Redes Social

terça-feira, 2 de agosto de 2005

Algo vai mal no Reino do Dragão


Nos próximos dias colocarei post’s relativos a Porto, Benfica e Sporting e respectivas pré-temporadas. Mas não quero deixar passar em claro uma situação óbvia que se passa no Futebol Clube do Porto. Não vou falar em Apitos Dourados nem em arbitragens. Vou dedicar o post à famosa disciplina portista, que foi sendo dourada pelos órgãos de comunicação social, dando a entender que os sucessos portistas nas últimas duas décadas se devem a essa mística de disciplina e que todos os casos obscuros são invenções para prejudicar o clube mais católico do planeta.

1. Paulo Trilho, Fernando Madureira e Rui Teixeira

Os nomes são familiares? São os líderes da claque com maior poder dentro de um clube de futebol em Portugal. Estou a referir-me, naturalmente, à claque Super Dragões.
Desde a final da CL, e com o total apoio da direcção portista, que os SD detêm total liberdade dentro da instituição para praticarem todo e qualquer acto que, sabem-no bem, passará impune. Algum portista põe em causa a possibilidade da final frente ao Mónaco ter descambado em derrota se o treinador, que tinha a vida ameaçada (e a dos seus familiares) não se chamasse Mourinho? Como é possível um grupo de “homens” que se dizem apoiantes de um clube, provocarem um incidente desta gravidade e escaparem sem a devida punição? Mais uma vez que fique bem claro que José Mourinho é o único responsável pela grande conquista europeia. Qualquer outro não teria a disponibilidade mental e psicológica para cumprir uma brilhante delineação táctica que derrotou por completo o seu adversário, Didier Deschamps, que foi pura e simplesmente engolido pela táctica de Mourinho. Um homem que tinha a sua cabeça e a da sua família a prémio! Repito, como é possível? E pior, como é possível terem-se levantado vozes contra o facto de Mourinho não ter festejado e de não ter seguido com a equipa para o Porto? É fácil de perceber, a mentalidade de muitos portistas passa única e exclusivamente pelo que diz o seu presidente! Não pensam por si e se o presidente não criticou a atitude da claque então o culpado é… Mourinho! Aqui começou a ascensão da claque no clube…

Já durante a época passada, em plena CL, perante o Chelsea de Mourinho, a claque volta a ter um comportamento indigno, cuspindo na cara do treinador. Para além de ser uma vergonha nacional, presenciada e noticiada em todo o mundo, o que ficou evidente deste acto animalesco foi a cumplicidade de Pinto da Costa com o mesmo. Como é possível a direcção portista não apresentar desculpas ao seu ex-treinador e punir exemplarmente a claque? A única situação positiva no meio disto tudo foi o despertar de consciências dos adeptos portistas. Muitos foram os que se sentiram traídos pela atitude e que começaram a desprezar a claque.

A época portista, como todos sabemos, começou mal. E que fez a claque? Tomou as rédeas da disciplina do clube, como se Pinto da Costa e Reinaldo Teles estivessem a hibernar e não pudessem eles próprios tomarem atitudes. Foram evidentes os insultos a Derlei (um dos obreiros dos títulos europeus…) que culminaram na espera no Aeroporto aquando do jogo Nacional – Porto, originando uma série de desacatos e agressões, tendo Derlei sido agredido e Raul Meireles atingido com uma garrafa.

Numa entrevista concedida por Rui Teixeira ao ISMAI de Gaia, vejam a seguinte perola:

“S: Como é a relação da claque com toda a equipa do F.C. Porto?

RT: Tem momentos…! O ano passado, a nossa relação com a equipa, era boa porque, para além de conseguirem sempre bons resultados, eram bastante profissionais. Este ano, por vezes, notamos que os jogadores não estão a dar o máximo pelo clube, o que nos desagrada e nos deixa aborrecidos.


S: Como é que a claque se sente quando o F.C. Porto ganha e quando perde?

RT: Quando perde é frustrante porque, ficamos com a sensação que não conseguimos dar força suficiente aos jogadores e que todo o nosso esforço foi em vão. Quando ganha sentimos uma imensa alegria porque sabemos que a nossa energia e apoio motivou a equipa!”

Pelas palavras desta personagem podemos concluir que a boa relação existe se o porto ganhar CL, Taças Uefa e campeonatos em série, e que essas mesmas vitórias só são possíveis porque existe meia dúzia de tipos aos saltos na bancada a passar energia positiva… será Galp Energia?... Elucidativo…
.
.
.
2. A Entrevista de Costinha à revista Sábado

Neste ultimo fim-de-semana Costinha deu uma entrevista à revista sábado, elucidando e de que maneira os leitores. Aqui ficam alguns excertos:

"Ele (Fernando Madureira) diz-se profissional de claque e, pelo que aparenta, tem uma profissão rentável. Muitos jogadores do FC Porto não ganham para comprar um Porsche e ele tem um. (...) Eu tenho no meu corpo marcas que provam o que dei ao clube"

“Não admito que um grupo de adeptos venha criticar e enxovalhar, com faixas provocatórias, um atleta que deu ao clube aquilo que Derlei deu”

“Essa gente, depois de insultar os jogadores, entrava nas instalações do clube com um livre-trânsito» e que «de dia ameaçavam os jogadores e à noite jantavam com dirigentes do Porto”.

Já todos sabíamos que a ligação dos SD à direcção do Porto era muito estreita, mas estas declarações são bastante graves, na medida em que revelam agressões a jogadores por parte de elementos que têm todo o apoio presidencial. Como poderá reagir um jogador que vê os seus agressores em jantares com quem lhe paga?

É muito triste ver como tratam os jogadores e treinadores no FC Porto. Mais dia, menos dia, quando saem, terminam por dizer o que se passa nesse clube. Todos dizem mais ou menos a mesma coisa: sofreram diversas ameaças, até de morte. Mesmo os grandes, como Derlei e Mourinho, tiveram que sair pela porta dos fundos, por conta de diversas ameaças. Se Costinha e Derlei disseram o que disseram, imaginem o que dirá o McCarthy quando sair, se tiver coragem.
Afinal, porquê tanto poder para estes indivíduos? Porque lhes dá Pinto da Costa tanto poder? Qual a ligação entre eles? Penso que estas são perguntas que ficaram sem resposta, a menos que as relações se deteriorem.

Foram "estes" indivíduos (outra geração) que levaram o Pinto da Costa à presidência do Porto. São eles que o levam também para a decadência.
.
.
.
3. Leo Lima e Fabiano – Exemplos de falta de disciplina

Leo Lima foi dispensado porque de facto era um jogador banal. Tão banal que apenas o pikareto se deixou iludir em Janeiro. Acontece, eu também já me enganei (várias vezes) em relação a Kmets e Hanuchs. Mas o que fica, tanto de Leo Lima e Luís Fabiano, são os modos rudes e incorrectos como tratam a saída do clube. O que só vem provar que o Porto, desde a saída de Mourinho, apenas compra ao pacote e por catálogo, sem conhecer o carácter do jogador a ser contratado, algo que antes fazia parte da imagem de marca de Pinto da Costa. Leo Lima chega ao ponto de, com grande desfaçatez, afirmar que passou os mesmos problemas com Adriaanse que Rivaldo e Giovanni com Van Gaal, no Barcelona! Diz ele que esses 2 holandeses são crias do mesmo gado! Estamos conversados quanto à (falta) de personalidade deste indivíduo. Quanto ao Fabuloso, o espectáculo dado foi ainda mais triste. Diz ele:

“Eu cheguei no Porto com um problema no nervo adutor, que senti na Copa América. E havia ficado dois meses parado. Foi difícil. Além disso, o Porto trocou três vezes de treinador. Não é desculpa, mas isso dificultou. A certa altura, entrou um português (José Couceiro) que tirou meio mundo da equipa. Não tive mais oportunidade. E num futebol em que só se dá chutão e porrada, se você não tem uma sequência de jogos, fica difícil”… “O futebol espanhol é mais técnico, de mais toque de bola. Bem melhor do que o português”.

Que me dizem agora os mesmos portistas que há um ano andavam com o Fabiano ás costas, e que saltaram de alegria quando Leo Lima foi escolhido em Janeiro? São dois cretinos que ainda por cima não correm, não se esforçam e arranjam desculpa para tudo! Mas a parte mais deliciosa desta história toda é verificar que os responsáveis, ou seja, os dirigentes, saem incólumes disto tudo, ainda para mais dando-se ao luxo de dizer que ainda lucraram nos negócios! Mas qual lucro? Uma época ridícula? Mas afinal o porto é um clube ou uma instituição financeira?

30 comentários:

Mitico disse...

Amigo Antonio Ramos :)

Se há coisa que fizeste de bem, foi falar em claques de futebol. Sinto-me à vontade neste assunto até porque já pertenci aos SD e ao CCN95. Espero sinceramente que me contes aqui no blog os seguintes aspectos:

1- Qual é o carro de Fernando Mendes???? (presidente da Juventude Leonina)

2- Sabes porque existe algum nucleo chamado "Pica - Pau" na Juve Leo?

3- Qual a profissão do pai de Fernando Mendes?

4- Quem é o grupo 1143?

5- Quem paga as corografias do Sporting?

6- Como são pagas?

7- Porque se manteve o pano "porta dos caes" no sector dos adeptos do FCPORTO em alvalade? E a direcção será que nao sabia?

8 - Porque existe o Directivo Ultras XXI?

...

Bom e ficava aqui toda a noite...

Antes de falar mal da casa dos outros NUNCA TE ESQUEÇAS DE LIMPAR A TUA!

Abraço a todos

Aguardo pelas respostas e depois falarei sobre os temas Super Dragoes, a equipa, a pré epoca e sobre Costinha (QUE JÁ JANTOU COM O PRESIDENTE E JÁ LHE DEU UM ABRAÇO...é tao facil tentar atirar areia para os olhos de alguns...mas há sempre aqueles que andam atentos :)

EM FEVEREIRO LÁ ESTAREI

El Pirata disse...

Amigo Vitor :)

Vou dividir a minha resposta em 3 pontos.


PONTO 1

Como colaborador do blog decidi publicar este post sobretudo depois de ver as declarações de Costinha. Não era minha intenção voltar ao assunto SD até porque eles não me merecem qualquer estima nem consideração mas considerei muito graves as afirmações proferidas por um jogador acima de qualquer suspeição e com uma carreira brilhante ao serviço do fcp e certamente "adorado" pela grande maioria dos portistas: Costinha.

Mitico, o meu primeiro ponto de resposta para ti vai para o facto de não teres comentado e/ou discutido os pontos que referi. Acho correcto que devidas fazer um post sobre relações promiscuas entre claques leoninas e encarnadas com as respectivas direcções, mas começar a comentar desviando a atenção do post não me parece o caminho correcto.

Quanto muito podias dividir o teu comentario em duas partes, mas tentando abordar o que escrevi. Isto não é uma critica, é apenas uma observação. Os portistas, por norma, fogem dos assuntos delicados que lhes tocam e desviam a conversa :)

El Pirata disse...

PONTO 2:

Este blog está a fazer um anito de vida. Em todo este tempo ninguem me pode acusar de criticar uma claque e defender outra. Apenas e só porque sou contra qualquer coisa relacionada com esse movimento.

Respondendo directamente ao Mitico, eu nao faço ideia do que anda a fazer o Fernando Mendes, lider da Juve Leo, que carro guia, etc etc...

Mas não sou assim tão ignorante. Sei que quem criou a claque Juve Leo, ainda na devada de 70, foi o filho de Joao Rocha, entao presidente do sporting. E sei que Joao Rocha mantem contactos com a claque e esteve por detras das atitudes vergonhosas praticadas pela mesma que levaram Jose Roquette a sair do clube! É Joao Rocha, um frustadito que quase arruinou o Sporting e que permitiu a saida, à borlix, do futre, que paga à Juve Leo.


A diferença, meu caro Mitico, está aqui. A claque nao manda nada no clube! Tem é ligações fortes com um membro do conselho leonino. Mas nao tem livres acessos a todo o estadio nem janta com os dirigentes, como faz o SD. Nem vez nenhum jogador do sporting vir dizer que foi agredido pela claque pois nao? O que eu quis transmitir com o post é que existem ligações perigosas entre direcçao do porto e claque.

Pinto da Costa ajudou a criar um mostro, qual Frankenstein, que lhe foi muito util para bater em jornalistas, para acalmar os inimigos dentro do clube, entre outras actividades ilegais. Só que o monstro, e parece-me que não estarei errado, ganhou vontade propria e o seu criador já não o controla.

El Pirata disse...

PONTO 3:

O Sol nao se tapa com uma peneira. É evidente que a indisciplina dos jogadores portistas não é culpa de nenhum treinador. E algo vai muito mal quando se assiste a tantas criticas por parte dos jogadores que saem do clube.

O que é engraçado nop meio disto tudo é ver que a cria animalesca, ou seja, os SD, vendo que o seu pai criador não mantem o respeito e a autoridade sobre o plantel, tentam eles, por iniciativa propria ou a mando de Pinto da Costa (e que escandalo seria se tal se confirmasse como verdadeiro!...) manter os jogadores na linha, ora insultando, ora agredindo, ora esbofeteando!

Já se esqueceram de Pena? E de Deco? E agora as palavras azedas de Costinha? E as tentativas de agressão a Fernando Santos e Antonio Oliveira? São mjuitos casos para serem tratados como "acidentais".

Mitico, eu não estou a atirar pedras. Estou a atirar factos! E estes são evidentes até para mim, que não faço ideia do que se passa por dentro. Isto é o que eu e toda a gente sabe.

Mas não me julgues preocupado nem aflito. Isto sao meras observações de um adepto rival. Acredita que por mim nada se alteraria, porque um dia a casa vem abaixo. Vai por mim. E olha que deve andar muita gente a rezar para que o Co Adriaanse não falhe...

El Pirata disse...

Agora outros assuntos. Mas dentro do Porto ainda. Vamos falar de Pinto da Costa e das suas habilidades saloias.


Disse Pinto da Costa, ha uns dias atras, que Co Adriaanse dispensava quem bem entendia. Pelo que se sabe, é mentira! Mais uma que sai da boca de um homem habituado a mentir. Co Adriaanse tinha na sua lista de dispensas nomes como Jorge Costa e Sokota! Só que o capitão não é para dispensar, mesmo que já não consiga correr mais do que 50 metros e Sokota, bem Sokota é tão somente a nova tentativa de acertar em cheio no euromilhoes por parte de Pinto da Costa. Depois de Deco e Maniche, e embora tenha contabilizado igualmente uns 7 ou 8 retundantes falhanços, o velho lobo não podia deixar que Sokota fosse despachado, correndo o risco de cair no ridiculo. Quer dizer, cair acabou por cair agora que se sane a verdade, mas ele é feliz assim, deixomo-lo sossegado e respeitemos o velho cidadão.

Ah, falta mais uma alfinetada. E que dizer que Leo Lima só veio porque Fernandez preferio-o a Jorginho??? Tenho muita pena de Fernandez sinceramente. Está o nome dele a ser injutiado desta forma e ele sem se puder defender. Só um calhau com dois olhos é que iria preferir o Leo Lima ao Jorginho! E mesmo com Leo Lima a vir em Janeiro já Jorginho estava "contratado" desde Novembro ou Dezembro! Será que Pinto da Costa pensa que somos todos portistas? Alguns ainda gostam de pensar por cabeça propria! Estarão esquecidos que Jorginho, estando em ultimo ano de contrato no Setubal teve inumeras propostas de clubes, desde Sporting (que lhe ofereceu um contrato tão bom que o dirigente do sporting disse logo na altura que jorginho não assinou porque ja estava comprometido com outro clube!...) a propostas vindas do japao! A tudo isso disse Jorginho que não.

Contrariamente á lei que proibe contactos entre clubes e jogadores antes dos ultimos seis meses de contrato, jorginho ja estava "sob contrato do porto" bem antes de janeiro. E se escolheram Leo Lima no lugar de Jorginho é uma excelente pergunta para se fazer a Vitor Fernandez. Porque tudo que sair da boca desse homem será a verdade, que ninguem duvide disso.

El Pirata disse...

Quanto a ilegalidades, e antes que venham para aqui falar no caso Peseiro-Wender, convem referir que não ha comparação possivel com os assedios que Liedson e Enakharire sofreram! O Braga, gerido por uma cambada de virgens ofendidas, pretende um milhao e meio de euros por um jogador que, repito, é velho e nao interessa, caso contrário vai queixar-se à Liga. Pois que se queixem porque quem se devia queixar era o sporting e à DECO por quererem vender gato por preço de lebre! Peseiro insiste em Wender (lá saberá porquê...) e falou com o jogador. Que eu saiba o treinador nao foi mandatário de nenhuma proposta, nem de contrato nem de ordenado, interessando-se apenas por saber da disponibilidade do jogador em jogar pelo Sporting.

Que fique claro que eu não sou a favor destes encontros mas daí a que se façam chantagens como fez o braga ou que se escrevam idiotices como fez o pasquim ojogo, afirmando que o sporting pode perder pontos na proxima superliga, é que está mal, muito mal mesmo. Gostava era de saber de onde vem o dinheiro que o braga tem para delibasic's. Ou estará á espera que o Sporting faça de madrinha rica e sustente o afilhado mandrião?

Anónimo disse...

claro q os Super são 1 cambada d anormais.

serão melhores os fascistas 1143?

serão melhores as claques do benfica,que mataram 1 adepto do scp em pleno jamor e agrediram a equipa de hoquei do FCP em meados dos anos 90, pondo mais que um jogador em ESTADO GRAVE?

claro q os pasquins de lisboa decidiram nunca mais mencionar esse triste facto,qual esponja passada pelas mãos de ceausescu.

sejamos francos.

claques organizadas são na sua maioria um montes d atrasados mentais, com honrosas e óbvias excepções.

e o compadrio dos dirigentes portistas é triste,obviamente.

mas não é absolutamente ridicula e triste a forma como o slb foi campeão depois de o orelhas ter dito perante a com.social que "o que interessa é ter lugares na liga", e não jogadores de qualidade?

e depois o slb vence a superliga como TODA A GENTE viu???

isso é triste também.

o futebol está cheio de merda.o que nos safa são os artistas q em campo mostram o que valem,como os campeões da europa e da UEFA do FCP.
campeões esses que Pinto da Costa "construiu".

El Pirata disse...

boa argumentação anonimo

pena o ultimo paragrafo... quem fabricou os campeoes do porto foi mourinho. é tão evidente que nem precisaria de chamada de atenção, mas parece-me que a memoria começa a enfraquecer para myuita boa gente.

Recuem ao fim do penta e até à chegada de mourinho (3 anos) e vejam bem a quantidade de idiotices cometidas pelo eterno guru azul e branco. E pior ainda, vejam o que ele fez ao legado Mourinho.

E depois, o que LFV fez ao anunciar a famosa frase nao é mais do que o porto fez durante mutos anos. Só que LFV foi inocente ao ponto de abrirn as goelas e contar o que toda a gente sabe que é a maneira de trabalhar do porto. Uns ficam com a fama e os outros o proveito nao?...

El Pirata disse...

Aqui fica a entrevista de Costinha à revista Sabado, para quem nao teve oportunidade de a ler. O que eu sei é que o orgao informativo do porto (OJOGO) nem piou sobre o assunto. E como as mentes azuladas nao leem mais nada, aqui fica algo interessante :)

Por Alexandra Tavares Teles in Revista "Sábado"


- Alguma vez se arrependeu de ter ficado no FC Porto depois do Euro 2004 e da saída de Mourinho ?

- Atendendo ao que se passou, fiquei um bocado arrependido. Perdi tempo. Havia vários clubes interessados, mas o FC Porto convenceu-me de que era uma peça importante para a equipa, um factor de estabilidade no balneário. Tinha um contrato muito bom, acima das possibilidades do mercado português, e achei que devia ficar. Fiz mal.

- Pelos maus resultados desportivos?

- Por tudo. Nunca pensei que o FC Porto se destruísse em tão pouco tempo. Da equipa campeã europeia apenas ficaram 10 jogadores. A equipa ficou sem identidade, sem espírito. Na época anterior, era habitual ver 10 ou mais jogadores no mesmo restaurante sem ter havido qualquer combinação. Era um prolongamento dos treinos e dos jogos. Com tantas saídas e tantas entradas, cada um ficou para o seu lado. Não consegui perceber que tipo de política foi esta nem o que se pretendia obter com ela.

- 0 FC Porto apontou razões financeiras ...

- Pelos valores a que venderam o Paulo Ferreira, o Deco, o Ricardo Carvalho e ainda Mourinho, não era preciso vender mais ninguém. Ia buscar-se o Seitaridis, um médio e pronto. Assim, sim: seria possível reorganizar a equipa, pô-la de novo a funcionar.

- Terá sido uma opção de Del Neri...

- Não me parece que lhe tivesse sido dado o poder de desfazer equipas campeãs da Europa.

El Pirata disse...

Continuação...

- Também foi dito e escrito que os jogadores tiveram um papel decisivo no despedimento dele...

- Del Neri desmentiu. Negou uma notícia que saiu, por acaso, n'0 Jogo. Não digo que um plantel não possa atrapalhar a vida de um técnico, mas nunca vi jogadores a despedirem técnicos. E logo no FC Porto, onde se respeitam as hierarquias. A sangria na equipa continuou com Fernández, construiu uma equipa e venderam-se mais jogadores.

- Derlei foi dispensado por vontade de Fernández?

- Isso é mais complicado. Para perceber a saída de Derlei é preciso encontrar quem está por detrás dela. Não admito que um grupo de adeptos venha criticar e enxovalhar, com faixas provocatórias, um atleta que deu ao clube aquilo que Derlei deu. E mais espantado fico quando ninguém do FC Porto tomou uma atitude. Pelo contrário. Essa gente, depois de insultar os jogadores, entra nas instalações do clube com um livre-trânsito.
E mais: de dia ameaçavam os jogadores e à noite jantavam com dirigentes do FC Porto.
Que pensa um grupo quando sabe que quem os insulta e ameaça janta com dirigentes do clube?

- Conhece o presidente dos Super Dragões?

- De vista. Ele diz-se profissional de claque e, zelo que aparenta, tem uma profissão rentável. Muitos jogadores do FC Porto não ganham para comprar Porsches e ele tem um.

El Pirata disse...

Continuação...


- Acha que as claques serviram para branquear as decisões da direcção que falharam?

- Não sei. Sei que tenho no meu corpo marcas que provam o que dei ao clube. Joguei lesionado e joguei infiltrado, fi-lo porque quis e por dedicação. Ganhei tudo o que havia para ganhar. E ainda andam a correr atrás de mim para me fazer a vida negra?! E os responsáveis, os directores, não fazem nada?!

- Foi ameaçado?

- Sim, mas como tenho um grande amigo na cidade do Porto o caso teve um fim pacífico.

- Qual foi a situação mais complicada?

- Quando o FC Porto empatou na Madeira com o Nacional, os desacatos começaram logo no aeroporto do Funchal. As claques provocaram com insultos todos os jogadores, sobretudo o Raul Meireles, que tivera o azar de fazer um autogolo. Foi mesmo agredido fisicamente, com uma garrafa. Eu estava no Porto, a recuperar de um traumatismo craniano, mas soube o que se estava a passar porque telefonei a vários colegas, por solidariedade. E perante o que ouvi decidi ir ao aeroporto do Porto esperar a equipa. Levei dois amigos, para não levar dois guarda-costas, e tive razão, porque quando lá cheguei vi um bando de 60 ou 70 Super Dragões. Os jogadores foram os primeiros a sair do avião e a levar com aquela gente toda, com insultos, com agressões, enquanto os dirigentes ficaram dentro do avião, protegidos. Apenas Reinaldo Teles saiu. E a verdade é que aquela gente agrediu atletas. Na época passada, tudo foi permitido no FC Porto.

- Nunca tentou falar com o presidente?

- Não. Eles é que decidem. Quando acertam, dizem que acertam, quando erram não dizem nada. Tínhamos jogadores campeões da Europa a ganhar 5 escudos e outros sem nada ganho com ordenados muito superiores. E eu tentava ajudar falando com eles. 0 mau comportamento da equipa nos jogos em casa esteve relacionado com este ambiente? Foi uma das questões da época e a explicação é muito simples: alguns jogadores não conseguiam jogar por medo. Estamos a falar de ameaças vindas de grupos organizados. Por mais que alguns de nós tentassem criar um ambiente desinibido, houve quem ficasse em pânico por falhar um passe ou uma jogada.

- Foi por isso que jogadores como Luís Fabiano renderam pouco?

- Luís Fabiano foi um dos que se deixaram apanhar por esse medo.

El Pirata disse...

Continuação...


- Estamos a falar das mesmas pessoas de quem Mourinho se queixou?

- Claro. Estou por dentro da história, mas não a posso revelar sem autorização dele. No entanto, posso dizer que aquilo que fizeram ao Mourinho foi uma vergonha.

- 0 que fez Pinto da Costa para evitar esses problemas?

- Ele continua a ser um grande líder, mas nos maus momentos não basta dizer que a equipa perde porque o Derlei só gosta da noite ou porque o Continha só gosta da noite. Bodes expiatórios, não. É fácil atribuir a destruição da equipa campeã do mundo a Del Neri, é fácil atribuir o despedimento dele às pressões dos jogadores, é fácil atribuir a Fernández o esvaziamento, em janeiro, da equipa, e é fácil convencer a massa associativa, através da colocação estratégica de meia dúzia de Super Dragões num estádio, de que a culpa é dos jogadores. E assim protege-se a direcção. Mas eu não sou dos que ouvem, vêem e ficam calados. A equipa e o espírito de Mourinho foram completamente destruídos.

- Foi para Moscovo só por causa do dinheiro?

- Quando deixar de pensar em ganhar títulos, vou escolher um clube mais pequeno para que não me chamem chulo.

- Mourinho nunca o convidou?

- Em Novembro de 2003 Mourinho disse-me que no fim da época seríamos campeões europeus, que ele iria para um grande clube e perguntou-me se queria ir com ele. Disse que sim. Depois isso não se concretizou, mas não lhe quero mal por ter levado o Paulo, o Tiago e o Ricardo. Continuo a falar com ele regularmente.

- E quando regressar a Portugal?

- Todas as pessoas sabem que sou sportinguista desde pequenino. Quando regressei a Portugal disse que gostava de jogar no FC Porto, onde queriam ganhar sempre tudo e os valores da família eram defendidos. Recusei uma proposta do Benfica, podia ter ido para o Sporting, mas escolhi o FC Porto. Num segundo regresso, não sei o que acontecerá.

El Pirata disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
El Pirata disse...

Mitico, agora aguardo que me digas um jogador do sporting com as mesmas razões de queixa...

O que fizeram ao Costinha só demosntra que dentro da famosa assistencia das Antas (35000/jogo ne?)existe muita rafeirada que gosta de morder a mão de quem lhe deu tanto a comer. Em 2003 andavam com cartazes morcões a sonhar com a taça uefa, e ano e meio depois batem e insultam quem lhes deu o paraíso.

É esta a famosa disciplina portista? Volto a repetir a minha profecia...

Não comeces bem o campeonato Co e vais ver como elas vão doer... será que sou eu o unico que ouve o tic tac de uma bomba relogio prestes a explodir lá pros lados das Antas? E a culpa não será da Al-Quaeda...

El Pirata disse...

Tenho de voltar a escrever esta declaração memoravel e cheia de razão:

Bodes expiatórios, não.

- É fácil atribuir a destruição da equipa campeã do mundo a Del Neri,

- é fácil atribuir o despedimento dele às pressões dos jogadores,

- é fácil atribuir a Fernández o esvaziamento, em janeiro, da equipa,

- é fácil convencer a massa associativa, através da colocação estratégica de meia dúzia de Super Dragões num estádio, de que a culpa é dos jogadores.


E agora tambores meus senhores... a conclusão mais inteligente que alguma vez vi um jogador fazer...


"E assim protege-se a direcção. Mas eu não sou dos que ouvem, vêem e ficam calados. A equipa e o espírito de Mourinho foram completamente destruídos."


Bravo Costinha. Depois desta declaração do fundo coração perdoo-te a falta de inteligência que te levou a colocar atrás de Charisteas sem o enfrentar conduzindo Portugal à derrota no Euro04.

El Pirata disse...

Mitico, fui informado que existem mais lojas dos Superdragões que lojas do FCP. É verdade?...

E que lucra o porto em ter dirigentes e jogadores a promoverem essas lojas?

Ramos disse...

Caros bloguistas

Mais uma vez temos o nosso grande bloguista Antonio Ramos, a demonstrar o seu anti-portismo.

Em primeiro lugar quero perguntar ao Antonio Ramos, o que acontecxeu aos elementos da Juve Leo, que no jogo Sporting-benfica, emtraram em campo?

Em segundo, gostaria de dizer que, como é possivel criticar as contratações do FCP, quando o clube SCP, é pior nas contratações (caso Manoel), na gestão do Clube (vender o nome do estadio e da academia) e pior, para contratar um jogador (caso do Vender) é preciso andar a fazer terrorismo.

Portanto Antonio Ramos, palavras para que!!!!!!!!!

P.S. O Sporting apresentou ontem a sua formação aos associados. Vai ser mais um ano em branco, uma vez que no banco, encontra-se o melhor treinador no mundo (palavras do Sr. Alzeimer) e na baliza o maior frangueiro português. Palavras para quê!!!!!!!!!!!1

El Pirata disse...

Amigo Rui,

estás a cair no mesmo erro do amigo Mitico :)


Não comentaste o post e a gravidade da situação.


Eu gostava de saber onde param os benfiquistas que acusam o blog de sr um antro onde só se fala mal do benfica! Onde estão eles agora, quando eu lanço estes ataques :)

Eu nao quero aborrecer ninguem Rui, mas olha que entre um anti portista como tu me chamas e um portista ceguinho e fanático, acredita que ficas melhor comigo. Como adepto rival naturalmente que nao me agradam as vitorias portistas, mas tenho discernimento para observar e comentar certas situações que estão mal.


Rui Ramos, nao acreditas no que diz Costinha? Achas que a direcção procedeu bem em criticar os jogadores, em nao defender Mourinho nas cuspidelas, em atribuir as culpas da ruina da epoca passada ao Del Neri? Nao achas estranho as relações entre claque e direcção? Achas bem tudo isso?


Vês Rui, era isso que eu gostava de ver comentado. Foi por isso que fiz o post. Quando fizerem um post sobre alguma promiscuidade existente no sporting nao a comentarei atacando outros clubes.

El Pirata disse...

Ivo, eu só transcrevi pq achei que era algo relevante para a discussão. Tenho a certeza que todos acreditam em mim :)


Mas pelo menos fico satisfeito porque ja ouve alguem que dedicasse um comentario ao post.


Para terminar quero dizer ao Ivo que o Braga ja fez negocios miservaeis com o benfica, onde foram parar quim, tiago e ricardo rocha ao preço de uva mijona! Agora querem o mesmo por Wender que o benfica pagou por tiago mais uma perna de ricardo rocha? Devem estar doidos.

Por mim fiquem la com ele, mas como o Peseiro é de ideias fixas vamos ter um velhote que vai servir apenas para fazer numero nos treinos e para ser emprestado para o ano.

El Pirata disse...

Pinto da Costa no seu melhor. Aqui vai a justificação dada por ele para informar os jornalistas que nada teve a ver com a manutenção de sokota no plantel. Diz ele:

«O treinador deu o 9 ao McCarthy e o 19 ao Sokota. Ia dar o 29 ao Hugo Almeida, mas ele pediu para mudar porque aquele número trazia-lhe más recordações e então ficou com o 39. Ora basta olhar para esta numeração para perceber que Sokota é a segunda opção para ponta de lança».


Com licença...


AH AH AH AHA AHA AHA AHA AH AH
EH EH EH EHE EHE EHE EHE EH EH


Desculpem, nao me contive. O velhote tem de facto um sentido de humor formidavel. Nisso estou de acordo.

Só uma duvida... como o Baia tem o numero 99 posso presumir que é o terceiro GR nao?

AH AH AH AHA AHA AHA AHA AH AH
EH EH EH EHE EHE EHE EHE EH EH

Nunca te reformes velho pinto que nos precisamos de ti! Alias, com a tristeza que vai no País acho que a RTP o devia contratar para fazer concorrencia com os batanetes e os malucos do riso. É o maior comico do país carago :)

André Kaustico disse...

Ora vamos lá ver uma coisa meus caros amigos.

O que costinha diz não é nada que agrade.O que os SD Fazem não me agrada com certeza.Eu ja disse e volto a dizer.Agradeço a costinha,derlei,maniche,mourinho e todos os jogadores,e ao presidente Pinto da Costa tambem,tudo as alegrias que me trouxeram nos ultimos anos.Não sou ingrato a esse ponto, ao contrario de alguns.Que tipo de liberdades têm as claques dentro dos clubes é algo que nunca se saberá bem,mas lembro aqui que o mesmo presidente,pinto da costa,ja suspendeu todo o apoio do clube à claque,e que eles nunca foram imunes.Tambem ja disse que nisto do futebol,ninguem é inocente.No final apenas posso afirmar que é como o Ivo diz"quando a irracionalidade vem ao de cima,viva o FCP e o resto que se "prejudiquem" "

Ramos disse...

Noticia de ultima hora:

Antonio Ramos não é fanatico pelo SCP!!!!!

Ramos disse...

Antonio Ramos, fala acerca da Juve Leo e da SAD do SCP.

El Pirata disse...

eu falarei do sporting e do benfica e do porto, mas somente sobre as pre-temporadas respectivas. Calma que ja falta pouco :)


Sobre a juve leo nao vejo motivos para falar, nem bem nem mal. Mas se alguem escrever algo sobre o assunto e se eu tiver opinião (provavelmente sim...) escreverei algo.

Quanto ao meu fanatismo, tenho de concordar contigo rui. Nao sou fanatico pelo sporting. Acho que o fanatismo por algo torna as pessoas menos lucidas e mais obtusas. Gosto muito do sporting mas nao dou cabeçadas na parede quando perde, caso contrário ja nao tinha cabeça ;)

El Pirata disse...

boas ferias ivo.

é pena que nao estejas por aqui para analisar a minha analise ao fcp :)


Mas tentarei ser imparcial, nao esquecendo obviamente de tocar em assuntos tao interessantes como o fim do mês á experiencia de adriaanse, do castigo a quaresma e da pre reforma de jorge costa. Até de sokota e da sua contratação com vista à obtenção do titulo da IIB por parte do porto B será tratado.

Não façam como o ivo, fiquem meus amigos portistas e deliciem-se com as minhas visões e previsões futuristicas :)


PS:

Pelo menos até dia 13, depois bule bule pra longe do porto. Mas até lá estarei atento, muito atento :)

El Pirata disse...

Resultado da tarde de sabado:

Tottenham - 2
Vitor Baia - 0


Mas que grandes chapeladas meus senhores! Mas Baia, desde o euro96, que nos habitou a chapeus de grande qualidade. Rui Ramos, especialmente para ti, espero que me digas agora de quem foi a culpa!


Tu que és tão rapido a crucificar ricardo...

Dragão Azul disse...

Beeeem! El Pirata tens algum trauma ou psicose com o FCP? Tu vives e respiras azul e branco! Que tal seres sócio?

PS: Para quando um artigo sobre as dispensas do P. Barbosa e R. Jorge? Da saída do Luis Duque e do Bettencourt ou até mesmo das razões que levaram às actuais relações de Dias Ferreira e Dias da Cunha.

Gil disse...

é isso dragão azul, é isso... para quando pirata?? algo apdreceu no reino do lagarto???? aaahh pois, mandar pedras ao ar é facil, o pior é a força da gravidade e telhados de vidro a partir!!!! Algo vai mal no Reino do Dragão???? o quê, mais especificamente??? vamos pelos "teus pontos:
1 - dizem-se portistas e são chulos, que arrastam clientes para todo o lado, sei de fonte segura que os rendimentos de pelo menos 2 desses individuos citados são 100% livres de impostos e exclusivamente produtos naturais e muito fumarengos... o negocio ja deu pra pagar 1 range-rover, 1 tt e um boxster... o que vira a seguir??? um desses individuos viu - no sentido figurativo, obviamente - a namorada/mulher a meter-se debaixo do Mourinho e a polir o mastro ao homem e nao gostou, fez ameaças de morte ao treinador em vez de espetar dois bofetões à gaija, ok, é uma escolha, como ele é o chulo nao quis ficar sem "pessoal tecnico"!!!! Confundiro os SD's com os "adeptos do Porto" é como confundir uma água de luso com um chianti de 54, percebes??? exacto, nao tem comparaçao!!!!

2 - Costinha: bi-campeao nacional, vencedor da taça uefa e da UCL, vencedor da taça de Portugal e duas vezes vencedor da supertaça europeia, campeao intercontinental, é preciso dizer mais??? sentiu-se incomodado pela forma como foi tratado??? é melhor lembrar ao Costinha que ele nao saiu porque o PdC lhe pediu E lhe passou um cheque mensal muito chorudo, se o Costinha amuou depois foi pq quis, fez uma epoca muitos furos abaixo das 2 anteriores - tal como maniche - pq estavam no FCP contrariados, pq tinham boas propostas para sair e "deixaram-se levar por PdC", a verdade é que defacto a equipa nunca rendeu, e aculpa nao é dos dirigentes nem dos treinadores em exclusivo!!!!! enfim!!!!

3 - um era fabuloso, chegou lesionado, jogou aos 15 minutos de cada vez para ganhar ritmo - nunca aconteceu - viu a mae ser raptada e entrou em depressão com o assunto, teve o apoio e a compreensao total de toda a direcção do FCP, dos colegas de equipa e até dos adeptos!!!! Na verdade era lento, desajeitado e atrapalhava-se demais com a bola, queixa-se do "chuto para a frente e porrada" e no "melhor campeonato do mundo" falhou redondamente 3 vezes a baliza escancarada!!! até me deu pena...tadito!!!! provou que afinal de fabuloso só tinha o ordenado (e mesmo assim!!!)
Léo Lima, espera (AHAHAHAHAH AHAHAHA HAHAHAHA HAHAHAAH HAHAHAAH) 3 vezes o Adriaanse lhe disse "solta a bola mais rapido", "recua e defende", "nao fintes tanto", e sempre o burro (nao ha outra palavra para essa coisa) ignorou as palavras do treinador, foi dispensado e amuou e ate meteu o seu agora actual treinador ao barulho!!!! esquece-se de algumas coisa:
-esteve de facto 4 anos na europa e nao aprendeu nada, ficou na mediocridade;
- escola brasileira nao existe, existe potencial - e muito - mas "escola"??? ah-ah-ah, por alguma coisa jogador brasileiro que se faça jogador faz-se NA EUROPA, pois, 5 vezes campeoes mundiais graças a q?? Graças a Pélé e a quem transformou em jogadores completos Rivaldo, Romário, Ronaldo, Cafú, Leonardo, Giovanni, Roberto Carlos... ... foi no Brasil??? pois... ficou aziado por nao ter lugar na equipa, azar!!! ele pra mim nem no Maritimo (de onde veio) tinha lugar, nao sei o q o Fernandez viu nisso...

El Pirata disse...

oO post dedicado ao sporting virá a seguir, nao deseperem. Eu fiz um do benfica e até agora ninguem lhe tocou, como tal é obvio que, para haver reacções neste blog, é necessario falar do porto! Caso contrário mais vale escrever noutro blog nao acham? A culpa nao é minha, a culpa é de todos os portistas que aqui aparecessem apenas para se fazerem ou de coitadinhos ou de reis da capoeira. Eu só vos dou o que vocês querem :)

Gil disse...

pirata, nao precisas de escrever sobre o Benfica, a gente ja se ri o suficiente com os jornais!!! e para mais, cabe aos benfiquistas comentar as analises q fazes ao clube do vieira e do veiga... se ng fala o problema é deles...obviamente q ao enveredares por falar pelo verdadeiro "grande" português a gente comenta, pois tá claro q comenta!!!