Redes Social

quarta-feira, 24 de agosto de 2005

A Queda do Leão!



E pronto, está concluído o drama que se iniciou a 5 minutos do final do jogo frente ao Benfica na 33ª jornada da Superliga 2004/05. Nunca pensei que, estando tão perto de festejar a vitória na Superliga (sinceramente na altura já cantava e dançava, tão banal estava a ser o Benfica, para não variar…), que o mundo desabasse sobre mim! Mesmo a derrota frente ao Nacional da Madeira, na última jornada, teve como consequência a disputa da malfadada pré eliminatória, para a qual o Sporting parte sempre com a estrelinha do azar. Jogar contra Inter de Milão e agora contra Udinese quando se tem pela frente tantos mancos, a começar num clube eslovaco com um nome ainda mais estranho que o Dukla Biscoito que defrontou o Benfica o ano passado e terminando nos anedóticos belgas do Anderlecht que se preparam para mais 6 jogos 6 derrotas… saiu a fava ao leão! Podia acabar a crónica aqui mas queria partilhar com vocês duas visões, de duas personagens distintas, pura ficção criada por mim, que pode de certo modo explicar o que se passou na eliminatória que chutou o Sporting para a Taça Uefa.

Aqui vai uma breve apresentação das personagens. A personagem 1 é um típico americano que chama ao futebol soccer e pensa que o mesmo é jogado por mulheres e/ou crianças. Não conhece as regras mas a troco de uns tacobell’s e de uns cheeseburgers à borla sujeita-se a ver este estranho desporto. Após ver os dois jogos que compõem a eliminatória sujeito-o a uma breve entrevista:

- Que tal o jogo em Lisboa?
- Não gostei. Apenas um golo ainda para mais marcado a 8 metros da baliza só com um tipo pela frente, aquilo até eu marcava!

- Pois, mas é assim o Soccer, o objectivo não é marcar golos. Quer dizer, o objectivo é marcar golos a não ser que se jogue contra italianos.
- Ah é? Que chatice pah! E não há maneira de os enganar? De atrai-los para a frente e surpreende-los?

- Vejo que não vê futebol. Jogando uma eliminatória fora de casa os italianos não saem da sua zona defensiva nem que a Mónica Belluci esteja a fazer um table dance na área adversária. Mas adiante, e o jogo que o Sporting fez?

- Se vi o jogo até ao fim foi apenas e só para ver se a equipa que lutava contra a adversidade conseguia vencer no final, ao melhor estilo dos filmes Rambo. Nos desportos americanos quem luta pela vitória, quem ataca e deseja vencer… ganha sempre! Quem luta para não perder… perde! USA USA USA…

E lá foi o sujeito embora todo satisfeito a gritar contra o Bin Laden. Convence-lo a ver a segunda mão da eliminatória foi ainda mais difícil mas quando lhe disse que tinha uma cerveja portuguesa (SuperBock é claro!) melhor que alguma coisa que alguma vez ele tinha provado lá o consegui arrastar para o sofá. Findo o jogo o homem nem me deixou fazer as questões, parecendo que já começava a entender de futebol…

“Oh Pirata, este jogo é muito estranho mas lá no fundo a verdade é só uma: o treinador do Sporting foi um jackass! Então estando ele avisado para o estilo de jogo que iria encontrar cai na teia logo no primeiro minuto! Ele não preparou o jogo e esperou que a deusa da sorte estivesse com ele desta vez. E que fazem aqueles suplentes no banco? Ele não conhece a equipa que tem? Desta vez tenho de reconhecer que os italianos, apesar de mafiosos, foram merecedores da vitória”
.
E pronto, depois de ouvir isto, tiro-lhe a cerveja da mão, abro-lhe a porta de casa e ponho-o na rua com um biqueiro no cu! Mas lá no fundo sabia que ele tinha uma certa razão…


Quanto à personagem 2. É um típico europeu que vê mais futebol no sofá que no estádio, que percebe tudo de arbitragem e de tácticas e que não perde um jogo que dê na TV, nem que seja a contar para a taça albanesa. Repito o mesmo procedimento com ele.

- Que tal o jogo em Lisboa?
- Era o esperado, o Sporting a atacar e a controlar o jogo e a Udinese solidamente concentrada atrás do meio campo e rápida a partir para o contra ataque. Espantou-me o facto dos italianos só terem feito 3 remates em todo o jogo mas isso também se deveu ao meio campo pressionante leonino que impediu os italianos de saírem a jogar.

- E quanto ao resultado?
- Sabendo que era uma equipa portuguesa contra uma equipa italiana, e tendo referências históricas sobre os resultados habituais, não posso dizer que fiquei surpreendido. Os italianos só precisam de 2 ou 3 remates para fazer um golo enquanto que os portugueses precisam de uns 10… neste caso nem com 23 remates!

- E a arbitragem?
- Pois, convem não esquecer esse promenor! No meio do azar leonino e da sorte transalpina, encontra-se Kyros Vassaras. Existem 3 tipos de erros que podem ser severamente prejudiciais: cartões vermelhos, penalties e foras de jogo. E a verdade é que o grego marcou mal um penalti a favor dos italianos, esqueceu-se de dois a favor do Sporting, não expulsou Muntari que apenas viu um amarelo e perto do fim. Também é verdade que foram mal assinalados dois foras de jogo a atacantes italianos, mas erros de penalti e de expulsão são claramente mais penalizadores.

Dou comigo a pensar… de facto é melhor conversar com um sujeito que sabe as regras que um tresloucado americano que quer apenas ver golos e/ou porrada. Entretanto joga-se a 2ª mão da eliminatória e cá fica o rescaldo da conversa.

- A Udinese mereceu entrar na Liga dos Campeões?
- No futebol fica sempre na memória o que se fez em ultimo lugar. Pelo que jogou neste jogo a Udinese merece passar, mas convém não esquecer que a táctica das duas equipas foi condicionada pelo primeiro jogo.

- Que pensa da exibição do Sporting?
- Em primeiro lugar merecem o aplauso de nunca terem desistido, nem mesmo após o terceiro golo. Faltando talento e discernimento na maior parte do tempo, ninguém os pode acusar de falta de garra e determinação em todo o jogo. Depois penso que a estratégia montada pelo treinador foi a errada. E isso percebeu-se logo aos 2 minutos de jogo. Não entendo como ele não a alterou a tempo, ainda antes de ter sofrido dois golos, quando era evidente que daquela forma não daria a volta à eliminatória, mesmo que os italianos não marcassem.

- E a arbitragem?
- Até parece que sou sportinguista desde pequeno mas mais uma vez tenho que fazer referência a um erro grave, o mais grave de todos, que é marcar um penalti inexistente, ainda para mais sendo um penalti que vem numa altura marcante. Com 2-0 na eliminatória a Udinese só perderia a mesma com um super Sporting, tanto a defender como a atacar.

- Quer deixar mais algum comentário?
- Não posso esquecer um detalhe importante: se o Kyros Vassaras tem expulso Muntari, como deveria tê-lo feito em Alvalade, esse jogador não teria jogado e efectuado uma exibição notável a meio campo como a que fez ontem! São pormenores como este que passam despercebidos aos leigos mas que convém não esquece-los.
….

Numa altura em que ia dar por terminada esta entrevista surge-me o americano esbaforido, escadas acima, a gritar que tinha com ele um dado que para ele e todos os american sport’s fans é essencial: as estatísticas!

Aqui ficam os dados:

Sporting vs Udinese:

Remates: 23-3
Cantos: 11-0
Posse de Bola: 70%-30%

Udinese vs Sporting:

Remate: 9-22
Cantos: 2-5
Posse de Bola: 39%-61%


Perante estes dados, o americano considera absurdo o soccer e defende a patinagem artística como desporto mais emocionante e sério, o europeu defende o soccer, perdão, o futebol dizendo que as estatísticas batem sempre certo desde que em campo não esteja uma equipa italiana, e eu aproveito para ligar para a Pizza Hut já que íamos ter uma noite bem longa pela frente…

8 comentários:

Gil disse...

só falta contabilizar os frangos!!!

ricardo em alta, desta vez é q sai apra um "colosso mundial". 3 jogos = 2 frangos, com esta media nem o Kralj, nem o "careca-frances" (nao me lembro do nome)!!!!!

El Pirata disse...

o ricardo precisa fazer o mesmo que baia fez no barcelona... ir pro banco e acalmar a cabeça. Desde a saída de Peter Schmeichel que a baliza do sporting está orfã de talento mas verdade seja dita que internamente o sporting nao tem melhor. Deveria ter feito um esforço e conquistado Helton, uma vez que esse brasileiro vai ser suplente de Baia e Bruno Vale. Mas lá está, Helton preferiu dinheiro a titularidade... e depois peseteros sao os outros...

El Pirata disse...

Se eu estiver enganado e o Porto preferir de facto Helton a Bruno Vale, entao o Sporting que abra os olhos e vá buscar o miudo, de preferencia a custo zero.

El Pirata disse...

Espero sinceramente (mas com 99%de sinceridade mais pura que qualquer freira) que Porto e Benfica consigam apurar-se para os 1/8 de final da LC. Mais do que isso já não estarei a ser sincero. Mas teria grande prazer em ver a Udinese no grupo de Porto ou Benfica. E, para o ramalhete ficar completo, agradar-me-ia igualmente que o primeiro jogo do grupo fosse precisamente a visita da Udinese às Antas ou à Luz. Jogos sem qualquer pressão para os italianos que ficariam extra contentes com o empate. Gostaria de ver, com as mesmas condições, as exibições de quem agora canta de galo.


PS:

Ah, e como sou um tipo simpatico, até desejo que a arbitragem em nada prejudique nem porto nem benfica. Meu Deus,esta semana nem faço o euromilhões, todas as minhas preces vão para este desejo intimo.

El Pirata disse...

eu tb desejava o cska de novembro, ou seja, o do final de epoca! É por isso mesmo que desejava ja a udinese em setembro nas antas ou na luz :)

El Pirata disse...

Entretanto eu quero agradecer a toda a "comunicação social" pelas alarvidades que lançaram nos ultimos dias, na vespera do inicio da liga betandwin e da 2ª mao da pre eliminatoria. Segundo alguns senhores, perdão, ratos com caneta na mão, o sporting deve milhoes ao fisco! E no periodo referente até 1996. Entretanto Ernesto Ferreira da Silva, um dos maiores economistas deste país, já veio pedir ao ministério publico que esclareça a situaç~
ao, uma vez que o sporting tem tudo pago até essa data. E pior, esses ratões ainda se dão ao luxo de lançar numeros, alguns dos quais dizem que metade da divida ao fisco é do sporting! E só de pensar que ha uns seculos atrás cortavam a lingua a quem lançava mentiras sem o minimo fundamento...


Outro facto nojento tem a ver com a venda de Douala. A historia ja cheira mal e a intenção é claramente preturbar o jogador e a equipa. Ainda ontem vi no site maisfutebol.pt que o negocio estava feito, isto a duas horas do inicio do jogo! Qual a intenção destas bixas asquerosas? Vender papel? Nãã... a intenção mesmo é minar um clube, perturbar de tal modo que de certeza que jorrou muito champagne á medida que a Udinese marcava os seus golos.

Mas a vingança vai servir-se fria, oh se vai. A começar dentro de 15 dias quando o benfiquinha se deslocar a Alvalade. O Sporting abanou mas nao caiu. E alguem vai pagar, xcomo diz e bem o Mourinho...

El Pirata disse...

Por falar em Mourinho nao posso deixar escapar uma observação interessante. Em primeiro lugar Mourinho continua com a estrelinha toda! Em dois dogos, dois pontos! Qual quê! Em dois jogos um ponto era o que merecia! E que tem ele? Dois jogos, 6 pontos! Nem mais! É competente, é inteligente, é trabalhador, mas também é um pissudo lá isso nao restam duvidas carago!


E depois nao sei se viram o jogo frente ao Arsenal. Mas ha um promenor muito interessante e que revela bem a preferencia de Mourinho pelo Chelsea. Com o jogo a correr-lhe mal, Mourinho lança os seus 3 suplentes: Michael Essien, Shaun Wright-Phillips e Didier Drogba. De uma assentada Mourinho pega em 100 MILHOES DE EUROS QUE ESTAVAM SENTADOS AO LADO DELE E LANÇA-OS NO TERRENO DE JOGO!

Pois é, é bom ser competente mas tambem é optimo ter um patrao que co0mpra tudo o que queremos. E Mourinho nao foi parvo ao escolher um miseravel Chelsea, clube de ricos, sem curriculo. Consegue tornar rica 3 gerações de Mourinhos (o neto que ainda está para nascer daqui a umas decadas ja é rico!) e ainda trabalha num clube que lhe dá condições de reunir todo o staff que bem pretende sem ter de correr o risco que correria no Milan, Real, Barcelona, Inter, ManUnited, onde exdistiriam sempre outras pessoas com conhecimento a meter o bedelho! Nada como ter um presidente russo que dá dinheiro e não dá opiniões. É o sonho de qualquer treinador.

El Pirata disse...

e ja nao era sem tempo!...