Redes Social

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A verdade e o Erro



"A verdade contradiz a nossa natureza; o erro não. A razão disso é simples: a verdade impõe-nos o dever de reconhecer a nossa limitação, ao passo que o erro nos lisonjeia dando-nos a entender que, de uma forma ou de outra, não estamos sujeitos a limites. 

Qualquer pessoa gosta do falso, do absurdo, pois ele opera pela insinuação. Mas não do verdadeiro, do que é sólido, já que este opera pela exclusão. 
Para os fracos é quase sempre mais cómodo o falso, o erro. 

O que é verdadeiro estimula. Nada se pode desenvolver com base no erro, porque o erro limita-se a envolver-nos no erro. 

É muito mais fácil verificar o erro do que encontrar a verdade. O erro está à superfície, e com isso podemos nós bem. A verdade repousa nas profundidades, e não é qualquer um que se pode lançar à investigação nessas regiões. "

Johann Wolfgang von Goethe


Acontece pouco mas acontece. Quando me engano, raramente, assumo. E sempre desconfiei do valor pago pelo Benfica pelo passe do Roberto. 

8.5M de euros pareceu-me evidentemente uma falcatrua, seja pela compra do passe ao Atletico de Madrid, seja pela posterior venda pelo mesmo valor ao Real Saragoça. Mas estava enganado, este Roberto vale todos os centimos pagos pelo generoso Vieira. Todos os centimos que ele pagou, tenham sido oitocentos milhões de centimos ou o que foi realmente pago. Seja como for deu ontem aos benfiquistas uma grande alegria, hoje podem sair à rua e dizer que o Roberto não é nenhum frangueiro. E eu concordarei!

2 comentários:

OAutor disse...

O Roberto é muito parecido com o Rui patricio!

El Pirata disse...

a unica parecença deve estar com quem partilham os lençois, essas duas sao realmente material de capa de revista, de resto nao vejo onde possas ver parecenças...