Redes Social

sábado, 2 de outubro de 2004

História baseada em factos verídicos

Tal como muitos benfiquistas e sportinguistas também eu aprecio a constatação de factos históricos, alguns deles a preto e branco está claro. Como “prenda” aos adeptos e simpatizantes do clube “encarnado” e para não difamarem este blog dizendo que os posts são tendenciosos, faço aqui uma pequena abordagem cronológica à história clubística do nosso país.

A história clubística portuguesa divide-se em dois períodos!

1º Período - Até ao 25 de Abril de 1974, onde o Salazar “amigo” separava Lisboa do resto do país, concedendo aos clubes da capital do império: SCP e sobretudo, SLB (clube da águia imperial fascista e nazi!), todas as condições materiais e humanas com o sacrifício e prejuízo dos restantes clubes, especialmente o FCP, que era o único que, com muito menos meios, fazia alguma frente aos senhores de barriga cheia, favorecidos pelas benesses do Ditador. Por isso dizia o senhor José Maria Pedroto que um título do FCP valia por dois ou mais do que o de um clube de Lisboa, uma vez que não era uma competição em igualdade de circunstâncias – sabiam que , entre outras regalias, os árbitros da FPF eram todos da região de Lisboa? Quando não chegassem os jogadores, lá estavam eles para garantir os "serviços mínimos" para as "suas cores", e nem era preciso pagar-lhes viagens ao Brasil, pois corriam o risco de perderem os seus empregos , uma vez que eram funcionários públicos!... Deste modo as "mãos-cheias" de títulos desse período dos clubes da capital, mais concedidos pelo "Sistema Político Fascista e Centralista-Salazarista", do que verdadeiramente conquistados por mérito ou real capacidade dos clubes de Lisboa, tem pouco mais que mero valor estatístico.

2º Período - Pós 25 de Abril, acabou-se o fascismo, cada um por si e foi o que se viu! FC Porto não deriva de nome de bairro (não se chama Contumil nem Benfica, nem tem a arrogância de se chamar “Clube de Portugal”) mas de cidade que, por seu lado deu nome ao País. FC Porto é um clube conhecido, admirado e temido de norte a sul do País e nos 4 cantos do Mundo, com adeptos em todos os continentes - só é reconhecido lá fora quem ganha, não quem nem sequer aparece, ou quando aparece se cobre de ridículo nas competições europeias (SCP /SLB), com prestações miseráveis.

1974-2004: 30 anos de competição - FCP- 15 títulos de Campeão Nacional (tantos como todos os outros juntos!), 8 Taças de Portugal (em casa do adversário), 13 Supertaças de Portugal, 2 Taças dos Campeões Europeus (a doer, e não com 7 joguitos, como as do SLB), 1 Taça UEFA, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Intercontinental (Campeão do Mundo de Clubes). Estes 40 títulos fazem do FCP o clube Português mais titulado a nível internacional com 5 taças. E mesmo a nível interno é o que mais ganhou nos últimos TRINTA E CINCO ANOS!
Como podem constatar, o currículo desportivo dos clubes de Lisboa é que nunca se comparou (por junto) ao do FCP e daqui a 100 anos, com adeptos tansos e incompetentes (que felizmente para o FCP são a maioria), já só terão ganho taças da amizade, campeonatos da 2ª circular, de futsalinha, bisca lambida e sameirinha em pista coberta.
Uma nota: se o número de adeptos servisse para alguma coisa, os chineses, para além de terem inventado o futebol, eram sempre campeões do mundo...!

22 comentários:

Anónimo disse...

Venho por este meio acrescentar uma coisa a este belo texto e é especialmente para o "ultra infeliz anónimo" que aki vem...akele que trata o Porto por clube de contumil...sabias que na história do teu clube entra a tão emblemática "CASA PIA"??? para bom entendedor... um abraço aqui dos teus amigos e quando quiseres podes aparecer ao bairro de Contumil para beber um copo!!!!!ass: Dragão azul

Anónimo disse...

Ya só sei que o Benfica conquistou 2 Taças dos Campeões Europeus, foi a 2 finais da Taça Intercontinental e ainda a mais outras duas finais da Taça dos Campeões (uma delas após o pós 25-Abril). E já para não falar da Taça das Taças ganha pelo Sporting. Será que o Salazar também dominava a Europa??? Duvido...cá para mim isso é mais dor de corno...

Picareto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ó Gil põe aí um post a falar da ralé do FC Porto: vulgo o putanheiro Reinaldo Teles e os Super Dragões, particularmente aquele grande cromo do Hélder Mota - o grande cornudo que cuspiu ao Mourinho. Estes gajos dão mau nome ao nosso clube! Se o Pinto ainda tivesse tomates deixava de se dar com estes merdosos - e depois fazia uma jaula na (antiga) superior Sul para por aqueles animais que por lá se juntam durante os jogos...

Picareto disse...

Reinaldo Teles é um homem ligado aos grandes triunfos do FCP...merece o respeito de todos os portistas! Quanto aos SuperDragões são a melhor claque portuguesa e merecem toda a consideração por todo o apoio que prestam ao clube....! da minha parte não vão ouvir qualquer comentario depreciativo sobre os dois casos...!

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Picareto disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ramos disse...

5ª jornada da superliga

O grande boavistão mais uma vez perdeu e perdeu bem, pois enquando o seu treinador pensar que se ganha jogos com muita agressividade, vai continuar a perder. O rio ave consegui uma vitoria inteiramente justa.

O Porto ganhou e eu como portista fiquei contente mas tenho de dizer a verdade, o arbitro prejudicou o belenenses na expulsão do juninho. Já gosto mais do futebol do FCP e já se começa a ver algumas jogadas em conjunto. Está a melhorar a olhos vistos.

O benfica mereceu ganhar. Mas se o Anjinho do Marco Ferreira n perde-se a concentração o resultado era outro. Pois até aí o jogo era do guimaraes. A arbitragens no inicio deixou passar em claro um penalty sobre silva e talvez o fim do ojogo fosse outro.

O sporting é aquilo que eu pensava antes de começar o campeonato, um plantel fraco com desiquilibrios e com um ponta de lança - Pinilla - que nem no gondomar tinha lugar. A culpa é do sistema.

O restos dos jogos da superliga é sempre igual, e os que jogam em casa ganham quase sempre..

Ramos disse...

Meus Sr e Sra quando se comenta algo deve-se assinar e n com um pseudo-nome, portanto vamos começar assinar com o nome ou apelido.

P.S. - Atenção, este blog n é pra insultos ou guerras, pois quem entrar por esse caminho será excluido do blog. Este blog é pra deixar um comentario sobre desporto e nada mais.

Anónimo disse...

Olé GAIDÃO Olé!!!!

Mitico disse...

Adeptos e simpatizantes do FC PORTO ... ajudem-me a esclarecer uma pequena duvida que trago cmg desde o fim de semana...será que sou muito doente ou o guimaraes - benfica teve uma arbitragem "mascarada" mais uma vez??????? e se querem falar dum tal petrolina... quem reage a uma provocação pela lei é punido com amarelo...e sendo segundo amarelo é vermelho!!!ricardo costa devia ter visto amarelo!SIM CONCORDO! mas outro ricardo em guimaraes tb devia ter seguido para os balnearios mais cedo...é o sistema!!!!!!!

Picareto disse...

Novas regras no Blog : devido ao elevado numero de visitantes do blog, a partir de hoje apenas utilizadores registados podem deixar comentário...o regosto é livre e gratuito e podem faze-lo clicando na parte superior esquerda da pagina onde diz "Blogger"! Comentários de cariz insultosa serão imediatamente apagados. Vamos fazer deste blog uma referencia nos blogs portugueses!!e um obrigado à Futesuper pelo apoio...não deixem e visitar também... www.futesuper.blogs.sapo.pt

Mitico disse...

O 25 de Abril já lá vai ... mas em alguns relvados da Super Liga as arbitragens bastante "mascaradas" continuam a existir!!!!mas ao que parece têm passado ao lado de 60% da população portuguesa...estranho existir tão pouco alarido não?não acham estranho o estádio da luz estar sempre cheio esta época???não acham estranho o sr LFV só falar no FCPORTO???nao acham estranho o presidente da casa do FC PORTO do Luxemburgo ou o "menino tonecas" só falar de arbitragens relativas ao FC PORTO???será que ambos - na categoria de sócios pagantes - estão preocupados com o FC PORTO deles???? MEUS SENHORES PORTISTAS COM AS COTAS EM DIA...JA DIZ O VELHO DITADO..." QUEM TEM TELHADOS DE VIDRO...NÃO ATIRA PEDRAS!!!! "

Ramos disse...

A VERGONHA NACIONAL.....

Empatar com o lich( nem sei escrever o nome desse pais) é uma vergonha nacional. Ainda por cima depois das declarações do Brasileiro, achando o empate, perfeitamente normal.
A exibição da equipa foi má de mais pra ser verdade e aqui tenho de deixar o meu apoio ao grande guarda redes - RICARDO - por mais uma vez ter enterrado a selecção nacional (ou ja se esqueceram da final do europeu) e em vez de assumir o erro, não, começa a mandar vir com toda agente, até com os apanha bolas e a policia...

So falta culpar o FCP e o José Mourinho.....

E assim anda o nosso futebol.....

Ramos disse...

Um pouco de História

Clube de Futebol "Os Belenenses"

Em setembro de 1919, um grupo de homens reunidos num jardim de belem fez nascer o clube de football "Os Belenenses". Essas pessoas desejavam ter um clube de futebol digno naquela zona, sendo um clube de saudavel bairrismo.
O objectivo era lutar com os grandes.
O primeiro campo que o belenenses jogou foi o velhinho campo de pau de fio. Em 1928 com a inauguração do novo recinto, que se tornaria elemento fundamental da identidade: o campo das salésias.Foi o primeiro campo relvado em Portugal (e unico durante anos). O Belenenses tornou-se campeão nacional em 1946.
A decada de 50 marca uma viragem importante na vida do clube. Deveu-se à passagem das salésias para o Restelo e do campeonato perdido em 1955.
O belenenses reclama como "quarto grande" futebol em Portugal, quase como uma espécie de "quarto mosqueteiro", traduzindo a ideia de que faz parte do "clube dos grandes" sem realmente fazer.
O que pode, e deve, desejar-se, é que um dos mais emblematicos e simpaticos clubes do nosso futebol saiba encontrar a forma de lutar pela recuperação do lugar que já foi mericidamente seu....

Picareto disse...

Ouvi dizer que elementos de uma claque do benfica roubaram uma faixa do Belenenses que dizia: "O quarto grande somos nós!"

Picareto disse...

Agora o tribunal tem e-mail.... tribunaldofutebol@hotmail.com

El Pirata disse...

Gostei dos factos veridicos e das historias do tempo da carochinha mas nao concordo com esta divisão sobre a historia do futebol português.

Quanto a mim existem 2 periodos, o período ate 1960, dito amador e sem grandes negociatas pelo meio, e o periodo pós 1960, onde o dinheiro começa a ter grande preponderância no destino dos clubes e sobretudo, no destino dos campeonatos.


Até 1960 basta consultar um registro historico para se saber que o papa titulos em Portugal era o Sporting. Por ter os melhores jogadores e a melhor organização. Tudo dentro do melhor espirito desportivo e olimpico, tendo os respectivos jogadores bem como os adversários poucas regalias e necessitando de um emprego à parte do futebol de forma a puderem governar-se e ter "futuro" a partir dos 30 anos.

Quando o futebol começou a viver de dinheiro de interesseiros que viam nele uma boa forma de lavar dinheiro e de conseguir controlar grandes massas humanas (caso Salazar na decada 60), acabou o romantismo e a verdade desportiva...

Pior ainda quando acaba a ditadura. Aparecem vindo sabe-se lá de onde uma serie de Cowboy's (ao melhor estilo do western spaghetti, O Feio, o Mau e o Vilão), Pinto da Costa, Valentim Loureiro, Reinaldo Teles, Pimenta Machado, que revolucionaram o futebol sobretudo a nível de associações e de controlo dos centros de poder. Por alguma razão a Associação de Futebol do Porto nunca quer a liderança da FPF mas sim o controlo do concelho de justiça e disciplinar, bem como a nomeação dos arbitros e seus observadores.


O Sistema existe e foi bem visivel no abafar do caso Apito Dourado. Valentim Loureiro não mais falou em publico mas em contrapartida o caso foi parar dentro de uma gaveta e de lá só sairá quando prescrever. Vai uma aposta?


Falando de coisas mais alegres.

Portugal bateu a Rússia no que se pode considerar o maior resultado frente a uma equipa de nível. valeu a pena ter acreditado que não iria desperdicar 90 minutos da minha vida porque foi um jogo de grande categoria. Parabens a todos sem excepção. Agora só falta ler aqui que o Ricardo teve culpas no golo... nada que me espante...

Só para acabar. Devido ao empate frente ao Liechenstein houve logo quem viesse com duas pedras contra o Scolari. Inacreditavel a má fé com que veem os jogos da selecção. Por isso e por outras é que acho que deviam ser codificados e a pagar. Eu pago para ver porque apoio e tenho prazer em ver aquela camisola. Pode ser que assim, não vendo, não estejam sempre a criticar o homem!

Já agora, se querem criticar eu arranjo-vos um bom motivo para criticar: que tal irem à assembleia geral do FCP e perguntarem lá ao chefe maior porque razão os lucros são de apenas 25 milhoes? Pelo que sei so a vitoria na liga dos campeoes valeu 30 milhoes...

Será que distribuem palas laterais aos socios para eles so verem o que lhes poem à frente? Agradecia esclarecimento :)

Abraços

Picareto disse...

Caro António Ramos: Segue-se o esclarecimento ao caso 25 milhoes de euros.

É inegável que a vitoria na champions league deu muito dinheiro ao FCP assim como a venda de jogadores...!

Contudo como te recordarás o FCP teve de fazer um grande esforço financeiro no inicio da época 03/04 (após a conquista da taça UEFA) para segurar jogadores muito cobiçados como Deco, Costinha, Maniche, R.Carvalho, P. Ferreira...etc, ja para nao falar na compra do benni mccarthy que nao ficou nada barata! A gestão feita pelo FCP passou na altura por investir na renovação dos contratos destes jogadores realizando um grande investimento de capital apostando numa boa temporada na liga dos campeoes, o que aconteceu de facto.

Fazendo as contas o balanço é claramente positivo mais propriamente 25 milhoes de euros positivos o que torna o FCP o clube mais rentável de Portugal (certamente o unico que dá lucro) e um dos mais rentaveis no mundo na epoca 2003/2004.

Não estou a dizer nada de novo...mais duvidas é favor consultar o Relatorio e Contas 03/04 da FCP SAD.

Ramos disse...

Antevisão do SLBenfica-FCPorto

Se houver jogo (pois se este pais fosse uma democracia, não haveria jogo nas condições provocadas pela direcção do benfica) espero que acima de tudo não haja problemas entre os espectadores, pois se ocorrer problemas o responsavel será a diracção do Benfica por tudo o que se possa passar antes e depois do jogo.

Tenho de aplaudir a decisão do secretario de estado - Herminio Loureiro - em não assistir ao jogo, assim demonstrou aos ditadores de Lisboa que neste pais ainda existe pessoas que pensam livremente.

Espero que o Porto lute contra todas estas adversidades e se possivel golear esses ditadores e facistas em pleno sec. XXI.

Mitico disse...

Boa tarde a todos os comentadores deste blog´

É com enorme satisfação que vejo este blog voltar ao nível elevado de cultura futebolistica tal como se verificava no seu inicio. Uma palavra e um apelo aos adeptos que só vem aqui ler, nao custa nada registarem-se e escrever um pouco...porque nao o fazem? sejam superiores e mostrem que o futebol também é um espectáculo FORA DAS QUATRO LINHAS! Quanto ao jogo da luz...desculpem mas não acho que seja bem um clássico pois como é do conhecimento de todos Clássico= jogo grande entre duas equipas grandes e como existem 6milhoes de benfiquistas e 4 milhoes de sportinguistas onde entra esse tal de FC PORTO clube de bairro e de gente arrogante que só é BI-campeã nacional e vencedora da LIGA DOS CAMPEÕES? Com esta ironia me despeço e até ao próximo comentário