Redes Social

quinta-feira, 6 de julho de 2006

PORTUGAL vs frança



A selecção portuguesa não conseguiu alcançar o sonho de participar na final do Mundial da Alemanha, depois de ter perdido por 1-0 ante a França nas meias-finais. Zinédine Zidane apontou o único golo da partida, aos 33 minutos, na sequência de uma grande penalidade...

Aos 31 minutos, o árbitro Jorge Larrionda assinalou uma grande penalidade a favor dos franceses, por derrube de Ricardo Carvalho a Henry no interior da área, num lance que motivou alguns protestos por parte dos atletas lusos. Chamado a converter o castigo máximo, Zidane inaugurou o marcador, com um remate colocado. Ricardo adivinhou o lado para o qual foi a bola, mas nada podia fazer para travar o disparo do nº 10 gaulês.




Aos 60 minutos, Portugal sofreu uma contrariedade, já que Miguel foi forçado a abandonar o relvado, devido a lesão, entrando Paulo Ferreira para o seu lugar. Sete minutos depois, Scolari optou pela entrada de Simão Sabrosa, rendendo um apagado Pauleta. A quinze minutos do final, o seleccionador da turma das quinas deu o tudo por tudo, fazendo entrar Hélder Postiga para o lugar de Costinha e aos 77 minutos Portugal esteve muito perto do empate, após um livre de Ronaldo. Barthez não conseguiu segurar e Figo, na emenda, atirou por cima, de cabeça.

Resta agora aos atletas lusos a luta pelo terceiro lugar, num jogo que terá lugar no próximo sábado, ante a anfitriã Alemanha.

12 comentários:

Mitico disse...

Boa tarde a todos os que gostam de futebol.

Ontem no fim do trabalho entrei no café para registar o totoloto e não é que deparo comigo a ouvir uma discussão entre o dono do café e 3clientes do clube da aguia. O que discutiam? Scolari, Portugal e o mundial!!!!

Frases dignas de registo:

"... Scolari não teve tomates para arriscar..."

"... Scolari não gosta do Nuno Gomes, é um burro..."

"... Scolari nunca deu a volta quando estava a perder..."

"... o Postiga é uma merd*..."

"... Com o Nuno Gomes eramos campeões do Mundo..."

"... Devia ter jogado o Petit em vez do Costinha..."

"... Nao me aptece ver o jogo contra a Alemanha..."

Ouvi aquilo e ri a bom rir :)

No momento do pagamento, nao consegui ficar calado e intrometi-me na conversa...

Comecei por dizer que no Euro2004 aos 80min Scolari estava a perder 1-0 com a Inglaterra e meteu Postiga tirando Figo... e resultou.
Disse também que já meteu Nuno Gomes e festejou golos dele mas que também ja o fez entrar a titular e zerinho...!
Disse-lhes que o Petit nao podia jogar e que Costinha já nao era mais jogador do FC PORTO e para esquecerem a azia do golo de Manchester.

Terminei a dizer que eles pareciam o Pinto da Costa a descascar em Scolari...e que eram uns Portugueses de festa.

Peguei no troco e vim embora.

Meus amigos de blog, critiquei Scolari MAS DEFENDO CLARAMENTE A SUA CONTINUIDADE.

Nunca antes este país viu a sua selecção num prazo de 2 anos chegar a uma final do campeonato da europa e às meias finais de um campeonato do mundo.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Europeus de Futebol:
1964 - vencedor:espanha;
1968 - vencedor:italia;
1972 - vencedor: alemanha

Mundiais de futebol:

1962 - Brasil
1970 - Brasil

PERGUNTA: ONDE ESTAVAM OS MAGRIÇOS????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

El Pirata disse...

os magriços e respectiva geração viram-se e desejaram-se para conseguir o apuramento pro mundial de 66, apenas obtendo na ultima jornada, nas antas, frente á checoslovaquia, com um nulo e com uma aclamada exibiçao de Carvalho, gr do sporting. Ou seja, para alem de falharem o apuramento pras competiçoes de 60, 62, 64, 68, 70 e 72... conseguiram apurar-se pro famoso mundial de 66 à rasquinha!


Nao pretendo subestimar essa geraçao que foi de facto a primeira de ouro (nao existe nem poderá nunca existir somente uma geraçao dourada, ainda para mais quando se fala de varias decadas) mas a verdade é cristalina: a maior dificuldade das selecções portuguesas é conseguir o apuramento; uma vez lá só fazemos asneiras quando a federação nao tem pulso nem força para manter a ordem (mundiais de 86 e 2002).


Mas voltando ao tema Selecção 66, vi à pouco um documentario onde os jogadores criticavam o seleccionador manuelda luz afonso, por ser tremendamente benfiquista e nao colocar a jogar outros que nao os do seu clube, dando-se o caso do Jose Torres andar a jogar com dupla infltração e com avançados da categoria de Figueiredo a aquecer o banco! E, nao esquecer, na altura nao eram permitidas substituiçoes durante os jogos! Apos o jogo da Coreia, era evidente que a equipa estava de rastos e era necessario trocar quase todos, só eusebio era insubstituível. Sao verdades como estas que os intelectuais que agora condenam scolari se deviam debruçar, em vez dos eternos elogios ao que se passou em 66! Nao falem em esquemas dos ingleses mas sim da incompetencia do tal seleccionador que foi carrasco nas pretensoes ao titulo!

El Pirata disse...

Quanto ao jogo das meias finais, Scolari fez o que pode, que tal dizer que os 3 mais brilantes jogadores da selecção falharam redondamente:

- Ricardo Carvalho foi ingenuo, no minimo, no lance do penalti, que acabaria por ser um dos 2 lances de possivel golo que a frança teve em todo o jogo! Ou seja, no plano defensivo, tudo ok na tactica scolari

- Deco passou ao lado do jogo e do mundial. Nao vou bater no ceguinho, todos sabem o que penso das naturalizaçoes, mas é um facto que deco nao foi o deco do barcelona. Está cansado? Tem motivos para isso, mas tambem figo estava cansado e até lesionado em 2002 e muito invejoso fez dele bode expiatorio e o apelidou de velho, entao somente com 29 anos! A pouca vergonha nunca terá limites...

- Por falar em Figo, vai ficar na memoria o seu falhanço, a mais clamorosa ocasiao de golo. Tou certo que ele nunca esquecerá aquele momento, logo ele que, com 15 anos dedicados á selecção, quereria uma despedida em beleza. Mas só nao falha quem nao joga e, em abono da verdade, nao me recordo ver Figo marcar um golo de cabeça. Ora, se até jardel falhou golos aquela distancia...


Sao estes 3 os principais culpados. Se é que se pode chamar isso aos 3 craques da selecção, selecção essa que fez de uma possivel campeã mundial... gato sapato! Nem Brasil colocou a França com 11 jogadores colocados nos ultimos 30 metros de terreno! A segunda parte foi frustante, é verdade, mas se calharem rever o jogo, vão ver aquilo que eu já vi: a França tremia por todos os lados para nao sofrer o golo. Parecia o Arsenal frente ao Barcelona e, se tivessemos empatado, nada nem ninguem nos impediria de vencer o jogo. Foi pena mas tenho muito orgulho naquele grupo de jogadores que nao nos deixou ficar mal.


E agora? Bem, agora é fazer o que se anda a fazer ha dez anos para cá! Mais um apuramento para uma grande competição, no caso o euro'08 na Suiça e Austria! Tirando a besta do Artur Jorge, todos os outros têm levado a selecção onde realmente interessa estar, no centro das competiçoes, sem bailaricos nem estatutos de "brasil da europa" mas com garra, espirito combatitvo e luta pela vitoria! O Portugal dos pequeninos acabou-se de vez! E é tentanto, meia final atras de meia final, que o titulo chegará!E quando chegar esta geração de 1996-2006 nao será esquecida, já que foi ela que permitiu a mudança de mentalidade no nosso futebol.



Obrigado Figo, Paulo Sousa, Baia, Couto, Rui Costa, J.Costa, Paulo Bento, S. Conceição, JVP, Capucho, Rui Jorge, Costinha, Pauleta, Petit, Domingos, Pedro Barbosa, Sa Pinto, entre tantos outros que deram (e poderão ainda vir a dar um pouco mais...) contributo à selecção nacional na ultima decada, a decada da confirmação de Portugal como País de topo no futebol mundial!

Anónimo disse...

Pirata: o Figo, ou como lhe chamam os amigos, Luis Figo, não esteve 15 anos seguidos na selecção, ele foi o unico jogador portugues que abandonou a selecção para mais tarde voltar!!!

E não falo mais do figo em portugues...para a proxima vou falar do figo na lingua que ele recebeu e agradeceu o titulo de melhor jogador do mundo...em castelhano!!!!

Mitico disse...

Amigo Pirata

Excelente comentario...

Nesta hora é bom lembrar aqueles que pela selecção passaram e ajudaram a construir este sucesso. Nunca me esquecerei daquela noite em que no estádio da luz chovia a bom chover e vi o Vitor com o joelho desmontado num autentico 88 a pedir substituição e segundos depois teve que pontapear uma bola para defender as cores do seu país... caiu no chao e pediu ajuda.

Quantos dos portugueses faziam aquilo?

Ao Baía um agradecimento especial. Nao merecia ter ficado de fora dos convocados.

Quanto ao teu comentario, achei bem e concordo com ele.

Quanto ao Autor :) aquela saída do Luis do FC. Barcelona para o Real Madrid ainda nao foi esquecida :)

Abraço

Anónimo disse...

Mitico, não te deixes levar outra vez pela comunicação social...

O figo conseguiu chegar onde nenhum outro jogador portugues chegou...o luis figo de barcelona chegou e ficou no coração de todos os rigorosos adeptos catalães e de todos aqueles espalhados pelo mundo que se identificam com os valores do clube catalão...esse era o LUIS FIGO o deus da cataluña!!!!!

O figo portugues não é o mesmo, porque se fosse o mesmo teria sido o melhor de sempre!!!!!

Mitico disse...

Amigo Autor

Nao posso concordar contigo quando dizes:

"...O figo conseguiu chegar onde nenhum outro jogador portugues chegou..."

Figo esteve no Barcelona... até o simao lá esteve.

Figo esteve no Real Madrid, Secretário foi Campeão Europeu como ele.

Figo está no Inter de Milão e Paulo Costa também lá esteve.

Por isso eu nao me deixo influenciar pelos jornais. Leio, sorrio e dou a minha opinião.

Luis apesar de abandonar a selecção (duramente criticado por mim nessa altura) ele provou que apesar de tudo, que ainda gosta do seu país e é de louvar que esteja a investir no algarve algum do seu dinheiro, juntamente com um empresário hoteleiro bem conhecido de todos nós... o amigo PAULO CHINA! O "Animal" dos famosos... o tal que aparece! :)

Anónimo disse...

Mitico eu converso contigo hoje á noite no tasco do costume!!! leva dicionario portugues - castelhano!!

PS: O paulo china é um dos culpados da barbaridade que o gajo com nome de fruto seco fez ao seu clube do coração....o FCBarcelona!!!!

Mitico disse...

"...Ricardo Costa foi a surpresa de Luiz Felipe Scolari na convocatória para o Mundial 2006. Com apenas 25 anos, é dos jogadores com maior currículo na selecção nacional. Este sábado estreia-se na Selecção de Portugal..."

Confesso que o meu maior medo é ver este artista a ser expulso logo aos 10min. :)

Abraço a todos

PS: Amigo Autor, ou é de mim ou o amigo Pirata não vai gostar de ler aquilo que escreveste sobre o Luis de Portugal!! :)

Picareto disse...

Luís de Portugal?

Esse não era cantor de uma banda que deu frutos e depois entrou em decadência chamada excesso?

Ou seria João Portugal?

Seja como for já têm algo em comum.

Picareto disse...

Deco esforça-se para falar português, Figo esforça-se para falar castelhano.

Continuo sem perceber onde estavam os magriços. Geração essa que nem para um euro se conseguiram classificar.

Uma pergunta...qual o clube onde tradicionalmente os jogadores com problemas com bebida acabam a carreira?