Redes Social

quinta-feira, 28 de outubro de 2004

Ainda a proposito do Benfica vs FCP

Não vou comentar o jogo mas sim o famoso video que circulou pela net e que foi propaganda do jornal OJOGO, de modo a provar que não foi golo. Na minha opinião, continuo com a sensação nitida que a bola entrou, mas se estivesse na pele do arbitro não teria validado o mesmo por não ter a certeza absoluta. Agora não vinha era "inventar" um video de modo a provar que estava certo ou errado.

A seguir passo em transcrição as palavras retiradas de um blog (nonioblog.blogspot.com), relativamente a esse video. Não ousaria reproduzir aqui as palavras dessa pessoa como sendo minhas, mas assino por baixo as ideias sustentadas.


"Ainda a propósito do tal jogo de futebol, uma série de "brincalhões" resolveu tentar inventar qualquer coisa em cima das imagens televisivas para provar que a bola não entrou na baliza.

De régua e esquadro, assassinaram a matemática, a geometria descritiva e chamaram de burros todos os que perderam tempo a olhar para aquilo. Quer para os "trabalhos" dos que tentavam provar que a bola estava dentro, quer para os que procuravam provar o contrário. Só valeu a pena porque, em alguns casos, o humor ou a estupidez do autor davam um certo ar cómico aos "desenhos".

Mas o pior não foi as brincadeiras que circularam na net. O pior de tudo foi alguma imprensa se ter dado ao ridículo de as reproduzir. O JOGO, em particular, cita vários desses disparates mas, ao contrário do que terão imaginado os próprios autores dos "bonecos", O JOGO dás-lhes credibilidade. Em particular a um deles.
Trata-se de um pequeno filme onde foi feito um trabalho de animação, mais ou menos rudimentar e de fraca qualidade. Se o virmos imagem a imagem acontecem coisas absolutamente contrárias às leis da física, como a bola tocar por duas vezes o solo, antes de prosseguir o seu caminho!

A esse trabalho de animação sem qualquer base de credibilidade, que O JOGO foi "buscar" (terá sido, ou terá sido o próprio jornal a colocá-lo??) à net, é chamado às páginas do jornal como se de algo científico se tratasse, chegando mesmo aquele jornal controlado por Oliveira e, claro, Pinto da Costa, que o filme "prova que a bola não entrou".

Mais grave, O JOGO faz de parvinhos e ignorantes os seus leitores, aludindo a uma tecnologia milagrosa (DivX) que permitiria um milagre que nem Bill Gates alguma vez conseguiria resolver informaticamente: dar profundidade real a imagens bi-dimensionais.
Ora, para os que não sabem (e muitos dos que por aqui passam já sabem do que estou a falar), a tecnologia DivX é nem mais nem menos do que uma forma de codificar e descodificar imagens, permitindo o seu armazenamento, com boa resolução, sem perda de qualidade, e a sua posterior reprodução através de um leitor.
É muito usada para comprimir filmes de clubes de vídeo online ou pelos "piratas" dos filmes "sacados" da net.

Ou seja, em termos práticos, DivX (ver site oficial) nada tem a ver com este trabalhinho de animação que, conforme mostra o que mostra, poderia ter colocado a bola a dar sete pinchos dentro da baliza, a bater no rabo de Vítor Baia e a desaparecer de um momento para o outro.

A quem fez o trabalho, nota 1 de 0 a 20, pois é de fraquíssima qualidade.
A O JOGO, por ter tentado enganar os leitores de forma tão absurdamente idiota, nota 0.
É pena que a Alta Autoridade para a Comunicação Social não se tenha ontem entretido, além de ouvir Ministros, a tratar de tão escandalosos ataques ao jornalismo e à informação que diários como O JOGO continuam a cometer, sem escrúpulos, sem respeito, sem rigor, sem dignidade para continuarem a ser publicados."


4 comentários:

Mitico disse...

OK hj nao li o jornal Ojogo mas li o record ... e vi a seguinte noticia...

Jornal Record

420 MILHOES DE EUROS– 84 MILHOES DE CONTOS – é o total do passivo do Grupo Sporting. Este número foi ontem anunciado na Assembleia Geral do clube leonino por Rui Meireles, director financeiro dos leões, o que não deixou de provocar algumas reacções adversas, nomeadamente de João Rocha, que atirou: “Isto até faria estremecer o Orçamento Geral do Estado”.
Dias da Cunha, presidente do Sporting desdramatizou, no entanto, a situação financeira, “não é preocupante”, e garantiu mesmo que o Sporting “tem contas controladas”. “Estes números têm de ser comparados com o activo total, que é superior a este passivo. Posso dizer, inclusivamente, que a situação líquida é altamente positiva”...

Já dizia o velho ditado ... " Antes de se preocuparem com a casa dos outros limpem primeiro a vossa" !!!

El Pirata disse...

De facto o passivo do Sporting é alarmante, não vale a pena tentar contornar esta realidade.

Por outro lado fica a nitida sensação que falta ao Sporting um mecenas. Mas onde encontrar um mecenas disposto a "doar" dinheirinho para uma causa nobre como a colectividade leonina? Complicado de facto...


Esperem lá! Já sei! E que tal um mecenas camarário? Excelente ideia!

Mas... e há sempre um mas... onde encontrar um presidente de câmara gago e um outro não burgês, não elitista, não sulista e vira casacas?

Pois... tá complicado... Nuno's Cardosos e Luis's Filipes Menezes não abundam neste País...


Abreviando - que já me chegou aos ouvidos que escrevo demasiado :) - onde pretendo chegar é muito simples: se, em troca de terrenos lamacentos e pardalentos, me oferecessem excelentes terrenos para construcção imobiliária e, se me oferecessem (de borla) um centro de estágio construído de raíz, provavelmente o passivo diminuiria 200 milhões de euros!

Continuaria preocupante sem duvida, mas um pouco mais tripeirinho não?

PS:
Por outro lado o Sporting tinha de arranjar vaga na sua direcção para 12 vice-presidentes, com estatuto de presidentes da câmara, mas era o chamado mal necessário ;)

Picareto disse...

Regressando ao blog depois de prolongada ausencia não podia deixar de comentar este texto que apesar de bem escrito encontra-se desnutrido e afastado do contexto. Uma pergunta ao António Ramos...

E que tal se ganhassem a Taça Uefa e a Liga dos Campeões e tivessem uma assistencia média de 40 mil pessoas?? Ajudava mais que 50 presidentes de camara não?

El Pirata disse...

Não creio k o texto seja desnutrido, so vem provar é que as imagens podem ser manipuladas (por algum motivo as imagens virtuais que a RTP exibia á uns anos atrás deixaram de ser exibidas). E é lamentável que um jornal vá nessa cantiga para iludir mentes mais ingenuas ou inocentes. Ao menos o Record e A Bola gritaram a plenos pulmões que foi GOLO :) O minimo que O Jogo deveria ter feito era gritar igualmente que NÃO TINHA SIDO GOLO! Agora querer dar uma imagem de pureza jornalística e depois publicar uma atrocidade daquelas é que é digno de admiração. Faz lembrar aqueles arbitros que são adeptos do carcavelinhos, do Salgueiros e do Rebordosa e mal acabam a carreira é vê-los nos jornais a dar opiniões sobre os erros contra o FCP. Para colocar nomes aos bois, como faz e muito bem o Dias da Cunha, dou o exemplo do categorizado Antonio Garrido, que enquanto arbitro era confesso adepto do Sporting, mas acabando a carreira tornou-se "portista", ocupando até um cargo qualquer(aquilo é mais jobs for the boys que o PSD) na associação tripeira. Enfim...

Quanto às assistências médias dos clubes... não tenho duvidas que, se o Sporting tem conquistado os titulos que o FCP conquistou, teria o estádio cheio e não a 40 mil espectadores por jogo. Afinal se neste momento tem 30 mil e nada ganha...

PS:

Mas eu tenho uma teoria para a ausencia de publico portista. Como diria o saudoso Super Mario Jardel, será... da ausencia do Mourinho? ;)