Redes Social

quinta-feira, 8 de junho de 2006

O Euro do nosso descontentamento


O Euro2006 de “Sub-21” foi feito à medida da selecção portuguesa. Pelo menos era assim que os portugueses pensavam. É desculpável, afinal de contas a esmagadora maioria não conhecia o valor de selecções como a Holanda, a Ucrânia e a França, que provaram a todos nós que não são inferiores à melhor selecção portuguesa. Sim, se são tão boas como a nossa melhor selecção, agora imaginem quando defrontam aquela manta de retalhos que alugou a camisola portuguesa durante uma semana.

Este post é dedicado ao que de melhor passou por Portugal nas duas semanas da competição. É dedicado a uma grande equipa holandesa que, embora começando a competição com uma derrota (tal como Portugal), soube reagir como uma equipa e saiu como incontestável vencedora da prova. Jogadores como Huntellar, Nicky Hoffs e Castelen têm um futuro brilhante pela frente. Este trio de ataque (ao contrário do trio viperino da tv…) é um regalo para quem gosta verdadeiramente de futebol.

Mas não foram só os holandeses que se destacaram. Da Ucrânia dois jovens, que curiosamente fazem parte da lista que irá ao Mundial da Alemanha, sobressaíram: o defesa Chygrynskiy e o estratega Milevsky. Se os prospectores dos clubes portugueses seguissem a competição, em vez de estarem já no brasil a fazer que trabalham, eram dois nomes a constar da lista de reforços de qualquer clube. A juntar a estes destaco ainda dois franceses (podiam ser mais…), os médios Mavuba e Toulalan e o dinamarquês Kahlenberg, autor de 3 golos em 3 jogos!
.
Contra factos não há argumentos: não foi Quaresma nem nenhuma outra pseudo estrela a brilhar em Portugal! Os nomes que destaquei, que poderiam igualmente participar no Mundial, exceptuando obviamente o dinamarquês, deixaram de lado as amarguras e provaram porque são destaques no seu País!

Agora vem a parte dedicada ao saloio que ousou questionar Scolari! Sim, o homem que, entre outras barbaridades, disse:

“Se tivesse muito dinheiro, apostava forte em Portugal” antes da prova

“A Servia é uma equipa muito simples, tipo arroz com feijão”


“Se quisesse ter uma saída airosa, dizia que foi o azar”, depois da eliminação do Europeu

Agostinho Oliveira, que para quem não sabe foi aquele treinador que perdeu os 3 jogos do mundial de sub-20 na Austrália, em 1993 (facto que proporcionou um mês de férias delicioso na terra dos cangurus, dos koalas e do surf… e não esqueçamos que eramos, somente, os bicampeões em titulo!) exigiu ao Felipão a lista de convocados, como se o facto de não saber se contava com Quaresma (porque os outros possiveis convocaveis sabiam, tal como TODOS os portugueses, que iriam jogar nos sub-21) fosse impeditivo de montar uma estratégia de jogo. A única estratégia foi gerar consenso entre os anti-scolari (ávidos por qualquer motivo para largar veneno sobre o homem que uniu a selecção com 95% da população portuguesa), e mandar bitaites sobre o favoritismo à conquista da prova. Ora, como se viu, só um leigo, como eu, e a larga maioria dos portugueses, podem assumir tal candidatura com total desconhecimento do real valor dos opositores! E mais importante, com essas criticas a Scolari, afirmando que não saberia qual é a equipa, passou a imagem que há jogadores de primeira e segundas escolhas. Isto é que é a verdade que não pode, não deve, nunca ser transmitida pelo responsável principal.

Foi decepcionante olhar para o banco, durante os jogos, e observar a pose do seleccionador, que pareceu sempre mais de adepto desesperado do que técnico competente. É preciso um grupo coeso e em sintonia com o treinador, mais do que nomes sonantes e jovens, ainda em processo de ascenção e consolidação de maturidade. Tive imensa dificuldade em encontrar uma linha de raciocinio em Agostinho Oliveira, tira Moutinho, mete Moutinho, tira Nani quando foi o melhor do primeiro jogo, muda a defesa quase toda, insiste num Hugo Almeida completamente desastrado, que ainda por cima quase que obriga a um futebol directo, enfim... atitudes próprias de um homem desesperado!

Ao contrário de Scolari, Tino nunca teve o grupo consigo, não o conquistou e compreende-se perfeitamente porquê! Aliás, quando afirmou que Quaresma e demais jogadores que tinham pretensões a disputar o Mundial, escusavam de disputar o euro sub-21, por falta de concentração e motivação, foi brando! Um líder, que quer conquistar o grupo, tem de tomar essas decisões. E foi óbvio que Quaresma nunca deveria ter jogado! Quanto mais jogar 270 minutos! Foi penoso observar tão talentoso jogador humilhar-se a cada jogo! Fomos de vela? Pior, fomos de trivela! Não se admite que um treinador permita que um jogador faça pouco do trabalho da equipa! Quaresma só não marcou pontapés de canto de trivela, porque de resto repetiu esse movimento duzias de vezes por jogo! Esse gesto técnico brilhante deve ser usado a favor da equipa e não como brincadeira de praia! Nunca, repito nunca, Scolari permitiria tamanho afronto! Talvez resida aqui a diferença entre Scolari e Tino.

PS:

Entretanto é hilariante o facto dos anti Scolari virem culpar o chefe das selecções (o dito Scolari) pelo inêxito do Tino. De facto todos acreditamos que os chefes levam sempre com as culpas (e incompetências) dos subalternos. Sim, talvez no País das Maravilhas. Bem, o que eu sei é que todos assobiam para o ar após o ultimo lugar numa competição disputada em casa, mas ao mesmo tempo exigem as meias finais á selecção A. Somos de facto um País de comediantes…

5 comentários:

Mitico disse...

Pirata...

Apenas um reparo... NANI????? O MELHOR????

Ai Ai!!

El Pirata disse...

Mitico, tu lês o jogo e como tal sabes bem quem foi o destaque. E nao foi só nesse jornal, de papel ou online! Naturalmente que para ti as constantes trivelas de quaresma sao toleraveis e até aceitaveis mas uma finta a mais de qualquer nao portista já é um crime lesa pátria!

Nenhum passou da mediocridade, mas parece-me existir clara intençao de cruxificar o jovem leao, como se o facto de ter somente 7 meses de profissionalismo ao contrario de outros que já o sao há 5 anos, e ja passaram por grandes clubes e grandes campeonatos. Se havia um jogador que nao podia falhar por tudo e mais alguma razao, esse jogador era quaresma! Se nao estava em condiçoes psiquicas para dar o seu melhor, mais valia assumi-lo e pronto!

El Pirata disse...

Ivo, eu sou tao faccioso como aqueles que veem figo como um normal jogador, como se fosse normal ser eleito melhor do mundo em dois anos consecutivos (em 2000 para todos menos para a fifa e em 2001 pela fifa!)

Acho que em termos de nojices estamos conversados


Agora quanto a Ricardo Quaresma e Hugo Almeida. Eu sou fã numero 1 de quaresma. Nao é de agora, é desde julho de 2001, quando o ciganito apareceu num amigavel frente ao Alcochetense! Por isso tenho todo o direito de o criticar se considerar que fez menos do que devia. E nao é pelo facto dele estar no porto, já na primeira epoca portista, quando todos o criticavam, nao tenho duvidas que foi o melhor jogador a leguas dos demais. Mas como era um driblador de Alvalade, foi a ele que exigiram resultados e nao ao playboy diego. Mas mais vale abrirem os olhos tarde do que nunca...


Quanto a Hugo Almeida. Para quem gosta da selecção de Portugal, nao olhando a cores clubisticas, sabe que Hugo Almeida é uma das melhores soluções de futuro! Agora é inadmissivel que se faça como objectivo de jogo atacante lançar bolas para a frente em pontapé ao estilo rugby, para que o DESASTRADO Hugo Almeida (alguem pode negar tamanha evidencia em 2 jogos?) consiga dominar de costas para a baliza e depois servir os flanqueadores!


Desde que a dupla Queiros e Vingada saiu das selecções mais jovens que o trio de estarolas (Violante, Caçador e Tino Oliveira) nao consegue criar um modeleo de jogo e aplica-lo coerentemente. Nao se admite que com a qualidade tecnica dos nossos jovens se jogue em contra ataque com os centrais a pontapearem a bola pra frente! E mais uma vez isto nao é facciosismo, é a constatação de uma realidade! Ha quanto tempo nao vamos a um Mundial de juniores? Porque razao uma geração tao cheia de talento passou ao lado dessa competição? Nao tem importancia? Errado! É muito mais apelativo do que estes torneios sub21 que se disputam somente na Europa!



Se critiquei Hugo Almeida foi porque ele, naquele sistema tactico (nem sei se existia um...) era um erro! Se temos bons extremos e nao fazemos uso correcto deles, qual o interesse em fazer uso de um ponta de lança alto e bom de cabeça? Perguntem ao Tino...

Mitico disse...

Pirata vou repetir...

Apenas um reparo... NANI????? O MELHOR????

Ai Ai!!

Tu que tanto culpas Quaresma, devias fazer isso mesmo também com Joao Moutinho.

Se nao estava em condições... assumia-o!

El Pirata disse...

Mitico, volto a repetir: ninguem se destacou acima do nivel mediocre!

Agora assistir a criticas de portistas sobre nani quando a estrela maior Quaresma foi um autentico zero, tira qualquer um do serio!


PS:

Se a jogada do unico golo fosse repetida por mais jogadores que nani e moutinho... nem que fosse só uma para cada par de jogadores... teríamos ido bem mais longe!