Redes Social

terça-feira, 13 de junho de 2006

Angola - 0 Portugal - 1



Portugal entrou a ganhar no Mundial. E, recordando recentes competições, é um facto digno de registro. Mas convém igualmente recordar que a vitória foi alcançada frente a uma das 3 piores selecções presentes na competição. Angola confirmou tudo o que esperava: ingénua a defender, inocua a atacar, com um aleijado como única solução de banco! Os jogos frente a México e Irão confirmarão que a derrota pela margem minima é a maior vitória que os angolanos poderão alcançar. De facto, ao eliminar a prepotente Nigéria, durante o apuramento, Angola ganhou o seu Mundial. Não é tão fraca como a Arábia Saudita, mas é de longe a mais fraca selecção africana em prova. E sobre Angola estamos conversados. Se Potugal quer o apuramento para a fase seguinte, pode excluir a possibilidade de uma ajudinha angolana.

Quanto à equipa portuguesa. Começando pelo sector defensivo, Ricardo esteve seguro, não falhando nenhum cruzamento e fazendo uma excelente defesa na única ocasião de golo angolana. Se os laterais estiveram discretos, já os centrais vão ser uma bela dor de cabeça. Se frente ao QuáQuá tremeram e pontapearam a bola para onde estavam virados, o que esperar desta dupla frente a atacantes reais? A lesão de Jorge Andrade ainda se vai revelar mais problemática do que seria de supôr. E isto porque tanto R.Carvalho como Meira são jogadores idênticos, que ainda por cima jogam ambos, preferencialmente, descaídos para a direita. Foi tão desejada a morte da geração dourada que ainda nos vamos arrepender da falta de um Fernando Couto ou mesmo de um Jorge Costa. E isto já para não falar da falta de um Rui Costa, agora que o maestro brasileiro anda lesionado. Espero estar enganado.

Quanto ao meio campo. Muitos protestavam contra Scolari pelo facto dele preferir a dupla Costinha/Maniche à dupla Petit/Tiago. Ora bem, após uma discreta exibição de Petit e de uma anulada exibição de Tiago, espero que essa facção da mouraria se dê por satisfeita e sossegada. Se é um facto que Petit pode vir a ser muito útil, já Tiago foi uma completa decepção. Por mim, passava para trás de Maniche e Hugo Viana nas escolhas, mas respeitarei a decisão de Scolari.

No ataque há a destacar o golo de Pauleta. Não que seja uma grande surpresa, afinal ele é o rei dos golos frente aos pequenitos. Espero confirmar a veia goleadora do avançado contra selecções mais capazes. Já a começar no próximo sábado. Simão Sabrosa tem de usar pilhas Duracell, porque isto de render só durante os primeiros 15 minutos é pouco, muito pouco. Cristiano Ronaldo continua a confirmar a má fase que atravessa, mas a verdade é que não marcou porque não calhou. À falta de melhor, e continuando disciplinado, merece a confiança.


Resta o Man of the Match, FIFA. Luis Figo. Podia falar do lance do golo, podia falar das assistências para golo desperdiçadas pelos colegas, mas quero destacar a entrega ao jogo e a disponibilidade para atacar, em posse de bola, e defender, quando sem bola. Foi um Figo maduro, verdadeiro capitão, sem tiques de vedetismo nem excessos de individualismo. Foi um exemplo para os extremos presentes em campo e para os que no campo desejavam estar. Antes de se pensar no brilhantismo pessoal, há que pensar na equipa. E continuando assim, e observando todos os extremos de brinquinho que por aí andam, começo desde já a campanha: Figo ao Euro’2008!


PS:

Parece que estavam 31ºC durante o jogo. Afinal o estágio em Évora não foi assim tão despropositado, pois não? Razão tem Scolari quando os manda tomar no cú! Um dos criticos intelectuais até anda a tirar o curso de treinador… as saudades que vou ter deste brasileiro sem papas na lingua.

9 comentários:

Mitico disse...

Boa tarde

Fiquei surpreendido com a exibição de Luis Figo!!! Aos 34anos uma obra de arte de ensinar como se joga à bola.

Ricardo
Uma boa defesa, duas boas saídas.

Miguel
Rápido e edicaz

Carvalho
Seguro

Meira
Lutador mas ainda precisa de mais jogos com Carvalho a seu lado

Nuno
Foi Valente

Petit
Lutador

Tiago
Cumpriu

Simão
0

Cristiano Ronaldo
0

Luis Figo
O CAPITAO! PARTIU AQUILO TUDO!
Um Craque. (Tenho que admiti-lo)

Pauleta
Mais um para Eusebio ver!!!

Costinha
Normal

Maniche
Deu-lhe um daqueles flashes e fez aquilo.

Venha o proximo jogo...

Abraço a todos

El Pirata disse...

Mitico:

Simao - fez o passe aos 14 segundos que permitiu a pauleta falhar um golo feito.


Ronaldo - enviou uma bola à barra e ainda permitiu a melhor defesa de Joao Ricardo.


Nao quero com isto dizer que ambos tenham feito um bom jogo, dar-lhes-ia uma nota entre o Suf- e o Mediocre+ ... agora um 0 parece-me muito forçado oh mitico :)


PS:

Hugo Viana tambem jogou...

Mitico disse...

"Kaká salvou o Brasil
Depois do italiano Pirlo outro amigo de Rui Costa"

Abola, 14/06/06

GRANDE RUI!!!!

Picareto disse...

Hugo Viana - a melhor exibição da equipa das quinas. 0 passes errados e um passe de morte para a desmarcação de Pauleta na esquerda.

Eu apoio a selecção com mais jogadores do FCP dentro das 4 linhas. FORÇA ARGENTINA!

El Pirata disse...

mitico... quem tem amigos nao morre na prisao :)


Picareto, o lucho gonzalez só jogou um quarto de hora... mais vale apoiares a selecção do Paraguai do Carlos Paredes!

Ramos disse...

Portugal compriu os minimos.

Foi um jogo com pouco história, contra uma equipa fraca, mediocre, sem ligação, sem experiencia internacional e com pouca vontade.

Portugal entrou a todo o gás, mas depressa acabou o combustível. A partir desse momento o jogo não teve história.

Pior Jogar em campo - Cristiano Ronaldo - Já chateia com a mania de ser vedeta.

Melhor Jogador - Luís Figo

Mitico disse...

Amigo Picareto

Parece que o Hugo Viana ... (até me esqueci que ele também entrou contra Angola) ... vai vestir de encarnado na proxima época.

Estou curioso para ver a tua reacção...

Eu continuo com a mesma filosofia de à muito tempo.
Hugo Viana = vulgarissimo!!!

Abraço a todos

PS: Parece INACREDITAVEL mas ele é o sucessor do numero 10 do GRANDE RUI!!!!!

Zé Maria (ou não) disse...

Por mim até podíamos ganhar todos os jogos com exibições destas e tangencialmente, farto de vitórias morais estamos nós.

Falta de Jeito

El Pirata disse...

O Brasil apanhou com um banho de realidade frente a uma excelentemente organizada Croácia. Não me espantou e, na minha qualidade de anti-selecção brasileira, fico muito satisfeito por verificar que eles não vão ter um passeio até ao hexa.


E, caso tivesse alguma consideração por aquela raça, ver que o critica brasileira dedicou unicamente espaço a criticar ronaldo e parreira, não encontrando espaço para duas linhas sobre o jogo croata, a quem se referem como "equipa que joga com uma camisola que mais parece uma toalha de cantina italiana".


Ah, mas eles vão chorar neste mundial. Tenho a certeza. E vai ser um prazer! Para já, força Austrália!