Redes Social

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Postura ou não Postura: Eis a Questão!

Vem este tópico a propósito do último jogo da selecção. Não propriamente sobre o jogo em si, mas sobre o que se passou após a conclusão do mesmo, quer na flash-interview após o jogo, quer nas entrevistas posteriores aos atletas. E como se trata de um assunto que já queria debater há uns tempos, lanço aqui a discussão do mesmo.

Mas este é um blog de futebol e como tal comecemos primeiro pelo futebol. A selecção portuguesa venceu tranquilamente a congénere do Kazaquistão, sendo que o resultado só não atingiu a meia dúzia porque a Amélia Gomes esteve desinspirada (deve estar naquela altura do mês…). E para terminar sobre futebol jogado dentro de campo queria saber se é possível a um seleccionador marcar golos sentado no banco (e já agora se de pé, encostado ao banco, as suas chances aumentam?). É que a crónica de um jornalista d’ABOLA, criticando Scolari pelos parcos 3 golos marcados, dá ideia que sim. Estes artistas da escrita, sempre tão relutantes a criticar (mesmo que ao de leve) as prima-donas cá do burgo (se a Amelia marcasse os 3 que lhe passaram em frente ao nariz, será que 6-0 já era suficiente para o tal jornalista?...), ganham asas quando o assunto é malhar no Felipão.

Agora sim o tópico do post: A postura de profissionais milionários do pontapé na bola perante perguntas básicas dos jornalistas (também eles básicos o suficiente, mais parecendo que estão à porta do infantário a questionar garotos se o puré de batata do almoço estava bom…).

É de mim ou a presença de um microfone na cara de um jogador de futebol é motivo para se coçar as orelhas e/ou coçar o nariz e/ou passar a mão pelo cabelo e/ou mexer no brinquinho? Alvo desta minha observação: Cristiano Ronaldo, mas poderiam ser outros. Por certo viram as declarações pós jogo do puto maravilha. Já nem falo das banalidades que lhe saíram da boca, sinceramente nunca espero grande coisa. Mas aqueles tiques todos não seriam desnecessários? Não estamos a falar de alguém que nunca teve contacto com uma camera de TV! Este é o meu primeiro motivo de observação.

O segundo motivo tem Nelson como alvo. Questionado perante a situação que vive actualmente José Veiga, para além dos tiques atrás referidos em Ronaldo, baseou a sua resposta em afirmações que estou certo o Gervásio, o tal macaco que aprendeu a reciclar em 15 minutos, também saberia utilizar se possuísse capacidade para se expressar por palavras. “O grupo está de corpo e alma com Veiga” é o quê afinal? Não é por nada, mas para bestialidades prefiro a do Ali Babá, a do “Abre-te Sésamo”! E Nelson usou outras expressões que agora me escapam da memória, não podendo recorrer aos jornais uma vez que estes, não sei porquê, maquilham em bom português os discursos dos jogadores.

Então é assim: os jogadores estão habituados à presença dos jornalistas e a questões em directo para a televisão. Os jogadores têm hoje em dia extremo cuidado com a aparência, sendo que observar cromos da década de 70 ou 80 só pode dar vontade de rir perante a imagem de homens da caverna de alguns deles. Os jogadores vestem fatos de primeira classe, ornamentam-se com jóias de elevado quilate, a postura é de ídolo pop e as viaturas só ao alcance das melhores bolsas. Se isso não bastasse têm agentes que cuidam da sua imagem e lhes escrevem “autobiografias” bem como sites pessoais. Ora, seria pedir demasiado que esses agentes de imagem os ensinassem a não mexer na tromba enquanto falam? E que não usassem o típico discurso de trolha da Areosa, pré gravado, sempre que lhes colocam questões? É difícil ao Petit livrar-se da imagem de bronco, já não vai sequer a tempo. Mas ver miúdos como por exemplo Ronaldo e Quaresma incapazes de progredir na sua imagem enquanto pessoas com voz activa junto a milhares de jovens, é triste. E dou dois exemplos de jogadores que sempre me deram grande prazer escutar e ler as suas palavras: Paulo Sousa e Vítor Baia. Não quero dizer que sejam mestres da oratória, mas sabem exprimir-se e denotam interesse em saber comunicar sem banalidades. Será que entre uma sessão de cabeleireiro e outra de tatuagem e brinco, não se arranjam duas horas por semana para ensinar um pouco estas vedetas da bola? Quanto mais não seja que lhes arranjem umas 20 ou 30 frases feitas inteligentes. Já que é para ouvir sempre a mesma coisa… ao menos que sejam frases inteligentes, mesmo que repetidas até à exaustão! Cansadas das outras ando eu...

9 comentários:

Mitico disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mitico disse...

Hoje é 6a feira :)

Aptece-me cantar um pouquinho

CAAAAAMPPPPEEEOOOEESSSS CAAAAMMMPPPPPEEEOOOOEESSSS NÓS SOMOS CAMPEEEEEOOESSSSSS

PINTO DA COSTA OOOOLÉ
PINTO DA COSTA OOOLÉ PINTO DA COSTA OLLLLLLLLÉ PPPINTO DA COSTA OLÉ OLÉ OLÉ

POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

OS CAMPEOES DE PORTUGAL SOMOS NOS ...SOMOS NÓS OS CAMPEOES DE PORTUGAL SOMOS NÓS


POOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTO

Abraço a todos os que gostam de futebol e também aos lampiões :)

PS: Nao é PPPPortista quem quer... é quem é campeão :)

Mitico disse...

Joao "broas" Pinto é um hino :)

E o Presidente Fiuza?

Ninguem fala? :)

"Vamos a ao Zoologicos ver os animais que há em lisboa" !!!!!

Obrigado presidente Fiuza!

PS: O embaixador da selecção Portuguesa também fala a lingua de Camoes como ninguem! A toalha ao pescoço deve para limpar o suor quando constroi uma frase com mais de 5palavras!! Chiiiiça! :)

El Pirata disse...

Nao sejais assim, criançinhas :)

nao faltam por aí broncos, nao vamos é tocar na instituição Eusebio e do marisco atremouçado! Como diz o outro, nao habia nexexidade... zzz zzz


PS:

benfas, calma! Eu gosto do Eusebio, é a eles, aos azuis, que te tens de virar. Vai-te a eles :D

El Pirata disse...

O presidente fiuza, ate pelo cargo que ocupa é, em boa verdade, uma besta falante!


Por outro lado, e como o homem nao é um modelo para a juventude (e digo isto porque nao é jogador, como tal nao é alguem que os jovens prestem atençao quando fala, como por exemplo o Ronaldo)... alguem que lhe ponha o microfone na frente por favor! Agosto foi um mês brilhante com actuações diárias deste bravo e já tenho saudades dos seus discursos.

andre_vedder disse...

Muito bom o vosso blog.
Continuem.
Abraços
Visitem, caso gostem de ver futebol na televisão.

www.futebolnatv.blogspot.com

Mitico disse...

"...O homem até inglês fala....!!!"

sooooccooorro

OK... depois disto!!! nao consigo comentar mais nada nos proximos minutos!!!! :)

Mitico disse...

AAAAAAAhhhhhh! Já tou um pouco melhor!!!

Eu sei muito bem que ele andou por essas terras e como terminou a carreira dele e também sei o que pensam alguns emigrantes desse senhor!

E tu? Sabes?

Bom!!! Deixa-me rir mais um pouco :) que afinal ainda nao estou bem :)

André Kaustico disse...

Oh amigo mitico, não fales assim do Deusebio

Essa coisa dos emigrantes estará relacionado com o gosto do "melhor jogador portugues de sempre", nascido em moçambique, com uma certa bebida destilada? Mas estou só a perguntar