é Bruto Alves. Excelentes capacidades, mas...não é possível imaginar o jogador sem ser a jogar no FCP.
Se jogasse no Sporting; e escreve o que eu te digo, jogava nas seguintes jornadas:



10ª
13ª
16ª
19ª
22ª
25ª
28ª

Queres que explique porquê?

Depois da restante equipa (falamos de 10 jogadores porque 1 já é o Liedson.

Vamos lá:

GR
Def Direito
Central
Cetral
Def Esquerdo
Med. Defensivo
Med. Direito
Med. Esquerdo
Med. Ofensivo
Avançado

Podemos discutir posição a posição.

Vou já dizer-te algumas coisas:

- Não gosto do Abel. Pedro Silva sim. Assim de repente não vejo no FCP um Lateral Direito que seja melhor de forma evidente.

- Cissoko sim; neste momento é o melhor defesa esquerdo em Portugal.

- Os centrais é mais complicado.
Bruto Alves sem dúvida, mas só a jogar no FCP. No Sporting não faz sentido como já te disse.
Os outros;
Polga fez 2 épocas exemplares. O melhor central do campeonato. Nesta não esteve sempre bem. Assim se o Polga for o Polga que pode ser; sem dúvida é o melhor.

- Os outros centrais não é claro para mim que o FCP tenha melhores do que o Sporting.
Carriço tem sem dúvida muito potencial, mas ainda está um pouco verde.
O mesmo enter Helton e Patrício.

Quanto ao resto da equipa existem 3 nomes no Sporting que para mim têm lugar numa "equipa" feita partindo destas 2 equipas (Sporting e FCP);
são eles:
- Moutinho
- Izmailov
- Vuk

...

Espero que respeitem as minhas opiniões.

OAutor disse...

oh PPA o fucile é capaz de sem melhor do que o lança medalhas pedro silva e do que o abel!!! acho eu!!!

Peyroteo disse...

E estás no teu direito.
Mas como te digo, para mim nessa posição não é claro ou evidente que por exemplo Fucile seja melhor do que Pedro Silva ou vice-versa.

De todos os jogadores dos 2 planteis só existe um que qualquer pessoa sabe que nem tem discussão; é Liedson.
Sobre ele nem vale a pena questionar.
Depois podemos ter opiniões e gostos, mas faz um onze.

Peyroteo disse...

Hélton (P)
Pedro Silva (S)
Polga (S)
Carriço (Bruno Alves)
Cissoko (P)
Meireles (P)
Moutinho (S)
Lucho (P)
Izmailov (S)
Vuk (S)
Liedson (S)

Nota: Bruno Alves é melhor... mas só no Porto.
Não poderia jogar em mais nenhuma equipa Portuguesa.

P.S.: aceito qualquer equipa que façam, desde que Liedson jogue.
E Moutinho também acho que teria sempre lugar no meio campo.

cesarlopes21 disse...

A conversa não é cmg mas dou-te aqui a equipa PPA ideal

Hélton (P)
Fucile (este tem tido velocidade para todos os extremos esquerdos de qualquer clube e o Pedro silva parece uma FAMEL atrás dos jogadores, o Fucile ataca muito melhor) (P)
Polga (S)
Bruno Alves (P)
Cissoko (P)
Fernando (P)
Meireles (P)
Moutinho (S)
Lucho (P)
Lizandro (ou até mesmo Hulk) (P)
Liedson (S)

Em 4-1-3-2 (com o Hulk seria 4-3-3 mas aqui tiraria-se o Meireles)

Peyroteo disse...

Aceito perfeitamente essa equipa.
Liedson inquestionável.
Moutinho teria sempre lugar (basta ver um jogo dele ao vivo com todo o campo e ver a importância táctita dele. Vai a todas e nunca pára; isto para além de ser dotado tecnicamente e inteligente a jogar.
(Abel é uma besta, não lê o jogo... é um Secretário autêntico).

Apesar da minha já hoje ser diferente.

Nota: sem estarem aleijados e em forma; acho que alguns jogadores eram titulares desta equipa "utópica" feita dos jogadores do FCP e SCP:

Lucho, Izmailov e Vuk.

Peyroteo disse...

Mais uma nota:
com Meireles e Moutinho, acho que se podia dispensar um Fernando (mais defensivo).
Mas aceito bem.

Nota: o actual SLB não tem um jogador que EU punha a títular.

Talvez Cardozo se se confirmar na carreira como goleador, ao lado de Liedson.

Jesus disse...

Só uma questão, o que é que o Damião de Góis tem de relação com o Porto?
Essa foto ta ai a mais. Uma foto de D. Pedro IV seria mais acertada.