Redes Social

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mundial 2010: Final

Holanda vs Espanha

A final do Mundial, no resultado, não apresentou surpresas, não era só o polvo Paul que dava a Espanha vencedora da competição, todas as casas de apostas do Planeta atribuíam as melhores odds aos espanhóis, incluindo os próprios holandeses não se coibiram em atribuir favoritismo à Espanha.

Então por que é que eu sinto que este foi o maior fajuto campeão Mundial após a Itália de Mussolini em 1938 e a Argentina da Junta Militar em 1978? Bem, ter Angel Villar a comandar a arbitragem na FIFA é um bom motivo, verificar as arbitragens que calharam em sorte (sorte não é bema palavra, mas vou tentar ser simpático), com penalties, expulsões, foras de jogo, tudo a sorrir para o mesmo lado, mais parecia campeonato portugues! Mas o maior roubo foi mesmo conseguir castigar Thomas Mueller, pior ainda que eliminar Portugal em fora de jogo ou permitir que Iniesta desse um festival de megulhos e queixinhas na final, ao contrário de Elia que mesmo sofrendo falta acabou vendo essa jogada transformada em titulo mundial para o adversario. Compreendo agora porque havia portugueses a acreditar na selecçao do Carlos, o que faltava nao era treinador, era um Madail a mandar em arbitros em vez de mandar em... mas o que é que ele faz mesmo, ajudem-me...

Quanto à final, foi um jogo morno, quezilento, com entradas muito duras como a de De Jong, com jogadores a confirmarem o estatuto de "melhores do mundo na sua posição", caso de Iker Casillas, e outros, como Van Persie, demonstrando que nao era só Scolari a teimar com o ponta de lança, quando Pauleta passou o euro'04 a falhar golos, na Holanda foi Van Persie que passou a competição a fazer figuras ridiculas, quando no banco estava Huntelaar e na Holanda estava um Van Nistelrroy que, mesmo reformado, teria feito muito melhor figura.

Robben fez um excelente mundial, até porque esteve, qual Nani, com os 2 pes fora da competição, mas ao contrario do crioulo portugues, arranjou forças e cojones para superar as maleitas e ajudar a sua selecção. Mas como se costuma dizer, no melhor pano cai a nódoa, os 2 falhanços, isolados, que Robben desperdiçou, qual Postiga (ou Hulk, esse tambem nunca marca quando isolado, ja dava para fazer um bom video para os apanhados...), custaram o titulo à Holanda, que é da selecções mundiais ainda sem titulos a que mais o merece, inquestionavelmente! É certo que no segundo falhanço a culpa é do arbitro que nao viu (correcção, viu mas fingiu nao ver) o agarrão de Puyol, que teria valido um livre perigoso à entrada da area espanhola (algo parecido com os 4 ou 5 livres atribuidos generosamente pelo arbitro aos espanholados) e a respectiva expulsao do defesa. Ainda assim nao se pode desculpar a forma como Robben permite a intervençao de Casillas, até porque o holandes, em toda a competiçao, primou por remates sempre colocados. Desta vez, com o GR tombado, optou por um remate quase a meio da baliza...

Mas nao foi só Robben, David Villa que ao longo da prova revelou grande sentido de oportunismo, a verdade é que chegado o momento da verdade, nas meias finais e na final, praticamente desapareceu de campo, surgindo apenas para falhar um golo certo! É um bom avançado, o melhor da Espanha, mas cuidado com a sobrevalorização, basta olhar para o parceiro Fernando Torres e perceber que o patamar onde o tinham colocado era claramente acima do seu real valor.



A fúria expressa no rosto e gestos de Sneijder têm toda a razão de existir, Howard Webb, tirando o caso da expulsão evitada a De Jong (e acredito que apenas assim agiu para proteger o espectáculo da final, um jogador a menos aos 30 minutos ainda resultaria na repetição da meia final da Champions em Nou Camp, alguém iria querer ver aquele espectáculo anti futebol all over again? Aceito a decisão do árbitro, a menos evidentemente que Xabi Alonso tivesse sido substituído!) decidiu sempre a favor da Espanha, sobretudo após o intervalo, deixando a suspeita no ar: quem o visitou nesses 15 minutos de descanso, quem achou por bem que estaria na altura de compensar a Espanha até ao último suspiro de jogo? Angel Villar? Evidentemente que não, mas andamos todos a dormir, Antónios Araujos existem em toda a parte, ou pensam que em Portugal é que se inventou a fórmula?...

Iniesta é um grande jogador que sempre admirei, mas a partir do jogo da final vou olha-lo com outros olhos, é inacreditável a fama que alguns têm de mergulhadores e simuladores (o nosso CR é a referência padrão) e outros têm enorme proveito! Iniesta passou a partida a tentar arrancar faltas nas proximidades da area adversária e, não satisfeito, sempre a gemer qual virgem na primeira noite para amarelar e avermelhar os adversarios. Estranho, pensava que ser melhor do mundo significaria vencer adversários de forma leal e honesta, 11x11, mas eu de Espanha nunca espero grande coisa, ao contrário de outros portugueses.

Wesley Sneijder teve uma época de 2009/10 verdadeiramente assombrosa. Já filmes serem feitos em Hollywood com argumentos muito inferiores, que dizer de um jogador que em Julho de 2009 é dispensado e humilhado publicamente pelo presidente do seu ex clube, que viaja para um novo País e nova realidade, que recupera a vontade de jogar, tendo um treinador que além de extrair o melhor que possui ainda lhe desenvolve outras áreas menos conhecidas, como a agressividade na conquista da bola, um jogador que parte em conquista dos maiores trofeus em disputa na Europa e que chega ao Mundial de África com a possibilidade de um feito rarissimo: conquistar tudo, absolutamente tudo! Faltou um árbitro à altura do desafio, faltou um treinador mais sagaz de modo a compreender a fórmula de combater aquele futebol de empata-fodas para espanhol ver, enfim, faltou muito pouco para Sneijder inscrever o seu nome na história do futebol mundial. Ainda assim, e apesar de todos os lobbies existentes para eleger pulgas e anões como os melhores do mundo, espero bem que haja bom senso na gala da FIFA no próximo Dezembro: World Fifa Player of The Year: evidentemente Snijder, Wesley Sneijder.

Há um espanhol que simpatizo. Don Vicente, o único que domou a besta apelidada de Galácticos! Sim, ao contrári odo mito cuja origem só pode vir do bueiro de Barcelona, os Galácticos tiveram um era de sucesso, onde venceram tudo, com futebol sem takas nem tikas, ou melhor, com essas tangas mas igualmente golos, muitos golos! Vicente Del Bosque foi convidado a sair de Madrid para entrar o supra sumo da nulidade, o nosso Carlos. Há decisões históricas que ficam para sempre como grandes mistérios da Humanidade, essa será sempre uma delas. Mas Del Bosque soube esperar, nunca teve uma palavra amarga nem ressentida e, mesmo levando com o Luis "40 anos sem ganhar nada" Aragones, o unico espanhol que torceu pela Holanda na final (parabens aos espanhois, ainda assim bem melhores que os largos milhares de pseudo-tugas que torceram pela Grécia em 2004, apenas para poderem festejar a frase "o Baia é campeão europeu, e o Scolari?", conseguiu ter uma selecção unida, como ele próprio fez questão de referir no final da prova, algo que não consegue quem quer (não é Carlos?) mas sim quem tem competências para tal.

Palavra final para a África do Sul, que conseguiu organizar com competência a segunda maior prova desportiva mundial, ogo após os Jogos Olimpicos. Tirando o estado dos relvados e o barulho das vuvuzelas, que poderiam ter sido evitados, a competição decorreu sem escandalos nem problemas de violência, algo que o Mundo temia com motivos reais. Parabens para os sul africanos, em especial para Nelson Mandela que soube esquecer rancores e perdoar em nome do futuro de um País que pode ser o motor económico e financeiro de África, assim as diferentes saibam conviver como o demonstraram neste mês de competição.

7 comentários:

OAutor disse...

Pirata, o vice-presidente do banco central europeu é português...o presidente da Comissão Europeia é portugues!! tb temos gente na FIFA!! O que é que tiramos dai??? NADA!!!!!

A espanha foi claramente prejudicada nesta final...no final da primeira parte com uma arbitragem europeia a holanda só estaria com nove em campo!!! foi o arbitro do futebol parte pernas que os salvou!!!

Quanto a jogada do golo é do mais ridiculo falar em falta contra a espanha (e têm razão que houve uma falta clara)... mas vocês são os tais que dizem que no benfica - porto o golo do saviola é precedido de fora do jogo, mas que passou muito tempo até a bola chegar ao jogador do benfica!! Desta vez digo-vos que dizer que o golo da espanha é precedido de falta é a mesma coisa que o sporting sofrer um golo com a mão na segunda jornada do campeonato e dizerem que por isso não foram campeoes!!!!!

Ide lá comprar comprimidos para a azia...grandes PATRIOTAS!!!!!

OAutor disse...

Peço desculpa...o golo sofrido pelo sporting com a mão foi á terceira jornada dia 2006-09-17!!!!

Anónimo disse...

De regresso após dez dias dias de férias reconfortantes no Algarve, na cidade que regressa ao escalão máximo do futebol nacional, Portimão, tenho a dizer que fiquei farto de ver espanhóis a festejar o titulo mundial de futebol!

Coños de mierda, até em Portugal fizeram a festa!
De consolo era ver as holandesas, altas e loiras, tristes pela derrota da sua selecção, mas logo animadas pelas noites algarvias.

Quanto à vitória da Espanha, não penso que os holandeses tenham razão de queixa da arbitragem. Apesar de não ter gostado nada de ver aqueles hijos de p... serem campeones, pior só mesmo se fosse o brasil a ganhar, acho que não foi pela influência do árbitro que ganharam.

Também não acho que tenham sido deslumbrantes como no Euro, mas mostraram ser capazes de um futebol prático e eficaz para garantir a vitória, sobretudo pela margem minima e marcando na ultima meia hora de jogo, acabando por não dar hipótese de resposta ao adversário.

OAutor disse...

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Sporting/interior.aspx?content_id=452330


PIP PIP PIp

OAutor disse...

falando de coisas sérias...estou a tratar da nova imagem do blog!!

A frase que vemos no cabeçalho (a justiça é cega...ou não) vai ser alterada!

proponho que me dêem algumas ideias!!

OAutor disse...

http://www.youtube.com/watch?v=6muC_G2B9EU&feature=player_embedded

lololol

Picareto disse...

Proponho a frase original das origens do blog:

AQUI FAZ-SE A JUSTIÇA DO FUTEBOL!