Redes Social

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O Síndrome de Podolski-Postiga

O que leva um jogador de futebol a profissional a superar-se perante as condicionantes que o rodeiam? É a motivação assim tão determinante para mudar a qualidade de jogo tão dramáticamente ao ponto de transformar um coxo numa estrela do futebol mundial? Qual é a chave do sucesso? Terá Mourinho encontrado essa chave?

Apresento de seguida dois exemplos claros de atletas claramente dependentes de factores motivadores que influenciam de uma forma abismal o seu desempenho.

Lukasz Podolski :

FC Koln - Na época 2009/2010 participou em 27 partidas (todas a titular) e fabricou 2 golos no seu clube (Colónia). Precisou portanto de 2359min para fazer 2 golos (1180min/golo)

Selecção Alemã – Durante a fase de apuramento e a fase final do Mundial 2010, jogou 1296 minutos e facturou 9 golos (144min/golo).

Se formos suficientemente calculistas para avaliar um ponta de lança somente pelos seus golos, então podemos afirmar que Podolski rende mais de 8 vezes mais na selecção do que no seu clube.

Outro facto que apoia esta “dissertação” é o facto de os dois golos apontados por este jogador no seu clube na época 2009/2010 foram frente ao Bayern Munique e Schalke 04 (1º e 2º clasificados do campeonato germânico).

Helder Postiga:

Um exemplo semelhante, que possui muitos síntomas de Síndroma Podolski é o nosso Helder Postiga. Senão vejámos:

Época 2009/2010 no Sporting: 1001 minutos em campo, 1 golo marcado. (1001min/golo)

Selecção Portuguesa nos últimos 12 meses (amigáveis + qualificação EURO2012): 136min, 3 golos marcados (45min/golo).

Outra curiosidade que confirma estas estatisticas é o facto de na presente época, no seu clube, Postiga já apontou ao todo 4 golos em 572min na Liga Europa (143min/golo) e 1 golo em 668min na Liga (668min/golo).

Perante isto o Tribunal declara uma nova designação para esta doença: SÍNDROME DE PODOLSKI-POSTIGA!

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem querer ter pretensões a ser médico, acho que é fácil explicar este sindrome Podolski/Postiga.

Nos seus clubes, estão inseridos em equipas medianas, onde se torna dificil ganhar com regularidade, jogar bem com frequência, e consequentemente marcar golos com facilidade.

Nas suas selecções, têm grandes jogadores junto a eles, craques mesmo, de top mundial, e logicamente é mais fácil marcar golos, pois é-lhes dada com amis facilidade essa possibilidade de facturar, pois o nivel de jogo é muito bom.

Para mim é essa a explicação para o sindrome Podolski/Postiga.