Redes Social

domingo, 27 de maio de 2007

OBRIGADO VITOR!!!!!!!



Vítor Manuel Martins Baía

Nascido no concelho de Vila Nova de Gaia, Baía começou a jogar futebol no Académico de Leça. Aos treze anos mudou-se para o FC Porto, onde passou a maior parte da sua carreira. Aos dezanove anos foi pela primeira vez chamado à equipa principal por Artur Jorge (treinador português que conquistou a Taça dos Campeões Europeus de Clubes em 1987, com o FC Porto) num jogo contra o Vitória de Guimarães em Setembro de 1989 e não mais perdeu o lugar.

Chegou à baliza da selecção portuguesa com 21 anos. Estreou-se no dia 19 de Dezembro de 1990, num jogo frente aos Estados Unidos, iniciando aí uma década em que a camisola nº1 de Portugal lhe pertenceu quase em exclusivo.

Esteve presente com a selecção portuguesa no campeonato europeu de 1996, em Inglaterra, após o qual se transferiu para o FC Barcelona, de Espanha, transformando-se no mais caro guarda-redes do mundo.

Depois de uma boa primeira época ao serviço do clube espanhol, Vítor Baía sofreu uma lesão, em Agosto de 1997, e o técnico holandês Louis Van Gaal retirou-o da primeira equipa, preferindo o seu compatriota Ruud Hesp. Em Janeiro de 1999, após vários meses sem jogar no Barcelona, Baía, ainda como jogador do Barcelona, regressou ao FC Porto para relançar a sua carreira.

Em 2000 integrou a equipa da seleccção nacional para o Campeonato Europeu de Futebol onde esteve em bom plano ao defender uma grande penalidade nos quartos-de-final de Arif da selecção da Turquia, mas não tendo hipóteses na grande penalidade apontada por Zinedine Zidane que iria eliminar Portugal nas meias-finais.

No ano seguinte, uma lesão no joelho afastou-o dos relvados durante praticamente uma época, o que levou a que muitas pessoas pensassem que iria acabar a carreira.

Contudo, Baía voltou ao seu melhor, recuperando a tempo de representar Portugal no Campeonato do Mundo de 2002, na Coreia do Sul e Japão. Nessa competição, Baía foi titular e injustamente criticado por um país que não conseguiu separar as águas entre clubes e Selecção Nacional.

Todavia, ao serviço do FC Porto, manteve sempre a titularidade, excepto num pequeno período em que se desentendeu com José Mourinho.

Em 2003, Vítor Baía foi o guarda-redes titular do FC Porto na final da Taça UEFA, em Sevilha (Espanha), que a equipa portuguesa venceu por 3-2, após prolongamento ao Celtic de Glasgow e no ano seguinte foi também titular na final da Liga dos Campeões, em Gelsenkirchen (Alemanha), em que o FC Porto ganhou 3-0 ao AS Monaco, tendo mesmo sido considerado o melhor guarda-redes europeu de 2004, pela UEFA.



Esmagado sob o peso dos companheiros. Foi assim que Vítor Baía acabou o último treino da carreira no FC Porto. Esmagado sob o peso do carinho dos companheiros, a festejar exuberantemente um dos dois golos que marcou na peladinha que preencheu a maior parte do último treino da temporada dos portistas.

Foi um treino especial. Por ser o último da temporada para a maior parte do plantel, por ser muito provavelmente o último da carreira para Baía. Por tudo e mais alguma coisa, até por ter começado com um ligeiro atraso, justificado pela necessidade de apoiar os miúdos dos iniciados que jogavam ali ao lado, com o Boavista. Invertendo a lógica habitual, foram as estrelas a vibrar com as habilidades dos miúdos que se deram bem com a atenção extra - e com algumas indicações dos mais velhos - e ganharam o jogo. O treino propriamente dito, tal como o da véspera, ficou marcado pela boa disposição própria dos campeões em vésperas de férias grandes. Houve sorrisos alargados até à gargalhada durante os meiinhos que se estenderam à peladinha e à surpresa de ver Bosingwa e Raul Meireles calcarem luvas de guarda-redes e tomarem conta das balizas. E boa conta, sublinhe-se, com um par de excelentes defesas que desmentem a tal urgência de encontrar um substituto para Baía até porque, pelos vistos, há soluções insuspeitadas no plantel.

Baía, por seu lado, passou o treino ao ataque. Solto na frente, foi o goleador de serviço da equipa que dispensou coletes, um verdadeiro pesadelo para os guarda-redes e um desassossego para os defesas. Marcou dois golos com a facilidade de quem conhece todos os recursos dos guardiões e festejou-os com a exuberância de um miúdo. Abraçou os companheiros e foi soterrado numa montanha de carinho, num abraço colectivo que podia ser confundido com um adeus, mas que teve todo o ar de ser muito mais um...



ATÉ JÁ VITOR!!!

PS: Este foi o post que mais me custou fazer até hoje...

20 comentários:

OAutor disse...

Existem várias coisas que vou guardar para sempre aqui no meu cantinho das recordaçoes que levo desta vida, uma delas é ter acompanhado desde o inicio até ao fim a carreira do melhor guarda redes de sempre!!!!

Um abraço para ti "CAMPEÃO" e obrigado por tudo!!!!!

Mitico disse...

Estádio da Luz!
Chovia muito!
Vestia as cores da Selecção!

Com o joelho estourado e a pedir a a substituição rápida... a bola veio... chutou... e caiu para o lado!!!

Como é possível alguém criticar este jogador depois de tudo o que fez por Portugal?

INJUSTO!

Mitico disse...

Pelo FC PORTO vi-o fazer as melhores defesas de sempre ...

Grande Baliza!!!!

Até custa escrever qualquer coisa...

Depois do jogo contra o Leixoes digo algo...

Ana Ferreira disse...

a memória dos portugueses é curta, pelo menos da maior parte deles, mas tu és inesquecível VÍ´TÓ´R BAÍA. OBRIGADA por tudo, pela magia, pelo amor ao FCP, por tudo. OBRIGADA

Mitico disse...

58' - SUBSTITUIÇÃO no FC PORTO, sai Vítor Baía e entra Paulo Ribeiro. Os adeptos azuis e brancos aplaudem de pé a saída do capitão, que entrega a braçadeira a Pedro Emanuel (que entrou ao mesmo tempo)

OBRIGADO CAMPEÃO!!!!!

MUITO OBRIGADO!!!!!

El Pirata disse...

Ponto Um: Vitor Baia foi inquestionavelmente um dos melhores GR do futebol portugues de todos os tempos. Comparar epocas distintas é complicado (temos o caso do Schummy melhor piloto de todos os tempos, algo que seria inquestionavel pelos seus titulos mas que leva muito amante da F1 a questionar esse reinado...) e não é dificil considerar Baia o melhor GR portugues da era que seguiu à de Antonio Bento, ou seja, o melhor dos ultimos 25 anos. E já nao é nada mau, bem vistas as coisas.

El Pirata disse...

Ponto dois: a Ana Ferreira diz que a memoria dos portugueses é curta, pois eu digo-lhe que a sua memoria tambem é curta. Logicamente que nao espero que tenha 60 anos, mas isso nao invalida que, gostando de futebol (mas deve ser portista e como tal antes de gostar de futebol deve é gostar do fcp, e como tal pensa que o futebol só existe desde o 25 abril de 74... mesmo que, só pela mania de grandeza, o PC tenha inventado uma nova data de fundação ainda mais longe desse 25 de abril... mais uns aninhos para se queixarem, mesmo descontando o facto de 1893 a 1920 nao haver campeonatos para xoramingar...), nao trate de conhecer algo mais do que a acutalidade, mas eu vou-lhe contar-lhe algumas verdades, esquecidas por muitos mas que nao deixam de ser reais e nao mitos.

Para começar Vitor Damas, o tao propalado Eusebio Branco ou Eusebio do Sporting. Nao sabe quem é? Se nao sabe, entao nao diga que a memoria dos portugueses é curta porque fica-lhe mal.

Continuando, temos Azevedo, o GR dos 5 violinos leoninos. O tal que jogou com um pé partido, como ainda ontem foi mencionado na final da taça de portugal. Essa historia nao conhecia mas famoso ficou o jogo em que, com a omoplata deslocada, jogou de braço ao peito e manteve-se na baliza, numa altura em que nao existiam substituiçoes, e nao sofreu qualquer golo! E, enquanto Baia tem dinheiro para os penteados e para andar a engatar miudas com idade para serem filhas dele, Azevedo despediu-se cedo dos relvados porque na epoca o futebol nao dava sustento e com o dinheiro acumulado na festa de despedida comprou um taxi e assim viveu o resto dos seus dias, ele que nos dias de hoje seria indiscutivelmente titular do Barcelona, o que nao é para todos!


Mas nao fiquemos por aí, nao esquecer uma lenda das balizas como o foi Carvalho, o tal que fez defesas milagrosas em pleno estadio das Antas, em Set. de 1965, num jogo contra a Checoslovaquia e que permitiu manter o 0-0 que nos levou ao 3º lugar do Mundial de 66, no lugar dos checos! Sim, la porque o lampiao do seleccionador da altura nao ter noçao do ridiculo e ter dado a titularidade ao gr do belenenses em plena prova, nao invalida a grandeza desse magnifico GR, tutor de Vitor Damas.


Enfim, a memoria dos portugueses é de facto curta. Tao curta que nem ficam espantados quando se fala da escola de GR leonina, que desde 1970 nao fornece estrelas vindas da cantera. Pode ser que Rui Patricio retome essa tradição, mas para já ficam os nomes de Azevedo, Carlos Gomes, Carvalho e Vitor Damas, para encaixar em qualquer lista de grandes GR, antes sequer de se mencionar o nome de Baia. E o Picareto tem, felizmente, alguem que lhe pode elucidar sobre a valia desses GR que mencionei. Nao é para qualquer um o epiteto de Eusebio das balizas!

El Pirata disse...

Atenção: Vitor Baia foi um excelente GR. Repito isto para nao deixar duvidas sobre o que penso dele. Só que a imagem que dele guardo passa e muito pelo falhanço em Barcelona e o regresso a casa para lamber feridas. Tal como JVP que nao teve coragem para se impor internacionalmente, faltou a Baia a gloria fora do País, por muitas supertaças de cortiça que lhe ponham no curriculo...

Ramos disse...

O Victor Baía foi, é, e será o melhor guarda redes da história do futebol português.
Foi um dos melhor do mundo, ganhando titulos atraz de titulos, sendo o jogador com mais titulos do mundo.
O Victor sempre foi uma pessoa com uma personalidade forte, educado, humilde (ao contrário de outros) respeitador, ambicioso e leal.
Deu tudo o que podia dar pelo seu clube, mesmo não sendo o seu clube do coração, pela selecção, pela cidade, pelo país e principalmente pelo povo, sempre disponivel para ajudar os mais carencitados.

Pode-se afirmar que o futebol portugues fica mais pobre, com esta perca, com este simbolo.

Um grande adeus ao melhor guarda redes de todos os tempos do futebol portugues.


P.S. A diferença dele para o frangueiro do Ricardo é que Baía não tinha e não tem o complexo de inferioridade e a mania da perseguição.....

Ramos disse...

Quero dar os parabens ao SCPORTUGAL pela conquista da taça de Portugal....

Anónimo disse...

Luís Figo admitiu, em declarações à TVI, a sua vontade em continuar por mais uma temporada no Inter de Milão, no mesmo dia em que anunciou, através de um comunicado (ver peça à parte), que rompeu o acordo que mantinha com o clube saudita do Al-Ittihad.

Gosto muito de ti Luis Figo

Mitico disse...

Como é possível meterem Vitor Baía e Eusebio na mesma frase??????'

Primeiro lugar:
Eusebio já foi ultrapassado AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAÀ muito tempo!

Exemplos:
Paulo Sousa
Figo
Rui Costa
Vitor Baía
Deco
...

Eu sei que para os velhos do Restelo custa ver, ler e engolir isto...PACIENCIA!

Em quantas fases finais estiveram em campeonatos da Europa e Mundiais?

Já agora... sabem em que clube terminou o Pantera Negra????????

E em que condições??????

Mitico disse...

A F.C. Porto - Futebol, SAD vem pelo presente comunicar que chegou a um acordo de princípio com o clube Manchester United FC para a cedência, a título definitivo, dos direitos de inscrição desportiva do atleta Anderson Luís de Abreu Oliveira.

Mais informa que o acordo relativo a esta transferência será formalizado assim que o atleta concluir os exames clínicos a que se vai submeter, com o consentimento da F.C. Porto - Futebol, SAD.

Porto, 30 de Maio de 2007

ERRO GRAVISSIMO!!!!!!!!!

Mitico disse...

Lino??????

Mitico disse...

Anda tudo louco?????

Anónimo disse...

Benfica admite deixar a Liga de Basquetebol.O diferendo que opõe o Benfica à Liga de Clubes de Basquetebol, relacionado com o "caso António Tavares"[ O MILÉSIMO DOPADO DO BENFICA], pode levar o clube da Luz a deixar o organismo profissional de clubes e a integrar a Proliga, principal competição federativa, já na próxima época.

Mitico disse...

Autor

Nao tas esquecido do outro do ciclismo?????? portanto pelas minhas contas dá Milésimo + 1!!!!!!

IntoBlogs disse...

olha no meu blog estão lá duas opções que descobri num site lá de fora...e foi de lá que (cof cof) anunciei a história do Nani no MUFC.... é uma troca de jogadores envolvidos na compra do Anderson.... espreitar naõ custa... http://bwinsuperliga.blogspot.com

Mitico disse...

Luís Figo garantiu, hoje, que não vai jogar em Alvalade na próxima época, apesar de nesta altura estar desempregado.

"Acho que é impossível neste momento regressar ao Sporting", afirmou Luís Figo.



Dois exemplos...

Jorge Costa e Rui Costa!

adrianeites disse...

hoje é um dia triste para mim!
ver baia abandonar custa!
grande jogador, grande homem, 1 campeão!