Redes Social

segunda-feira, 29 de maio de 2006

Voces são uma vergonha


Portugal é eliminado do europeu jogado em casa, salvando a "honra do convento" marcando um golo e vencendo, coisa que ainda não tinha conseguido até então nesta fase final do torneio
Vou abordar esta questão aclubisticamente e espero que todos façam o mesmo.
Esta selecção fez uma qualificação de forma soberba. 11 vitorias e um empate, boas exibições, espirito de grupo, previam um europeu de sucessos. Apesar de ser do conhecimento de todos quão dificieis eram as selecções que disputam este torneio, não se imaginava o que aconteceu
Começo por falar em Agostinho Oliveira. Incompetencia tecnica? Verdade. Mas é preciso não esquecer dois pontos fulcrais do caso agostinho: Scolari tratou-o como um subalterno. Como um funcionario da federação tão importante como a dona odete da secretaria, desvalorizando todo o seu valor e limitando-lhe toda e qualquer possibilidade de os jogadores olharem para ele como "o mister" ou "o lider". Em segundo, olho para a conferencia de imprensa final de agostinho. "A minha função é de formação". Meus amigos, formação já foi. sub-21 é de transição. Não estará toda a estrutura do futebol jovem errada, e ainda baseada nos moldes dos saudosos tempos do Arabia Saudita '89 ou do Portugal '91? Está algo de muito errado quando temos uma equipa tecnica preparada para teinar miudos, mas que no entanto treina profissionais. Só vem vincar o meu desejo para que madail se vá embora. Será que o tacho que recebeu até agora não lhe chega?
Outros grandes culpados são, logicamente, os jogadores. Destaco apenas tres jogadores que demonstraram qualidade neste europeu: Bruno Vale, para mim o segundo melhor guarda-redes portugues a seguir a Baia; Raul Meireles, que sem duvida foi o unico com futebol digno de uma estrela; Varela, jovem do sporting emprestado ao Setubal que demonstrou garra e qualidade.
Todos os outros não passaram de uma desilusão. Quaresma, o melhor jogador da liga, acusou a pressão do seu nome e da braçadeira, que na minha opinião deve estar com alguem com atitude de lider, que não é o caso, não conseguindo fazer ver a scolari , que se deve ter rido imenso, a sua verdadeira qualidade. Moutinho parecia um jovem da etiope com esranha tez clara, dado a sua magreza e fraca capacidade fisica junto dos adeversarios. Não conseguia ganhar um lance, acertar um passe, conseguindo apenas fazer o golo. Nani, foi outro flop. Sem capacidade de passe ou visão de jogo, serve-lhe de alento ter mais uns anos de sub-21. Hugo Almeida provou ser o "matacão" que eu afirmo já ha muito tempo ser. Lourenço, Vaz tê, todo o meio campo atacante e ataque provou ser completamente banal, com uma falta de tudo, desde entrusamento, capacidade de visão e de passe, já para não falar a notoria falta de empenhamento. A defesa era uma tristeza de ver jogar. Não houve um unico jogador que se aproveitasse, à excepção, logicamente, do Guarda-redes Bruno Vale, e do seu substituto, Daniel Fernandes. Era visivel a "passadeira" que a defesa estendia, em diversos jogos, quando a equipa adversaria carregava mais um pouco
Como consolação servem-me duas coisas: O facto do previsivel falhanço da selecção A correr com Madail para todo o sempre, e tambem pela Alemanha ser eliminada. Os servios jogaram melhor contra nós, enquanto a alemanha jogou para o empate. Alem disso, não gosto da alemanha.

11 comentários:

El Pirata disse...

Kaustico, eu até sei que és um bom GR, mas o desarme que tu me fizeste quando ja ia isolado oara a baliza foi à Ricardo Carvalho :)

Bem, trocando isto por miudos (oh Souto Moura, nada de confusoes...), o que quero dizer é que ja tinha aqui o post cheio de chibatadas no Tino Oliveira pronto para sair e agora vou guarda-lo para um outro dia.

Mas até é melhor assim, comenta-se agora o desempenho dso jogadores e depois, como sobremesa, uns pontapes na pança do tino ;)

El Pirata disse...

Na minha opiniao nao deveriamos mencionar o apuramento cheio de vitorias. O grupo era tremendamente acessivel e, no play-off, frente a uma acessivel Suiça, foi o que todos se recordam, uma aflição no Bessa que só deu em passagem á fase final já na segunda parte com um golo de Varela. Ou seja, se aqui chegamos, foi à rasquinha!


Nao querendo entrar nos comentarias ao treinador, creio que a desilusao maior foi a péssima imagem dada pelos jogadores no que ao aspecto tatco diz respeito. Que eles sao bons tecnicamente ja se sabia (isto apesar do imenso numero de pessimos cruzamentos realizados ao longo dos 3 jogos) mas nao sabem actuar como equipa e a sua noçao de jogo colectivo baseou-se em lancamentos longos para o desamparado (e tosco) Hugo Almeida. Será que a melhoria no ultimo jogo nao teve a ver com o facto de ja lá nao se encontrar na frente o longilineo avançado?


Esse é de facto o meu maior espanto. Com uma equipa tao tecnicista, com medios bons a transportar a bola, porque razao o objectivo era despejar a bola na cabeça de Hugo Almeida? Nao será essa a tactica propicia dos jogadores britanicos (fora a Inglaterra que ja sabe jogar pelo chao)? E das equipas mais frageis? Nao consigo entender, sinceramente...


Quanto aos jogadores, nao houve um unico que tenha feito o minimo aceitavel. Salvou-se uma defesa fabulosa de Bruno Vale num penalti e uma jogada fantastica de Nani para um golo de bandeira de Moutinho. Sinceramente sao os unicos lances que me veem á cabeça dos 270 minutos que a nossa selecçao fez.

Meus amigos, era dificil fazer pior. Num futuro, mesmo nao sendo bruxo, só vejo na selecção A os seguintes jogadores: Bruno Vale, Moutinho, Manuel Fernandes, Nani e Quaresma. Posso estar enganado, mas os restantes terão terminado no domingo a sua contribuição para a equipa das quinas. O que nao faltam por aí é internacionais jovens a jogar no 2º e 3º escaloes do futebol portugues. E um em especial, Ze Castro de seu nome, meteu-me um verdete impressionante. O tipo até a cagar deve ter estilo! Puta que o pariu! A Fatima Lopes nao arranja um trabalhinho de modelo para o gajo? O metrosexualismo já chegou ao futebol...

Mitico disse...

E o Raul Meireles amigo pirata?

Penso que já foi tudo dito relativamente a este assunto da selecção de sub21.

O unico facto positivo foram os estádios cheios. Para o publico que se deslocou ao D.Afonso Henriques um parabens especial.

Abraço a todos e que a selecção A faça muito melhor figura.

Apre disse...

Como é possivel ter o Rolando do Belém na Selecção?!?!??!

Eu nem o queria no Belenenses.

Anónimo disse...

Eu fico espantado de não termos um lateral esquerdo de raiz...será que não existe nenhum gajo por ai com vontade de jogar a bola q jogue a defesa esquerdo????

Quanto ao publico, eu vi 2 jogos de portugal um em braga e outro em guimaraes...mas que diferença!!!mais uma vez se vê quem gosta de futebol e apoia sempre, e quem é turista de futebol!!!!!!

El Pirata disse...

nao querendo entrar em nenhuma guerrilha, tenho de admitir que o apoio dado à selecção no ultimo jogo em Guimarães foi excepcional. Nao sei se o publico era vimaranense e nao interessa para o caso, foi realmente um exemplo do que deve ser um adepto de estadio. Eu nao consigo ser assim, reconheço, e como tal opto maioritariamente pelo apoio do cafe ou dop sofã. Assim posso insultar a assobiar a meu bel-prazer e nao lamento o dinheiro gasto. Mas assumindo a ida ao estadio acho um perfeito disparate assobiar a nossa equipa. Entao se os assobios começam logo no primeiro falhanço aos 5 minutos...

Mitico disse...

Mudemos de assunto

Reinaldo Teles elogia Fernando Santos

"É um grande homem, um grande amigo e fez cá um grande trabalho. O benfica escolheu bem".

Para quem tinha dúvidas... aqui está a resposta do saber estar no futebol.

Obrigado Tio Reinaldo.

Mitico disse...

De um psicologo como o Tio Reinaldo nao esperava outra coisa.

Abraço a todos

Pereira de Castro disse...

Oh Ivo, desculpe-me completar e complementar mas além de tudo isso, vencemos:

Taça da Liga de SENIORES MASCULINOS em BASQUETEBOL;

DOBRADINHA EM BILHAR,

Presença na final 4 de Hóquei em Patins - Vice-Campeões da EUROPA,

Presença na Fase Final do Campeonato da Europa de Clubes em BILHAR...

Isto parece-me uma grande prova do nosso ecletismo, afinal parece que não é só o sporting que ganha titulose não será o único simbolo do ecletismo em território nacional...

El Pirata disse...

Vocês falam praí de titulos de modalidades amadoras e deixam ficar de fora, propositadamente, as duas unicas que realmente interessam, e nas quais o sporting é rei e senhor incontestado!


Qual é a modalidade rainha dos Jogos Olimpicos? Qual é a modalidade que capta as atenções de todo o planeta na grande festa do desporto mundial que sao as Olimpiadas? É o hockey?


Claro que não! É o atletismo! E mais um ano que está a ser em cheio para o Sporting, cuja secção de atletismo dá enormes alegrias a todos os sportinguistas! Só falta mesmo a Vanessa Fernandes (Benfica) para o Sporting ter a nata do atletismo nacional. Mas assim que ela abrir os olhos mudará, nao tenho duvidas. E entretanto mais um 3º lugar na Taça dos Campeoes Europeus de Clubes de Atletismo. Brilhante!


E, a seguir ao futebol, qual é a modalidade que os portugueses vibram e enchem pavilhoes? Repito, é o hockey? Querem ver que é o patético basquetebolas nacional! Não, é o futsal! Está aí o desporto de pavilhao do futuro e o Sporting é o grande dominador da ultima decada e, mesmo com a entrada em cena do Benfica e da sua equipa de brasileiros... o Sporting domina e caminha pro titulo!


Como vêem, os outros ficam com amadoras sem interesse (nem pro 2º canal da SportTv) e o Sporting domina onde realmente interessa. Era importante relembrar isso a todos os nao portistas que por aqui param...

Pereira de Castro disse...

Para quem não sabe, no passado fim de semana decorreram os campeonatos nacionais por equipas de atletismo, nas quais o SCP venceu de forma inequívoca no sector masculino e feminino, alcançando o 9º e o 14º titulo nacional colectivo... Mais informo, como modalidade de topo nas ditas amadoras, só precisava mesmo era de gente, vulgo público para assistir ao desenrolar das provas... Pelo contrário, uma modalidade de baixo teor em amadorismo teve no Algarve, digo Algarve - aquele das praias- uma final da taça em Andebol- Pavilhão completamente cheio, e na modalidade raínha dos Jogos olímpicos - ao ar livre - 1000; 2000 pessoas, imagino se as modalidades de pavilhão fossem disputadas ao ar livre...