Redes Social

segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

LIga BWin - 12ª Jornada

O derby foi para mim de total descontentamento. Hoje, passadas que estão as 48 horas necessárias para limpar o organismo, só consigo ter um pensamento relativamente ao jogo: Taça de Portugal, 5ª eliminatória, Estádio da Luz, Benfica vs Sporting. É este o meu desejo, já em Janeiro, novo confronto e Paulo Bento até se pode dar ao luxo de inventar novamente. A derrota, mais do que amarga, deixou uma imagem de irrepetível! Que venha um rápido tira teimas e de preferência no galinheiro.


Quanto ao jogo da jornada, aqui ficam algumas notas soltas:

- Paulo Bento pretendeu surpreender Fernando Santos e, por tabela, todos os portugueses. Romagnoli já foi um projecto de grande craque em 2001, quando foi campeão mundial sub-20. Se tem alcançado tudo o que era profetizado, a esta hora estava a ganhar 30 vezes mais e jogava em Espanha ou Itália. O Romagnoli que os portugueses conhecem desde Janeiro é um jogador sem garra, muito talentoso com a bola nos pés mas inoperante sem ela. Ora, num clássico, onde a garra se sobrepõe ao futebol propriamente dito, jogar com Romagnoli (e, já agora, com o Nani do empresário Mendes…) é um erro. Mas um erro ainda se compreende, agora colocar Bueno (e já agora colocar Kikin era a mesma coisa…) a titular, um jogador que psicologicamente anda pela rua da amargura, já é correr riscos desnecessários. E Bueno até se esforçou e mostrou empenho, mas quando a vida corre mal, não há volta a dar. E basta relembrar Postiga, que agora até marca se a bola lhe bater na penca… mas ainda há pouco tempo precisou de 20 jogos para marcar um golo! Por isso todos entendemos o que é a permanente ineficácia. Faz bem Paulo Bento em moralizar o seu jogador; faz mal em apostar nele a titular num jogo de tal importância. Começa aqui, nestas duas escolhas, parte da explicação para a derrota.

- O Benfica. Bem, sinceramente, se tivesse sido o Paços de Ferreira equipado de vermelho não teria ficado surpreendido. Marcaram aos 2 minutos, enfiaram 8 elementos (mais GR) a defender no ultimo terço do campo, marcaram num tremendo erro de Nani e Custodio e, tirando o remate do rato italiano, mantiveram o forte bem defendido, queimando tempo com lesões ficticias! Ora, para quem se lembra do 3-6, da noite fabulosa do JVP, só pode chegar a uma conclusão: este Benfica, que teve um Sporting em noite péssima, limitou-se a gerir a sua dose de sorte, jogando na perda de tempo, aguentando-se bem fechadinho e trancadinho. Pobreza franciscana

- Quim. Até tinha uma certa estima por este individuo, constantemente colocado de lado no plantel encarnado e que só agora tem tido oportunidades, mas agora que se revelou como um traste, um farrapo velho, só aguardo pelo próximo frango para me rir. Com que então o moçoilo rebola como um cão carregado de pulgas quando o adversário encosta um braço no seu lombo? Coitadinho, alguem lhe arranje uma coleira desinfectante! Se algo me meteu real nojo no jogo foram as constantes perdas de tempo do GR que deve pensar que joga num clubezeco que tem por objectivo não descer de divisão. E, para compôr o ramalhete, embora a situação tenha sido branqueada em toda a comunicação social, a mim não me escapou: este saco de pulgas agrediu, com o cotovelo, Liedson nos ultimos instantes do jogo. A imagem inicial é evidente, a SportTv encarnada mostra uma repetição de outro angulo, mais propicia aos seus interesses, e nunca mais vejo a imagem reveladora da falta de caracter do badameco! Mas o Cristiano Ronaldo vai fazer-te as caridades, pelo menos é esse o meu desejo.

- Para acabar o arbitro, Jorge Sousa, o incompetente de serviço. O idiota do pasquim já tinha escrito uma enorme barbaridade, comum nele, afirmando que nunca um arbitro do Porto tinha arbitrado o derby… ao que parece Paraty não é do Porto! Idiota! O que eu desejo é nunca mais ver um arbitro da AF Porto arbitrar um derby e, já agora, arbitrar qualquer jogo do Sporting. As palavras do professorzeco Jesualdo (mais um que só vence no FCP, estranho…) após a vitória no Restelo já tinham sido bem suspeitas: «Agora vamos esperar pelo Sporting-Benfica para aumentar a vantagem.». O bronzeado treinador saberia de antemão que o Benfica pontuaria? De facto, ao ver a forma como não se marca penalti sobre Miguel Garcia, a forma como uma falta identica sobre Petit, com minimo contacto, dá origem a um livre perigosissimo para Sabrosa, nos instantes finais da primeira parte (já com 2-0, o sacana não vê o penalti mas queria o jogo resolvido ao intervalo...), a ideia com que fico é que o cozinhado foi preparado a 300 km de distância. A agressão de Quim a Liedson é apenas o culminar de uma arbitragem extremamente manhosa e habilidosa. Viram as distâncias da barreira no livre de Tello e no de Sabrosa? Pois, isso é apenas uma amostra do que é a manha num arbitro.

O Sporting não perde por culpa do arbitro mas esta tem um papel determinante na mesma. Querer esconder isto é sonegar a verdade. O mérito do Benfica está na sua capacidade de jogar com 8 nos ultimos 20 metros do campo, de forma bem organizada, como se a equipa tivesse sido preparada para isso mesmo. A mentalidade do engenheiro Santos não muda mesmo…


Nos outros jogos destaque para o frango de Khadim, uma obra de arte, quando uma pessoa pensa que já viu de tudo em matéria de frangos, surge um novo. Nos ultimos 3 jogos o Porto tem efectuado exibições de fraca qualidade, mas somou 9 pontos. Enquanto o Papa por lá andar, é apenas o costume, nada de fazer parar o trânsito.

O Braga lá vai ganhando, e bem, e Carvalhal já vai enterrando o Beira-Mar. Sem surpresas. A única, e positiva, é o crescimento do Estrela do Faquirá. Estou realmente surpreendido.

Aqui fica o momento zen da jornada:

3 comentários:

El Pirata disse...

benfas, é fodido mas é a verdade e tu sabes que tenho razao: o teu benfiquinha nao jogou nada, limitou-se a defender o golito que lhe caiu na rifa! E a verdade é que o teu benfiquinha é mesmo benfiquinha é que nem assim nem com o tao badalado jogo de atraso da primeira jornada que deve valer 20 pontos... passam à frente do SPORTING!

PS:

Afinal parece que o Manchester United têm mais de 200 mil socios... é só rir...

Ramos disse...

Caros bloguistas

O SCportugal demonstrou, mais uma vez, que não passa de uma invenção da comunicação social. Parece que acabou as pilhas à equipa, ou será o natal aí perto???!!!
Gostei de ver a grande exibição do Guarda redes Ricardo - deu m,uitos saltos, cambalhotas e defesas? Nada.

Acerca dos jogos de amanha, espero que o Porto ganhe, porque não gosto dos Ingleses.Mas se o Porto não ganhar, não será nenhuma crise, pois o porto deixa uma boa imagem na liga dos campeões.

O Benfica vai ter um jogo complicado, mas espero que SLB seja GOLEADO....

P.S. Uma palavra para a boa campanha do Estrela da amadora, desde que mudou o relvado foi sempre a ganhar. tambem gostava de referir o Leixões e soma vitória a traz de vitória.

O Benfas não cantes vitória, pois o SLB não engana ninguem, mesmo os 250 mil socios fantasmas!!!!!

Anónimo disse...

este post é tudo azia de sportinguista ou apenas um normal anti-portismo de quem é adepto de clubes da capital...é lixado a comunicação social fazer do sporting uma grande e jovem equipa, que no fim até é humilhada pelo benfica em casa...nem sequer vou falar no jogo que vi mesmo a bocado...
Uma nota: momento Zen da jornada é o pontapé de ricardo à ricardo...lolololol ainda hoje me da vontade de rir!!!!!