Redes Social

sábado, 11 de maio de 2013

A Decisão



É já dentro de momentos que começa o jogo que decide o campeonato. Sim, porque a última jornada, dê por onde der o resultado de hoje, é somente para cumprir campeonato. Se o Benfica triunfa hoje, está feito, matematicamente é campeão. Se empata, seguramente que o Capela sai da jarra, não se pode facilitar como se viu contra o Estoril. Se for o Porto a vencer, bem, já tenho mais de 25 anos a ver a estrumeira que decorre no futebol português para ter 100% de certeza que mesmo com a equipa B o Porto vai a Paços de Ferreira triunfar. 

O que dizer do campeonato 2012/13? Bem, para ser isento, é simples: o Benfica foi a melhor equipa, mas isso de ser a melhor equipa não implica que cada 3 pontos em disputa em cada jogo estejam logo atribuídos antes do jogo, ou simplesmente pela nota artística como diz o mestre do tremoço. Houve casos que ficaram na memória, sobretudo o penalty sobre Gaitan com a Académica aos 95 minutos, absolutamente ridiculo, e ainda mais ridiculo os 3 que ficaram por marcar a favor do Sporting no derby da Luz. São casos graves, sobre os quais não se pode passar uma simples esponja. Claro que o adversário directo, FC Porto, não pode carpir mágoas ao melhor estilo do José António Seguro, porque também mama como gente grande na teta dos erros de arbitragem. Olhando para a tabela classificativa e vendo a diferença dos dois primeiros para os restantes fica-se na impressão que estamos na presença de uma dupla à Real Madrid, ou Barcelona, ou Bayern Munique ou Manchester United, algo que está mostruosamente longe da realidade, o que eu sei e outros saberão também, é que se Benfica e Porto equipassem à Paços Ferreira e o Paços equipasse de azul e vermelho alternadamente, se calhar estaríamos com um trio candidato ao título. Estarei a exagerar? Provavelmente, mas ao ver muitos dos jogos dos azuis e vermelhos, nunca adivinharia que conseguiriam mais de 80% dos pontos em disputa no campeonato, e se calhar, pro ano, até chegam ao ridiculo dos 90%, vale tudo neste anexo angolano...

Ficam aqui também os parabens ao Paços de Ferreira, época a roçar o brilhantismo, de um clube sem dívidas e sem promessas de contratos milionários. Pagam o que podem e cumprem, um exemplo para a liga de clubes, se calhar há mais na segunda liga que podem fazê-lo, mas há que manter alguns mamões na primeira, mesmo sendo constantes devedores. O quinto/sexto lugar do Estoril é notável, merecem pela época que prometiam fazer desde a pré temporada e que cumpriram, com um jovem treinador que promete.

Já o Sporting continuou a saga em que se meteu desde que rompeu com Paulo Bento, o tal forever que muitos achavam uma estupidez mas que agora devem bater com a cabeça na parede por teimarem auto-destruir o clube por dentro. Mantemos por lá um velho burro e teimoso que alguns querem endeusar mas que a mim me perturba e tira do sério. Espero mudanças para a próxima época, a apostar na juventude não é com um sujeito que destruiu o trabalho de Carlos Queiroz nas camadas jovens da federação! 

Ainda quanto ao clássico de hoje, quero destacar as duas frases anedóticas, uma de cada treinador:

JJ: Aconteça o que acontecer ninguém apaga a época de sonho
VP: Os títulos não se dão, nem se compram, conquistam-se.

Bem, no caso do VP, sendo ele treinador do Porto, a frase dispensa grande comentários, um caso clássico de "chama puta aos outros antes que te chamem a ti". Vitinho, faz as malas que nem com o título ficas, és a prova provada que até um macaco no banco portista, o clube arrisca-se na mesma a ser campeão. Já no caso do JJ, mas qual época de sonho qual quê? Com derrotas contra Porto e Chelsea, fica só a taça de Portugal para conquistar. É essa a definição de época de sonho? Este tipo é o maior bardino fala barato que alguma vez vi, ao menos o Mourinho GANHA! Pode ser um cromo arrogante mas GANHA. Enfim...

Acabo com o video de apoio dos lampiões ao seu clube para o jogo de hoje, com a imediata contra resposta portista, que teve mesmo muito piada. Deixemo-nos de tangas, eles vêem ao Porto totalmente borrados e têm razão para isso, pessoalmente arrisco uma vitória portista, não tanto por mérito mas porque o cabeludo cigano que treina os lampiões vai arranjar maneira de mostrar que o seu mestrado em táctica só é superado pelo mestrado do Relvas.





Sem comentários: