Redes Social

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Admiração



Na leitura on-line de dois jornais desportivos deparei com duas entrevistas relativas a duas personalidades do FCP. Qual o meu espanto, tanto mais que não li em lado nenhum que o famoso "preto-fora" tinha sido abolido pelo inenarrável presidente portista. Mas é sempre bom ouvir (e ler) o que os artistas, do jogo que tanto nos diz, têm para dizer! Deveria sair um decreto para proibir todos os "pretos-fora" que são decretados todas as epocas. É uma vergonha. Quem se deve manter calado e sossegado são os presidentes e restantes dirigentes desportivos, assim como empresários e dirigentes federativos e associativos. Para quem tanto fala em ditadura... nada como agir como um ditador!

Adiante. Aqui ficam uns excertos das respectivas entrevistas.

Adriaanse:

P: Num livro sobre o Ajax de Van Gaal, de que o Co Adriaanse fez parte, percebe-se como o individualismo é combatido e como as tentativas de destaque, a cor das botas, o penteado, o automóvel, são consideradas prejudiciais. Não é o seu pensamento?

R: Também é um processo evolutivo. No futebol actual, os jogadores são estrelas de cinema. Quaresma é uma estrela de cinema. Estão todos os dias nos jornais, na televisão, todas as semanas mudam de penteado, guiam carros caros e aparecem acompanhados por mulheres bonitas. Não se pode combater isso. Eu prefiro jogadores mais normais. O Paulo Assunção não usa brincos, chega sempre a tempo, nunca, nunca se atrasa. Mas também precisamos de Quaresma. As pessoas gostam de espectáculo e ele tem algo de especial nos pés. Um gesto de Quaresma pode dar em golo. Decidiu muitos jogos para nós. Porém, também é preciso ensiná-lo. 'OK, Ricardo, és um jogador especial, gosto de ti, as pessoas gostam de ti, mas não é espectáculo para 90 minutos e se estiver 0-0 tens de jogar para a equipa. Se estiver 3-0, podes dar o teu show. Porta-te bem'. O golo do Jorginho em Alvalade foi o mais importante de toda a época, mas a atitude do Quaresma também podia ter sido decisiva. Se o árbitro lhe tivesse dado vermelho, e devia ter dado, passaríamos a jogar com dez e o Sporting talvez ganhasse e talvez acabasse campeão na nossa vez. Foi preciso dizer ao Ricardo 'não voltes a fazer isso, estás a ganhar-nos o campeonato com as tuas acções, com os teus cruzamentos, mas também podes perdê-lo'. Tem de aprender. Se aprender, será um jogador melhor.

P: Há quatro extremos melhores do que Quaresma nos convocados da selecção portuguesa?

R: Figo e Ronaldo são melhores. Figo tem muita experiência.

P: Há mais dois.

R: Pois, o Boa Morte e o Simão. O Simão é muito experiente e muito bom nos livres. Muito bom. Fez muitos golos para o Benfica. Mas o Quaresma estará na selecção, com toda a certeza, no prazo de um ou dois anos.


Diego:

"Pinto da Costa merece respeito pela idade e pelo currículo, dado que fez muito pelo futebol e em particular pelo FC Porto, mas não significa que não erre",

"Quando saí do Brasil não vim rotulado de revelação, mas sim de realidade com títulos alcançados e vim para o FC Porto não por dinheiro, que era o mesmo do Santos, mas para tentar a sorte e seguir os meus objectivos",

“Quando o meu pai fez aquelas declarações ouvi o presidente dizer que não se devia contestar as decisões de um treinador, mas isso é o que ele está a fazer agora. A contestar as decisões de um treinador campeão do Mundo e com um currículo invejável. Está a contestar um treinador com a autoridade e o direito de escolher aqueles jogadores que acha que são os ideais para disputar o Mundial.”

Que mais há a dizer? São dois artistas, na sua profissão, e que não têm papas na lingua. Diego é um prodigio, não é nenhum best of under 17, mas tem categoria para qualquer equipa mundial. Não singrou no Porto mas era já um internacional senior brasileiro. E se-lo-á novamente, nao tenho duvidas. E, com o comentario sobre Scolari, marcou um golaço. Embrulha e leva pra casa oh srº Nuno...

Quanto a Adriaanse, o unico lamento a fazer é o facto de termos passado 6 meses sem tantas palavras inteligentes. O mundo do futebol não é feito somente de vencedores, existem tambem aqueles que, não ganhando trofeus, ganham a admiração dos adeptos. Se é verdade que Adriaanse conseguiu o titulo nacional, tambem nao deixa de ser verdade que fez por o merecer. Não pelos adeptos, nao pelo presidente, mas por ele proprio. Já era tempo de juntar a tanta sabedoria e inteligência empirica os titulos! E que Pinto da Costa ganhe juizo (algo improvavel) e deixe o homem falar! Já são tão poucos os que dizem algo de jeito, que é crime amordaçar Adriaanse.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não passou a azia meu caro Pirata????

El Pirata disse...

pra ti, como portista parte integrante do rebanho (e como rebanho quero dizer fieis seguidores da doutrina pinto da costiana) é natural que seja intediante, direi até malicioso, que eu venha para aqui colocar MERDAS sobre o teu fcp!

Se o blog está a perder o interesse gostava de saber onde está o interesse dele quando é para falar e glorificar o porto... durante 3 semanas a fio!


É que se o interesse do blog é falar do fcp, entao já poderiam ter dito. Para isso vou ali à lista de blogs tão eloquentes como "adoro o fcp", "amo o fcp", "o fcp é a minha vida" e o aclamado pela critica "pinto da costa é o meu pai"! Este é um blog de futebol, seja ele portuense, portista, portugues ou internacional.

Até porque espero escrever em junho sobre o mundial e nao sobre as contrataçoes portistas ou sobre as indemnizações que pinto da costa irá pedir por lhe terem ferido a honra e bom nome (vou vomitar e já venho)


Nitpicky, às vezes parece mesmo que foste até marte e acabaste de aterrar a tua nave. Eu compreendo que nao te agrade a minha visao das coisas, mas dar a entender que publico entrevistas de jornais (algo que é extremamente raro eu fazer) e nao fazeres as mesmas referencias quando aqui aparecem noticias publicadas pelos teus compadres... e sao aos pontapés... o que vale é que tenho as costas largas...

El Pirata disse...

o mesmo serve pro autor, naturalmente.


Eu afirmo que o post tem toda a logica de existir! Sao dois personagens do fcp que falam passados 6 meses de "preto-fora!" Só que, pelo facto de nao dizerem algo que vos agrade ouvir, querem menosprezar!


Enquanto tiver voz neste blog podem ter a certeza que irão ler mais do mesmo. Eu nao preciso de vos elogiar, vocês adoram faze-lo a vós proprios!


PS:

E quando digo "vos elogiar", estou naturalmente a falar do vosso clube.

André Kaustico disse...

Mais um post ant-portista
Estas declarações são o k sao. Se tu vez algo que nos atinja, eu acho que não têm nada de grave. Quanto à parte de Pinto da Costa, ele nunca critica o seu proprio treinador, e é da opinião que ninguem o deve fazer publicamente. Diego pelos vistos não cnhece esta diferença.

Curiosidade: Vi a conferencia de imprensa de diego imensas vezes. Estava sempre na tv, saiu em todos os jornais. No entanto só consegui ver um resumo do Porto-sporting pra taça, e nunca vi imagens da festa do campeonato no dragão

A imparcialidade dos media desportivos portugueses é simples

Agora desmente, ou contra-argumenta pirata,pois quero ver como vais descalçar esta bota

El Pirata disse...

nitpicky, sorry :)

Acredita que li a entrevista do Adriaanse com grande interesse e está ali um homem que sabe falar e sabe do que fala. E as palavras do Diego pareceram-me interessantes para debate, tanto mais que disse uma coisa muito verdadeira: Pinto da Costa diz que o treinador tem sempre razao, mas pelos vistos só se está a referir ao seu treinador. Para um "miudo" de 20 anos, fez uma observação com muita perspicácia.


De resto nao leves a mal o que escrevo porque nao vos quero mal nenhum, bem pelo contrario. Mas confesso que já houve alturas em que entregava o boletim do euromilhoes e pensava ca pra mim : "nao me importava que me saisse o euro a dividir por 20 ou 30... desde que entretanto prendessem o Pinto da Costa"


Como podem ver, se tenho algo contra e um odiozinho de estimação é mesmo pelo "vosso" presidente. Quanto aos bloguistas, com maiores ou menores quezilias, nao tenho qq problema. Acreditem que se soubesse algo sobre a nobre arte do vodoo... nao era em nenhum de voces que a aplicava :)


PS:

Quer dizer, era divertido espetar umas agulhas num boneco do rui ramos, talvez até chegar-lhe a ponta do isqueiro ao traseiro :) Mas nada de muito doentio...

El Pirata disse...

kaustico, meu agente da pide, secção caça de anti portistas :)

contigo eu estava tramado! E com o picareto! Voces os dois haviam de me mandar prender e na base do boato!


Mas nao dá para perceber que eu sou é anti pinto da costa? Naturalmente que, saindo o dito cujo, nao virarei portista! E naturalmente que quero sempre, em primeiro lugar, os triunfos leoninos! Isso nao deve fazer de mim um anti portista mas um sportinguista. Mas se de facto revelo uma antipatia maior contra o porto do que contra o benfica é por dois motivos: porque pinto da costa é presidente do porto desde que me lembre de ser gente e, mais importante ainda, este é um blog de portistas que ja cascam no benfica em doses suficientes.


Mesmo assim, e para quem pense que falo bem do benfica, é favor pesquisar isso no blog. Kaustico, a manteres essa teoria do anti, entao sê mais correcto e define-me como:

anti-portista-benfiquista-oliveirinhas-madail-maia&ribeiro.palhaçosSA-valentim-arbitrosdosistema

El Pirata disse...

Oh Ivo, o que tu dizes tem toda a logica a razao de ser! Espanta-me é que antes de ti nenhum dos outros tenha percebido isso!


Eu publiquei as palavras de diego como mera provocação. É logico que o brasileiro compara o trato dado por pinto da costa a scolari e adriaanse de forma errada. Pinto da Costa teria sempre de apoiar o seu treinador... ou entao despedi-lo! Nao podia fazer o que faz a Scolari, porque nao teria logica alguma estar a pagar a um tipo e ao mesmo tempo a critica-lo. Ainda pensei que ninguem atingiria essa conclusao, mas precipitei-me :)


PS:

O unico alunado que fez uma coisa dessas foi o Sousa Cintra. Em 93, quando a SIC tinha o direito das transmissoes televisivas (e unico ano em que as teve... estranhamente), o primeiro classico que os portugueses tiveram direito a ver na tv a meio da tarde foi precisamente um Sporting vs Porto. Ainda me recordo da colocação de cameras por parte da sic, algo fantastico para a altura.

Mas o que realmente me recordo foi a forma como o porto marcou o seu golo. Um cruzamente mal feito por Joao Pinto, que vai pro segundo poste da baliza de Ivkovic e que acaba por entrar... directo! Nunca me hei-de esquecer de ver Sousa Cintra, no intervalo do jogo, a vociferar aos jornalistas contra Ivkovic e Pedro Venancio! Só nao os despediu ali porque nao podia. E mesmo Robson, na altura somente com uns 2 meses de clube, foi severamente criticado pela atitude da equipa que, segundo o entendido Cintra, era a errada!


Bons velhos tempos. De facto um presidente a dizer mal do seu treinador e mante-lo no cargo por mais 12 ou 13 meses, nao é qualquer um...