Redes Social

domingo, 30 de outubro de 2005

Jantar do 1º aniversário do blog, realizado no dia 4/10/05



Brinde ao 1º aniversário do blog.





No fim do ataque às francesinhas...(EL Pirata já estava na terceira)






Um jantar muito concorrido. Tivemos que dar autografos às fãs....






Relação saudável entre portistas e sportinguista.







O mitico e o seu nariz.






O dinheiro do sistema...






El Piratinha.....






Jantar sempre bem regado....






Gil a pensar no próximo post. E EL PIRATA após já ter comido 4 francesinhas.....





No fim do jantar , já estava algo.........

sexta-feira, 28 de outubro de 2005

E Agora Para Algo Completamente Diferente...




O objectivo deste post é tentar criar um ambiente positivo e sobretudo de fair-play entre os frequentadores do blog. E para isso nada como “obrigar” os participantes a puxar pelas suas memórias futebolísticas e, com saudade e nostalgia, criarem as seguintes equipas:

- Melhor 11 do FCP
- Melhor 11 do SLB
- Melhor 11 do SCP
- Melhor 11 de jogadores estrangeiros que actuaram em Portugal
- Melhor 11 de Selecção Portuguesa

É um desafio aliciante mas com regras: só podem escolher jogadores que tenham visto jogar e terão que escolher 7 suplentes. A táctica escolhida, de modo a uniformizar as equipas, é a que está desenhada na foto acima. O desafio está lançado, façam as vossas equipas!

PS:

Um pedido especial: fair-play. E sinceridade. Chega de provocações!

Aqui ficam as minhas escolhas;


FCP – Vítor Baia, João Pinto, Aloísio, Fernando Couto, Branco; André, Deco, Jaime Magalhães, Futre; Madjer e Jardel
Suplentes: Mlynarzik, Ricardo Carvalho, Inácio, Semedo, Rui Barros, Domingos, Gomes


SLB – Michel Preud’Homme, Veloso, Ricardo Gomes, Mozer, Schwartz; Paulo Sousa, Thern, Vítor Paneira, Rui Costa; JVP e Magnusson
Suplentes: Neno, Aldair, Marchena, Poborsky, Isaías, Simão Sabrosa, Edilson

SCP – Schmeichel, César Prates, André Cruz, Luisinho, Vujacic, Dusher, Hugo Viana, Luís Figo, Amunike, Balakov e Jardel
Suplentes: Ivkovic, Stan Valkx, Oceano, Cristiano Ronaldo, Sá Pinto, Cherbakov, Acosta

Melhor 11 Estrangeiros – Preud’Homme, César Prates, Ricardo Gomes, Aloísio, Schwartz, Dusher, Thern, Poborsky, Cherbakov, Balakov e Jardel

Melhor 11 Selecção Portugal – Vítor Baia, João Pinto, Fernando Couto, Ricardo Carvalho, Augusto Inácio, Paulo Sousa, Jaime Pacheco, Figo, Futre, Rui Costa, Fernando Gomes
Suplentes: Damas, Veloso, António Sousa, Carlos Manuel, JVP, Rui Barros, Manuel Fernandes

terça-feira, 25 de outubro de 2005

PODER TRIPEIRO!!!



Matosinhenses já formaram ontem uma longa fila à porta do seu estádio, mas comprando bilhetes para o recinto do Boavista. A transmissão televisiva obrigou à mudança, que não assusta os leixonenses: o apoio de milhares não faltará e no clube acredita-se que é possível vencer o Benfica, tal como há... 33 anos!!!!


Ontem "voaram" cerca de 1500 bilhetes no Marco de Canaveses e as previsões rasgaram de optimismo. Os responsáveis do Marco prevêem o apoio de qualquer coisa como 4000 ou 5000 adeptos no Estádio do Dragão e ainda hoje deverão solicitar mais ingressos ao FC Porto. No Dragão as bilheiteiras registaram uma procura de ingressos muito baixa...

FORÇA FC PORTO! VENCE POR NÓS!!

segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Sondagem da Semana...
O que pensa dos castigos a Petit e B.Alves? (1 e 2 jogos)
To select multiple entries hold the Ctrl key (or the Apple key)

BRAGA, O BAILINHO, O BENTO E O VILAS!!!



BRAGA

O Braga realizou uma boa exibição, através da qual garantiu a conquista dos três pontos e a liderança na prova. A equipa de Jesualdo Fereira voltou a ser eficaz na defesa e foi perdulária no ataque, apesar de ter infrigido a primeira derrota ao Boavista

FC PORTO

Vitória justissima, resultado escasso. O F.C. Porto passou na Choupana com distinção e reforçou as excelentes indicações deixadas a meio da semana, em ambiente de UEFA Champions League. O regresso do Dragão ao campeonato envolvia-se de dificuldades, face ao valor do adversário e ao palco da partida, mas a noite madeirense acabou por ser francamente positiva

O BENTO

O Sporting foi a Barcelos empatar a 2-2 com o Gil Vicente, num jogo sofrido para os “leões” e de grande determinação por parte dos gilistas. Ao cair do primeiro tempo, o Sporting adiantou-se por Douala e tudo indicava, dada a supremacia territorial que vinha exercendo, que na segunda metade o resultado poderia até dilatar-se. Mas, foi exactamente ao contrário o que aconteceu. Gregory e Carlos Carneiro puseram o Gil Vicente na frente do marcador, que só viria a alterar-se nos derradeiros momentos da partida numa jogada de oportunidade de Liedson a coroar o “forcing” final dos sportinguistas. Pode dizer-se, pois, que o empate se ajusta perfeitamente ao que se passou em campo e ao labor desenvolvido pelas duas equipas.

Vilas...

Sancionar faltas que nem os intervenientes identificaram, passando pela dificuldade em discernir o infractor, até um critério disciplinar incompreensível, muito fez este juiz de Braga para conseguir "aniquilar" os jogadores do estrela da amadora...
Com Vilas destas...a asas da águia estão sempre boas!?!

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

O que aí vem

Jornada 8 da liga bet and win.

Porto - se Adriansse não voltar a inventar, o Porto irá vencer o nacional sem muitas dificuldades. Espero apenas que o Pepe não enterre. Aliás, mal o Bruno Alves tenha cumprido o castigo espero que regresse à equipa.
À também um jogador que tem de sair que é o Jorginho. Anda muito por baixo.

Para mim, contra o Nacional deveria iniciar a seguinte equipa: Baia, Bosingwa, Pedro Emanuel, Pepe, Check, Paulo Assunção, Lucho, Diego, Quaresma, Almeida e Ivanildo.

Nesta jornada começa também a definir-se o futuro do Sporting nesta liga, poderemos aferir se eram os jogadores que estavam contra o Peseiro ou se é um problema de fundo no plantel.

Benfica, mais uma jornada mais um beneficio pela arbitragem, o que será desta vez: mais um jogador que não será expulso? Mais uma agressão que ficará por sancionar? Mais um sumarissimo eterno? Mais penalties forjados?

Já repararam que um sumarissimo para o SLB demora mais de 3 semanas. Engraçado como a justiça é rápida quando se trata de um clube azul e branco que eu cá sei.

DO MENTIROSO À ILHA DA MADEIRA!!!!



Saboreada a vitória no Dragão, que «encheu» o jogador de motivação, Petit aproveitou a oportunidade para tentar, de certa forma, limpar a sua imagem, já que se considera vítima de alguma injustiça. «Nunca fui expulso por agredir um colega de profissão ou por magoar alguém. As vezes que fui expulso foi sempre por protestos junto dos árbitros. Nunca lesionei um adversário e, pelo contrário, já fui muitas vezes magoado e nunca me queixei!» Questionado sobre essa tal imagem de jogador violento que transparece para o exterior, é o próprio quem remata o desmentido: «Toda a gente sabe como jogo. O mister Jaime Pacheco, que me treinou durante dois anos, também já disse que sou duro mas leal e que nunca procuro magoar. Essa fama de sarrafeiro não é justa. Sou um jogador que dou tudo em prol da minha equipa, vou sempre até aos limites, mas sem intenção de lesionar os adversários. Não sou maldoso!»

Na ilha da Madeira:

À terceira será de vez. Goradas que foram duas tentativas de inaugurar a Casa do FC Porto da Madeira, o acto está agora aprazado para amanhã, a partir das 18h00, com a presença de Jorge Nuno Pinto da Costa, que fez questão de estar presente na cerimónia de abertura oficial da 68.ª delegação do clube nortenho.

FC PORTO VENCE POR NÓS!!

quarta-feira, 19 de outubro de 2005

SUAR A CAMISOLA!!!



Co Adriaanse mudou. Neste caso, mudou a combinação de centrais, forçosamente diferente da que levou com as culpas dos quatro maus resultados do FC Porto nos últimos cinco jogos, porque Bruno Alves não está nos convocados. O que vai mudar a seguir, não se sabe, mas dessa segunda mudança - mais do que da primeira - talvez dependa a pequena possibilidade de sobrevivência na Liga dos Campeões contra, em teoria, o quarto pior adversário imaginável para a filosofia Adriaanse. Os outros são o Chelsea, a Juventus e o Milan. Para o FC Porto, a diferença entre este jogo e o do passado sábado, é que desta vez não há mesmo mistério nenhum quanto à atitude da equipa que estará do outro lado do campo. Adriaanse sabe exactamente com o que conta na terceira jornada da Liga dos Campeões, já com 180 minutos jogados e nenhum ponto ganho!

LUTAR! LUTAR! LUTAR! E ..... LUTAR!

terça-feira, 18 de outubro de 2005

Peseiro é...
um chuleco que se está a bater à indemnização?
vitima de uma lobotomia mal feita?
a prova viva da estupidez humana?
a versão Mourinho da loja dos 300?
um burro sem sorte?


segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Carlos Gomes (1932 - 2005) - A Lenda das Balizas


Carlos Gomes, antigo guarda-redes do Sporting e da Selecção Nacional, faleceu esta segunda-feira no Barreiro, vítima de doença prolongada. Aos 73 anos, desaparece uma figura mítica, que alguns dizem ter sido o melhor guarda-redes da história do futebol português, e de que todos recordam a irreverência, imagem de marca de um rebelde.
.
.
Carlos António do Carmo Costa Gomes nasceu no Barreiro, a 18 de Janeiro de 1932. Protagonizou uma das carreiras mais atribuladas do futebol português, muito por culpa da sua forte convicção e irreverência. Com uma vocação fabulosa para o lugar de guarda-redes, aos 18 anos ingressou em Alvalade, vindo do Barreirense, tal como João Azevedo. Quando os dirigentes «leoninos» foram a sua casa para o contratar não se conteve, falando das injustiças sociais, da dignidade violada, do desrespeito e forma esclavagista de tratar os jogadores como se fossem mera mercadoria.

Disseram-lhe que se calasse, que o Barreirense receberia 50 contos pela transferência e ele mais 10. Não se calou, e exigiu 50 só para si. Ribeiro Ferreira, presidente do Sporting, sabendo que precisava de um guarda-redes para substituir Azevedo, cedeu. Seria suplente de Azevedo, «o gato de Frankfurt» durante um ano, e aos 19 anos a camisola número 1 já era sua.

Depressa se tornou ídolo dos sportinguistas, e ao longo de seis anos foi somando títulos, multas e suspensões. Descontente com a remuneração que auferia no Sporting, depois de se sagrar novamente campeão em 1957/58 e após um largo «braço-de-ferro», transferiu-se para o futebol espanhol pela mão de Alejandro Scopelli, que o levou para Granada. Em Espanha conseguiu uma remuneração oito vezes superior à que auferia em Portugal. O Sporting também ganhou bom dinheiro com o negócio (um milhão de pesetas). Os clubes grandes continuaram na sua peugada, concretamente o Real Madrid e o Barcelona, mas os dirigentes «leoninos» deixaram-no apenas transferir-se para o Oviedo. Pelo meio, o Benfica ainda tentou contratá-lo, utilizando o Salgueiros como intermediário. Em 1961 regressou a Lisboa, para assinar de novo pelo Sporting, exigiu o salário mais alto da equipa, e o acordo não se concretizou.

Ofereceu-se ao Atlético, tinha 29 anos, mas foi acusado de violação por uma rapariga, na altura empregada num dos seus negócios, uma loja de fotografias. Jurou que tinha sido uma cilada montada pela PIDE e por dirigentes do Sporting, e fugiu para o exílio. Num jogo contra o Guimarães, simulou uma lesão logo após o intervalo, e escapou-se para terras espanholas.
.
Mais tarde contou o plano, «concentrei-me com a equipa, para não levantar suspeitas. Tentaria não só fazer um bom jogo, como teria de lesionar-me, porque enquanto durasse a cura, ninguém haveria de suspeitar e ganharia alguns dias preciosos. Não fiz um jogo extraordinário, mas lesionei-me como o previsto. Perto do vestiário, voltei-me para terreno e para o público, enquanto chorava em silêncio...».
.
De Espanha seguiu para Marrocos. Ainda jogou em Tânger, no clube da...polícia. Conseguiu, mais tarde o estatuto de refugiado político. As suas exibições fizeram tal furor que emissários do Rei de Marrocos o convidaram a fazer-se muçulmano e a mudar de nome e nacionalidade. Não aceitou. Em 1963 foi liberto pelo Sporting, jogou mais dois anos, mas continuou ligado ao futebol, tornando-se treinador de sucesso, passou pela Argélia e Tunísia, regressando a Portugal nos anos 80. Radicou-se depois em Espanha, onde possui negócios de hotelaria.
.
Como guarda-redes tinha uma curiosidade, actuava na baliza sempre vestido de preto. Um dia, um jornalista espanhol perguntou-lhe o motivo. E ele não o escondeu: «visto-me de preto, pois enquanto o futebol português estiver nas mãos dos doutores está de luto.»
.
.
CURRICULUM:
Carlos António do Carmo Costa Gomes Local de Nascimento: Barreiro
Data de Nascimento: 18 de Janeiro de 1932 Início de Carreira no Sporting: 1950/51 Títulos conquistados ao serviço do Sporting: 4 Campeonatos Nacionais (1951/52, 1952/53, 1953/54 e 1957/58) 1 Taça de Portugal (1953/54) Internacionalizações: 18

domingo, 16 de outubro de 2005

JOGO GRANDE DA JORNADA



Catorze anos depois, Nuno Gomes imitou César Brito e marcou os dois golos da vitória do Benfica no terreno do FC Porto. No confronto dos holandeses, o realismo italianizado de Koeman levou a melhor sobre o radicalismo inconsequente de Adriaanse, que apresentou uma equipa retalhada, com conflitos tácticos e jogadores fora das posições de origem...

sábado, 15 de outubro de 2005

Emblemas do Futebol Português:

I - Trofense e Ribeira Brava



Está inaugurada uma nova secção do blog, com a divulgação de emblemas e, mais tarde, alguns dados históricos de clubes nacionais. Para começar aqui ficam os emblemas de CD Trofense, da cidade da Trofa, da II Divisão, Série A e do CD Ribeira Brava, clube da Madeira a militar na II Divisão, Série B.
.
Enquanto o Ribeira Brava não possui, a nível nacional, nenhum destaque quanto a títulos, o Trofense possui, desde a epoca 1991/92, um titulo de campeão da 3ª divisão, derrotando na final, por 3-1, o Olivais e Moscavide.
.
.
Curiosidade do dia:
.
Quem é o cidadão português Armando Teixeira? O vencedor desta e de futuras questões triviais, terá como recompensa, assegurada, um fino num jantar do blog, ou uma table dance no Pérola Negra, a convite do tio Reinaldo. É participar que o prémio convida!

sexta-feira, 14 de outubro de 2005

O sumarissimo pariu um rato...

Eis que chega a jornada com o maior clássico de Portugal. Analisando as duas equipas, penso que será consensual dizer que os sectores mais fortes das mesmas, neste momento são antagónicos.

O FCP tem um ataque muito bom e o SLB uma defesa muito boa. Para mim este clássico será vencido por aquele que conseguir disfarçar melhor a sua fraqueza.

No FCP será de esperar o regresso do Pedro Emanuel à titularidade, no entanto penso que a consistência defensiva irá depender do central que sair. Caso seja o Ricardo Costa penso, que neste momento, a defesa do FCP fica a ganhar, se for o Bruno Alves penso que fica a perder.

Por mim a consistência defensiva do FCP, e caso o técnico fizesse esta alteração, para mim a vitória era certa, passa pela entrada do raul Meireles para o lugar do Ibson. Deste modo o Porto ganha um trinco como deve de ser e o lucho fica mais solto para fazer o que ele sabe melhor.

Outro desafio será ver como o Cesar Peixoto irá defender perante um adversário com algum peso institucional como o Simão.

O SLB tem vivido da inspiração do Nuno Gomes para fazer golos, nos últimos jogos. Penso que a nível de combinações de ataque ainda está muito fraco. Não vou analisar aqui o ataque do SLB pois penso que não tenho os dados todos.

Penso que estão lançadas todas as condições para um bom jogo de futebo com um vencedor que para mim terá de ser o FCP.

Em relação ao árbitro os dois clubes já se queixaram e por isso estão iguais.

Em relação aos bilhestes desta vez foram entregues os bilhetes pedidos e a única situação poderá passar pelo facto de (diz-se por aí) muitos dos bilhetes que foram enviados para a luz terem sido adquirdos por Portistas (será que o SLB não é assim tão grande que não consegue vender 2000 bilhetes ou será apenas desorganização dos seus serviços).

Já agora, o título foi só para chamar a atenção...

terça-feira, 11 de outubro de 2005

Calabotes do Século XXI

Torreense-FCP

O classico já mexe! O benfica iniciou as hostilidades ao jogar os seus principais trunfos para garantir a presença de Petit no jogo do Dragão, a Liga e a APAF. Manuel Serrão quando lhe perguntam quais os sectores do Benfica mais fortes afira: “são a Liga e o Governo”. Não podia concordar mais. Ao apresentar como testemunhas para a defesa de Petit os árbitros desse encontro e Jaime Pacheco (amigo de Petit), fica provado o poder que o Benfica tem na APAF e a parcialidade das arbitragens dos seus jogos, que ainda assim para já não atingiram o nível de escandaloso da época passada! É de estranhar que a Liga demore este tempo todo a decidir o castigo quando na época passada decidiu o castigo de Seitaridis e Pedro Emanuel em menos de 24 horas!!! De estranhar também que o processo sumaríssimo a Petit só tenha sido avaliado porque o FCP o solicitou e não porque a Liga o tenha instaurado. Pelos vistos a Liga tem dúvidas quanto à intenção do jogador naquele lance e quis passar um pano por cima. Não servirá de nada a solicitação do FCP pois o “imparcial” CD da Liga constituído por 80% de benfiquiistas (incluindo ex-dirigentes) arquivará o processo custe o que custar, e é que nem que Petit tivesse dado um soco ao Targino e este tivesse ficado em coma! Sr. Cunha Leal, o FCP anda atento, estamos escaldados e avisados depois de tudo o que aconteceu na época passada no que diz respeito a arbitragens e castigos!

Os portistas estão calejados deste tipo de situações desde que existe futebol em Portugal e mais intensamente desde a época 1958/1959 onde na ultima jornada jogava-se um Torreense-FCP e um Benfica-CUF. Desde um treinador do Benfica, Valdivieso, sentado no banco do Torreense, até um GR na baliza da CUF, de nome Gama, que teve de ser substituído por se encontrar numa tarde incrivelmente “infeliz”. Isto sem esquecer que acima de todos e de todos imperava um tal de INOCENCIO CALABOTE, cujo relógio, pelos vistos, terá parado pois após ter terminado a partida em Torres Vedras prolongou o jogo do Benfica por mais de uma dezena de minutos.

Todos os portistas que viveram essa situação nunca mais se esqueceram do choro compulsivo de alegria de todos os portistas que se encontravam em Torres Vedras e na Cidade do Porto, e o gozo de todos ao ver a cara dos “Valdiviesos” que estavam em Torres Vedras…!

É essa cara que quero ver após o apito final do FCP-benfica quando todos percebermos que a farsa, centralismo e clientelismo foram superados por essa equipa que continua a lutar e a combater o poder central e a mediocridade que se instalou em Portugal.

FORÇA FC PORTO! CONTRA O PODER INSTALADO VENCEREMOS!

segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Tudo bem entre Scolari e Madaíl



Parece estar posto de parte o conflito entre o seleccionador Luiz Felipe Scolari e o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl.

Uma conversa de meia hora entre os dois chegou para que se colocassem de parte os problemas espoletados depois das declarações de Madaíl, no seguimento da vitória portuguesa frente ao Liechtenstein.

Segundo a Antena 1, o líder federativo garantiu a Scolari que nunca criticou as suas opções, reiterando toda a confiança no seu trabalho.

O seleccionador, por seu turno, respondeu com confiança e mostrou estar muito motivado a atingir os objectivos tornados público no sábado, ou seja, conseguir no mínimo terminar o Mundial'2006 entre os oito primeiros.

sábado, 8 de outubro de 2005

ANGOLA EM FESTA!




Hoje tive um sábado completamente diferente. Pela primeira vez assisti a dois jogos, consecutivos, entre selecções africanas e, após tudo o que assisti, só posso lamentar o facto de apenas 5 equipas de África estarem presentes no Mundial '06, quando existem 32 vagas! É nítida a evolução do futebol neste continente, mantendo a magia dos seus praticantes, evoluindo táctica e tecnicamente. É com enorme tristeza que vejo selecções como os Camarões, Nigéria, Senegal, África do Sul, entre outras, ficarem de fora quando equipas como o Bahrein, Cazaquistão, Guatemala e EAU têm reais possibilidades de se apurarem! A FIFA faz do Campeonato Mundial um negócio, onde os beneficiados saem dos continentes onde as receitas televisivas compensam apostar.
.
É necessária uma mudança na forma de encontrar as selecções apuradas para o Mundial. E a xico-espertice de atribuir o Mundial'10 à Africa do Sul foi apenas uma forma de tapar o sol com uma peneira! África não tem condições para organizar EFICIENTEMENTE um Campeonato Mundial de Futebol, mas tem TODAS as condições para apurar 8 ou 9 selecções, que não envergonhariam o Continente Africano e espalhariam um rasto de perfume africano nos relvados alemães. O Mundial é para os melhores e não para os mais ricos. E para que não restem dúvidas esta minha afirmação vai directamente para o Extremo Oriente e para a China! São países primatas a jogar à bola e que compram as suas entradas no Campeonato. Uma vergonha!
.
.
Quanto a Angola, confesso que fiquei meio desiludido, meio contente. Desiludido por não poder apreciar o futebol de Obafemi Martins e Okocha no Mundial de 2006, dois exemplos dos grandes jogadores que a Nigéria possui. Por outro lado fico extremamente satisfeito pelo apuramento angolano, uma pátria irmã de Portugal, e que merece muitas alegrias depois de tanta miséria provocada por dois sanguinários, Savimbi e Eduardo dos Santos! Que o povo e sobretudo as crianças possam disfrutar uma grande competição. E que o sol comece a brilhar em Angola.
.
Para acabar não posso deixar de fazer uma referência àquele a que chamo de Anti-Mourinho. Passo a explicar: tudo que Mourinho toca transforma-se em ouro! É o toque de sucesso e competência. Por seu lado, existe um treinador que na última decada possiu o toque de merda! Tudo que ele toca desfaz-se, arruina-se, perde-se! Estou naturalmente a falar de Artur Jorge. Esse incompetente português conseguiu o inacreditável: a não qualificação para o Mundial, quando até estava a ganhar o seu jogo, arriscando segurar uma vantagem minima perante um Egipto inferior. Artur Jorge é a prova viva que, vencendo um titulo europeu, se pode viver com esses louros para o resto da vida! Vai dar de comer aos pombos Artur...
.
PS:
.
Samuel Et'oo é, merecidamente, um dos melhores jogadores mundiais. Mas com a glória vem também a responsabilidade! E, aos 95 minutos do ultimo jogo de apuramento, Et'oo falhou o penalti da qualificação! É nestas alturas que se distinguem os bons dos melhores. E Et'oo sabe melhor que ninguém o peso da responsabilidade que carregará nos seus ombros pelos próximos 4 anos!

quinta-feira, 6 de outubro de 2005

KIT...OSO!!!!



Na altura da apresentação, Luís Filipe Vieira anunciou que o «novo cartão de sócio é um sucesso que vai conduzir ao aumento significativo de receitas do Benfica e alimentar o sonho de um projecto europeu», acrescentando que a não conseguir concretizar o objectivo estipulado, «não faz sentido ficar no clube», ameaçando demitir-se em Outubro...

A tarefa foi mesmo impossível, pois até à data, foram vendidos 65 mil Kits, segundo os dados apurados pela Agência Financeira...

Em que mês estamos?

terça-feira, 4 de outubro de 2005

Carta à TVI

Caríssimos Srs.
Venho por este meio candidatar-me ao posto de jornalista desportivo da vossa estação televisiva, na variante de repórter de campo e/ou relatador de futebol.
Não possuo qualquer licenciatura no ramo do jornalismo desportivo, nem me posso valer de qualquer experiência prévia na rádio. Nem sequer conheço alguém que me possa "recomendar". Contudo, dada a falta de exigência a vários níveis que parece nortear a vossa escolha de jornalistas para acompanhar um jogo de futebol, só posso concluir que, com os meus conhecimentos razoáveis sobre o fenómeno desportivo (leio muitos jornais e estou sempre atento à Net), estou em óptima posição para corresponder às exigências deste desafio.
Este súbito desejo de pertencer aos vossos quadros surgiu neste Domingo, ao visionar a transmissão do Marítimo-FC Porto. Constatei que o conhecimento das regras de futebol não é condição para exercer o cargo de jornalista desportivo, o que muito me agradou, pois alivia sobremaneira a pressão a que o pobre trabalhador está sempre sujeito no desempenho das suas funções. Foi com um sorriso complacente que ouvi o vosso repórter madeirense dizer, a dada altura, "Eu não tenho bem a certeza do que vou dizer, mas acho que um jogador mesmo estando fora do campo conta para o fora-de-jogo". Acima de tudo, tocou-me no coração o aviso pungente do repórter sobre as dúvidas que o assolavam naquele momento. Fosse este tipo de sinceridade utilizado por todos os que praticam esta nobre profissão e o futebol não estaria como está. Fica ainda provado que o futebol é mesmo para todos e a profissão de jornalista para muitos mais.
Outro facto decisivo nesta minha repentina opção pelo jornalismo desportivo foi constatar a inexistência de quaisquer barreiras à expressão dos sentimentos do repórter. Eu, que pensava que o jornalismo deveria manter, tanto quanto possível, uma equidistância saudável em relação às partes em competição e que se devia abster de formular juízos-de-valor. Nada disso. Achei saudável a forma como o relatador exultou com os golos do Marítimo. E compreendi que a falta de entusiasmo face aos golos do FC Porto só pode ter sido resultado do extremo cansaço que os festejos dos golos insulares provocaram. Acima de tudo, um repórter não é uma máquina.
Num outro momento, o senhor que relatava o jogo, uma voz bem conhecida da rádio, mas cujo nome agora não me recordo (espero não ser "chumbado" por este lapso), decidiu dissertar sobre as últimas semanas do treinador do FC Porto, apontando alguns factos que, no seu entender, eram falhas do sr. Adriaanse. Entre estas falhas estava o facto de o senhor Adriaanse ainda não falar português, "ao contrário de outros treinadores que logo aprendem a nossa língua." Achei bastante oportuna esta observação do vosso perspicaz repórter pois, para além de ser fundamental para o que se estava a passar em campo, ela demonstra uma acérrima defesa do património nacional por parte do vosso repórter, o que é de louvar.
Creio ter exposto com clareza os motivos desta minha candidatura, pelo que fico a aguardar o contacto de V. Excias.

segunda-feira, 3 de outubro de 2005

Todos a apoiar




Pois é mais uma jornada que está a passar com allguns resultados surpreendentes:

Máritimo vs FCP

Miséria a exibição do FCP, mérito também para os homens do Maritimo que se jogarem todos os jogos assim vão longe, o mais dificil vai ser jogar todos os jogoas assim.

Em relação ao jogo em si, penso que foi um bom jogo em que mais uma vez ficou à vista a frágil organização defensiva do FCP.

O segundo golo do maritimo é uma vergonha, a jogar com mais um é possível deixar um adversário em posição frontal à baliza sem marcação!!!! Situação a rever por Co.

Penso também que todos esperariamos um maritimo a jogar assim pois mudou de treinador e como se sabe isso dá direito a umas vitaminas extra.

O Porto, pois é, tem de melhorar um pouco na defesa e também no ataque pois continuam a falhar muitos golos. Penso que a saída do Ibson para a entrada do Raúl Meireles iria ajudar nesse campo assim como a troca do Peixoto pelo Leandro por um ou dois jogos para que o Peixoto se aperceba que lateral esquerdo não é o mesmo que extremo esquerdo.

Refiro ainda outro jogo, o do SCP em Paços de Ferreira, com efeito não o vi e por isso não vou por-me para aqui a julgar mas penso que os jogadores do SCP estão a afazer a cama ao Peseiro pois depois de quinta feira tenho a certeza que o treinador lhes pediu muito mais.

Em relação à arbitragem do jogo da madeira tenho a dizer o seguinte. O lance que é anulado ao Maritimo prefiro abester-me até consultar as leis do jogo. Eu penso que é fora de jogo mas tenho de rever a lei do fora do jogo.

O suposto penalty penso que não vale a pena comentar a queda e o arrastar de perna do jogador do maritimo antes do jogador do FCP lá chegar. Faltou o amarelo para o simulador.

Refiro aqui que o Cesar Peixoto e o Ricardo Costa receberam amarelo á primeira falta. os caeteiros do maritimo apenas à 5ª ou à 6ª falta e quanto às expulsões só tenho a dizer que foram poucas.

Para o jogo de hoje prevejo polémicas, a ver vamos.

Quanto à grande concentração de amanhã, é bom que já se levem ideias de um bom sitio para jantar de preferência barato e perto do local da concentração.

Tal como se vê na boneca, todos a apoiar os azuis e brancos na próxima jornada pois a equipa é nova (entenda-se média de idades) e precisa...

PS - e que tal o meu primeiro Post com uma foto...

Do Caldeirão à Capital do Móvel...



O leão perdeu a oportunidade de responder à crise com a liderança do Campeonato e, com uma boa dose de infelicidade - e de mérito do Paços de Ferreira -, saiu da capital do móvel com uma pesada derrota. Mesmo se os jogadores não viraram as costas a José Peseiro, o futuro do comandante é incerto.

Na Ilha da Madeira a primeira parte foi do Marítimo; a segunda foi do FC Porto. Da soma dessas metades resultou a impossibilidade de garantir o bolo todo, numa divisão de pontos que se justifica por inteiro. Os últimos minutos foram alucinantes, num jogo de emoções fortes...