Redes Social

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

O Caso Mateus



O caso Mateus marcará a história do futebol português, sendo que as consequências do mesmo poderão ser drásticas para o futebol nacional. Para já ficam os actos do presidente do Gil Vicente, António Fiúza, sempre a insultar tudo e todos que possuam argumentos contrários aos seus, ignorando aos leis pelas quais se regem o futebol nacional e mundial, recorrendo, e ameaçando continuar a recorrer aos tribunais comuns, até a justiça ser a que ele pretende que seja. E aos actos desse senhor há que somar ainda as constantes atoardas de Valentim Loureiro, incapaz de largar o poder e cometendo a heresia de ir contra as leis pelas quais o futebol é governado, apenas e só para anunciar alto e bom som que os jogos estavam suspensos, como se fosse uma vendetta pessoal contra quem nele não votou. No meio disto tudo há a destacar a sensatez de Cunha Leal e dos juízes do CD e CJ da LPFP e da FPF que decidiram, dentro das leis, aplicar a justiça desportiva.

Se é bem verdade que o futebol deve ser jogado somente dentro das quatro linhas e que é dentro dessas linhas que o vencedor deve ser premiado, e que o Gil Vicente tem argumentos desportivos para se sentir lesado, também não deixa de ser verdade que a utilização de um jogador amador com contrato profissional vai contra os regulamentos e que o clube deve ser penalizado com derrotas nos jogos em que fez actuar esse jogador. Ora como Mateus actuou em dois jogos que valeram a conquista de 6 pontos, o caso era de simples resolução: a retirada desses pontos no somatório total dos pontos obtidos. Mas como o senhor Fiúza, contra os regulamentos desportivos, achou por bem fazer queixinhas, agora sujeita-se ao que diz o regulamento. Parece-me cada vez mais evidente que só resta à FPF colocar o Gil Vicente nas distritais de Braga, sendo o único a culpar o tal de Fiúza, que com a sua teimosia e insensatez está a condenar o seu clube.

Mas eu compreendo o Fiúza. Agora, depois deste circo todo, tem de levar o espectáculo até ao fim! Em momento algum poderá reconhecer o seu erro, pondo dessa forma o seu pescoço a jeito para a enfurecida população barcelense se vingar. O que eu não entendo é que alguns iluminados possam pôr em causa a FIFA, acusando-a de prepotente e fascista! Isso é pura demagogia, idêntica à utilizada pelo famoso gang do G14! A FIFA, para os mais distraídos, apenas faz cumprir os regulamentos do futebol que todos aceitaram de antemão! Sim, um clube que seja criado e que deseje entrar num qualquer campeonato distrital tem de aceitar os regulamentos da competição. E, se quiser seguir prós nacionais, idem aspas! Ou seja, quem não aceita as regras do jogo tem uma solução muito simples: não joga ou então cria o seu próprio campeonato! Imaginemos o caso da FIFA permitir que os clubes recorram prós tribunais comuns. Como se pode recorrer três vezes a decisão de cada tribunal, do de 1ª Instância, passando pelo da Relação até chegar ao Supremo, é fácil imaginar o tempo que não levaria para que cada caso bicudo ficasse resolvido. Basta ver o que se passa com o Gil Vicente. Se a FIFA não intervém rapidamente o caso arrasta-se o suficiente para que, quando viesse a decisão final, já estivéssemos em plena segunda volta da prova!

Conclusão: as provas organizadas pela FIFA e pela UEFA, que são confederações e organismos de direito privado, não obrigam ninguém a nada, muito menos a inscreverem-se nas suas provas. Têm regras e regulamentos próprios que são do conhecimento geral, onde se contam normas disciplinares, que os interessados têm de cumprir. Uma delas é que, sob pena de exclusão, as partes não recorram aos tribunais judiciais ordinários dos respectivos países, e o motivo é óbvio, como o exemplo acima prova. O que vai acontecer é muito simples para os engravatados da FIFA: ou o Gil Vicente é punido ou então é punida a Selecção Nacional com a exclusão do apuramento para o Euro’08 bem como a exclusão de todos os clubes participantes nas provas da UEFA. Que o Fiúza se esteja a cagar para o bem nacional ainda compreendo, agora os Loureiros da Liga? Está é na altura do futebol profissional voltar para a alçada da FPF…

11 comentários:

Mitico disse...

Boas noites

Pirata é um excelente post...

Só existe um pequeno grande enorme senão:

É que os clubes funcionam como empresas.

O presidente do conselho de administração nao pode ir a tribunal?

Os trabalhadores nao podem ir a tribunal?

A FIFA está sim com medo! Tal como estava com Bosman ... aquele que foi proibido de jogar e agora, tal como disse anteriormente, tem nome de Lei.

Vai ser cómico ver o nome: LEI GALO!

E como será, o nome desta lei, em Inglês? :)

Abraço a todos

Mitico disse...

Mas atenção:

Concordo plenamente com a atitude do Belenenses e do Leixões.

Estão a lutar pelo que é deles!

Moral da história de tudo isto:

PALHAÇADA!!!

Abraço a todos

Anónimo disse...

Quando nao existe organização acontecem estas palhaçadas!!! e se os clubes e fizessem greve enquanto os palhaços tiravam o nariz??? se calhar era a melhor atitude!!!

Ramos disse...

Caros bloguistas

Na minha modesta opinião, o Gil Vicente deve ir até às ultimas consequencias, nem que para isso, o clube acabe e as equipas portuguesas não possam ir às competições europeias.

Acerca da selecção (de alguns pseudo-portugueses) se não poder participar, na fase de qualificação para o europeu, não se perde nada.

Mitico disse...

Já tinha saudades de um Rui Ramos à antiga!

Explosivo :)

Sobre este caso tenho a minha opinião e já a referi em cima...

Quanto aos apitos dourados etc etc proponho à Fifa um apito Fiscal em Portugal e veremos onde isto vai parar.

Mas quem sou eu para dar ideias?

Abraço a todos

Mitico disse...

Pinto da Costa crítico

Quem não imagina o F. C. Porto fora da Liga dos Campeões é Pinto da Costa. "A Federação e a Liga têm mecanismos para impedir que isso aconteça. Estou seguro que isso não acontecerá".

Pinto da Costa mostrou-se bastante crítico da situação que abala o futebol português. "É um autêntico caos. Não tenho nada a ver com este caso. Felizmente, por mais que queiram, não conseguem envolver o meu nome nisto", afirmou, acrescentando

"Toda a gente sabe que não apoiei esta Liga. Toda a gente sabe quem lá pôs o director-executivo, Cunhal Leal, a Comissão Disciplinar, quem patrocinou a Liga de uma ponta à outra. Curiosamente, são os mesmos que agora dizem que é preciso regenerar e tirá-los de lá. Dá-me vontade de rir, porque fui sempre contra a eleição destas pessoas. Agora, quem os lá colocou diz que é uma vergonha e um caos. Não tenho nada a ver com a Federação, nem com esta Liga, nem com o Gil Vicente, o Leixões, o Belenenses. Só tenho a ver com o F. C. Porto. Mas, por tabela e negativamente, é mau para o futebol português. Logo é mau para o campeão nacional e vencedor da Taça. Estamos a passar uma má imagem do nosso futebol".

OBRIGADO PRESIDENTE!!!

ESTOU ESCLARECIDO!!!!

Ramos disse...

Ontem~, na RTP 1, o presidente do Gil Vicente partiu a loiça toda. Então o Cunha Leal é o grande mafioso.........

Ramos disse...

Caros Caçadores

O tribunal do Futebol tem a honra de declarar aberta a época de caça ao frango de galinheiro.......

Mitico disse...

OS 3 Ricardo's!

Costa, Rocha, Homem churrasco...

Chiiiça...

Anónimo disse...

O auto da barca do inferno, assim poderia ser designado o trilho traçado pelo presidente do clube do galo...como sabem os autos do gil vicente foram sempre alusivos a justiça e a lutas desiguais, o gil vicente instituiçao resolveu imitar o pai do teatro portugues, só que desta vez é vida real e na vida real quando se mexe com merda até as mosquinhas ficam chateadas!!!!!

PS: eu apoio o gil vicente na luta e tambem no luto!!!

Anónimo disse...

Ricardo, fecha as pernas, e digo isto não por cheirares mal, mas sim porque é golo!!!!!