Redes Social

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Trocas e Baldrocas



A história começou com uma hipotética troca entre Carlos Martins e Bruno Moraes (que teria pernas para andar caso o brasileiro não tivesse o trauma “mantorras”, com nova lesão no joelho… agora só se o Sporting estiver interessado em abrir uma secção de matrecos!) e com a mais que óbvia intenção de PC em “gamar” mais um jogador ao Benfica (está dificil saber onde ele obtem mais prazer, se entre putas ou se nestes negócios…), no caso o anão comilão, aka Miccoli!

Estive a pensar, com a epoca futebolistica no seu fim, quais seriam os jogadores interessantes para cada equipa, vindo dos seus rivais. Trocas entre João Alves e Alan ou entre Marco Ferreira e Ricardo Costa ninguém no seu perfeito juizo estará interessado em fazer, por muito prazer que cada clube teria em despachar os mongas em questão. Tentando fazer um exercício minimamente fundamento e com alguma dose de bom senso, aqui ficam as minhas escolhas e razões para as mesmas. E só vou fazer referência a jogadores para entrar, de caras, num provável 11 titular.

Começando pelo Sporting. Tem um quintento defensivo (GR incluído) de nível, e os 15 golos sofridos (incluindo o da mão de Ronny e os 3 do Buba, o mesmo jogador que em toda a carreira não tinha nem 3 golos marcados…) atestam a competência desse sector. Sendo assim não trocava só por trocar, quero com isto dizer que não entrava na moda Pepe, para mim Polga e Caneira completam-se a roçar a perfeição. Tello é para mim o melhor defeso esquerdo do futebol português, e aqui quero dar a mão à palmatória por todos os impropérios que lhe dirigi nestes 5 anos, e reconhecer mérito ao Picareto Kid, que sempre desejou uma troca entre Tello e um jogador do FCP. Para mim a única entrada na defensiva leonina seria no lado direito da defesa, onde Bosingwa se tem revelado como um jogador de enorme potencial, ele que é trinco de formação! Entre Abel e Bosingwa nem hesitava, e nem me falem em Nelson (Benfica) porque o miudo pura e simplesmente não sabe defender! No meio campo, tudo dependeria se a estratégia montada fosse 4-4-2 em losango ou 4-3-3, ou seja, com extremos. Se a táctica de Paulo Bento fosse para manter, então dispensaria a utilização de Quaresma e Simão no Sporting, jogadores que murcham se não jogarem bem colados na linha. Quero com isto dizer que manteria Miguel Veloso e Moutinho de caras, trocaria naturalmente Romagnoli a numero 10 por Andersson e a posição de Nani seria a grande incógnita. Não sei como reagiriam Simao e/ou Quaresma na posição destinada a Nani, e é visivel as melhorias do caçula leonino, pecando somente na finalização. É uma opinião deveras clubista mas não o trocaria pelos dois craques. No ataque Liedson é intocável e para seu parceiro o óbvio poderia ser Miccoli mas creio que seriam dois jogadores com características muito semelhantes, embora não fizesse mal a Miccoli aprender a lutar e a dar 100% em cada jogo como faz Liedson. Sendo assim acho que teria de arranjar um ponta de lança corpurento e fixo, e não o vejo nos meus rivais, tirando talvez o Adriano. Mas custa-me tirar Djaló e meter Adriano, apesar de, em teoria, ser um ataque mais eficaz.

O meu Sporting, se pudesse surrupiar os meus adversários à vontade, seria então o seguinte, numa táctica à Paulo Bento (e refiro-me apenas a uma equipa titular, caso contrário obviamente que teria muitos outros jogadores interessantes, não sou ceguinho para não o reconhecer!): Ricardo, Bosingwa, Polga, Caneira e Tello; Miguel Veloso, João Moutinho, Nani e Andersson; Liedson e Adriano.

Se fosse usando a minha táctica preferida, 4-3-3, aqui fica a minha equipa: Ricardo, Bosingwa, Polga, Caneira e Tello; Miguel Veloso, João Moutinho e Anderson; Quaresma, Simão e Liedson.

Fica lançado o desafio. Como podem ver, por mim, não usaria mais de 3 ou 4 jogadores diferentes, consoante a táctica. Mas, se pudesse escolher apenas um, neste momento, não tenho dúvidas: Bosingwa! O lado direito da defesa leonina é o calcanhar de Aquiles da equipa, quer a atacar quer a defender. Não me falem em Andersson’s, Quaresma’s, Lucho’s, ou Simões, uma equipa vale pelo seu conjunto e pela sua força como conjunto, e embora a equipa leonina estar longe da perfeição, no limite, apenas desejaria Bosingwa.

Para acabar deixo uma opinião sobre que jogadores fazem falta a Benfica e Porto, tentando usar os mesmos critérios anteriores, relembrando aqui que rodeado de craques qualquer tamanco até aprende a jogar melhor, vide o caso Secretário no Real Madrid. Quer dizer, nem assim, mas voltando ao assunto, o que quis dizer é trocar o minimo possível para não perder a identidade de cada equipa. Sendo assim, no caso do Benfica de Santos, ou seja, em 4-4-2 em lonsango, creio que ficaria melhor se jogasse com: Quim, Bosingwa, Luisão, Pepe e Leo; Petit, João Moutinho, Simão e Anderson, Miccoli e Adriano. Se fosse em 4-3-3 trocaria Adriano por Quaresma. Quanto ao FC Porto, e como joga habitualmente em 4-3-3, aqui ficam as minhas escolhas: Helton, Bosingwa, Pepe, Polga e Tello; Paulo Assunção, Lucho e Anderson, Quaresma, Simão e Liedson.


PS:

Se apenas fosse concedido um jogador, na minha opinião as escolhas seriam: Bosingwa (Sporting), Pepe (Benfica), Liedson (FC Porto). Ponham lá de lado o clubismo e confessem lá quem gostariam de ver fortalecer as vossas equipas. E o super portista Picareto, por muito que lhe custe, lá terá de falar em Tello!

7 comentários:

Jesus disse...

Concordo em grande parte com a tua visão, pela primeira vez desde que leio este blog.
No Porto talvez só mudava o Tello pelo Leo.

Peyroteo disse...

Desculpa lá mas até me senti mal ao ver o nome do João Moutinho escrito a vermelho e o do Liedson a azul.

11 Ideal:
Ricardo
Bosingwa
Polga
Pepe
Léo
Miguel veloso
João Moutinho
Quaresma
Simão
Liedson
Miccoli

Picareto disse...

Pois é Pirata, finalmente vens dar me razão quando eu disse que trocaria Tello por um jogador à escolha do FCP (tirando os obvios indis+ensáveis). Para a minha realização completa só falta o mitico admitir a mais valia do génio incompreendido Hugo Viana no FCP, um sonho que ainda não se desvaneceu e fosse eu presidente do FCP seria a primeira prioridade para a nova época tal como a venda de Quaresma.

Voltando ao post do Pirata fica aqui a equipa que gostaria de ver no FCP incluindo não só jogadores dos 3 grandes mas sim de outros clubes (não contando com hipóteses surrealistas do tipo Vale e Azevedo / LFV do género Ronaldinhos etc...)

Hélton

Bosingwa
Pepe
Bruno Alves
Tello

Raul Meireles
Hugo Viana
J. Moutinho
Anderson

Adriano
Saganowski

Mitico disse...

Picareto e os seus delirios Vianistas!!?!!!

Já tinha saudades..!!!

Respeito...

Aqui vai disto

Helton

Bosingwa
Pepe
Bruno Alves
Tello

Assunção
Moutinho
Lucho
Anderson

Adriano
Micolli

Mitico disse...

Pirata

Carlos Lampard Martins no Porto era qualquer coisa :)

Será que ele dava jogador?

Ramos disse...

Acerca do post anterior a este, penso que o Pirata anda a precisar de oculos. Mas tenhem que ter uma graduação elevada....Então o Paulo Assunção cometeu Penalty?????????????????????????????????????????????E o Lierson?????????????Cometeu o que?????????????????

Sweet-Sour Grim Reaper disse...

Acho bem desprezarem os jogadores do SLB e ninguém falar dp petit e do luisão.

das outras equipas só queria o adriano. como é óbvio, o nélson é zero e o bosingwa tá a jogar muito e também é sempre bom sacar um bom central (pepe obviamente por ser o mais rápido)