Redes Social

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Mundial 2010: Meias-Finais (2)

Alemanha vs Espanha



Num jogo considerado por muitos como a final antecipada, a Espanha superiorizou-se à selecção alemã desde o primeiro minuto de jogo, controlando a posse de bola e o ritmo de jogo.


Só uma novidade em destaque no onze espanhol, a entrada de Pedrito do Barcelona para o lugar do inconsequente Fernando Torres, grande responsável pela conquista do Euro'08 pela Espanha mas que estava, há muito, a mais na equipa titular.


Do lado alemão existia uma baixa de vulto, algo semelhante a faltar Xavi à selecção espanhola. Thomas Muller, o jovem Muller cujo ano de 2010 tem sido simplesmente soberbo, é na actualidade um dos melhores jogadores mundiais, seja a distribuir jogo, a finalizar jogadas e como primeira linha defensiva da equipa. Está aqui um jogador que poderá ser uma mistura de Matthaus, Ballack e Klinsmann, um fora de serie, se mantiver a cabeça no lugar tem muito a dar ao futebol. Quem nao pensa desta forma será certamente Angel Villar, o carniceiro espanhol que distribuiu os arbitros a seu bel prazer neste mundial, é impressionante como a Espanha chega ao jogo decisivo apenas com um cartão amarelo, enquanto Muller se viu impedido de alinhar nas meias-finais por ter jogado a bola com o peito, tendo o arbitro ajuizado que foi braço, vindo conveniente o cartão que o afastou do jogo seguinte...



Foi um jogo entediante, de um lado uma Alemanha manietada pela teia espanhola, incapaz de ter a bola e de sair em rápidos contra-ataques, denotando receio em ser surpreendida. Do outro lado uns irritantes espanhois com o seu tiki-taki-tuki-tudori-putilálá-rococo-taka, ou seja, bola pro lado, bola pro lado, bola pra frente, bola pro lado, bola pra tras, bola, bola, bola, chegando o espectador a esquecer-se que o jogo tem balizas! Portugal chegou a ser conhecido como o campeão mundial do futebol sem balizas, a diferença entre esse Portugal e esta Espanha tem um nome: David Villa, o único que sabe fazer cumprir o objectivo numero um do futebol: meter a bola na baliza.


O golo de Puyol, obtido com invulgar facilidade, esquecido pelos alemães na marcação, colocou um ponto final no vencedor, ao contrário do que é costume quando de um lado se encontra uma selecção alemã, ninguém acreditaria ser possível esta Espanha que adora ter a bola consentir um golo quando se encontra em posição de vantagem. Mas a verdade é que não estamos na presença de uma equipa invencível, os jogos anteriores neste mundial mostraram uma Espanha debil e com pontos fracos, mas Joachim Loew, que ja tinha perdido a final do euro'08 contra a selecção espanhola, pura e simplesmente bloqueia frente à sua nemesis, deixando assim uma pálida imagem, depois de uma campanha a roçar o brilhantismo. Mas se até o Carlos conseguiu bloquear os espanhois, bastava ter observado um pouco o jogo de Portugal, penso eu de que...



Bastian Schweinsteiger hipotecou definitivamente a possibilidade de terminar o ano como novo numero um mundial, mas este é o seu ano, deixou finalmente de ser visto como uma promessa de grande jogador para entrar na galeria dos craques mundiais. Conduziu o seu Bayern nos títulos internos e à final da Champions, foi líder da selecção alemã na ausência de Michael Ballack, revelando ser um tremendo jogador quer actuando no clube quer na selecção, convenhamos, não assim tantos os que se superam a esse nível. Faltaram-lhe Muller e o ausente Ballack, sozinho perante aquele meio campo espanhol e com Oezil armado em Cristiano Ronaldo, jogando para o ecra gigante do estádio com as suas fintas inconsequentes, Bastian foi impotente, não deixando porém de lutar até ao fim em busca do empate. É disto que são feito os verdadeiros craques, e no fim ninguém o ouviu questionar o seu seleccionador seguramente, aliás a imagem de Puyol cumprimentando o alemão prostado mostra bem o que ia na alma de Bastian, que sabe o peso que tem a camisola que enverga, 12 vezes semi finalista em 17 participações!

Don Vicente, assim conhecido sobretudo em Madrid, foi injustamente acusado por muitos espanhois, sobretudo os da catalândia, que devem andar com tremendo fastio. Já para não falar do avô cantigas do Aragones, que pelo facto de ter sido campeão europeu com a Espanha, unico sucesso obtido numa carreira de 40 anos como treinador (nem o Burrualdo...) achou-se no direito de criticar a torto e a direito Vicente Del Bosque, conhecido pela sua postura apaziguadora, calma e tranquila. Pois bem, ficou provado que nao foi por acaso que Del Bosque foi o unico treinador capaz de alcançar sucessos inigualáveis com os galácticos do Real Madrid, está muito perto de se sagrar campeão mundial pela Espanha, e adorava ver a cara do Aragones quando isso acontecer, provavelmente será um dos que até vão estar a torcer pela Holanda, esses e os catalandeses, mas a esses ninguem lhes dá ouvidos...

O Paul lá continua certeiro, foram 6 palpites certos até ao momento, nem um único falhado, falta só confirmar a Alemanha na 3ª posição e a Espanha campeã para termos um animal, que não o Rui Santos, a opinar com certezas no futebol. E esta hein?

1 comentário:

Ramos disse...

No domingo penso que a Espanha irá ser o campeão do Mundo.

Tenho um felling......