Redes Social

terça-feira, 9 de agosto de 2005

Análise da Pré-Época II - FC Porto




Vou agora analisar a pré temporada do vice-campeão nacional, o FC Porto. A análise será em 4 partes distintas: direcção, treinador, reforços e equipa.

A nível directivo mantém-se tudo na mesma, com o Salazar do futebol português (Pinto da Costa obviamente) agarradinho à cadeira. A ver vamos quanto tempo mais faltará para a sua queda (tic tac, tic tac…). Na vice liderança tudo na mesma, o homem da guarda Reinaldo Teles mantém-se como fiel Sancho Pança e os 12 ou 15 vices presidentes, todos eles com cargos relevantes na sociedade, têm direito a borlas no estádio, a troco certamente de benefícios e promiscuidades entre futebol e autarquias que será certamente lucrativo para todos. Não consigo perceber como muita gente é contra a intervenção do governo para regularizar o futebol mas mantêm-se calados quando o assunto é a promiscuidade entre autarquias locais e clubes de futebol. Adiante que este assunto já está gasto…

Co Adriaanse é o novo galo no poleiro das Antas. Uma vez que já nos encontramos em pleno mês de Agosto é perfeitamente seguro afirmar que Adriaanse será o treinador no inicio da Superliga, uma vez que o famoso mês à experiência, inovação à Pinto da Costa, já acabou. Pelo menos por esse motivo não será ele despedido…

O que vale Adriaanse? Bem, pela euforia inicial eu diria que tinha aterrado em Portugal um novo Mourinho. Ninguém pode adivinhar o futuro é um facto, mas podemos analisar o passado. E o que diz o passado de Co? Muito simples, é um homem com 58 anos, e que em toda a carreira ganhou zero. E não se pode dizer que treinou apenas clubes de segunda expressão. Foi durante alguns anos responsável pelas camadas jovens do Ajax e quando assumiu a equipa principal não aguentou as responsabilidades e sucumbiu aos maus resultados. Ou seja, a única vez em que teve uma equipa para ganhar o titulo (e atenção que a equipa era boa, caso contrário o seu sucessor, Koeman, não teria ganho o campeonato nessa mesma época… elucidativo!) Adriaanse fracassou. Fica para a história a boa época no Willen II e no AZ Alkmaar, duas equipas que não fazem parte do top 5 holandês. Tem mérito logicamente mas é preciso então dar mérito a treinadores portugueses, tais como Pacheco e Jesualdo, que com as mesmas condições fizeram igual ou melhor.

O que dizer do mês de Adriaanse à frente da equipa? Bem, pelo menos mostra força e determinação. Sem duvida! Encostar nas boxes Nuno Valente e sobretudo Jorge “O Bicho” Costa foi um acto de coragem. De loucura também, mas mesmo assim tenho de reconhecer, muita coragem. No entanto, e apesar da notória melhoria exibicional do fcp versão 2005/06, quando comparado com o anterior, mantém-se a mesma incapacidade para marcar golos (tirando o treino com os amadores do Benekkon, marcaram 9 golos em 7 jogos) e, para piorar, o quarteto defensivo tido como provável titular (Sonkaya, Emanuel, R.Costa, Leandro) mostra grandes fragilidades quando apanhava os adversários em contra-ataque. E convém não esquecer que na Superliga portuguesa será dessa forma que 90% dos jogos decorrerão, com o porto a atacar e os adversários a contra-atacar. Será que Jorge Costa e Nuno Valente não seriam as escolhas mais sensatas? Com o avançar do campeonato as duvidas dissipar-se-ão… para o bem e para o mal. Uma última mensagem para Co Adriaanse que, ao encostar deliberadamente Jorge Costa como 5º central do plantel, pode estar a arranjar lenha para se queimar. Convém Adriaanse não se esquecer de um velho ditado brasileiro, que a enorme comitiva de brasucas de chuteiras lhe deveria avisar:

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

Quanto aos reforços. Bem, foram tantos, como é habitual na era pós Mourinho, que não terei tempo para falar de todos. Como era óbvio a qualquer calhau com 2 olhos, Jorginho vai encostar o malabarista Diego num canto. Não tardará muito para o ouvir reclamar e ser emprestado a um clube brasileiro. Lucho Gonzalez é uma mais valia, pelo facto de ser titular na selecção argentina. Se não fosse tal facto não ficaria impressionado uma vez que ainda não me maravilhou ao serviço do Porto. Mas tem qualidade para se impor na equipa. Quanto a Lisandro Lopez acho inacreditável que se desperdice o talento goleador do jogador encostando-o na linha lateral! Mas não me compete a mim criticar tal atitude táctica. Apenas agradeço-a. Quanto ao resto, Sokota confirma que foi apenas um capricho de Pinto da Costa, Sandro já foi navegar para outros lados, Sonkaya é uma tristeza (não havia melhor na equipa B ou nos juniores?...), Alan é mais um para se juntar à lista dos 60 ou mais jogadores assalariados do Porto enquanto Paulo Assunção vai iniciar a sua terceira tentativa de vestir a camisola do porto nem que seja por 5 minutos (será desta?). Na minha opinião são verdadeiros reforços Lucho, Lisandro e Jorginho.

Para finalizar, a equipa. Vítor Baia tem finalmente um fantasma. E pelos vistos começa a incomoda-lo, bem visível nas duas chapeladas que apanhou em White Hart Lane. A ver vamos se ainda sobram cojones a Co Adriaanse. A defesa é o calcanhar de Aquiles da equipa como já expliquei. Falta claramente um patrão, papel para o qual Pedro Emanuel não está talhado e que falta ainda experiência a Ricardo Costa para assumi-lo. Nas laterais, e tomando como primeiras escolhas Sonkaya e Leandro, é perceptível que o Porto não estava tão enfraquecido desde os tempos em que as mesmas eram ocupadas por Secretário e Kennedy. Como o tempo passa depressa. No meio campo, o outrora grande craque Ibson, desceu ao seu real patamar e é agora suplente de um revigorado Raul Meireles. Surpresa? Talvez, para quem não visse os jogos do Boavista. Para mim é algo perfeitamente natural, não tivesse o Sporting o direito de preferência sobre o mesmo jogador. Bravo Raul, só espero é que mantenhas o carácter e que não festejes com quem te ameaçou e te agrediu. Nos extremos, e para além da terrífica ideia de abdicar do poder finalizador de Lisandro, encostando-o a um canto, salienta-se a queda de Quaresma para o banco de suplentes. Uma medida que me agrada bastante! Fico terrivelmente contente em presenciar tamanho acto de loucura por parte de um treinador que não consegue domar o talento selvagem de um belíssimo jogador e que, de um modo comodista, opta por castiga-lo colocando-o no banco. Todos os rivais do porto agradecem, do fundo do coração! Para terminar obviamente que é preciso falar sobre a aberração técnica desta pré-temporada: Hélder Postiga a numero 10! Meus amigos, fica aqui a promessa: se esta aposta resultar em algo concreto eu devoro um prato de caracóis, algo que para mim é completamente impensável! Mas faço-o porque acredito que percebo minimamente de futebol e do valor de Hélder Postiga para ter a consciência que essa opção é completamente errada, absurda mesmo. A única posição que Postiga poderá fazer correctamente é de segundo ponta de lança, o que joga mais solto, ou então de primeiro suplente, como o fez brilhantemente quando entrou frente à Inglaterra. Nunca será o estratega da equipa nem um ponta de lança concretizador. Mantenho a minha aposta até ao fim!

Em conclusão, este Porto pratica bom futebol mas não marca golos. E, colocado perante equipas muito defensivas e rápidas em contra ataque é uma incógnita. A ver vamos…

11 comentários:

Anónimo disse...

Boa análise, com duas falhas graves:
1) Aquela é a posição natural do Postiga. CoA não joga com um verdadeiro número 10. Se for preciso identificar o organizador de jogo do FCP, ele é o Jorginho e não o Postiga. O número na camisola põe-no a jogar atrás do ponta de lança, mas não o põe a organizar o jogo. É uma posição excelente para um Postiga que se viu no final da época passada a recuperar muitas bolas e a municiar o avançado mais do que a atacar sozinho.

2) O melhor que podem fazer ao Quaresma é pô-lo no banco sempre que fizer uma jogada sozinho. Ainda precisa de exagerar muito para o lado do jogo de equipa antes de encontrar o equilíbrio natural entre jogo individual e de grupo. Dito de forma brusca: Precisa de levar muito naquela cabeça e naquelas orelhas.

El Pirata disse...

O jogador que encaixaria na perfeição na posição que Adriaanse quer atribuir a Postiga era Domingos. Esse sim, tinha boa finta, excelente dominio de bola e sabia como marcar golos. Não acredito nas capacidades de Postiga para fazer o lugar mas a ver vamos.

Quanto a Jorginho e pelo que tenho visto ele anda a jogar encostado ao lado direto, como falso extremo. Adriaanse, que possui no plantel apenas um extremo de qualidade, quaresma, adopta o talento de lisandro e jorginho às alas. Creio que é um tremendo desperdicio mas mais uma vez restará apenas aguardar. Ver para crer não é?

Quanto ao Quaresma eu até tenho a solução: falem com o Boloni! É bom recordar que com o romeno, em especial na segunda epoca, Quaresma revelou todo o seu talento ao ponto do Barcelona ter pago 10 milhoes de euros por ele mais o emprestimo por 3 anos (ou seja até final do contrato) de Rochemback.

Se o harry potter tinha todo este talento com quase 19 aninhos, agora que caminha para os 21 anos, perdeu a varinha magica? Ou falta capacidade aos tecnicos portistas? Eu vou mais por esta segunda hipotese.

Ramos disse...

Acerca da análise do lagarto El Pirata, penso que algumas coisas estou correctas e outras não.

Penso que a pré temporada do FCP está a ser muito positiva. A equipa demonstra um futebol agradavel, consegue trocar a bola ao primeiro toque e existe disciplina.

Nos jogos de preparação assitiu a um fcp a conseguir jogar de igual para igual com as grandes equipas europeias. Por exemplo, o jogo contra o Arsenal, o FCP dominou na primeira parte e na segundo, os primeiros 10 m, é que deitaram tudo a perder. mesmo assim, no fim dop jogo, Jorginho teve o torneiro nos pés.
O jogo contra o Totenham, a equipa principal do FCP, da primeira parte, dominou o jogo completamente, pecando na finalização. Na segundo, e após várias mexidas, o fcp sofre dois golos de puro sorte para o adversario (ou será, que com o salvador da pátria nacional -Ricardo- não sofria aqueles golos.

A conclusão a tirar da pré temporada é que o fcp está a contruir um equipa coesa, disciplina, que, por aquilo que tenho assitido e lido, chega para nivel interno.

Ramos disse...

Quero desejar boa sorte para o SCPortugal para o jogo contra a Udinesia.
Espero que o SCP arrume logo com a questão já neste primeiro jogo.

El Pirata disse...

Rui, eu tambem acredito que o que Adriaanse e o seu Porto têm mostrado chega para nível interno.

Mas sabes quem me faz lembrar este porto? O Sporting de Peseiro! Nem mais nem menos. Tambem vi as excelentes exibições frente ao Boca Juniores e as grandes primeiras partes frente a Arsenal e Tottenham. Mas vi igualmente uma equipa que possui fracas opções defensivas, que desequilibra a equipa que joga por norma lançada ao ataque. Não te faz lembrar nada nem ninguem Rui?

A próxima superliga não será ganha com 65 pontos isso estou eu certo. E tanto poderá ser de Adriaanse como de Peseiro, quiçá até de Koeman, dependendo dos reforços que chegarem (ou não...) ao Benfica. Mas existe uma diferença aparente entre Porto e Sporting, diferença essa que pode ser fatal: a equipa leonina falha menos na concretização.


PS:

Nao se esqueçam de comentar o post sobre o benfica. Ninguem tem bitaites a mandar? :)

Anónimo disse...

U.S. Court Won't Block Ariz. Immigrant Law
A federal appeals court refused Tuesday to block part of an Arizona law that denies some public benefits to illegal immigrants, saying the plaintiffs had no right to sue.
Great blog! I'll have to visit again soon!
I have a board-game site/blog. I post information on board-game related stuff.
Check it out sometime :-)

Gil disse...

continuando com as "falhas graves" recordo-te de que em todos os jogos em que o FCP actuou, dominou todos os primeiros 45 minutos, jogando no esquema que será mais habitual durante a época (o 4-3-3), nao sofrendo nenhum golo e sempre em ataque à baliza adversaria, lembro tambem que o 11 inicial apresentado por Adriaanse será provavelmente o 11 tiular na maioria dos jogos... nas segundas partes, em que aí sim, o FCP "sucumbiu" ao adversário, vemos que se tentou o que Del NEri queria tentar, o 3-4-3 ou o 3-5-2, e aí sim, a equipa claudica, fruto de um manco chamado Pepe e um Jorge-Costa-wanna-be de nome Ricardo Costa!!!! òbviamente que isto sao pormenores que escapam aos desejosos "corta-na-casaca" que depois de perceberem que o Baía será mesmo titular e que o Jorge Costa se está a borrifar se vai ou não jogar mais que meia época procuram dessesperadamente algo com que "axincalhar" o futuro campeão nacional!!!!! Enfim...

ao jeito do traficante-ladrao-de-camioes, que a 4 de novembro de 2004 afirmou peremptoriamente que "O Benfica vai ser campão, no Porto, à última jornada" (curiosamente uma afirmação que, a ser provada, não mereceu atenções policiais para investigar a criminalidade inerente ao desfecho anunciado!!!!) anuncio que o "FCPORTO será campeão, à 30ª jornada, no Alvalade xisxisiii e a festa vai demorar uma semana até ao Porto"!!!!! toma lá morangos!!!

El Pirata disse...

Gil, essa treta que vem nos jornais portistas que a equipa da primeira parte é que é boa e bla bla bla .... nao pega!

Entao o plantel sao 11 jogadores? Parece que sim... e depois, eu vi o jogo do Tottenham, e o que vi na primeira parte foi o dominio territorial portista mas 3 falhanços clamorosos dos atacantes ingleses. Nao se pode dizer que foi assim tudop tão bom, já para nao falar da forma como apareceu o primeiro golo frente ao boca juniores...

O que é evidente e que o Gil tentou ocultar é que a equipa do porto ataca com muitos jogadores e que esses mesmos jogadores têm depois de recuperar no terreno para ajudarem os colegas. E isso resulta muito bem enquanto o fisico aguenta, ou seja, a primeira parte! Se o tecnico troca os jogadores ao intervalo é porque tem igualmente a consciencia que, se quer manter a tactica e a pressao em todo o terreno, tem de renovar o stock. E, contra o Tottenham, as trocas só se verificaram já bem dentro da segunda parte e ha muito que o porto tinha perdido o comando do jogo. Nao vale a pena tapar o sol com uma peneira...

Quanto às declarações de LFV sobre a conquista do titulo sao comparaveis às declarações de Mourinho que, com 15 meses de antecedencia, garantia o titulo para o porto! Ou seja, sao bocas foleiras, e as palavras e actos ficam com quem as pratica. Nao é preciso policia. A policia que se mantenha interessada no processo apito dourado e vais ver como ja terá muito para fazer.

Picareto disse...

Voltei! Após longa ausencia por recuperar de uma intervenção cirurgica ao bom estilo futebolistico aqui tou eu ainda em fase de recuperação para lançar gasolina....!

FC Porto - possui o melhor plantel, a melhor ekipa tecnica e a melhor direcção do futebol portugues.

Sporting - lutará pelo acesso à Taça UEFA ou à Intertoto. Uma equipa mediocre com um treinador mediocre...de facto quem perde uma competição europeia em casa tem de ser mm uma besta. Não é Sr. Scolari?

benfica - o pseudo-campeao vai ter mais uma epoca de colinho, mas será que desta vez disfarçam melhor? Cunha Leal já não é o nº1 da Liga....tenham cuidado.

Braga e Beleneneses - Candidatos ao titulo!

Equipa da rotunda Mouzinho de Albuquerque - Candidato mais forte à descida.

El Pirata disse...

picareto, mas tu foste operado a quê afinal? Com essa tua opiniao sobre o futuro do sporting da-me ideia que a operação foi à cabeça :)

PS:

esperava um comentario mais desenvolvido picareto. E sobre o benfica tens o post anterior... os portistas sao uma cambada carago! Ando eu aqui a criar posts individuais e ninguem respeita o meu trabalho :)

Gil disse...

uma coisa é dizer q se vai ser campeao...outra coisa é acertar data e hora e etecetera e tal!!!! agora tu é q queres tapar o sol com a peneira!!!!