Redes Social

segunda-feira, 5 de junho de 2006

FC Intelectuais


Numa época em que ainda se discute na praça publica a convocatória de Felipão, porque não arrefecer um pouco a euforia em torno da selecção, e virarmo-nos um bocadinho para o futuro do futebol português e para a classe de treinadores lusos. Após a brilhante campanha de Mourinho no FC Porto, o primeiro treinador saído da Universidade a ter sucesso em Portugal (sem menosprezar Carlos Queiroz), assistiu-se a um período de fato e gravata como exigência no curriculo de um treinador. Homens competentes como Manuel José e Manuel Cajuda viram-se forçados a emigrar para encontrarem projectos de trabalho aliciantes. Será esta a solução do futuro? Serão estes treinadores tão bons como se fala? Ou serão somente clones de José Mourinho, na forma de vestir e de falar? Serão eles Intelectuais do Futebol ou o futebol actual é que é para intelectuais?

E os restantes treinadores? Que futuro para homens como Paulo Bento, Domingos e outros ex-jogadores que desejam uma carreira de treinador? E os veteranos como Vitor Oliveira, José Romão, entre outros? E os campeões caídos em desgraça, Inácio e Pacheco? Podem todos conviver simultaneamente ou o perfil está dependente da “moda” vigente? Como explicar o fenomeno Jesual Ferreira, que é estranhamente cobiçado após 20 anos na sombra?

Autoria: Mitico & Pirata

15 comentários:

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Obrigado Ze por teres entrado espiritualmente na ideia deste post :)

Agora, quanto ao tema do post, penso que deve ser debatido muito a serio. Faltou a foto de Luis Castro que é outro treinador que se enquadra claramente nesta filosofia. Mas o futebol não vive de filosofias baratas e nem de simpatias. O futebol vive de responsabilidades, motivação e de resultados.

Sou defensor da nova escola de treinadores. Estou curioso por ver Carvalhal no Braga. Gostei do trabalho dele no Leixoes. No Belem nao teve o clube com ele e se tem ganho ao Rio Ave tudo seria diferente...
Esteve a estagiar com Mourinho. Será que vai conseguir aplicar o que aprendeu?

Vitor Pontes já deu provas de que é também um grande lider e um excelente treinador.

José Couceiro... foi cedo de mais para um grande e mesmo assim safou o FC PORTO do abismo colocando-o na Champions League e ficou a 2pontos do campeão nacional.

Luis Campos e Joao Carlos Pereira... não tiveram uma boa estrutura com eles. É preciso os clube fazerem esforços financeiros para adquirir peças fundamentais para o exito de uma equipa.

Para o fim deixei Jose Peseiro. Nunca o escondi. Acho um grande treinador. Fez um excelente trabalho no Nacional da Madeira, esteve no Real Madrid das vedetas, levou o Sporting à final da Uefa e discutiu o campeonato até à penultima jornada. Falta estudar o saber lidar com a pressão dum balneario. Quando o conseguir fazer...será mais uma referencia no futebol portugues.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Os treinadores vivem de resultados, e para atingir esses mesmos resultados é necessario dominar certos e determinados factores. Os treinadores da nova geração estão em superioridade em relação á maior parte dos treinadores "antigos" porque esses treinadores conseguem ver futebol onde ele não existe, passo a explicar, o Mourinho por exemplo é um estudioso do futebol e como ele já disse importou métodos de treino do basquet para o desporto rei!!! Já o jaime pacheco numa entrevista disse,(depois de sair do vitoria de guimaraes) que agora ia jogar futebol com os amigos, pq o futebol não era preciso estudar, já toda gente sabe o que é futebol!!!
Estas duas diferenças de atitude estão na base da grande diferença de qualidade de trabalho entre treinadores de gerações diferentes, embora neste caso o Jaime não seja assim tão velho quanto isso.
Todos esses novos métodos de trabalho utilizados pelos novos treinadores não se baseiam em trabalhar os jogadores fisicamente para obter picos de forma em determinada altura da epoca, mas sim em trabalhar os jogadores com uma harmonia entre a parte fisica e psicologica. Sendo a parte psicologica essencial quando existem quebras fisicas, além de muitas coisas mais, como espirito de conquista, bom balneario, saber o que se diz a comunicação social etc, etc...

PavlovDoorman disse...

Pra aferir do nível de literacia no nosso País o Tribunal está a levar a cabo uma pequena sondagem.
E vocês???
Intelectuais ou não?
Apareçam

El Pirata disse...

Olhem só, alguem tocou a sineta e apareceu logo o Pavlov... como os tempos mudam, antigamente era o velho Pav que a tocava...

Oh Pav, andas a salivar pelo JVP?

El Pirata disse...

Quanto ao tema do post...

Ainda me recordo de um debate na SIC (nos donos da bola?... talvez...) onde Manuel Cajuda bateu forte e feio no jovem Mourinho, que tinha acabado de aterrar no Benfica e já era o arrogante que todos conhecemos. Acredito piamente que Cajuda está arrependido de ter generalizado as suas criticas aos engravatados saídos das UP's.

No entanto Cajuda tinha grande parte da razao do lado dele. A esmagadora maioria dos doutores ainda nao deu uma pra caixa e, existem tres, que me dao sempre grandes gargalhadas. O "maior" é sem duvida Luis Campos. O homem deve ser recordista de despromoçoes da Liga principal! Entao conseguir o feito de, em dois anos consecutivos, enviar duas equipas pra segunda divisao, é de partir a rir!


O outro encantador engravatado é um ex preparador fisico de seu nome Ze Gomes! O homem deixou de tratar o fisico aos atletas do benfica para ir assumir o cargo de treinador do paços de ferreira! Deu no que eu, despedimento ao fim de 2 meses e descida de divisao pro paços! Ja na epoca finda ia cavando a sepultura ao Leiria e, como se viu com o cigano Jorge Jesus, estamos a falar de uma equipa que acabou no 7º lugar! Inacreditavel! E sendo ele um homem que começa a carreira logo na primeira divisao! nao podem convencer-me que nao se trata de uma moda gerada pelos incompetentes dirigentes!

E para acabar, obviamente, o fabuloso Carlos Carvalhal! Com um plantel 5 estrelas no Belenenses trata de arruinar tudo em pouco tempo e agora fará o mesmo ao Braga! Tivesse eu tantas certezas na vida como tenho nesta: preparem-se bracarenses, vai ser interessante! Se chegar ao Natal já será um milagre...

El Pirata disse...

Quanto a Inacio e Jaime Pacheco. Sao dois treinadores que conseguiram alcançar o titulo, ambos com um feito historico! Jaime Pacheco teve azar na primeira experiencia no Maiorca e agora em Guimarães. Talvez nao deseje fazer o mesmo que Inacio, que é recomeçar a partir de baixo. Afinal de contas, ao observar tanto incomeptente a ter tantas oportunidades, deve doer um pouco. Mas eu acredito na competencia desdtes dois. Ja Fernando Santos, que só ganhou um titulo no clube que até faz campeao qualquer Adriaanse, nao o coloco no mesmo saco que Inacio e Pacheco. Fernando Santos é um misto de intelectual (engenheiro) com conhecedor de balneario, nao fosse ele um ex treinador! Mas tem aitudes cobardes no banco, que custaram caro ao Porto na CL e ao Sporting, perdendo o enriquecido 2º lugar pro benfica, quando dispôs 6 pontos de avanço para gerir nas ultimas 4 jornadas! Um bom treinador nao facilita desta maneira. Mas aqui estao tres exemplos de treinadores com curriculo feito mas com sortes diferentes.

El Pirata disse...

Outra classe é a dos refugiados: de Artur Jorge a Manuel Jose, de Cajuda a Queiros, tudo treinadores competentes mas que, em Portugal, já só cabem nos 3 grandes! Compreendo-os perfeitamente, tambem nao gostaria de, ao fim de 20 anos de carreira, ter de aturar presidentes arrivistas e sem perceberem o que querem ou andam a fazer. Só lhes resta andar a sacar petrodolares pelo mundo arabe, ou como adjuntos de grandes clubes. Por um lado sao a inveja dos restantes, têm sucesso lá fora e ainda por cima sao (bem)pagos a tempo e horas!

El Pirata disse...

Nao querendo excluir ninguem, fica uma ultima categoria: a dos ex-jogadores. É inevitavel, nos tempos que correm, que recorram a maiores fontes de conhecimentos que ao cheiro de balneario! Paulo Bento apresta-se para concluir o 4º nível e outros como Domingos, Mota, Helio, Abilio, Paulo Alves terão de adquirir mais conhecimentos do que aqueles que eles possuem actualmente, derivados de anos de convivio com outras treinadores e respectivas tecnicas.


Quem nao gosta da ideia de ver um ex jogador treinar o seu clube? Ou até chegar a presidente? Se um dia visse o Luis Figo dirigir o Sporting e o Pedro Barbosa a treinar o clube era um tipo feliz! E tou certo que, fazendo as respectivas mudanças, era o que todos desejariam!


Tenho esse modelo como utopia mas nao excluo nenhuma outra possibilidade. Acima de tudo o treinador tem de ser competente e sério. Se a tudo isso somar uma boa mao disciplinadora (enorme falha de Peseiro) e um bom trato com todos os que o rodeiam (comunicaçao social e adeptos) fico satisfeito.

Ramos disse...

Já estou a imaginar o Braga, para o ano, na 2º divisão!!!!!

Mitico disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mitico disse...

Eu nao amigo Ramos.

Carlos Carvalhal levou o pequeno Leixoes a brilhar no futebol portugues.

Carvalhal dá-se bem em clubes pequenos que nao têm a pressão de ser campeão.
Tenho a certeza que vai ter sucesso no Braga.

Abraço a todos

Mitico disse...

Assim como digo que Carvalhal vai conseguir colocar o Braga nos lugares europeus fazendo um bom trabalho, já não digo o mesmo do Boavista de Jesualdo Ferreira.

Outra equipa que é capaz de surpreender pela positiva é o Nacional da Madeira. Terreno pequeno, um técnico de contra ataque matreiro e bem pensado...

Quanto a Inácio, terá a missão de segurar o Beira Mar na 1a divisão. Pegou na equipa sem ganhar salário (pelo menos é o que os jornais diziam) e a pouco e pouco olhem no que deu. Já deu provas que merece estar na 1ª liga do futebol português.

Luis Campos... Pirata, nao me esqueci da forma espectacular com que safou o Gil Vicente de uma despromoção quase certa. No ano seguinte saiu porque as coisas nao estavam a resultar.
No Varzim falhou de novo.
Que treine mais um clube da super liga para tirar-mos todas as duvidas...

Abraço a todos

El Pirata disse...

Mitico, até te digo mais... Luis Campos para o FCP :)

Apesar de, da maneira como as coisas parecem retomar a normalidade... até esse se arriscava a ser campeao

Anónimo disse...

Pirata, ainda não passou a azia?????