Redes Social

quinta-feira, 18 de maio de 2006

O dilema Quaresma




Existem duas hipóteses para ver o problema Quaresma e a sua não inclusão no grupo de jogadores que Scolari convocou para o Mundial'06.

A primeira hipotese, ou como eu lhe chamo, a hipotese Obi Wan Kenobi, mostra que Quaresma pertence ao lado bom da força e está a ser castigado pelo malvado e pérfido Darth Vader, tambem conhecido entre os amigos como Scolari. Nesta primeira teoria Ricardo Quaresma é o injustiçado, perseguido por uma guerrilha entre dois homens (o já referido Darth Vader e o Yoda, mais conhecido nos seus bares de alterne como Srº Nuno) que não olham a meios para encherem os seus egos.

Ricardo Quaresma foi, entre Agosto 2005 e Março 2006, o melhor jogador da liga portuguesa. Se é notória uma quebra de forma na recta final do campeonato, também é evidente que, sem a sua preciosa contribuição, o Porto teria nulas hipoteses em sagrar-se campeão. Ou, pelo menos, tantas hipoteses quantas as que o Benfica tinha em ser campeão europeu (sonhar nao custa e, sobretudo, não doi...)! É um extremo puro, que joga e finta com os dois pés e cruza com grande precisão. Juntando a tudo isto ainda consegue ter boa relação com a baliza, sobretudo quando tudo parece perdido! Tendo as faixas laterais grande importância no modelo de jogo de Scolari, e convocando o brasileiro 4 extremos... é dificil entender qual o País que se dá ao luxo de prescindir do talento de um jovem explosivo. E a pergunta serve igualmente para o Barcelona...


A segunda hipotese, ou como lhe chamo, a hipotese Revenge of the Sith, mostra um inocente Quaresma que é atraído para as forças do Mal. Afinal o jovem cigano tem culpas no cartório e determinadas atitudes precipitaram a sua não convocação, de forma a manter os restantes 22 jogadores em harmonia.

Recuando uns 2 mesitos, no ultimo jogo preparatório da selecção, Ricardo Quaresma foi convocado! Qual seria o interesse em convocar o jogador para esse jogo se não houvesse intenção de o levar ao Mundial? No entanto certos acontecimentos posteriores precipitaram o final que todos conhecemos: a não convocação de Quaresma! Espanto? Vejamos: Quem não se recorda de ver, nas ultimas semanas, o anuncio da GALP, onde Postiga, Ronaldo e... Quaresma, comemoram a conquista do Mundial? Foi um golpe publicitário interessante, mas extremamente arriscado para o cigano! Quem lhe disse que estava convocado? Na altura tive clara noção que esse spot era um risco, se não mesmo uma provocação. A culpa não é de Quaresma, mas aceitar participar era o mesmo que dizer ao Scolari: "prepara-te que já vou a caminho!"

É motivo suficiente para não convocar um atleta? Não creio. No entanto o bad boy cometeu outro deslize (como se consegue fazer tanta asneira em tão pouco tempo, isso não sei)! Que lhe passou pela cabeça para que, em plenos festejos do titulo, e sabendo perfeitamente que estava a ser filmado, gritar a plenos pulmões: "slb slb filhos da puta slb"! Conhecendo a doutrina de Scolari, que impede a existência de focos de conflito no balneário, e sabendo que 3 ou 4 benfiquistas com o cognome "filhos da puta" seriam convocados... foi uma tremenda esperteza a atitude de Quaresma, não?

Mas não ficam por aqui os erros juvenis. Insultar Co Adriaanse, com palavras e gestos ofensivos, no momento da sua substituição no jogo do titulo, em que apenas um prudente Vitor Baia conseguiu domar a fera, é um mau exemplo de respeito pelas decisões do treinador. Se Luis Figo, por ter saído a resmungar directamente para o balneário, foi cruxificado pela opinião publica portista, porque razão tamanho branqueamento? Parece que afinal Scolari vê os jogos do Porto pela tv...


Bem, tudo somado temos motivos para a convocação e para a não convocação. Se fosse eu o treinador levaria o jogador, mas dando-lhe plena consciência que não estaria para aturar amuos nem tropelias de alguém que não tem ainda "status quo" no planeta futebol! Mas compreendo a atitude de Scolari. As razões que acima indiquei não andarão longe da verdade.

6 comentários:

Mitico disse...

Para mim não é dilema nenhum...

E porquê?

Resposta = simão, Figo, Boa Morte e Cristiano Ronaldo. Mesmo que fosse convocado não iria ser titular e iria ser a ultima escolha do treinador.
Assim, e como é jogador do FC PORTO, a sua ida para a selecção de sub 21 não me espantou em nada.
Mas agora resta-me uma pequena dúvida... Será que Quaresma ia à selecção AA se jogasse num clube que eu cá conheço??? Tenho quase a certeza que sim!!!

Outra dúvida...

Como se deve sentir um jogador humilde, trabalhador, que jogou regularmente todo o campeonato e que até gostaria de representar a Selecção e vê por exemplo, quim e Costinha a serem chamados?

Justiça? Nunca!
Anderson Luis de Sousa, ao menos é naturalizado, joga regularmente e é bi campeão europeu!
Mas... até que ponto será Deco o patrão do meio campo da selecção das Quinas se toda esta temporada jogou um pouco recuado relativamente à sua posição de origem no futebol?

O futuro dirá e claro, apesar das criticas...os eleitos foram aqueles e é naqueles que temos que acreditar!

FORÇA PORTUGAL!

Mitico disse...

E uma foto com Quaresma com a camisola do FC PORTO?

E uma foto com Quaresma com o dragão de ouro?

Desde que veio para o FC PORTO so lhe falta uma taça uefa e uma champions league :)

El Pirata disse...

em primeiro lugar nenhum seleccionador tem de ser subserviente dos clubes, algo que artur jorge e oliveirinha nao entendiam, prestando constante vassalagem ao srº nuno. Nesse aspecto Scolari tem todo o meu apoio e estima. E releiam lá os comentarios do presidente portista, desde a chegada de scolari, e comparem com quaisquer tipos de comentarios que qualquer outro presidente de outro clube fez! O Porto é prejudicado? Só nas vossas ilusoes. Os sportinguistas e o seu presidente tambem poderiam andar aqui a mandar escarnio e sarcasmo para cima do seleccionador pelo facto de joao moutinho nao ter sido convocado e nao o faz, respeitando as decisoes que, bem vistas as coisas, sao apenas da responsabilidade de Scolari!


Ja me irrita tanta treta sobre scolari. Mas quem é que tem o pescoço no cepo? Scolari! A quem é que cabe escolher e treinar? Quem é o culpado se algo correr mal? Scolari! Ou seja, os portugueses e o srº nuno escolhem os seleccionados, e depois as culpas sao do treinador. Engraçada teoria! Tal como a teoria de que o culpado de 2002 foi Figo, quando este foi para lá jogar lesionado pelo Deco e quando Oliveirinha deixou qe o estagio fosse uma total bandalheira e quando convocou um jogador (Paulo Sousa), 100% lesionado! Nem para servir de barreira nos treinos!


E mais, quantos jogadores do porto iniciaram a final de 2004? Seis! E a culpa final da derrota foi de Scolari e Ricardo! Sao pensamentos destes que me fazem apoiar completamente scolari, uma vez que ele será sempre culpado se algo correr mal, mesmo que pusesse em campo todos os jogadores que os portistas lá desejassem. Quando numa final em deco se escondeu do jogo e nem um remate fez, ele que era o magico, o deus e mais meia duzia de tretas, e ninguem lhe aponta o dedo... algo vai muito mal! Adeptos facciosos dispensam-se.

El Pirata disse...

Ronaldo ja tem estatuto de selecção A. E já fez o suficiente por ela para ser visto como um convocado. E Scolari sabe com quem conta. Figop idem aspas. Quanto a estes dois, até pelo europeu que fizeram, nao me parece que hajam duvidas


Simao Sabrosa fez o que normalmente fez nos ultimos 4 anos, carregou com o benfica e ainda teve uma excelente participação na CL. O interesse de ManUnited, Liverpool e Chelsea (Mourinho dixit) calam as vozes portistas.

Boa Morte é uma figura do campeonato ingles. Se na Selecção nao brilha, é um facto, na Premier League marca a qualquer equipa, é o capitao da sua equipa, leva 9 anos num campeonato super competitivo e é um exemplo de profissional. Ainda para mais, nao esqueçamos, teve a infelicidade de ser o ultimo nome riscado da lista do euro2004.

Repito, se eu seleccionasse excluiria Boa Morte, mas de facto é uma tremenda injustiça. Quaresma, aos 22 anos, tem ainda muito tempo para provar a todos o seu valor na selecção. Maradona, em 1978, foi excluido da lista final, e nao foi por isso que deixou de brilhar em 82, 86 e 90! E acho que Scolari faz muito bem em nao convocar quaresma, se nao tinha a intenção de faze-lo 1ª ou 2ª escolha. Tê-lo apenas no banco, para ser um constante foco de conflito entre equipa e jornalistas... nao vale a pena.

El Pirata disse...

Benfica: Quim, Petit, Simao, Nuno Gomes.

Juntando outro que poderia ficar com os ouvidos a arder com a historia dos filhos da puta (Tiago), temos já uma boa quadrilha.


Desprezar o valor de Simao, Figo e Ronaldo é andar completamente a leste do que é o futebol portugues. Mas, se calhar, tal como quaresma, se um desses jogadores equipasse á porto, já era o maioral! O facciosismo é realmente uma doença perigosa, espero que nao contagiosa.

El Pirata disse...

mitico, nao vale andar já a desculpar o deco! O brasileiro deco tem de mostrar qual a razao da sua convocação! Nao é meter a bola no figo e esperar que o jogador de 33 anos passe por 3 adversarios até cruzar milimetricamente para a cabeça de pauleta! Isso ja resultou e mesmo assim muito boa gente, que deveria ser objecto de estudo, conseguiu criticar esse jogador. De facto Figo deveria fintar, cruzar e ainda ir a tempo de rematar. Mediocre jogador esse figo...


Deco tem de assumir o jogo, ser o nº10, e levar a equipa para a frente. Ninguem lhe pede fintinhas nem passes de letra, mas pede-se que:

- se marcar cantos, que nao os desperdice tentando marca-los directamente para a baliza e que consiga levantar a bola para além do primeiro poste,

- se marcar livres, que consiga fazer passar a bola pela barreira


- se nao for capaz de fazer o que atras referi, que se afaste da marcação de cantos e faltas.


- se a equipa estiver a perder tem de pedir a bola aos defesas (impedindo-os de fazerem disparatados lançamentos para a frente) e selecionar o melhor passe para iniciar o ataque; nao é meter a bola no maniche e no costinha, como fez na final do euro, que mostra a razao porque está a sujar o equipamento portugues!

- se tiver hipotese de rematar à baliza, nao deve acobardar-se! E quando digo isto nao me refiro ao jogo com angola, mas sim nos jogos decisivos. Nao assumir as responsabilidades nao é proprio de um lider.

Cada um tem as suas preferencias. E cada um tem as suas opinioes. Mas só nao muda quem é burro. Nao gostava de Mourinho como homem e treinador, mas reconheço-lhe valor para ser um dos melhores do mundo. Quanto a Deco, ainda nao aceito a sua naturalização. Nao faz a diferença como já o vi fazer nos clubes. Será porque nao recebe dinheiro na selecção? Não sei, espero que Deco me prove estar errado. Até lá vou avaliá-lo ao promenor, tal como outros ainda avaliam Figo, mesmo após 15 anos ao serviço de Portugal...