Redes Social

sexta-feira, 2 de junho de 2006

A SEMANA DESPORTIVA



A CHAMADA DE PAULO SANTOS

Um percurso acidentado
O guarda-redes do Sp. Braga é um homem feliz com a chamada à selecção nacional de Portugal, o culminar de duas épocas de grande qualidade na turma minhota, consubstanciada com a distinção de ser, neste momento, o guardião menos batido da Europa. Porém, para chegar a este patamar, aos 32 anos de idade, Paulo Santos teve de superar alguns “ventos e tempestades”, próprios de alguém com um espírito rebelde e das vicissitudes de um profissional de futebol.

AS PALAVRAS DE LUISÃO:

Jornalista: Isso quer dizer que o FC Porto foi um justo vencedor...
Luisão: Claro. O FC Porto foi um justo Campeão. Se olharmos para o que fizeram durante a época percebemos que ganharam com justiça, pois foram os mais regulares e estiveram sempre na liderança. Num Campeonato tão disputado como é o português é imprescindível ser constante. Manter uma certa regularidade, pois só dessa forma se consegue chegar ao fim no topo.

FERNANDO SANTOS

Lampião assumido, Fernando Santos chegou finalmente ao comando técnico do clube da luz depois de já ter orientado o FC Porto e o Sporting. O treinador tem plena consciência que o que se lhe pede são vitórias, mas assegura que se assim não fosse "não tinha aceite o convite". Fernando Santos tem a ambição de "acordar o monstro" e reafirma o desejo de ver o benfica sagrar-se campeão europeu num futuro próximo. Para isso, conta ter um plantel equilibrado e capaz de discutir a vitória em todas as provas, aliás, a única coisa que "promete" aos adeptos.

A SELECÇÃO E O PRESIDENTE DA REPUBLICA

O Presidente deixou uma "palavra de incentivo" e frisou ter a "certeza" de que todos irão "honrar o nome de Portugal" na Alemanha. "Teria muito gosto que Portugal estivesse na final, aliás, como todos os portugueses.
Na cerimónia onde estiveram todos os jogadores e restantes elementos da comitiva, o Presidente da República revelou nenhuma dúvida numa participação positiva da equipa na Alemanha: "A Selecção Nacional tem hoje os holofotes sobre ela, na medida em que reúne nomes consagrados do futebol mundial. Os portugueses têm orgulho na selecção. O entusiasmo demonstrado nos últimos dias de Norte a Sul é um estímulo para a vossa actuação."

FORÇA!

VITOR BAÍA, UM SENHOR DENTRO E FORA DO CAMPO

"...Que façam um grande mundial..."

"...Um grande Mundial e que tenham muita sorte...", expressou, revelando-se um acérrimo adepto da turma lusitana: "Claro, sempre. Como um bom português..."
Este é o desejo de Vítor Baía que foi expresso na apresentação do livro infantil "Contos Redondos", cujas receitas revertem a favor dos jovens mais desfavorecidos. No Dia Mundial da Criança, o número 99 presenteou os mais pequenos com autógrafos e muitos sorrisos.

18 comentários:

El Pirata disse...

O acto generoso de Baia nao é novo.

Afinal de contas em 89, quando ele e o departamento medico portista alegaram uma lesao para que nao tivesse de se deslocar em Fevereiro para a Arabia Saudita e aí disputar o mundial de juniores (que chatice disputar essa prova não é? Que maçada...) também desejou muitas felicidades aos seus colegas.


Quem sabe se a historia nao se repete. Baia volta a ficar novamente em casa, e desta vez nem precisou simular alguma lesao e pode ser que os seus colegas tragam a taça pro País.


Vitor Baia, agora e há 17 anos, sempre um amigalhaço. É o maior!

El Pirata disse...

A chamada de Paulo Santos é da mais elementar justiça. Só espero é que ele nao faça o mesmo que em 88 ou 89 quando, devido aos insultos dos escoceses (num campeonato europeu sub-16 ou 17 disputado na Escocia), baixou os calçoes e mostrou as nalgas aos bifes! Desculpa-se aos 17 anos, com o dobro da idade já não terá desculpa :)

Mitico disse...

Amigo Pirata

Que pena nao teres comentado a frase do Luisão...

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

"Não sou 'D. Sebastião'", afirmou Rui Costa em entrevista ao jornal oficial do benfica, mas não há dúvida que muitos dos 3000 mil adeptos que o saudaram no Estádio da Luz são capazes de jurar que o viram montado num cavalo branco.

OJogo 2 Junho 2006

El Pirata disse...

o luisao é um bêbado, nao sabe o que diz :D

Agora a serio, acho piada aos jogadores que no final de cada epoca e no inicio da seguinte, veem com este tipo de entrevistas para os jornais. Se ha banalidade mais banal k um jogador de futebol diz nesta altura é afirmar que o clube campeao foi um justo vencedor! É que é sempre o mesmo! Ja na epoca passada li o mesmo vindo de atletas do sporting e porto! Cambada de acefalos, ao menos tenham a coragem de dizer algo contestável!


Em parte compreendo, é como os treinadores que nunca (ou raramente) criticam outros clubes... nunca se sabe se nao vão lá parar nao é, o mundo é pequeno...


Só assim compreendo as declarações de todos os Luisoes... ou sao tacanhos de espirito ou interesseiros de carteira.

Mitico disse...

Pirata :)

Hoje tás numa de lagartão a descascar no FCP :)

Gostaria de saber qual a tua opiniao sobre o novo benfica (com RUI) qual o teu comentário sobre um benfica candidato ao titulo europeu ...

Já agora... Fernando Santos... :)

E Scolari? E os jogadores "nocturnos" da Selecção?

Fico à espera...

PS: Poupa no teu discurso de atacar os jogadores do Porto com o caso Paula ok? :)

Ramos disse...

O Pirata deves andar a apanhar muito sol na cabeça!

Então, o FCP, não é um justo vencedor do campeonato?
Ou seria o SCP, com uma época de altos e baixos?

Já agora, aquilo que o SCP, fez ao Sá Pinto, é de um clube exemplar, sério e limpo. Gostaria de saber a tua opinião Pirata.

Ramos disse...

Victor Baía foi um senhor, é um senhor e será uma senhor.
Porque é um homem que não telefona para programas, não lança culpas para cimas dos outros, não foge nos momentos decisivos e acima de tudo já ganhou caso tudo o que havia para ganhar....

El Pirata disse...

verdades, eu é que estive em alto mar mas tu se bebesses agua é que era bom!

Entao o Preud'Homme e o Schmeichel sao inferiores a um polaco com nome imprenunciavel? Só se for no teu bairro, faz lá um inquerozito com maior diversidade de opinoes e vais ver que aqui o naufrago é capaz de ter razao...


PS:

Eu sei que tenho razao, ecusas de confirmar.

PS2:

Como diz o bom do mitico e do autor... playstation 2. Mas tambem serve para te dizer que a desculpa do porto e de baia foi mesmo uma alegada lesao. Claro que nenhum trouxa engoliu essa...

El Pirata disse...

Agora directamente pro Mitico :)

Eu acho que um Benfica que precise de um numero 10 moderno, que se ocupe tanto do meio campo defensivo e ofensivo e mexa todos os cordelinhos da equipa, está tramado!


Agora se o Benfica der ao Rui Costa o mesmo papel criativo e, sobretudo, livre de trabalhos defensivos que o barça dá a ronaldinho... entao ainda vamos ver algumas jogadas tecnicamente brilhantes e alguns golos de levantar qq estadio. Quem sabe nao esquece e o Rui Costa ainda sabe.

Fernando Santos tem é de manter Petit e Manuel Fernandes na equipa e mentaliza-los que terão uma epoca sobretudo de cariz defensivo. Porque se Rui Costa nao corre... alguem terá de correr por ele. Nao critiquem o Rijkaard pelo facto de Deco nao dar nas vistas... alguem tem de fazer o trabalho defensivo de Ronaldinho. isto é tudo um jogo de compensações, se alguem trabalhar pelo Rui Costa, ele ainda tem arte para ajudar a conquistar vitorias que, se a equipa for reforçada correctamente, poderá dar alegrias aos benfiquistas. Só há um mal nisto tudo: Fernando Santos nao sabe ganhar ao Porto! Se Koeman, que por duas vezes enviou o dragao ao tapete, foi tao criticado... este Nandinho vai ser a alegria dos portistas.


Mas como se viu esta epoca... até se pode perder com os seus ultra rivais... que desde que se ganhe o titulo tudo é esquecido.

El Pirata disse...

Quanto às folgas dos jogadores da selecção... nao ha problema algum. É no dia autorizado e se algum chega bebado como um cacho... nao é dificil para Scolari reparar!

O que é mau, e desculpa mas tenho de o referir, é o proprio seleccionador arranjar diversao pros meninos nao terem de andar a saltar o muro!

El Pirata disse...

Rui Ramos, ja tenho saudades tuas ;)


Com que entao o Sa Pinto foi mal tratado. Mas nao tinha sido anunciado com um ano de antecedencia a sua saida, pelo mesmo Sa Pinto? Eu aceitaria de bom grado a sua continuidade mas compreendo Paulo Bento. Até porque Sa Pinto, quer se queira quer nao, acabou por ser imaturo nos ultimos jogos do campeonato, mesmo que Duarte Gomes tenha mostrado um criterio parcial no derby de Alvalade frente ao porto (minutos antes nao expulsou quaresma) e que aquele badameco de fiscal de linha do jogo frente á naval tenha feito aquela palhaçada. Mesmo com tudo isto Sa Pinto tem a sua cota dose de responsabilidade no sucedido e acaba por prejudicar o clube que poderia ter sido campeao!

Enquanto Pedro Barbosa e Rui Jorge sairam do clube porque Peseiro nao tinha pulso para os controlar e nao deixar que a sua influencia junto aos outros jogadores o tramasse (e mesmo assim foi tramado...), Paulo Bento, que foi nestes ultimos meses foi sempre mais amigo que treinador de sa pinto, teve a coragem e frontalidade de dizer que ja nao conta com ele. Tem de se aceitar, e Sa Pinto tem de perceber que, quem tem 3 lesoes graves depois dos 30 anos, fazxer o que ele fez a seguir ja foi brilhante. Agora está na altura de se valorizar e servir o Sporting de outro modo. Que nao arruine em pouco tempo todo o carinho e respeito que conquistou aos sportinguistas!


Rui Ramos, agora para ti: achas bem a forma como Jorge Costa foi chutado para fora do clube? Enquanto Baia é 2º GR, Jorge Costa foi humilhado ao ser considerado 5º central! Ora comenta lá isso...

Mitico disse...

Boas tardes

A saída de Jorge Costa foi uma saída fria e cruel. Injusta e triste!

Abraço a todos

PS: A saída de Pedro Barbosa foi do genero.

El Pirata disse...

Mitico, a saida do Pedro Barbosa ainda teve a justificaçao dele ter jogado e perdido a final da taça uefa e campeonato na luz! Esteve em campo como titular e nao fez a diferença! Embora pudesse ter jogado mais um ano, com o fim do contrato vigente e com essas duas provas negativas... acaba-se por se aceitar a nao renovação!


Jorge Costa tinha contrato e foi encostado sem sequer ter direito a falhar! Se estivesse estado em campo na derrota nas Antas frente ao benfica, ou frente ao Artmedia, ainda se compreendia! Mas ele nao teve direito nem ao beneficio da duvida, isto depois de ter dado o coiro e cabelo (literalmente) ao clube durante 15 anos! nao foi correcto e sinceramente nao tem comparação com mais ninguem!


Ninguem é eterno mas Jorge Costa tinha direito de mostrar, nao só aos portistas mas a todos que o apreciavam, que tinha chegado o seu fim. As arvores morrem de pé e nao como 5º suplente! Ele nao o merecia...


PS:

Ao menos Baia pôde esperar pelo frango para perder o lugar. E ainda deu outro na Luz para que nao restassem duvidas. Pedro Barbosa teve duas finais para provar que nao estava acabado. Ao maior simbolo do que é ser portista e jogador de futebol foi-lhe dado a oportunidade de acabar a carreira na Belgica.

Mitico disse...

Só que Pedro Barbosa fez essas finais e resultados desportivos = 0!

Jorge Costa saiu e resultados desportivos = dobradinha!

Custa-me dizer isto mas é uma realidade.

El Pirata disse...

Vamos lá por partes :D

Parte I - a historia do Baia é como muitas outras... uns têm uma versao e outros... outra. nao ponho a minha cabeça num cepo para defender a minha mas nao sonhei com o que escrevi! Já o li e tenho boa memória. Fica cada um com aquilo que mais lhe agrada. Se conseguir encontrar algo que fundamente aquilo que escrevi tratarei de colocar aqui no blog.


Ponto II - o Cristiano Ronaldo está bem longe de ser um amor meu! Quem me conhece sabe que prefiro de longe o Quaresma, e isto desde os tempos do Sporting em que ambos conviviam. O Ronaldo é um burro com sorte que foi parar a um clube que tem um treinador que sabe o que faz enquanto o Quaresma passou de cavalo para burro ao trocar o Barça pelo Porto, muito por culpa de um Rijkaard que ainda hoje nao sabe o que terá feito noutra vida para merecer treinar aquela equipa. Voltando a Cristiano, é um puto imaturo que, aposto eu, andará mais perto de lixar portugal do que ser o seu heroi! Aprecio o seu valor por ter sido nado e criado em Alvalade mas ainda nao me conquistou como adepto.


Ponto III - Figo, por muito que isso vos arrelie, é o expoente maximo do que deve ser um futebolista profissional! A caminho dos 34 anos, e já sem ter nada a provar a ninguem, dará o seu melhor no Mundial. Tomaramos todos nós termos essa garantia dos restantes 22 jogadores.


Ponto IV - A entrevista de Scolari a malhar em todos os bitaiteiros que nada mais fazem do que criticar por criticar, foi tremenda! Entao essa do bosta pro MST vai-me obrigar a comprar ABOLA na terça feira. Scolari tem pouco nível? Ao fim de 3 anos a escutar e ler opinioes facciosas de pessoas que deveriam ter mais inteligencia que os bebados das tascas... foi a resposta adequada. Eu posso nao gostar de muita coisa mas se tivesse direito de antena nao o utilizaria, a 100%, para injuriar o homem! Podemos nao concordar com ele mas criticas construtivas ainda nao li!

E os paineleiros de OJOGO, sobretudo os que escrevem pros portistas, nada mais fazem do que arranjar desculpas para insultar Scolari. Se formos a ver, se o Porto nao dispensasse Nuno Valente e Postiga, teria 3 convocados... engraçado como nenhum desses camelos escreveu uma linha sobre isso. Sao umas putas jornalisticas, sem tirar nem por!

El Pirata disse...

A caixa de comentarios do blog só serve pra trocar insultos... alguem me diz porque ainda está online?

Eu chamo putas jornalisticas ao Maia e ao Rodrigues do JOGO e estou no meu direito. A menos que hajam por aqui alguns familiares dos mesmos, nao retiro uma virgula. Este espaço serve tambem para isso, afinal de contas quantos de nós já nao insultaram jogadores e dirigentes adversarios, arbitros e claques?

Agora andar a trocar insultos na tal caixa de opinioes é ridiculo! Eu nao escrevo num blog para insultar amigos e colegas ou conhecidos... ou bracarenses! Mandar umas piadas ainda vá que não vá, agora aquilo já anda a descambar ha demasiado tempo.


PS:

Por falar em Braga é interessante ver o delirio por JVP. E se Sa Pinto lá aterrar será igual. Sao jogadores que já foram idolos e que, por norma, acabam a carreira num dos grandes ou no estrangeiro. Nao acredito que a reacção tenha a ver com o facto de existirem muitos benfiquistas em braga... acredito que com sa pinto e jorge costa se passasse algo semelhante. Todos os clubes precisam de simbolos, de jogadores reconhecidos internacionalmente e que funcionem como porta bandeiras.

Numa escala menor, ainda na epoca passada, a loucura que nao foi a ida de Jorge Cadete para um clube alentejano da 3ª divisao. E todos nos lembramos de Pizzi e Esnaider no Porto e Schmeichel no Sporting. Por muito velhotes que estejam sao jogadores com carisma.


Agora espero é que os bracarenses percebam que este nao é o JVP de 94 nem o de 2002! provavelmente nem será o JVP da epoca passada. A caminho dos 35 anos, será como Figo na selecção: um grande profissional, mas nao o salvador.