Redes Social

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Competições Europeias

1. Fase de Apuramentos


1.1. Champions League
.

SC Braga vs Sevilla (1-0 e 4-3)
.

Mais um episódio futebolístico a relembrar a bíblica história do David vs Golias. Como este blog não recebe dinheiro de ninguém, como ninguém me paga para lamber botas nem para ser politicamente correcto, como todos que aqui escrevem fazem-no no papel de adeptos e não de jornalistas, estou à vontade (como sempre!) para dizer o que penso e não aquilo que gostariam que pensasse e escrevesse. Portanto aqui vai: começo por dar os parabens ao Domingos, a parte do mérito do triunfo que pertence ao Braga a ele lhe é devido, por inteiro! Está a fazer-se um excelente treinador, levou com um balde de agua gelado ao ver-se ultrapassado pelo ex observador de treinos alheios no cargo de treinador do FCP, em mais uma lição que ele dolorosamente aprendeu, tal qual quando foi chutado como jogador do seu clube do coração, ficou claro que o flatulento só o vê como alguém para oferecer goleadas quando se desloca ao Dragão! Espero Domingos que na 4ª jornada mostres a todos o teu valor, ajoelhares como fizeste em Março passado não serviu para nada a não ser para apanhares novo pontapé no traseiro, tens mais do que valor para cortares esse cordão umbilical ao teu clube do coração e fazeres carreira internacional.
.
.
Mas a eliminatória não se decidiu somente com mérito do Braga, decidiu-se igualmente devido a outros dois factores decisivos:
.
.
as arbitragens, em Braga e Sevilla, foram excelentes, nenhum idiota encartado (e não os faltam em Braga...) pode vir fazer choradinhos de qualquer especie! Eu vi os dois jogos e fiquei espantado com tanta honestidade da UEFA, comparado com a puta hungara da epoca passada foi um oasis de justiça. Assim sim, dá gosto!
.
.
O Sevilha, se pudesse nas próximas duas semanas, repetir os dois jogos, sabendo de antemão do verdadeiro valor do seu adversario, ganharia não só a eliminatória como os dois jogos. O conceito David vs Golias só funciona se o Golias menosprezar o adversario. Nem mais, nem menos, e escusam as carmelitas que lerem este parágrafo de se escandalizarem porque nada nesta vida é tão certo e sabido quanto isto! O mérito que atribuo ao Braga não ocupa nem metade do demérito que atribuo a um Sevilla em convulsão, que optou por contratar um adjunto para fazer o trabalho de um principal, que tem Fabiano e Navas com a cabeça em transferências para outras paragens e que ainda teve um Squillaci a protagonizar um escandalo no balneário. Junte-se a tudo isto uma competição a dois jogos com o Barcelona e percebe-se como este Golias olhou para o David que lhe calhou em sorte como um mero insecto pronto a ser esmagado.
.

Tem culpa o Braga desse facto? Obviamente que não, deram-lhe a oportunidade e soube aproveita-la, ponto final paragrafo!
.
.
.

1.2. Liga Europa
.
Maritimo vs Bate Borisov (0-3 e 1-2)

.
Sem surpresas de maior nesta eliminatória, quem tivesse o mínimo de memória e conhecimento do valor desta equipa bielorussa saberia que não seria a pêra doce com que alguns leigos no assunto escreveram e opinaram. Ainda assim faltou aos madeirenses sobriedade e inteligência, sobretudo fora de portas, onde não souberam reagir convenientemente ao primeiro golo sofrido. O jogo na Madeira, iniciado com um penalty escandaloso por assinalar a favor do Maritimo, só vem realçar o milagre que foi o Braga não ser gamado em 180 minutos com os espanhois, repito, espanhois!

.
FC Porto vs Genk (3-0 e 4-2)

Eliminatória previsível, mais uma vez só os leigos (também conhecidos por portistas) é que poderiam antever problemas de maior, sobretudo por uma simples e inequívoca razão: o futebol belga é feito de ataque e golos, conceitos como o catenaccio são totalmente desconhecidos, aliás nem é preciso ir tão longe, aos 4 defesas devem chamar médias recuados. Ainda assim podem contar com a benevolência das arbitragens, dos 3 penalties cavados, o de Hulk é escandaloso (à Hulk, diga-se), e os que valeram 2 dos 7 golos foram bem arrancados mas nao vi motivos para tal. Mas, já se sabe, cada um vê o que quer, há até quem agora veja no rei dos gnomos um bom jogador, se calhar se um tal de Matias um dia equipar de azul até passa a ser o Maradona chileno...

Sporting vs Brondby (0-2 e 3-0)

O que escrevi sobre o Sevilla serve igualmente para o Sporting: quando o Golias se arma em xico esperto é bem provável que sofra dissabores. Em condições normais este Sporting ainda primitivo tem equipa mais que suficiente para ganhar ao Brondby, mas os fantasmas da última época persistem ainda perigosamente no balneário leonino e vai ser preciso tempo (que não existe, nunca existe numa equipa grande, nunca o Sporting pode fazer como o Braga e dizer que vai lutar pelo 4º lugar, o Sporting só foi fundado para lutar pelo primeiro lugar, mesmo que fique 100 anos sem o conquistar, é essa a diferença que muito idiota não entende, mesmo que o GIGANTESCO clube de Alvalade não disponha das condições de Porto e Benfica, mesmo que não controle nenhum sistema, está obrigado pela sua MAJESTOSA história de se apresentar em cada inicio de época como candidato ao título! É esta a diferença que muito anormal nao entende, é esta a diferença que faz do meu clube um GIGANTE! Nunca, mas Nunca, o meu clube assumirá lutas pelos 4º lugares, apenas para retirar pressão dos ombros dos jogadores! Quem não tem tomates para se assumir então que vá pro Minho ou pra Madeira! Viva o GIGANTE de ALVALADE!

2- Fase de Grupos


2.1. Champions League



.
Bom sorteio para Benfica e Braga, sobretudo porque deixam intactas as hipóteses de passarem para a Liga Europa. Quanto a seguirem para os Oitavos de Final da Champions, bem, o Benfica até pode aspirar a um milagre de Fátima mas o Braga, sobretudo porque deixou de ser um ilustre desconhecido e será levado a sério, não tem a mínima hipótese. É o meu prognóstico, em Dezembro (por mim ainda antes, lá para a 4ª jornada...) se verá se tenho ou tenho razão. Quanto aos outros grupos, destaque para o Grupo A, o único que terá 12 jogos que valerão a pena ser vistos na totalidade!


2.2. Liga Europa


O que disse para a Champions repito para a Liga Europa, bom sorteio para as equipas portuguesas, estarão na fase seguinte, não tenho dúvidas. A única dúvida é saber que recepção merecerá o cigano Quaresma nas Antas e em que estado ficarão os rins dos laterais e centrais portistas. Relativamente aos outros grupos, dificil encontrar algum verdadeiramente interessante, talvez o Grupo J se destaque dos demais.

5 comentários:

Anónimo disse...

Boas

Cada vez estás mais cego e demente.

Gigante de Alvalade, é o tal que para meter meia dúzia de gatos pingados no estádio cria o bilhete família e mesmo assim....


Que piadão.

E como nota para ti, para que penses antes de escreveres, no Porto sempre se aplaudiram os homens da casa, ou aqueles que, chegados de outras paragens, deram tudo em prol do clube. Por isso somos diferentes, por isso ganhamos tantos e por isso estás tão ressabiado. Tudo o resto é conversa de visconde de bolso roto, meia furada e casaco cada vez mais "coçado"...

Anónimo disse...

Compreende-se que os sportinguistas ainda devem estar com dificuldade em respirar depois de tanto sufoco na 5ª feira e por isso o oxigénio demora mais tempo a chegar ao cérebro, logo escrevem muitas barbaridades.

1º lugar:
Cheira a muito ressabiamento o menosprezo pela qualificação do braga. Terá a ver com a fiorentina?


2º lugar:
Terás de perguntar ao domingos se ele preferiu levar o braga a champions ou se pediu mundos e fundos para ser treinador do Porto!

3º lugar:
Essa perseguição aos penaltis do Porto já é velha e cheira a mofo. Tirando o penalti na Bélgica são todos claros e justos. Admira-me não teres questionado as faltas que deram origem aos livres do Hulk, aos cantos que foram marcados e os lançamentos que foram assinalados a favor do Porto!

4º lugar
Curioso escrever sobre o sporting no 4º lugar. É muito gigante o sporting: gigante na forma como coloca jogadores a equiparem-se no balneário dos árbitros; gigante na forma como o costinha destrói um plantel; gigante na forma como trata Moutinho, izmailov e stoijkovic; gigante como perde com o brondby; gigante como quando joga com o bayern munich; gigante como um equipa de viscondes e snobs tem atirudes tão vulgares como o zé tem!

5º lugar
Continuem a insistir que o matias é um craque, porque os adversários agradecem! Não venham é depois insultá-los mais tarde!

6º lugar
Nunca deves ter assistido a um jogo do Porto em que um antigo atleta do clube volta ao seu estádio, pois saberias como são muito bem recebidos!

anonymus disse...

SPORTING! Só a maior potência desportiva do País.Ele só tem mais títulos nas modalidades que pratica e que tem praticado ao longo da sua história, que Benfica e Porto juntos.Falando só de títulos europeus são 22, logo a seguir ao Realmadrid com 23 e Barcelona com 46. O Sporting é um colosso do desporto português e europeu no seu todo.Os outros 2 que mencionei mais atrás, só são grandes pelo futebol porque no resto, estão ao nivel de um Belenenses.O resto é treta e inveja.

Quanto aos tostões que gasta com o futebol, por lá só se procura gastar aquilo que se pode pagar sem hipotecar o futuro.Nunca em Alvalade foram penhoradas as retretes como aconteceu a um dos tais novos ricos de agora (valeu-lhe na altura um cheque do compadre de muitas lutas e vigarices que dá pelo pseudo de major) e também por lá nunca foi preciso pedir socorro ao ministro das finanças para lhe dar ajuda para evitar a falência, como aconteceu em 2002 com aconteceu com outro a sul.

Anónimo disse...

Pirata, foste tão lestro a vir aqui comentar sobre o jogo do Porto na figueira da foz, questionando uma mão na bola que foi tão clara que só não vê quem tem mesmo vontade de não ver.

É curioso agora não falares da vitória do sporting na mesma figueira da foz, em que o 1º golo nasce de uma situação flagrante e clarissima de fora de jogo do liedson e depois é marcado um penalti que vi muitos sportinguistas criticarem os penaltis do Porto na liga europa e gostava de os ver falar agora.

Mas o que se pode esperar de adeptos de um clube que ainda aguardam por um pinheiro para jogar no seu ataque? Será que é para fazerem dali mais alguns cepos?

Peyroteo disse...

Jorge de Sousa Olé!